É difícil selecionar um número de assuntos tão restrito na retrospectiva quando se percebe que houve um total de 4820 notícias publicadas no BR-Linux em 2006 (e ainda temos uma semana inteira até o ano novo!)
Mesmo assim, com a ajuda da comunidade (que atendeu ao meu convite de ontem), selecionei os assuntos e as notícias que mais chamaram a atenção da comunidade Linux brasileira em 2006.
Veja abaixo a lista completa, classificada nos seguintes temas:
- Revista Veja atira no governo federal e acerta no software livre
- Adesismo corporativo
- Software livre no programa do Jô
- Rejeição crescente aos drivers não-livres integrados ao Linux
- Maturidade da GPLv2 e os debates sobre a GPLv3
- Debian debate Dunc Tanc
- Gnewsense: a nova distribuição "100% livre" com a chancela da FSF
- Iceweasel: fork do Firefox troca o nome e o ícone, sob a chancela do projeto GNU
- Linux ou GNU/Linux? Encontramos respostas
- Gnash: o flash player livre do projeto GNU
- Patentes de software
- Computador para Todos
- A Microsoft de Schrödinger
- O laptop de 100 euros do OLPC
- Novidades do BR-Linux
- Sinais do espaço
- Notícias do dia primeiro de abril de 2006
- O opinativo Richard Stallman
- Venda e leilão de autógrafos
- Todos os outros destaques, mês a mês
Claro que só deu para reduzir a 20 temas porque recorri ao artifício técnico de um tema-coringa no final ;-)
Clique no link abaixo para ler a retrospectiva completa do BR-Linux em 2006!
Revista Veja atira no governo federal e acerta no software livre
- Entrevista do BR-Linux com Rogério Santanna - SLTI / Ministério do Planejamento
- Leitores do BR-Linux na Veja: "Crítica Elegante e Informativa" - "A carta redigida pelo BR-Linux e enviada por muitos de vocês à redação acabou sendo publicada com destaque, e acompanhada de elogios. O destaque é especialmente importante, porque aumenta a chance de ser lido por pessoas que normalmente "pulam" a seção de cartas, mas assim terão alguma chance de ver o software livre ser tratado de uma forma bem diferente do que ocorreu há 15 dias na mesma revista. Parabéns a todos que participaram deste processo, e obrigado!"
- Uma semana depois, Serpro contesta matéria da Veja
- "Ne sutor ultra crepidam" - editorial da Linux Magazine fala sobre a Veja
- Editorial: Revista Veja, articuladores, relógios-cuco e o novo namorado de Stellman - que hora para descobrir que não podíamos contar com os que antes se posicionavam como articuladores políticos da comunidade livre! "O que vou dizer aqui não é uma acusação ou crítica a ninguém em particular, mas sim uma constatação: embora eu tenha ouvido muitas vezes no passado pessoas se posicionando como articuladores políticos da comunidade, aparentemente elas mudaram de ramo, ou estão articulando de forma tão subterrânea que mal se percebe. Ou estavam indisponíveis justamente neste momento de crise. Não quero este papel para mim, portanto não critico outras pessoas por não exercê-lo. Nem tenho certeza de que a existência deste papel seja necessária. Mas se alguém o assume e divulga, deveria exercê-lo nos momentos de crise também, e não apenas em frente aos flashes. Fica o alerta a todos: se esperam representatividade e defesa dos interesses coletivos, talvez seja interessante procurar criar algum tipo de mecanismo comunitário que seja atuante (e vá além de discussões internas e pregação aos convertidos) em momentos de crise. Contem comigo para ajudar a divulgar. E fica a constatação: ao longo desta semana, apesar da visibilidade da iniciativa do BR-Linux e de ter conseguido contato diretamente com quem poderia responder às questões da comunidade, não fui procurado por nenhum movimento, projeto, articulador ou liderança propondo ações em conjunto, oferecendo algum contato extra ou de outra forma exercendo a definição do papel de articulação..."
- Sérgio Amadeu desqualifica o mensageiro - 'Veja Mente: A veja não viu? É melhor não ver a Veja. A Veja é um panfleto.'
- Governo publica uma primeira resposta à matéria da Veja - com a cortesia adicional de enviar mensagem pessoal para o BR-Linux. Obrigado mais uma vez!
