Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Opinião - Software livre no Jô: os melhores zagueiros do mundo em um time com todos os atacantes mancos

Você também assistiu? Qual a sua opinião?

Eu também assisti a entrevista, e a descrição abaixo está bem em sintonia com o que eu assisti e o que as dezenas de comentários que os leitores registraram aqui no BR-Linux (na notícia anterior). O meu resumo é o seguinte: se só o microfone do Julio estivesse ligado, teríamos uma entrevista bem mais clara e divertida, e a mensagem teria sido transmitida ao público do Jô. Mas do jeito que foi, podiam engarrafar a gravação do programa e vender na farmácia como estupefaciante... Veja também o post do KurtKraut e a mensagem que o Elias Gabriel enviou à produção depois do programa.

Atualização 11h27min: O LinuxDicas disponibilizou para download o áudio da entrevista.
Atualização de sábado: Já está disponível o vídeo da entrevista do Programa do Jô com Sérgio Amadeu e Julio Neves

Veja abaixo a opinião do leitor:


“Um time com zagueiros fenomenais, mas com atacantes mancos. Uma banda com um grande baterista, mas com o vocalista fanho e o Capitão Gancho como guitarrista. Um restaurante com os melhores garçons do mundo, mas cujo cozinheiro não sabe fazer nem lasanha de microondas. Já estou ficando sem metáforas, e não consegui ainda traduzir bem a minha impressão ao ver a entrevista de menos de 15 minutos sobre software livre exibida hoje no Programa do Jô. Para resumir: ainda bem que o Júlio Neves estava lá, mas ele não conseguiria salvar sozinho a situação por mais que se esforçasse. A parte mais interessante foi ver que ambos os entrevistados chamam o mais popular dos sistemas operacionais livres de "Linux", sem nenhum prefixo...

O começo foi promissor: "Eles sabem tudo sobre software livre e vocês também vão saber. Com vocês, Sérgio Amadeu e Júlio Neves". Mas a coisa já começou com 2 pés esquerdos: o Jô perguntou logo de cara se software livre significava que era gratuito, e ao invés de explicar que podia ser gratuito, mas isso não era pré-requisito e nem o objetivo, o Amadeu já saiu explicando usando termos técnicos, código-fonte isso, compilação aquilo, como se estivesse falando pra mim ou pra você, e não pra audiência do Jô. Óbvio que já começou levando um corte e ganhando ainda mais má vontade do entrevistador.

Mas o Jô fez perguntas melhores também. Pediu pra explicar o que era essa liberdade, e o Amadeu (sempre ele) usou a boa metáfora do bolo que vai com a receita junto, mas encontrou logo adiante a pergunta (pertinente neste contexto) do Jô: então quem recebe a receita também pode sabotar? Infelizmente ele não tinha uma resposta convincente na hora.

Aí o Jô pediu exemplos de software livre. Se fosse você, e a pergunta viesse de um não-iniciado como o Jô, o que você responderia? Eu responderia Firefox, BrOffice, talvez até o PDFCreator ou o Compiere - alguma aplicação que a pessoa pudesse facilmente compreender. Mas o que eles escolheram? A Internet, e especialmente o Google, que é baseado no Apache. Outra pergunta lógica do Jô: então quer dizer que eu posso alterar o Google? Não, não pode. Será que o público ficou confuso?

Ele aproveitou o gancho pra perguntar sobre a possibilidade que qualquer um tem de alterar o conteúdo da Wikipedia, e o Amadeu garantiu que as alterações erradas não duravam nem 2 horas, porque a Wikipedia tem 100.000 revisores. Não foram os únicos números mágicos da entrevista, ele disse também que o Marcelo Tosatti (descrito como um menino de 21 anos, de Curitiba, responsável pelo desenvolvimento do Linux estável no mundo) coordenava 150.000 pessoas.

Depois da explicação sobre a Wikipedia, o Julio Neves fez a sua primeira intervenção, em frases compreensíveis e argumentos com começo, meio e fim. Ele explicou rapidamente que uma característica realmente importante do software livre era o desenvolvimento colaborativo, e falou da importância de o código estar disponível para reuso. Mas aí o Jô jogou a isca da qualidade das alterações que o leigo pode fazer, e o outro entrevistado voltou a falar, aquelas histórias de NASA, departamento de defesa... Nessa hora, até eu que sou fã do software livre tive vontade de mudar pra Band pra ver se ainda tava passando a entrevista da Thammy Gretchen e da namorada dela.

Aí foi ladeira abaixo. Jô falou que o objetivo da coisa era vender algo, perguntou se era tudo feito por monges franciscanos, falou sobre (e duvidou) da compatibilidade com arquivos do Windows.

Um momento engraçado foi quando o Amadeu falou alguma coisa sobre o "nosso" código, e o Jô perguntou: "nosso de quem?" e o Julio falou que era como o de bêbado, não tem dono. Aí o Julio começou a tentar salvar, falou da padronização do ODF, do valor de poder auditar o software que se roda.... mas foi cortado pelo Amadeu que, mesmo sem pretexto, achou que seria mais importante falar naquele momento sobre as 4 liberdades da FSF.

E assim acabaram os 13 minutos do software livre na Globo.”


Enviado por Helge Panzer Kampfwagen .

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Bruno Gonçalves
Complicado viu: Eu já tinha visto vídeos do Sergio Amadeu e ele parecia saber falar.

Será que foi a pressão de saber que o tempo era curto e a quantidade de gente vendo?

Pq foi realmente uma lastima, o Google é exemplo???


-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de alexandre_parente
Acho que aqui na Paraíba a: Acho que aqui na Paraíba a melhor palavra para definir o Amadeu é: "Aperreado". O cara é aperreado que chega a dá agonia.
Comentário de Carlos Vitoriano ??
Putz..... Eu perdi: Putz..... Eu perdi essa!!!!!

Alguém ai gravou? Postaram no Toutube? Tem no GMC?
Comentário de Sonolento
A melhor analogia foi a de: A melhor analogia foi a de time de ótimos zagueiros, mas com atacantes mancos.

Nossa, foi uma das piores entrevistas que vi no programa, em geral.

Uma coisa que eu tinha uma leve suspeita, e que depois da entrevista tenho convicção....

O movimento de Software livre necessita, e rápido, de gente para fazer a parte de Relações públicas. Um não técnico, não técnico meeesmo. Alguém da área de jornalismo ou afins que nao seja nem programador, e até usuário bem simples, não avançado. Que sente com algum técnico, e aprenda sobre o assunto.

Uma idéia seria fazer entrevistas simuladas. Se alguém tivesse feito isso, não tinha saído essa coisa bizonha que foi a entrevista.


