Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

OSNews - Saída de mantenedor destaca problemas no projeto Debian

“A saída de Matthew Garrett, um dos mais ativos desenvolvedores no projeto Debian, atraiu atenção para algumas questões correntes sobre como o projeto opera. Especificamente, o anúncio de saída de Garrett cita a falta de civilidade e a lentidão na tomada de decisões, e compara o Debian desfavoravelmente ao Ubuntu, a distribuição derivada do próprio Debian que vem atraindo os esforços de diversos mantenedores do Debian.”


Veja o texto completo em Maintainer's Resignation Highlights Problems in Debian Project - OSNews.com.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de deysonthome
o Ubuntu: O Debian é excelente...visto ter sido a base de desenvolvimento para muitas distros importantes e tendo sido fonte de inspiração para muitos desenvolvedores e muitos projetos...
E vejamos..." na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma..." O Debian pode até enfrentar problemas, mas não vai acabar, mas também tem que ter dinamica.... nesses momentos é importante ressaltar, que por estarmos no linux e no software livre, mesmo que o Debian acabasse os usuários não teriam problema, bastaria se adaptar a situação adotando uma distro semelhante ou usando os inumeros recursos disponíveis, podendo até mesmo continuar com o Debian....
Agora..não podemos deixar de admitir que o Ubuntu demonstrou claramente que o desenvolvimento do Debian estava num ritmo meio lento, e está mostrando como se faz quando se sabe onde se quer chegar. A diferença está na pessoa geradora.
Dava para imaginar, pelas declarações anteriores do Ian que o Debian estaria enfrentando um momento difícil, mas independente de qualquer coisa, o Debian é um marco, uma referencia e será sempre um inspiração.
Deixo claro que estou emitindo apenas minha opinião.
E aproveito para dizer que acredito que isso é apenas uma fase. Pois o Debian é o Debian e nossa cominidade é o máximo....

Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
Comentário de Marcelo Ulianov
"Agora..não podemos deixar: "Agora..não podemos deixar de admitir que o Ubuntu demonstrou claramente que o desenvolvimento do Debian estava num ritmo meio lento, e está mostrando como se faz quando se sabe onde se quer chegar."

Esse é o ponto ! Aonde o Projeto Debian quer chegar ? Qual o foco ?
Comentário de CWagner
Acho que isso aqui responde: Acho que isso aqui responde a sua pergunta.

A maioria dos projetos de SL tem seus objetivos bem claros, que geralmente são publicados em roadmaps, lançamentos futuros ou coisa parecida. A grande maioria desses objetivos são de ordem técnica, melhoria de performance, aumento de capacidade, etc.

Isso tudo aliado à natureza do SL é mais do que um foco, desenvolver e manter tecnologia de qualidade para todos que têm necessidade desses produtos, juntamente com as 4 liberdades são razões mais que suficientes para a existência do Debian de quantas distros forem lançadas.

O tal "mercado" não é objetivo do SL, se fosse nunca teria sequer existido, haja visto que o mesmo mercado determina que o segredo é a alma do negócio, e na informática, fontes escondidos, licenças obscuras, contratos predatórios e dependência de tecnologia, dominação econômica, enfim o monopólio são o objetivo de muitas empresas.

Ter uma comunidade, e não uma empresa, é a melhor forma de se manter esse tipo de projeto. O tempo que cada um dedica para o projeto, desenvolvimento, teste e correção de bugs, depende de cada indivíduo, mas ter um "empregado" parado seria um problema para uma empresa, que depende do conhecimento daquele funcionário e não tê-lo trabalhando é sinônimo de desperdício de recursos (salários e tempo de trabalho). Na comunidade, se um colaborador é impedido de continuar sua função, outro pode muito bem continuá-lo, independendte de limitações geográficas, haja visto que a troca de informações é intensa.

Apesar do modelo bazar ser confuso à primeira vista, tem funcionado muito bem, nos últimos anos, obrigado.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Mais uma do Sarney: Censura de blogs.
O blog de Alcinéia Cavalcante (Amapá) , crítica do senador José Sarney foi retirado do ar a mando do senador.
Veja um cache do google dos últimos posts da autora.
http://72.14.209.104/search?q=cache:j3HGfbEVwdMJ:alcinea.zip.net/+censura+blog+sarney&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=1
Comentário de iamah
É inevitável a: É inevitável a comparação do Debian com o Ubuntu... eu saí do Debian para o Kurumin por que este vinha com coisas como codecs e pequenas facilidades de desktop.
Cheguei a voltar ao WIndows por causa de certos jogos, mas o que me trouxe de volta ao Linux foi com certeza o Ubuntu Desktop. É refinado, organizado... e até hoje não entrei em nenhum dependency-hell, coisa que me acontecia com frequência...
Comentário de popolony2k
Debian: Pra mim é o seguinte...o cara se encheu e tá disparando fogo.