- Mais sobre a matéria da Veja criticando a política de informática do Governo Federal
- Revista Veja - Opção de Lula pelo software livre atrasa o país
Adesismo corporativo
Software livre no programa do Jô
Rejeição crescente aos drivers não-livres integrados ao Linux
Maturidade da GPLv2 e os debates sobre a GPLv3
- GPLv3: o LinuxJournal perguntou direto à fonte: Stallman, Torvalds, Alan Cox, Hartman, Morton e Miller
- Linus Torvalds publicou um texto elogiando a atual GPLv2
- FSF divulgou um comunicado sobre recentes declarações de desenvolvedores do Linux sobre a GPLv3
- Mais uma rodada dos debates entre desenvolvedores do Linux e a FSF sobre a GPLv3 "segundo o NewsForge, a resposta da FSF 'de modo geral, deixou de se referir a qualquer uma das preocupações expressadas pelos desenvolvedores do kernel e ao invés disso se concentrou em corrigir alguns erros factuais de pequena monta presentes na manifestação'. A FSF também teria declinado diversos convites de entrevistas para falar sobre o assunto, e Eben Moglen, seu conselheiro jurídico, agiu da mesma forma."
- Projeto Busybox anuncia rejeição da GPLv3
- Conselheiro jurídico da FSF recusou pedidos para esclarecer o relacionamento entre GPL v2 e GPL v3
- desenvolvedores proeminentes do kernel Linux divulgaram documento conjunto sobre a GPLv3 "A possível 'incompatibilidade de espírito' entre a GPLv2 e uma nova versão que acrescente restrições adicionais incompatíveis com os seus próprios termos é algo que merece ser debatido e investigado"
- Desenvolvedor Harald Welte divulgou mais detalhes sobre a vitória da GPLv2 em tribunal da Alemanha
- Linus Torvalds mantém insatisfação com terceira versão da GPL
- Segundo esboço da GPLv3
- Richard Stallman fala sobre exigências da GPL, e Ubuntu se oferece para ajudar distribuidores independentes notificados pela FSF
- FSF reage contra violações à GPL cometidas por distribuições derivadas 'independentes'
- Repositório da FSF rejeita abrigar um projeto devido a problemas na sua licença - que era a GPL
- GPL reconhecida e elogiada em decisão judicial nos EUA
- Torvalds e FSF discutem interpretação da GPL 3: quem entendeu mal o que?
- Torvalds: "Eu não estou argumentando contra a GPLv3. Estou dizendo que ela é errada para *mim* "
- Linus Torvalds versus GPL3: a questão DRM
- Linus Torvalds X GPL3, novo round - seria Stallman o novo Savonarola? "O povo de Florença acolheu Savonarola entusiasticamente durante algum tempo, mas seu fundamentalismo e inflexibilidade acabaram por tornar impossível o relacionamento. Segundo a Wikipédia, "Os desmandos de Savonarola logo levaram a população à exaustão. Em 4 de maio de 1497, durante seu sermão do Dia da Ascenção, bandos de jovens rebelaram-se e o tumulto logo evoluiu para uma revolta: tavernas reabriram e jogos de azar realizaram-se em logradouros públicos. Em 13 de maio de 1497, o Papa Alexandre VI excomungou Savonarola, e, em 1498, ele foi simultaneamente enforcado e queimado, no mesmo lugar e da mesma forma em que havia condenado outras pessoas à morte. Ele fora acusado de profetizar, sedição e erros religiosos." O artigo da Wikipédia termina com uma análise interessante e atual: "A controvérsia em torno da figura de Savonarola pode eventualmente manter-se, ainda hoje. Mas, em todo o caso, parece dever reconduzir-se à questão de saber se uma indubitável coragem moral perdoa o fanatismo e a intolerância dum comportamento fundamentalista, ativa e objetivamente anti-social. Tal questão, pelo menos à luz dos valores dos nossos dias e que são conquista civilizacional, tem resposta evidentemente negativa."
- Alan Cox apóia a GPL versão 3
- Linus Torvalds diz que Linux não irá adotar a licença GPL v3
Debian debate Dunc Tanc
Gnewsense: a nova distribuição "100% livre" com a chancela da FSF
- FSF lança BadVista.org para fazer propaganda negativa do novo sistema da Microsoft - sugere gNewSense como alternativa
- Opinião do Leitor - Libervis: "Sobre hipocrisia e a FSF" "A princípio eu fiz um paralelo com o pastor de uma comunidade que atuava em um ex-cinema ao lado do meu escritório lá por 1993, que acabou fechando quando descobriram que ele proibia os fiéis de assistir televisão, mas aí descobriram que ele tinha uma TV enorme no quarto dele, e assistia a novela das 8 todos os dias. Saiu até no jornal a explicação dele, dizendo que ele assistia porque sabia que devia desligar quando passasse material impróprio, mas não podia deixar os fiéis assistirem porque ele não podia confiar que eles saberiam reconhecer e resistir à tentação. Mas logo essa comparação saiu da minha cabeça, pelas razões já explicadas acima: certamente Stallman tem uma razão mais forte para declarar o que disse, e defender não apenas o seu uso de uma distribuição não-sancionada, como ainda o simultâneo não-uso das distribuições recomendadas. E se esta razão não é óbvia para mim, é porque eu não conheço o contexto suficientemente bem, e certamente alguém saberá explicar por que isso não é contraditório e muito menos uma amostra de hipocrisia, como disse o articulista."