Abraços !
Comentário de Mauro Paes Correa
Seria melhor que..: Eles não tivessem ido à entrevista.
Eu também vi a entrevista, e infelizmente houve despreparo dos dois lados.
A idéia da entrevista foi boa, mas o resultado além de ser péssimo, traz mais dificuldades para o leigo entender o que seria exatamente SL e suas vantagens.
Além claro, do entrevistador não entender (ou finge não entender) nada de SL para orientar a entrevista.


Comentário de Neto Mussauer
É realmente uma Pena!: Bem eu vi a entrevista, aturei o mala do Carnal até o fim e como todos fiquei decepcionado, pensei até em postar aqui na hora mas já vi que o povo já se manifestou.

Infelizmente os 2 foram engolidos pelo Jô, que é notório que sempre dá prioridade ao primeiro entrevistado do programa, pelo menos em todos que assisti foi assim, e quando o PM foi chamado primeiro já imaginava que ia ser daquele jeito.

Agora é bola pra frente e esquecer o Jô.

GULBF - Grupo de Usuários Linux da Baixada Fluminense
www.gulbf.com.br
Comentário de HackerIP
Bem feito: Enquanto tiver ¨politicos¨ uutilizando-se do nome ¨SL¨ como refém dos seus discursos e estudantes fanáticos aplaudindo ... a coisa sempre será um fiasco.
Só quem perde é a comunidade*, que trabalha pra tornar open source viável e ainda conta com os ¨queima-filmes¨ de plantão.
Pena ver o Julião nisso, dando aval.

*O termo --Comunidade-- também já é refém dos GNU/PT/PSL, infelizmente.
Comentário de Cesar.AR
Recorrência: Sim, informação correta colocada de forma errada mudando a interpretação e agindo de forma contrária à prevista. Acontece frequentemente na mídia brasileira (e mundial). Dessa forma são manipuladas opiniões da massa. Foi assim com o referendo do parlamentarismo, privatizaçãoes, etc.... Ainda vão provar que o fazendeiro do Mato Grosso é culpado pelo acidente com o avião da Gol.

Deixei de assistir a essa marionete chamada Jô quando percebi esse tipo de comportamento "Global".

Pena.

Cesar Ramina
- LinuxUser#225159 - Debian GNU/Linux
Comentário de Alexandre Thieme Reis
Entrevista do Amedeu e do Neves no Jô: Resumo a entrevista com uma única frase:
"Se o Sérgio Amadeu e o Júlio Neves fossem meus advogados eu pegaria pena de morte"
Comentário de Daniel Arndt Alves
Entrevista no Jô: Eu gravei na íntegra a entrevista, estou terminando de encodar o vídeo e pretendo postar no YouTube e/ou no Google Video... Assim que tiver os links, eu posto aqui, para aqueles que não tiveram o desprazer de assistir à entrevista :-(
Comentário de Gabriel Rodrigues
expansão de software livre precisa de organização...: Sinceramente eu também me decepcionei muito com a entrevista. Não por causa do Jô, ou qualquer caracteristica do programa, pois não importa quantas entrevistas foram feitas antes ou quanto tempo as mesmas duraram, o que é interessante saber é que não podemos culpar a nossa falha na divulgação do Software Livre.

A comunidade não foi bem representada no programa. Com comentários sem organização, aspectos técnicos que os telespectadores nem mesmo queriam saber e sem salientar o bem que o Software Livre trás aos paises em desenvolvimentos fizeram com que a matéria fosse sem sal e claro foi tirada do ar rapidamente. O programa do Jô sempre teve essa característica, assuntos que não atraem ele corta logo em seguida, é tarefa do entrevistado fazer com que aquilo seja interessante, pelo menos um pouco, pra assim o apresentador dar mais atenção.

O sr. Sérgio Amadeu tem que aprender a ouvir mais, ele fala demais e já ouvi a história de que quem fala demais é por que não tem nada de útil pra dizer. O Julio ficou retraido, sendo cortado constantemente pelo seu companheiro, ou seja, acabou ficando sumido, como um mero figurante naquela entrevista que com certeza fez com que pessoas que já não gostavam do software livre gostem menos ainda.

O problema é nosso, da comunidade, por achar que vamos falar as pessoas da sociedade como falamos com a propria comunidade. Com termos que nao interessam a eles, com coisas que sao sem qualquer valor, já que não é a maioria da população que quer editar codigo, eles na verdade não estão nem aí. Eles querem saber o que isso vai trazer de bom para o Brasil, para eles, para o povo, o desenvolvimento gerado, não o codigo escrito.

Lamento por termos perdido essa oportunidade.
Comentário de Jo
"A parte mais interessante: "A parte mais interessante foi ver que ambos os entrevistados chamam o mais popular dos sistemas operacionais livres de "Linux", sem nenhum prefixo.."

Linux é Linux. Ponto. Sistema Operacional. Livre.

Não tem porque, falando do SISTEMA OPERACIONAL, citar outra coisa.
Comentário de glaucius
julio volta: O Jo ta fazendo o papel dele, o problema foi o idiota do Sergio Amadeu, isso que acontece quando politicos se envolvem com SL no Brasil, saem falando um monte de merda sem saber nem o que tão falando,

enquanto politicos estiverem envolvidos com SL vai ser assim, discurso vazio e inútil para os reais propósitos do SL.

O Julio deveria ter dado porrada no retardado.

Falow
Comentário de Douglas Augusto
As quatro liberdades: No meu ponto de vista, a melhor parte --ou menos pior, como queiram--, foi o momento em que o Sérgio Amadeu fala sobre as quatro liberdades do Software Livre, isto é, tentando defini-lo --afinal a entrevista era sobre SL. O problema é que isto deveria ter sido feito logo no início, na introdução do que seria um software, Software Livre e a diferença para o proprietário.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de Jean Carlos
Alguém postou no youtube ou: Alguém postou no youtube ou algo do gênero, ou tenha para baixar, acabei dormindo!
Comentário de Leonardo Amorim
Entrevista no Jô: É lamentável! Infelizmente ou felizmente perdi a oportunidade de ter assistido o programa do Jô ontem... Não sabia a data.

Era muito melhor que fosse somente uma pessoa para explicar sobre o software livre, pois eram apenas pouquissímos minutos!

Para explicar os benefícios do S.L para leigos é necessário didática, e nesse ponto acredito que o Júlio Neves faria bem melhor... Nada contra o Sérgio...

E não era para falar sobre o Google em si... e sim sobre empresas sérias que já adotaram o Gnu/Linux ou outro software livre... Que o Gnu/Linux está no exército brasileiro. Que o Brasil pode economizar milhões com licença de software e poder investir mais na Educação e na capacitação de professores para que o conhecimento seja repassado para os alunos de escola pública.

Que as vantagens do software não é somente financeira, mas principalmente, liberdade. Liberdade para não ficar na mão de um desenvolvedor só. Segurança, pois muitos podem analisar o código e fazer reparos, ou fazer auditoria.

Que o Firefox é o exemplo bem sucedido mais próximo do usuário mais leigo, e que esse já percebeu mais estabilidade nesse software... que isso pode abrir portas para que esses usuários leigos queiram experimentar outros...

Explicar sobre o sucesso do Ubuntu e o porquê desse sucesso, e como é possível isso gerar lucro.

Creio que não houve uma boa organização de idéias antes dessa entrevista.

Lamento! Que venham outras oportunidades, vamos aprender com os erros e fazer melhor numa futura entrevista. Não vamos apenas criticar o Sérgio Amadeu e o Júlio.

Valeu a experiência.
Comentário de hyperblade
14 minutos de audio: Os 14 minutos de entrevista em audio realizado ontem a noite no programa do Jô, entrevistando Sergio Amadeu e o Julio Neves.


http://www.linuxdicas.com.br/article2323.html

Comentário de JPayne
Concordo com a maioria acima...: Concordo principalmente com quem disse que a comunidade precisa urgente de um "Relações Públicas" para representar o Software Livre em casos como esse.

Eu tenho um irmão que é programador Java há 5 anos... e ele sempre me fala que o que faz o linux avançar tão devagar no Desktop, é justamente uma organização por parte da Comunidade. Falta padrões, cada distribuição segue o caminho que quer, KDE e GNOME não sentam pra conversar, discutir e interagir e etc. Um exemplo que ele cita que funciona bem com a Linguagem JAVA é o JCP que é uma equipe que senta pra discutir caminhos e padrões que a linguagem vai adotar numa próxima versão... Nessa equipe estão empresas, criadores da linguagem, desenvolvedores, enfim... todos a quem a linguagem interessa.

Claro que não dá pra comparar o JCP com a comunidade de Software Livre, pois o JCP representa somente o JAVA, enquanto que a Comunidade "representa" todo e qualquer Software Livre... mas está cada vez mais óbvio que precisamos de algo bem organizado pra levar o Software Livre pra frente de vez, e não aos poucos...

Ao meu ver, o JCP só foi possível, porque a linguagem JAVA está na mão da SUN, então ela é quem coordena o JCP (acredito eu), agora o Software Livre está nas mãos da Comunidade, e quem é a Comunidade ??? ela está no mundo todo, então não tem como alguem ter o controle... por isso acho dificil a criação de algo organizado e padronizado... mas fica aí a idéia...

João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de xultz
A entrevista foi: A entrevista foi decepcionante, como era de se esperar.
O Jô não tem o menor compromisso com assunto nenhum, e com entrevistado nenhum também. Ele só tá preocupado com o Ibope do programa.
Por esse motivo, ele esticou a entrevista do PM que montou uma banda de hardcore ao máximo, porque as pessoas estavam dando risadas, e isso é raro no programa dele nos últimos anos, mesmo o Jô sendo "humorista". Daí qual a consequência? Sobrou meia dúzia de minutos para a segunda entrevista. Ou fui só eu que achou que ele cortou os entrevistados para dizer "Bom, eu conversei aqui com o ..."
Afora que o Jô, como sempre tentou bancar o esperto, tentou colocar os entrevistados numa fria, e eles não estavam preparados para isso (tolinhos). O resultado, uma tremenda decepção.
Comentário de HackerIP
A culpa é da M$: Sim!!!! A lista do PSL descobriu tuuuuudo!
A culpa é da Microsoft, Sérgio é apenas um rapaz incompreendido neste mundo malvado.
Comentário de Donnie Darko
Decepção!: Eu acordado até aquela hora, já com minha cuequinha do Tux, e ter que aturar esse Sérgio "Amador" foi dose! A entrevista com o maluco do Carnal foi beeeeem melhor e o cara dá de 10 no Sérgio Amador. Lamentável! Se apenas o Júlio tivesse ido, a coisa seria bem diferente...
Comentário de Fabio Ortolan
(Gilberto Gil + Alguem) + Valor da comunidade: Acho que deveriam pedir ao "legendário compositor brasileiro" Gilberto Gil, que pedisse um espaço no programa do Jô, para que se pudesse falar sobre a filosofia "free", não somente de software livre, mas sim da cultura livre.

Poderia ir alguem representando a comunidade de software livre, mas que não tivesse o esteritipo da mesma, como alguem da LinuxChix. ;)

Eu estava pensando que poderiam chamar o RMS, mas acho que isso ia queimar mais ainda o filme. Não que eu não goste do RMS, mas ele dá um pouco de medo (imagine ele cortando o Jô toda vez que ele fala Linux sem o GNU XD ).

-------------------

Deveriamos fazer como a comunidade da FSF faz, não ficarmos mandando emails que nem homens bombas, deveriamos discutir uma carta e escreve-la como comunidade.

Imagino que isso irá mostar que somos uma comunidade "madura" e não um monte de "quebradores de máquinas".
Comentário de tetraponei
Voces dão importancia demais...: Voces dão importancia demais para uma entrevista idiota dessas. Eu jamais deixaria de dormir para assistir a essa entrevista.

O que esperavam? Que aquele gordo se tornasse, pela primeira vez na vida, um bom entrevistador? Ou que a entrevista durasse 1h ao invés de 14 minutos e que o software livre saisse de lá consagrado? Quanta bobagem...

Vocês são fanáticos e o fanatismo é repugnante.
Comentário de diogotog
Uma unica palavra: DECEPÇÂO
Comentário de vini_bill
Tristeza completa: Putz quando terminou a entrevista eu achei que tinha sido um cocô, tô vendo que não estou só. O Sergio Amadeu não podia estar lá, ele estava __muito__ afoito e quanto mais ele falava mais o publico __não entendia__ o que ele tava falando. Esse é o problema de muitas pessoas de ramos técnicos ( como informática, engenharia e etc... ) que eu conheço.

Se o Julio estivesse sozinho a entrevista teria rendido muuuuuito mais e a impressão de que o software é bom teria sido muito melhor. Não acho que o Sergio Amadeu seja um bom "politico" bem diferente do Julio que tem conhecimento de causa ( já escreveu livro, artigos de revista, tutoriais e está muito mais em contato com a comunidade nacional do que o Sergio que só foi presidente do ITI - ___Politicamente___ falando... )

Completamente infeliz a entrevista, mas o impacto vai ser _minusculo_ pois não conheço ninguém que veja Jô Soares durante a semana.

"Software is like sex: it's better when it's free." - Linus Torvalds
Comentário de jluis
Entrevista: Não assisti ao programa do Jô. Mas alguns amigos que assistiram acharam que não foi muito boa. Disseram inclusive que o apresentador, talvez por falta de conhecimento do assunto, não a conduziu bem. Aprendi a responder somente o que me é perguntado e de modo conciso, esclarecedor. O que se fala além disso é superfluo Quanto mais se fala, mais se enrrola, permitindo perguntas, por vezes, debochadas. Alguém disse aqui que não precisamos de experts, técnicos para nos representar e, sim, de pessoas que tenham conhecimentos gerais e muita didática. Tem razão. O Público não quer saber de coisas técnicas. Os programadores, desenvolvedores, sim. Perde-se assim, uma ótima oportunidade de divulgar o GNU Linux. Entretanto, tratando-se de um programa da rede globo, pode-se esperar de tudo, inclusive, uma entrevista com perguntas tendenciosas. Claro está que os entrevistados, embora sejam conhecedores do assunto, se deixaram levar. Bem, passou! Agora é esperar nova oportunidade e escolher melhor nossos representantes no que diz respeito a entrevistas.
Comentário de Vrl
Realmente ...: Realmente eu nem sei o que comentar... todos disseram o que eu imaginava e isso comprova o fato; aquele cara (Amadeu) fala demais! Horrível! Eu creio que o tempo fora curto devido a inconsistência no que tangia "a dupla", o Amadeu só falava sem respeitar o Júlio, as perguntas do Jô não eram respondidas uma-a-uma, sempre com uma tentativa do Júlio de falar algo que - pelo menos - eu via ser coerente e era barrado por um esbaforido... que pena. Eu me senti triste. Pelo menos eu pude rir com o Carnal...
Comentário de rslrdx
menos afobação: isto é uma cópia do meu comentario em um outro site. www.guls.com.br

Infelizmente não assisti a entrevista inteira, porem, do pouco que assiti, não gostei. Acabo de voltar pro Brasil depois de alguns anos lá fora. Sai do Brasil pensando uma coisa sobre Linux e voltei pensando outras. Não sou nem um pouco contra o linux, muito pelo contrario, acho a idéia de liberdade maravilhosa, porem, também há problemas, ambos os lados, livre e de código fechado, tem qualidades e muitas falhas que precisam, acredito, e espero que sejam consertadas, não só na sua parte lógica mas também na parte ideológica.

Eu acreditava que Linux era melhor porque era livre e sempre seria melhor porque todos participam na criação. Sabem o que esta acontecendo por traz, mas isso causa um problema, as variáveis são muitas, muitas coisa, e praticamente tudo, pode ser mudado, assim não há um padrão, enquanto há um projeto que mantêm certo padrão, nada impede de ter outro projeto similar, com praticamente todo o código do programa mudado. No código fechado, as variáveis são menores, isso não significa que serão melhores ou piores programas, porem, mais fáceis de “consertar” se houver algum problema, claro que entendo que você, ou a empresa, precisaria provavelmente da assistência de empresa ou da pessoa que criou o programa, mas é possível conseguir esse apoio. Apoio esse que pode ser conseguido tanto em software livre como em software fechado.

Do ponto de vista de uma empresa, software livre é mais barato pra ser instalado e provavelmente usado, porem, quando a empresa tem necessidade de alguma assistência técnica, o software livre é, de certa maneira, mais caro, não no preço do serviço do técnico ou engenheiro, mas no tempo que pode levar ate ser consertado. Isto também acontece no software fechado, mas as garantias e suporte são, um tanto quanto, maiores. Note que garantia não é qualidade.


O Apache servidor http, é um exemplo, o programa é grátis, não há garantias das pessoas que cuidam do projeto, não há uma equipe de suporte. Qualquer administrador de um servidor http Apache deve saber que se algo der errado e não tiver conhecimento sobre o problema ou não encontrar documentação para o que esta acontecendo, possivelmente não terá uma empresa para ligar e requerer suporte imediato. Em uma situação parecida com software fechado e comprado, Não há garantias que a solução será rápida, porem é possível conseguir suporte rapidamente. Lembre-se que não é necessário ser programador para ser administrador, imagine tal situação numa empresa que tem como base de suas operações seu site 24 horas do dia, se este site estiver fora do ar por duas ou três horas o estrago pode chegar a milhares de reais / dólares, se levar mais tempo pode levar uma empresa à falência. Considere que não há um telefone para suporte do apache, não ah garantias, não a interesse direto de manter o cliente que pagou pelo software e pelo suporte dos colaboradores do projeto. Se você considerar que um servidor http fechado como o da Microsoft, tem suporte 24 horas do dia, com pessoas que podem de alguma maneira ajudar, e/ou solucionar o problema isto é muito valioso. No caso do apache podem se levar dias até ter suporte de algum dos colaboradores do projeto.

Outro detalhe dos programas de código aberto, que de certa maneira o prejudica, é que muitos projetos não duram, ou acabam parados por algum tempo por problemas financeiros, é por isso muitas vezes se encontra um link com informações sobre ajuda financeira ao projeto, basta olhar a pagina da fundação apache, onde há ate um link que diz: “doe seu carro velho”. http://www.apache.org/

Quando os projetos de software livre puderem manter um padrão sem que se imponha um limite na habilidade de criar e haja uma maneira de suporte comparável a que existe com programas fechados, certamente, o software livre crescerá muito. Volto a dizer, sou a favor do software livre, da liberdade de saber o que esta no meu sistema, seja ele pago ou não.




Comentário de Scoob
Não vi, não vejo e não verei: Como todo excremento intelectual exibido na rede bola de sorvete, o programa do tal Jô Soares não passa de mais uma manipulação barata de opiniões. Sinceramente nunca vi e nem pretendo.
Mas uma coisa é certa: unindo o inútil ao desagradável, só podia sair m#%@#a mesmo.
Quinze minutos pra falar de SL é o suficiente somente para despertar curiosidade nas pessoas leigas e tentar fazer com que pelo menos busquem no Google algo sobre o assunto. Não dá pra explicar o surgimento da Terra em quinze minutos, muito menos a pessoas que nem sabem o que é a Terra.
O que falta é um programa sério, como o Olhar Digital, exibido na RedeTV, em horário acessível a todos e pessoas que entendam tanto de SL como de marketing, ou seja, "vendedores" de idéias.
Pessoal somente técnico não pode lidar com público. Pessoas somente palestrantes não podem lidar com técnica. Falta equilíbrio. Profissionais que desenvolvam essas capacidades, além de oportunidades certas em meios de comunicação certos. Com certeza estes profissionais existem, mas como encontrá-los?
Concordo com todos que disseram que falta organização na comunidade SL de forma geral. Cada um corre pro seu lado e ninguém chega a lugar algum. Talvez se todos corressem juntos na mesma direção (a de tornar as coisas fáceis de usar) as chances fossem maiores de se conseguir algo mais concreto nos desktops dos usuários.
Nem precisaria de televisão pra difundir, afinal, o marketing mais eficiente é o boca-a-boca de um usuário que experimenta o produto e gosta, passando a idéia a mais outros, que passam a outros e assim vai...
Comentário de nemesis
"Vocês são fanáticos e o: "Vocês são fanáticos e o fanatismo é repugnante."
-- M$ fanboy, em Sex, 2006-10-06 11:59

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Alessandro
Realmente lamentável.: A comunidade perdeu uma ótima oportunidade de mostrar as vantagens do software livre. Nunca gostei deste tal de Sérgio Amadeu, que parece um nerd, falando em código fonte, compilação, até a expressão “pau” ele usou para exemplificar erros, acho que ele usa a causa para cativar algum votos da comunidade.

O exemplo do Google, Apache foi lastimável, e quando o Jo perguntou sobre a integração entre o Word então ele falou para gravar em PDF, e logo o Jo contestou falando que exigiria outro programa para ler o texto no Windows, mostrando que ele não é tão leigo assim.

Da entrevista não se aproveitou nada, só aumentou a confusão entre Software Livre, Gratuito e Proprietário, alem de deixar a impressão que a comunidade distribui de graça e depois cobra caro pelos serviços.

Quanto a muita gente não ter assistido o programa pelo horário, pode ter certeza que este vídeo vai circular por muito tempo na internet, e até usado contra o software livre, aonde nem mesmo os seus representantes conseguem divulga-lo decentemente.

O pior de tudo que pedi para o meu chefe assistir, e a primeira coisa que ele me falou hoje foi que não entendeu nada, e ficou com o pé atras sobre o custo após a implantação.

Comentário de Henrique Vicente.
Claro, Linuxchix.: Claro, Linuxchix.

A nossa querida Sulamita, por exemplo. . .

Nada melhor que mostrar que software livre é coisa de comunista e apoia o feminismo porque as feministas são superiores, né? :)

Pelo amor de Deus. Sérgio Amadeu falou muita besteira, isso acontece. Já vi outras coisas que ele fez bem. Deve ter ficado nervoso, muito animado achando que ia ter 1h de entrevista e bebido um pouco ou sei lá o que. Acontece. Se fosse uma Garcia da vida, por exemplo, aí seria um Inferno. 40% do tempo seria para falar que mulheres são poderosas, 20% para dizer que falta mulher no software livre, 10% para dizer que há muito preconceito e discriminação no software livre e mais 20% implorando para que menininhas entrassem para o mundo do sof, oops, feminismo.
Comentário de Antonio Carlos Lemos Júnior
Software Livre programa do Jô: Ainda não está disponível mas para aqueles que quiserem ver o vídeo o próprio programa do Jô coloca a disposição os vídeos dos entrevistados em:

http://programadojo.globo.com/

PS.: O que foi aquilo, gente!!!
Comentário de JPayne
é.......: É por isso que eu nunca fico tentando empurrar o linux pra ninguem... quando me perguntam porque eu uso, aí sim eu explico que é uma questão de escolha e se a pessoa se interessa só então eu demonstro o linux... mas não empurro pra todo mundo, justamente porque sei que pra um usuário comum, o flash nao funcionar corretamente vai deixar ele irritado achando que é culpa do linux... quando o .doc dele abrir todo desformatado no openoffice ele vai achar que é culpa do linux... e vai acabar rejeitando e nunca mais querendo ouvir falar no assunto...
se o usuário se sente curioso.. aí demonstro, explico e já deixo claro que muita coisa não vai funcionar, justamente por ser codigo fechado e não ter ainda um bom suporte no linux... aí pelo menos a pessoa tem uma noção maior do que acontece...

Já ontem, a impressão que ficou para os leigos que viram a entrevista é que o Sérgio chegou lá dizendo que software livre é melhor mas não conseguiu demonstrar porque... vc não pode chegar pra alguem que usou windows desde que viu o primeiro micro e dizer que o software livre é melhor porque vem com a receita de bolo... ele não vai deixar de usar o que já usa, só pq com o software livre vai poder modificar.

Acho que o Sérgio chegou muito afobado... logo empurrando dentro do ouvido dos outros que software livre é melhor e pronto. Ele deveria ter falado do movimento que tem crescido... e dos benefícios que o software livre tem trazido a população em geral, como o barateamento dos micros e etc... se o Jô entrasse no quesito compatibilidade, aí ele poderia demonstrar, comparar e ainda mensionar a pirataria...

Até agora não acredito que aquela entrevista foi real.... foi lastimável mesmo !!!



João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de Manoel Pinho
Horrível: A entrevista foi horível e claramente se percebia a má vontade do Jô em fazer a entrevista. Só não fiquei arrependido de ter ficado acordado até tarde porque pude rir muito na entrevista com a figura rara do Carnal. O Jô nem sequer apresentou o currículo Júlio e o Sérgio Amadeu e quem não os conhece deve ter ficado com a impressão que eles são nerds amadores de um software que por acaso estavam no programa. Em nenhum trecho do programa foi citado o cargo no ITI que o Sérgio Amadeu teve e as suas afirmações contra a M$.

O tempo foi curto demais, o Jô não se informou antes sobre o assunto para fazer perguntas pertinentes e não afirmar FUDs clássicos do tipo "o linux só pode ter um interesse comercial, não existem pessoas que fazem as coisas de graça", etc.

O Júlio é gente boa mas também não foi feliz nas poucas vezes que falou. Eu particularmente não achei tão ruim o Sérgio Amadeu como muitos falaram aqui. Ele simplesmente não teve tempo nem de explicar o que é software livre porque o Jô cortava toda hora.

Eu acho que o assunto de software livre seria muito mais bem tratado em programas mais sérios como o Observatório da Imprensa ou Sem Censura por exemplo. Aquele "Olhar Digital" é extremamente superficial mas mesmo assim seria bem melhor do que o programa do Jô.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Antonio Carlos
Entrevista no Jô: O Sérgio Amadeu tem de ser menos entusiasta e mais realiasta. Se o nosso "shell script mor" tievsse tido o dom da fala, teria sido bem diferente.

Masa entrevista foi orientada previamente pelo Jô que desconhece o que é SL e que acha que a distribuição gratuita de software é um gato para se divulgar e cobrar depois. Como se fosse amostra grátis de medicamento.


Comentário de Zé
404: Not Found: =(
Comentário de Newton
Entrevista no Jô: Decepção, tristeza, má vontade ! Não vi em momento algum, uma conversa e sim, alguns minutos de respostas vazias e uma vontade de que aquilo melhorasse, mas terminou ao modo tradicional , ou seja, viva o corte (viva o gordo...) !
Comentário de alepaes
Marcelo Tozatti no Vitrine...: ... foi do mesmo jeito. O Marcelo Tas até fez perguntas pertinentes, mas o telespectador que não entendesse de ponteiros em C, achou que aquilo era a primeira entrevista com um alienígena da TV tupiniquim.
Para falar de SL para leigos e enfrentar a enfadonha "Supremacia Jô", a pessoa não pode ser hacker nem advogado demais.