Deve ter tentado implantar a cultura Ubuntu-like no debian mas nem rola. O debian é isso e acredito que sempre será, uma vez que a meta deles é ser gerador/optimizador de tecnologia....pelo menos era o que os seguidores debian diziam até pouco tempo.

Eu mesmo tenho um DVD debian 5 aqui e tentei instalar, mas depois que ele entrou numa tela de apt-get para atualizacao e ficou por 2 horas atualizando....desisti.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Nando
Debian 5?: Debian 5?
Comentário de Ricardo Alvares
notícias como essa preocupam: Eu como entusiasta do linux fico preocupado com notícias como essa, ainda mais vindo de uma das únicas distros puras que ainda temos, digo "puras", aquelas que não tem empresas por trás, apenas ela e o slackware ainda são apenas mantida por voluntários sem empresa por trás.
Comentário de popolony2k
Debian Sarge: Debian 5....arge. Não espera eu molhar o bico.

Leidson Campos A. Ferreira
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de Desconfiado
Shuttleworth quer tomar o lugar de Gates?: Hummmm, de boas intenções....
Acho meio (?) suspeito o modelo adotado pela Canonical, do Sr. Mark Shuttleworth.

Sem dúvidas têm apoiado muito o SL, mas... Não seria bom ficarmos atentos, antes de soltar fogos para o dito cujo?

http://www.softwarelibre.cl/drupal//?q=node/709
Comentário de giganttee
Parece que tudo vira motivo: Parece que tudo vira motivo para atacar uma distro e endeusar outra. Visto que o Debian é mantido por comunidade (que está virando coisa rara hoje), participa quem quiser (e estiver disposto a assumir certas responsabilidades) e o cara sai quando quiser, visto que não assina contrato nem é pago para tal.

Dito isto, deve-se prestar atenção numa coisa: no Debian o conjunto está acima do pessoal. As vezes é questão de o cara tentar implantar certas idéias, o pessoal não gostar/aprovar e ele ficar "putinho" e sair projeto, falando mal. Coisa que geralmente acontece em qualquer ambiente.

Todos sabemos que qualquer projeto, ainda mais mantido por várias cabeças pensantes, tem diversos problemas. Isso não é nenhuma novidade. De repente faltou profissionalismo por parte do cara em sair falando mau ao invéz de ficar e fazer reais esforços para mudar o que está errado. Mas de qualquer maneira, o cara tem todo o direito e não devemos julgá-lo mau por ter saído. Podemos sim é julgar mau sua atitude de sair falando mau de algo que ele participou até pouco tempo atrás. Pois assim ele cai na situação de:

"Tava mau? Então por que não continuou no projeto e tentou mudar o que estava errado? Suas idéias não foram aceitas? Não seria que elas (idéias) contaram apenas com o voto da minoria? Então... bem, se tu estavas no projeto Debian, devias saber que o que conta é o que a maioria aprova."

Sem mais.
Comentário de Connochaetes Taurinus
Não podemos julgar: "Podemos sim é julgar mau sua atitude de sair falando mau de algo que ele participou até pouco tempo atrás."

Não, não podemos julgar, da mesma maneira que não podemos julgar o fato dele ter saído. Justamente pelo fato dele ter ficado dentro por tanto tempo ele tem conhecimento de causa para criticar.

O máximo que cabe a nós é analisarmos suas críticas e não julgá-lo um "putinho" rancoroso.
Comentário de cenoura
E o Gentoo ?: E o Gentoo ?

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de deysonthome
exatamente isso: Excelente sua resposta...madura e lógica.
O cara participava porque acreditava nesse desenvolvimento comunitário, mas ele tinha o que nós não temos....que é a visão real. interna...estava nos bastidores....nós somos meros espectadores.
Acredito que essa pessoa é séria e acho que o Ian Murdock hoje não é mais uma pessoa confiável. E o Ubuntu irá atrair a mesma comunidade, com os mesmos ideais comunitários, mas com resultados além dos esperados...simplesmente..o Debian é maravilhoso, temos que ser agradecidos por tudo que essa distro e seus desenvolvedores representaram e ainda representam. Mas o Ubuntu é o novo tempo, não irá brigar com o debian, mas colaborar. Só que o projeto Ubuntu, oferece mais confiabilidade, é mais cristalino. O Debian hoje está obscuro, não se renovou....infelizmente......


Linux User #417.437
machine #325.147
http://estudiolinux.no-ip.info
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004