- Guia visual do Gnewsense, nova distribuição 100% livre apoiada pela FSF
- Free Software Foundation anunciou o gNewSense - mais uma distribuição derivada do Ubuntu
Iceweasel: fork do Firefox troca o nome e o ícone, sob a chancela do projeto GNU
Linux ou GNU/Linux? Encontramos respostas
- A controvérsia: 'Linux' X 'GNU/Linux' - A opinião do BR-Linux sobre o assunto fecha com uma declaração antiga de Linus Torvalds: Esta discussão foi longe demais. Não importa do que as pessoas chamam o Linux, desde que o crédito seja dado a quem é devido (dos dois lados). Pessoalmente, vou continuar chamando de 'Linux'. Eu também chamo o Linux de Linux, e o GNU de GNU ;-) Como curiosidade, procurei entre as 20 distribuições mais populares do DistroWatch para ver se elas chamavam a si próprias de Linux ou de GNU/Linux. Eis o resultado: Linux: 85% - Ubuntu, SUSE, Mandriva, Mepis, Damn Small, Knoppix (embora fale em GNU/Linux na sua apresentação), Gentoo, PCLinuxOS, Slackware, VectorLinux, CentOS, Xandros, SLAX, Puppy, Arch, Zenwalk; GNU/Linux: 15% - Debian, Kubuntu, Kanotix.
- LinuxJournal perguntou direto à fonte: Stallman, Torvalds, Alan Cox, Hartman, Morton e Miller. Eles responderam suas opiniões de forma bastante clara, e a leitura é interessante. Trecho da resposta do desenvolvedor Alan Cox: "Assim, a questão não é sobre o pessoal do Linux se separando da FSF - é sobre um projeto separado sendo consultado para saber sua opinião sobre uma nova versão de sua licença, e deixando-a clara. O projeto Linux de fato faz uso das ferramentas GNU, mas isto não o torna um projeto GNU, ou gera a necessidade de prefixar seu nome, mais do que esta minha mensagem não é propriedade da IBM por ter sido escrita em um PC, ou precisa ser prefixada com a sigla BT porque a minha ADSL é da British Telecom."
Gnash: o flash player livre do projeto GNU
Patentes de software
Computador para Todos
A Microsoft de Schrödinger
- CEO da Novell publica carta aberta dizendo que discorda do discurso de Ballmer sobre patentes, mas que mantém a opinião de que acordo com a MS é "extraordinário"
- Red Hat respondeu ponto por ponto à "carta aberta" da Novell
- Não, obrigado! Rejeitamos a oferta da Microsoft e Novell
- Microsoft anunciou que irá promover o Linux em conjunto com a Novell, se comprometeu a não processar desenvolvedores, e mais
- BR-Linux entrevista Bill Hilf, da MS: "Vamos suportar a interoperabilidade com o ODF"
- Microsoft apresenta versão 1.0 do CodePlex, seu portal no estilo do Sourceforge e do Savannah
- Roberto Prado e Fernando Cima, da Microsoft, aceitaram o convite do BR-Linux durante o FISL para responder a 10 perguntas enviadas e selecionadas livremente pelos leitores do BR-Linux após o debate ocorrido na sexta-feira durante o evento. Veja as respostas: parte 1, parte 2, parte 3, parte 4 e parte 5.
- Steve Ballmer: 'Vamos enfrentar o Linux, Google e Yahoo com 'pura tenacidade'!'
- Forbes entrevista CEO da Microsoft - tema: software livre
O laptop de 100 euros do OLPC
Novidades do BR-Linux
- IDG Now: BR-Linux é o terceiro blog mais popular do Brasil - obrigado e parabéns!
O BR-Linux fez 10 anos
Favoritos da Comunidade Linux Brasileira em 2006
BR-Linux aderiu à campanha pelos feeds completos
Novo feed RSS do BR-Linux traz os comentários selecionados pelos leitores - Mais uma iniciativa para incentivar a moderação positiva de comentários. Os mesmos comentários do feed também aparecem na barra lateral direita do site, em destaque.
BR-Linux em maio: 10 milhões de hits em um único mês - obrigado!
Enquete: O que você acha da presença de notícias sobre política de software livre no BR-Linux? - 64% dos leitores acham que o tema interessa, e é importante a comunidade estar informada para poder se posicionar.
Júlio Neves reabre seu botequim - shell scripts no BR-Linux
Novo visual, nova versão do Drupal e outras mudanças no BR-Linux
Segundo Negroponte, governo brasileiro quer mesmo um milhão de laptops de US$ 100
Eleições aceleram acordo do laptop de US$ 100 no Brasil
Incentivando a moderação positiva: comentários em destaque
Sinais do espaço
- Navegadores do espaço? Uma forma inusitada de comemorar o sucesso do Firefox.