Eu votaria no César Brod. Se votasse no Augusto, seria acusado de corporativismo pontual... :)

Alexandre de Arruda Paes
Comentário de augustomithrandir
triste: Realmente foi triste a entrevista no jô.
Essa crítica diz tudo.
Comentário de stumm
lamentável: foi lamentável a entrevista...
ainda pro cima o Jô tava de má vontade com eles...
Comentário de Rinaldi
Vale lembrar: Que a entrevista foi editada, e muito mal para falar a verdade!

Pareceu que um cortava o outro, e atrapalhava!

o ideal seria inclusive, fazer dois blocos, um para cada entrevistado.
começando com o julio nevez, com sua linguagem facil, e depois o Sergio, com seus termos mais tecnicos
Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
Comentário de fabiorecife
Parabéns para Sérgio Amadeu e Júlio Neves: Parabéns para Sérgio Amadeu e Júlio Neves. Parabéns por tentar colocar em pauta um assunto tão importante quanto SL. Não se teve sucesso mas tentou.

A entrevista foi um fiasco para nós mas para o grande público eles iniciaram a entrevista sem saber o que era SL e terminaram sem saber.

A muito tempo considero o apresentador do programa muito desinformado e isso apenas ajudou para o fiasco . Não que seja culpa dele , sempre acreditei que as boas perguntas eram passadas por ponto eletrônico e o apresentador é um mero interprete. E como foi dito aqui o importante para o programa dele é o Ibope.

Muito melhor é um programa como o Roda Viva. Onde uma entrevista prossegue por horas e é muito bem conduzida.
Comentário de valdolinux
Rapaz....!!!! : Rapaz....!!!!

Vamos ver se ao terceiro dia o Sergio conseguir ressurgir dentre os mortos depois dessa cruxificação. ;)
Brincadeiras à parte. Foi realmente lamentável, mas não culpo só os entrevistados. Um bom entrevistador, preocupado em informar o público, teria melhor conduzido o diálogo e adotado outra linha.
Por coisas como esta que a Globo e seus apresentadores quase nunca são assistidos em minha casa.

Valdolivre
Comentário de Caco
metáforas: Para explicar melhor o SL, eles poderiam ter utilizado uma metáfora comparando um programa de computador com um programa de televisão. Tipo: imagine que um ex-comediante e dublê de escritor queira apresentar um programa de entrevistas na TV. Como ele não tem competência para criar algo interessante, pega o modelo programa pronto (criado pelo "programador" David Letterman), modifica algumas coisas, põe uma banda pior, tira a parte engraçada e põe um entrevistador egocêntrico. Pronto! Como o "código" do programa é aberto, ele pôde copiar e modificar à vontade - para pior, no caso.
Daí elez diriam que o Big Brother tem o código fechado (a Globo comprou os direitos), e o Late Show tupiniquim é baseado em um modelo livre.
Comentário de Sulamita
Não adianta Henrique: Eu não te amo. Me esqueça :D
Comentário de maiconfaria
Preconceituoso de plantão ??!!: Todo interesse de autoridades é bem vindo para a divulga?ão e a viabilidade do SL. O PT mostrou enteresse eu e muito aplaudimos esta iniciativa, se existe um outro partido que vê com maus olhos o SL porque o PT o apoia, o problema acaba sendo deste outro partido, pois este último tem que aprender a desvincular as brigas politicas dos programas governamentais, se eles não poderem faze-lo não merecem meu voto !!!
Comentário de popolony2k
Eu voto nas LinuxChix...: ...e qualquer coisa que elas falassem lá, com certeza seria infinitamente superior ao que foi o desastre de ontem.

;.)

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula (Debate 1)
http://www.planetagol.com.br/images/planetagol/tmp/debate1.png
Comentário de popolony2k
Perdi meu tempo....: ... ontem a noite, mas também me fez pensar que o Sergio Amadeu tenha sido pintado na comunidade de SL como um super, bem diferente de mim ou de outro ser humano comum.
Há males que vem para bem, pois agora percebo que estou no caminho correto, sou chato por demais, mas pelo menos minhas idéias, convicções e linhas de racioncínio tem principio, meio e fim.

Parabéns para você e para mim.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula (Debate 1)
http://www.planetagol.com.br/images/planetagol/tmp/debate1.png
Comentário de Dm7
O papel dele???: De péssimo entrevistador?
Comentário de Dm7
O problema é esse: O problema é esse apresentador anunciar a entrevista como se vc fosse saber tudo sobre o Software Livre, e então há dois caminhos: se ele fez a vinheta antes da entrevista, foi um péssimo entrevistador. Se fez depois, foi propaganda enganosa...
Comentário de Dm7
Receita da afobação:: Péssimo entrevistador + entrevistados afobados + edição ruim = fracasso.

Somando-se à afobação dos entrevistados (que realmente não sabiam afinal de contas para que público estavam falando), um entrevistador em péssima forma e "destruindo" seu próprio programa, nem mesmo uma edição concisa fez se salvar!

Afinal, eles sabem mesmo o que é software-livre?? Ou só "amarelaram" na hora?
E que raios de entrevistador é esse que ao ver o desconforto dos entrevistados só faz a situação piorar e se confundir mais?

De qualquer forma, o software-livre está à milhas disso, e nada muda, continua o seu caminho.

[]s,
Comentário de Dm7
Pois é! Deu vontade de: Pois é! Deu vontade de estar lá na platéia e interromper a entrevista pra dizer: "Peraí gente, vamos com calma, qual sua pergunta, sim? Certo, a resposta é essa e essa, entendeu?"
Mas o que eu vi foi qualquer papo que poderia ter numa praça de qualquer cidade, entre 3 pessoas que não sabem direito do que estão falando!!
[]s,
Comentário de alan
Comunidades e comunidades: Por isto que há a comunidade do GNOME, a comunidade do KDE, a comunidade do Ubuntu, a comunidade Apache, a comunidade do Eclipse, etc, cada uma com culturas, costumes, modos de agir, regras e normas específicas.

Uma visão unificada da comunidade não é possível [e creio que indesejável também] devido a sua grande diversidade, tanto ideológica quanto filosófica. Não estou dizendo que não devamos ter padrões. Claro que sim! No lado técnico, eles são o caminho mesmo para a integração das diversas plataformas criadas, porém é válido lembrar que a comunidade não se resume apenas a um movimento puramente técnico, pois há o social, a política, as idiologias... Por isto que é complexo e, ao mesmo tempo, torna o assunto tão interessante ;)

Abraço,

--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de Marcos Lima
Jô defensor do Windows: Assisti apenas o começo do programa e sinceramente não aguentei mais, preferi ir durmir, porque o jô de certa forma queria mesmo era mostrar que software-livre não é tão bom como windows. Uma pessoa que não sabe o que hardware e o que é software, como ele, tem que defender o windows mesmo. Continue Jô com seu windows visitando o seu site preferido que é o www.invasao.com.br, quem sabe vc aprenderá a importância do software livre que tem aí nos servidores da globo, entre firewall-DNS-apache etc...
Comentário de Marcos Lima
Jô defensor do Windows: Assisti apenas o começo do programa e sinceramente não aguentei mais, preferi ir durmir, porque o jô de certa forma queria mesmo era mostrar que software-livre não é tão bom como windows. Uma pessoa que não sabe o que hardware e o que é software, como ele, tem que defender o windows mesmo. Continue Jô com seu windows visitando o seu site preferido que é o www.invasao.com.br, quem sabe vc aprenderá a importância do software livre que tem aí nos servidores da globo, entre firewall-DNS-apache etc...
Comentário de JUnim
Faltou estrutuar as idéias!!!!: Essa entrevista foi uma bagunça!!! Sem início, meio nem fim!
Tudo bem que seja pouco tempo, mas acho que se esse Sérgio fosse menos fanático teria explicado muito melhor sobre software livre. Não podemos ficar comparando e tentando convencer os outros de que "LINUX É O MELHOR! LINUX É ISSO, É AQUILO!". Ora, cada usuário tem suas necessidades e usa o software que mais se adequa a elas. Não é travando batalhas entre WINDOWS x LINUX que vamos conseguir MOSTRAR, ESCLARECER, EXPLICAR, sobre software livre para os leigos. Leigo não tem que saber que se COMPILA um KERNEL da maneira que ele quer, mas têm que saber quais os benefícios básicos que software livre trará a curto prazo pra ele.
Quem sabe na próxima veremos alguém menos fanático e explicando com menos termos técnicos!
[]s..
Comentário de Luís Henrique
Fiquei desapontado.: Arrependi de ter ficado acordado até aquele horário para ver a entrevista.
Essa entrevista foi um fiasco.
Acho que eu me sairia melhor do que aqueles dois.
A entrevista do PM foi bem melhor.
Comentário de escovadordebit
Reflexão: Cara... acho que esta entrevista na verdade foi sensacional.

Ela mostra na verdade o quão difícil é chegar na linguagem do leigo. Acho que nestas horas, quando a gente está na frente de uma televisão se pode ver as coisas mais próximas do modo como o famoso usuário final as vê.

As vezes as coisas para nós parecem tão óbvias que a gente sequer espera uma pergunta do tipo: Então um leigo pode introduzir alterações incorretas no software e redistribuí-lo?

Acho que foi uma boa lição do quão confuso o tema pode se tornar quando se trata de explicá-lo ao leigo.

Foi uma boa lição...

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Dm7
Eu concordo com vc, a: Eu concordo com vc, a decepção foi perder uma boa oportunidade para esclarecer algumas das questões que foram levantadas,
[]s,
Comentário de escovadordebit
Não vi o video mas...: Confesso que não vi o vídeo mas ao que parece, sequer foi mostrado no telão alguns exemplos de aplicativos livres.

Ainda paira forte na cabeça das pessoas que o Linux é coisa de servidores e que até hoje toda a instalação e configuração ainda é feita com tela texto.

Falar em Apache para um público leigo é pura bobagem. O cara pode até usar o serviço do Apache mas provavelmente nunca vai usar o aplicativo.

Penso que mostrar um desktop configurado com centenas de aplicativos livres, jogos rodando em linux, acesso à internet com Firefox, etc. sería muito mais atrativo para o público (pelo menos este tipo de público).

Mostrar o diferencial ante lentidão do modelo de desenvolvimento proprietário também seria muito bom: desktop 3D (isso iria tirar um uauuuuu da platéia certamente) superte a processadores mais modernos (64bits, cure duplo, etc.).

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Vanderlei Filho
Ate quando?: Ate quando vamos ficar esperando que sejam bonzinhos e no deem a oportunidade de falar indefinidamente sobre compilacao, codigo fonte, receita de bolo etc etc etc?
Nos temos que perceber que quando vamos a um evento (entrevista, palestra) em que os espectadores nao sao iniciados no assunto, nao se deve usar termos tecnicos, sob pena de atrair a antipatia do publico e semear o desprezo pelo assunto.
O Jo fez a entrevista, deu a oportunidade, nao soubemos aproveitar justamente por falta de preparo em expor ideias para o grande publico.
Vejam bem: nao disse que os entrevistados nao tem preparo, disse que nao estavam preparados para aquela situacao.
Nao ha nada de errado nisso, porem agora que sabemos da deficiencia, vamos melhorar, estudar para na proxima oportunidade expormos com desenvoltura e didatica o Software Livre e seus beneficios.
Comentário de Cesar Brod
Mais do mesmo, de novo...: Leio diariamente o br-linux. O portal do Augusto abre com o meu Firefox, junto com o Dicas-L e o InfomediaTV. Não assisti ainda a entrevista do meu guru: Júlio, o adorável homem das Neves e do outro. Na verdade, assisti peloa comentários. Sou casado com uma jornalista e aprendi que a repercussão dos fatos é, muitas vezes, o melhor espelho dos fatos.

Resumo dos resumos: deixassem o Júlio a sós com o Jô e as câmeras e o público. Júlio fez e aconteceu com software livre. Sérgio deu a visibilidade a isto. E daí? Quem de nós ensaiou alguma visibilidade em fazer o que nos dava prazer? Au contraire! Talvez a real comunidade, não a que fala, mas a que faz, não se importe em fazer o marketing do Jô, da Globo (afinal, quando isto foi necessário?), mas sim em seguir produzindo e dialogando.

Bah, eu acho o máximo ver cada vez mais gente usando o Firefox, o OpenOffice e o Thunderbird no Windows. Minha formação é técnica. Minha formação moral e filosófica é o que era chamado socialismo, esquerda, comunismo. Um dos meus ídolos é Raul Seixas, que dizia preferir ser uma metamorfose ambulante.

Acho que eu preferia ter visto o Júlio no "se vira nos trinta" do Faustão, resolvendo um desafio qualquer em shell. Teria feito melhor para o software livre.

Mas, cá pra nós, em termos práticos, não tô nem aí.
Comentário de Silvio Palmieri
Gente o que foi aquilo lá: Julio se foi vc que conseguiu porque vc levou o Sergio deveria ter ido sozinho ou ter levando um aluno seu que irá falar melhor que seu companheiro.

Vendo a entrevista eu vi porque o software livre não andou no Governo federal como era esperado pela comunidade.

Faltou preparo para fazer a entrevista, o Jo tem uma equipe que entrevista antes os convidados e passam tudo para o Jo usar na entrevista, pena que o pessoal (Sergio) não se preparou.

Estou mandando um e-mail para o Jo para ele levar um aluno meu que eu acho que isso resolveria nosso problema de software livre na globo e olha que meus alunos tem no maximo 10 anos.

Pessoal que quiser me criticar me critiquem mas essa e minha opniao sobre o assunto.


Pessoal agora vou me recusar a ir em encontro que tenha a pessoa e a palestra do Sr. Sergio Amadeu.


Pena que no Latinoware ja assumi um compromisso pois o mala vai estar la mas minha caravana e meus amigos vamos fazer um boicote a palestra do cidadão para ninguem assistir e ele se tocar sobre o assunto e apreender a representar o movimento
Comentário de Ricardo_NJ
Falta um porta-voz: Esse povo do software livre nao sabe se expressar.
Comecando do Linus...
Como vao apresentar um produto se nao sabem nem conversar...
Tenha paciencia!!!
Comentário de CWagner
As distribuições é quem: As distribuições é quem deveriam estar preocupadas em VENDER Linux.

Elas têm setores de marketing e propaganda e são os maiores interessados em vender suas soluções para os usuários, sejam grandes empresas, sejam "usuários finais".

Elas devem promover campanhas publicitárias, propagandas e o que mais for necessário para "vender o peixe", ou melhor, o pingüim.

Os caras são heróis porque foram lá, encararam um dos monstros sagradados da televisão brasileira: ator, músico, apresentador, entrevistador, intelectual, etc, um grosso quando deseja, mas ninguém é perfeito, principalmente se for pressionado por grandes patrôes como rede Globo e anunciantes com a M$.

Despreparo dos entrevistados? Falar isso de Sérgio Amadeu e Júlio Neves é como dizer que Pelé e Maradona nunca souberam jogar bola. Acho que houve má fé da produção do programa sim, que deu uma canja para os mestres do SL apenas porque já haviam sido anunciados e viram que podiam queimar o filme do Tux na TV, mesmo sem ele ter aparecido.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de popolony2k
Despreparo: "Despreparo dos entrevistados? Falar isso de Sérgio Amadeu e Júlio Neves é como dizer que Pelé e Maradona nunca souberam jogar bola."

Acredito que foi despreparo sim, haja visto o pífio desempenho da dupla. Agora comparar Julio e Sergio a Maradonas e Pelés do SL é sacanagem.

Sergio e Julio são ótimos jogadores, mas acredito estar longe de serem os maiores craques do nosso "futebol".

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II e III

http://blog.planetagol.com.br
Comentário de Yawarauatki
Babacas de plantão !: É o maior barato uns babacas de plantão dizerem uma pancada de asneira referente ao Sr. Sérgio Amadeu. Infelizmente os 0 e 1 da lista não se concentram na realidade da exposição do Software Livre. E se o movimento do Software Livre tem a visibilidade que tem hoje é por ações politicas(não no sentido partidária) e socio-ativistas. Se eu ficasse escrevendo somente códigos introspectivamente o linux não teria visibilidade mundial ou se quer local. Somente seria mais um movimento undeground fechado a um monte de panacas que não possuem ou não enchergam além do seu monitor. O mundo não é só zeros e uns como alguns pregam religiosamente. Isso é somente mais uma célula da complexa sociedade em que vivemos!
Comentário de popolony2k
Babacas que ....: ...passaram dias, noites, anos em claro desenvolvendo maravilhas para sociólogos espatifarem ao chão em 14 minutos.

Com uma ajuda dessas, seria melhor ficar limitado ao mundo Underground, pelo menos lá te entendem.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II e III

http://blog.planetagol.com.br
Comentário de nemesis
palhaçada!: "haja visto o pífio desempenho da dupla"

o Júlio contou que vários incovenientes ocorreram pouco antes da entrevista começar, o mais importante do qual, acredito, é que eles não puderam levar o laptop com os killer apps livres para mostrar.

Em princípio, a produção "implicou" com o logo da fabricante, aí o Júlio se prestou a cobrí-la com uma etiqueta de pinguim (não disse nem mesmo se era o Tux). Então, disseram que não, e ele ia cobrir com uma tarja preta mesmo. Por fim, informaram que não poderia levar o laptop.

Como vc se sentiria? Eu me sentiria constrangido com essa palhaçada. E despreparado com a inesperada alteração na programação.

Júlio também não mostrou sua habitual irreverência. Cadê a camiseta do Shell?! Foi exigência da produção? Como, em um programa que permite figuras exdrúxulas de todas as tribos?!

constrangimentos, limitações... palhaçada geral!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de escovadordebit
Infelizmente nessa não fomos bem...: Acho que temos de reconhecer que eles não foram bem. Não adianta tapar o sol com a peneira.

Conheço pencas de pessoas que são ótimos profissionais mas se tentam te explicar uma coisa você sai entendendo menos do que quando iniciou a explicação.

Ja trabalhei muito com treinamento e as vezes quando se atinge um grau de conhecimento elevado, fica difícil explicar um determinado assunto sem fazer uso do techniquês, que na verdade só enrola o expectador mais ainda. Principalmente se este expectador tem pouco conhecimento sobre o assunto do qual você está tratando.

A inciativa foi válida, mas infelizmente não nos saímos bem como imaginamos que poderímos.

Acho que é mais uma lição para o manual "Como divulgar SL aos seus amigos".

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de popolony2k
Somadas a experiência de ambos ....: ... não deveria ter sido problema algum os "incovenientes", ainda mais Sergio Amadeu, político profissional (deveria ser para ter dirigido o ITI) e que está deveras acostumado a esse tipo de situação, situação a qual políticos "profissionais" como ele tiram de letra.

Ou a mascara de "político profissional" caiu naquela noite ?


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II e III

http://blog.planetagol.com.br
Comentário de Paulo Marcelo
Entrevista no Jô: Eu nao posso imaginar que o Jô julgue seus telespectadores tão ignorantes ao ponto de não saberem o que é Software, Compilar, Plataforma. Bombardear seus entrevistados sem deixá-los explicar? Só podem ser retaliações de cunho político partidário... Um absurdo... Uma decepção o modo como o renomado entrevistador conduziu esta entrevista... Lastimável!!!
Comentário de Natan
Realmente, decepcionado: Eu estava mais uma vez assistindo aquelas entrevistas que o Jô faz, que muitas vezes são tempo perdido... mas derepnte ouço que dois especialistas iriam falar sobre software livre, eu fiquei entusiasmando....

senti vergonha de ver akilo.... até mesmo eu seria capaz de dar uma melhor visão do soft livre e não complicar ainda mais, afastar e dar a impressão de bagunça na comunidade linux.


Realmente uma lástima....

:(
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004