Notícias do dia primeiro de abril de 2006
O opinativo Richard Stallman
Venda e leilão de autógrafos
- Agora em vídeo: Richard Stallman recebe a arrecadação do GNU/Leilão
- Richard Stallman envia resposta às perguntas do BR-Linux sobre sua política de autógrafos em troca de doações - Eu perguntei como ele se sentiria se o fundador de um movimento para o qual ele houvesse contribuído anonimamente durante anos lhe pedisse US$ 3 em troca de um autógrafo, mas ele preferiu fugir de todos os questionamentos diretos e me enviar um texto requentado.
- Slashdot: 'Stallman vendendo autógrafos'
- Richard Stallman anuncia movimento pelos autógrafos livres
- Pesquisa especial: sua opinião sobre os pedidos de doações para a FSF em troca de autógrafos e fotos de Richard Stallman: 70% desaprovam, e 50% acreditam que a cobrança não está de acordo com a filosofia do movimento software livre, nem contribui para a sua imagem positiva.
- GNU/Picture: tenha a sua imagem livre ao lado do fundador da Free Software Foundation - "O propósito da licença GNU Free Documentation License é permitir que documentos sejam livres, garantindo a todos a liberdade efetiva de copiá-lo e redistribui-lo, com ou sem modificações, tanto comercialmente como não comercialmente. Quando O Alessandro Faria me enviou uma foto sua com o criador da Free Software Foundation, pela qual pagou ao modelo a taxa solicitada de R$ 5,00, ele o fez segundo os termos de uso do BR-Linux, colocando-a sob a licença GNU FDL - de autoria do próprio Stallman. Sabendo do interesse que as fotos e outros recuerdos da rotunda estrela maior do FISL vêm despertando nos últimos dias, e tendo lido o relato de colegas usuários e fãs do software livre que gostariam de ver sua imagem ao lado da hirsuta figura, mas foram repelidos por ele ao aproximar-se sem disposição de doar o óbolo solicitado, mesmo sabendo da nobre finalidade a que se destinava no caixa da instituição mais essencial para a história do movimento do software livre, e dotado ainda de softwares livres como o GNU Image Manipulation Program, a cuja existência devo a possibilidade de ter visualizado todas as mais de 400 fotos do evento que foram enviadas para o BR-Linux e selecionado quais iriam ser publicadas, resolvi oferecer minha parcela de contribuição. Com vocês: a GNU/Picture!"
- Stallman levou na esportiva o leilão de seu autógrafo
- Stallman: pessoa e idéia - há algo de errado em cobrar por autógrafos e fotos?
- Doação para a FSF - Do you remember me?
Todos os outros destaques, mês a mês
Dezembro
Novembro:
Outubro:
Setembro:
Agosto:
- Paris Hilton lançou o Tinkerbell Linux, sua própria distribuição. Mesmo eu mencionando na notícia que era piada do BBSpot, teve gente que levou a sério ;-)
- O então candidato à reeleição para a presidência divulgou suas novas propostas para TI, deixando perplexos os que esperavam destaque para as políticas envolvendo o software livre - segundo o IDGNow, este destaque estava lá, mas foi removido antes do anúncio.
- NoticiasLinux iniciaram uma 'greve de comentários' para conscientizar sobre a questão da qualidade
- Kernel Linux completa 15 anos
- Lançada a versão 1.0 do brasileiro Ekaaty Linux
- Gisele Bundchen lendo o BR-Linux - ou não ;-) - Por alguma razão, uma notícia dominical com fotos da Gisele com um notebook no colo esteve entre as mais lidas do ano ;-)
- Projeto CodigoLivre recebeu uma doação de hardware feita pela HP, Intel e InfomediaTV - O novo servidor Itanium 64 com 2GB de RAM certamente será útil para aquele que provavelmente é o maior projeto brasileiro de fomento ao desenvolvimento independente de software livre. Vale lembrar que o Codigo Livre é criação de Cesar Brod, e hoje é mantido pelo Rubens Queiroz.
- O que houve com o software livre na Prefeitura de Rio das Ostras? - um estudo de caso realizado pelos próprios leitores, sobre a adoção de um sistema de "Prefeitura Eletrônica" em software proprietário pela Prefeitura de Rio das Ostras, que já recebeu destaque no passado pela adoção de sistema operacional livre em seus desktops - uma distribuição de Linux própria, que deixou de ser mantida e foi substituída por Windows XP na maioria das estações de trabalho.
Julho:
Junho:
Maio:
Abril:
Março:
Fevereiro:
Janeiro: