Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

As primeiras respostas da Microsoft - Inovações do software livre e diálogo entre desenvolvedores

Conforme anunciado ontem, estão disponíveis abaixo as primeiras duas respostas de Roberto Prado e Fernando Cima, da Microsoft, às perguntas enviadas e selecionadas pelos leitores do BR-Linux após o debate ocorrido na sexta-feira do FISL.

Agora é com vocês.

Inovações do software livre
Publicado por Randolph Oliveira em Seg, 2006-04-24 23:00.

Muito se fala sobre a Microsoft contribuir com a comunidade, mas poucos percebem que algumas inovações implementadas em softwares proprietários estão em alguns softwares livres (na área de usabilidade de software, por exemplo). Em sua opinião quais conceitos, projetos ou inovações existentes no mundo do software livre poderiam contribuir para melhorar a qualidade do software produzido na Microsoft e conseqüentemente melhor atender às demandas de seus clientes?


Assim como você, Randolph, nós também queremos saber quais são os conceitos e inovações do mundo do software livre que podem melhorar a qualidade dos nossos softwares a atender melhor os nossos clientes. A Microsoft está analisando e de certa forma aprendendo com o modelo de desenvolvimento aberto, escutando os nossos clientes, conversando com a comunidade como no FISL 7, e lançando software sob licenças abertas como o Rotor e o WiX (http://sourceforge.net/projects/wix). E até agora algumas mudanças já são percebidas:


  • Ao invés de lançar somente versões Betas em espaços de seis meses ou até um ano, agora produtos como o Visual Studio, SQL Server e o próprio Windows Vista divulgam compilações mensais, chamados de CTPs, para que a comunidade possa acompanhar de perto o progresso no desenvolvimento do produto. Este loop de feedback contínuo, característica muito comum do mundo do software livre, pode contribuir para uma maior qualidade nos nossos produtos.

  • O time da Internet Explorer está colocando na Internet a possibilidade do usuário abrir, votar e acompanhar os bugs encontrados no IE (veja em http://blogs.msdn.com/ie/archive/2006/03/24/560095.aspx). A possibilidade de interação direta entre o usuário e o desenvolvedor, feito no mundo do software livre através do acesso aos “bugzillas”, é outra característica que acreditamos pode beneficiar o software que entregamos aos nossos clientes.

  • A participação e o suporte da comunidade é outra força do modelo de desenvolvimento aberto, e a Microsoft estimula que a criação de comunidades, blogs e projetos em sites como o GotDotNet (http://www.gotdotnet.com). Em breve vamos anunciar o projeto CodeLab, que será um ambiente de colaboração onde a comunidade poderá hospedar projetos de código aberto feitos em .NET.

  • Alguns clientes, em especial os governos nacionais, valorizam a possibilidade de auditar e verificar os códigos-fonte dos softwares usados em sistemas que podem impactar a segurança nacional. A Microsoft oferece o acesso dos governos ao código-fonte completo de softwares como o sistema operacional Windows e a suite Office, dentro do Government Security Program. Mais de quarenta governos nacionais, incluindo a Rússia e a China, já fazem parte deste programa.

  • Clientes que produzem software embarcado nos pediram para ter acesso ao código-fonte do sistema operacional, de forma que eles pudessem customizá-lo para o seu hardware e embarcar o software com estas alterações. O Windows CE já permite este licenciamento, em uso aqui no Brasil em boa parte das urnas eletr??nicas e em outros projetos.


Achamos que isso é só o início, e os modelos de desenvolvimento proprietário e comercial vão cada vez mais aprender um com o outro e caminhar para convergir.

Diálogo entre desenvolvedores
Publicado por brain em Dom, 2006-04-23 21:43.

Você pode descrever alguns detalhes interessantes dos frutos das conversações que vem ocorrendo entre a equipe do Internet Explorer e os desenvolvedores de navegadores livres? Além disso, há outras áreas em que a Microsoft já se reúne publicamente com desenvolvedores de projetos livres concorrentes? Nos casos mencionados, a iniciativa foi da MS, dos projetos citados, ou de terceiros? Como um desenvolvedor livre deve se aproximar da Microsoft caso acredite ter um assunto de interesse mútuo para discutir?


Um exemplo interessante de conversa entre o time do Internet Explorer e o dos outros navegadores foi o encontro promovido pelo George Staikos (KDE/Konqueror) em Toronto para discutir uma forma comum de informar ao usuário que ele está acessando um site suspeito. Os ataques do tipo “phishing” são uma ameaça para todos os usuários de todos os navegadores, e não há porque deixar de conversar quando podemos juntos colaborar em soluções. As nossas impressões deste encontro estão em http://blogs.msdn.com/ie/archive/2005/11/21/495507.aspx, e o relato do KDE News está em http://dot.kde.org/1132619164/.

Aqui no Brasil esta interação ocorre, por exemplo, em fóruns como o e-Ping, e em vários encontros que promovemos entre desenvolvedores da comunidade e a nossa equipe em São Paulo. Se você tem algum assunto ou projeto para discutir conosco, por favor, não hesite em nos procurar, me envie um email para rprado@microsoft.com e vamos conversar.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de kiss the blade
Se este tópico não tiver: Se este tópico não tiver pelo menos uns 10 posts detonando a MS, tem que chamar o Padre Quevedo que isso sim é sobrenatural.
Comentário de outroanonimo
Aprenderam. Ponto.: Aprenderam. Ponto.
Comentário de RockerTux
Eu estou com sono e não: Eu estou com sono e não entendi nada ou as respostas ficaram confusas?

--
Jabber: rockertux [spammer] gmail [maldito] com
Comentário de Bruno Gonçalves
Eu tento...: Eu tento não me incomodar com isso, mas não consigo.

Pra que perder tempo fazendo pergunta pra Microsoft?

Não faz o mínimo sentido essa idéia de somos amiguinhos, somos rivais e pronto, a gente na nossa eles na deles e sempre que possível um vai estar tentando estar a frente do outro.

Quem vê a Pepsi e a Coca falando em conviver bem, a Chevrolet e a Ford, o Yahoo e o Google...

Creio que pelo fato do desenvolvimento livre ser tão descentralizado não quer dizer que é por isso que vamos ter que falar nesse tão bom convívio com quem quer é acabar conosco.

Essa postura de somos amigos me irrita, não somos amigos, somos concorrentes e não temos que ficar de conversa fiada.

Antes que me levem a mal, não tenho nada contra funcionários da Microsoft, quando digo que não somos amigos é na área de negócios e não tem nada haver com funcionários ou a empresa em si, não tenho nada nem mesmo contra a empresa, utilizei por anos seus produtos, conheço bem as qualidades do que eles desenvolvem e muitas das falhas, não pretendo elogiar nem apedrejar.

Alias eu acho uma sacanagem esses processos pra querer retirar o Windows Media Player ou Internet Explorer e essas limitações que tentam fazer com a Microsoft, deixem a Microsoft livre para fazer o que se propõem da forma que ela achar melhor, o sistema é dela e deve ser feito da forma que for decisão da empresa. (Esse paragrafo não tem nada haver com o assunto, mas saiu :p)

Mas para finalizar deixo meu pedido, vamos ser mais sinceros e assumir nossas rivalidades.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de
perder tempo: O trecho abaixo é do e-mail em que convidei o representante da Microsoft a responder às perguntas dos usuários, e nos trechos sublinhados expressa minha opinião sobre o que você afirma acima:


Tenho o maior interesse em viabilizar este diálogo. Não vejo a Microsoft como amiga ou parceira do software livre, ao menos neste momento, mas não sou descrente em relação à possibilidade de um relacionamento com menos antagonismo. Mas, embora você vá ter plena possibilidade de deixar de responder a alguma pergunta, quero que fique claro desde o princípio que o nível das questões não necessariamente refletirá este meu posicionamento. Espero, entretanto, que a comunidade aproveite esta oportunidade para fazer perguntas interessantes, que mereçam respostas elaboradas.


Comunicar-se com outros participantes do mesmo mercado pode ser importante. É importante que o IE, o Firefox e o Konqueror sinalizem sites "suspeitos" de forma consistente, e isto se consegue conversando. Pode ser útil para nós saber para que direção nosso principal rival está indo. E se eles nos dão oportunidade de perguntar, não acho que seja perda de tempo fazê-lo. Mas se você acha, é só não ler.

Se você der uma olhada nas perguntas que o pessoal enviou, talvez concorde que há vários temas interessantes lá. Se as respostas da MS forem completas, pode ser que seja um conhecimento útil ou interessante para várias pessoas. Se isolar em um gueto não costuma ser uma estratégia vencedora. Mas conhecer melhor os rivais é um componente geralmente recomendado.
Comentário de LeonardoPrimeiro
O time da Internet Explorer: O time da Internet Explorer está colocando na Internet a possibilidade do usuário abrir, votar e acompanhar os bugs encontrados no IE (veja em http://blogs.msdn.com/ie/archive/2006/03/24/560095.aspx). A possibilidade de interação direta entre o usuário e o desenvolvedor, feito no mundo do software livre através do acesso aos “bugzillas”, é outra característica que acreditamos pode beneficiar o software que entregamos aos nossos clientes.

Bzzzzt. WRONG. Isso é RP. Bugs críticos de verdade ou ridículos não aparecem ou aparecem e somem neste espaço, sendo que os piores ficam "escondidos" até sair uma correção.

Clientes que produzem software embarcado nos pediram para ter acesso ao código-fonte do sistema operacional, de forma que eles pudessem customizá-lo para o seu hardware e embarcar o software com estas alterações. O Windows CE já permite este licenciamento, em uso aqui no Brasil em boa parte das urnas eletr??nicas e em outros projetos.

Poderiam nos mostrar o acordo NDA dessa licença?


PR puro.
Comentário de Dm7
Parece que a Microsoft está: Parece que a Microsoft está querendo fazer o que já fez anteriormente, observar os modelos concorretes, copiar (desculpe a vulgaridade) o melhor que eles têm e buscar o sucesso absoluto dos seus produtos. Isso está explícito nos comentários acima. Quem pode tirar mais proveito dessa aproximação? Espero que o software livre saia ganhando, espero...
Comentário de semente
Quanto ao Internet Explorer: Quanto ao Internet Explorer e produtos embutidos, o problema, me parece, é que não é possível removê-los!

Quanto ao diálogo amigável deles, pra mim são só palavras bonitas. A verdade é que eles não querem perder mercado e querem roubar a cena. Daqui a pouco eles tentarão ser os criadores do Software Livre!

--
# aptitude install anarchism
Comentário de vmedina
Na minha opinião, temos que ouvir, mas não esquecer.: A MS é uma empresa que tem um retrospecto no mínimo suspeito. Já fez muita coisa de errado e continua a fazer.

Mas por outro lado, se ela vem para o SL REALMENTE deve ser acolhida com muitas saudações.

Mas até lá, a minha opinião é que devemos ser cortezes se forem e devemos ser venenosos se escolherem ser venenosos.

Como até agora está tudo certo, não tem problema.

SL não é anti-MS. É a favor dela vir para o nosso lado e largar o software proprietário.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de semente
Fundação do Microsoftware Livre: Sim, como disse em outro comentário, será que querem roubar a cena do Software Livre?

Para algumas pessoas pacote de escritório é MS Office, janelas é MS Windows, SGBD SQL é MS SQL Server... Ah, o Internet Explorer é a Internet! Sendo os outros softwares, produtos alternativos aos seus tentando buscar o seu sucesso! Piada né!?

E viva a Fundação do Microsoftware Livre! :-P

--
# aptitude install anarchism
Comentário de vmedina
Quase isso...: Mas já tem um certo canal aí que fica atacando ícones pioneiros do SL, e vem com a marca da MS na frente. Será que eles são patrocinados por conta disso? ;)

Eu não afirmo nada, fora que existe uma campanha de difamação e ataques por aí. Só que tem pessoas do SL nesse meio. Vai entender né?

[]s!

ps: vamos ver quem se dói primeiro, o pessoal do canal ou o Augusto? :P Façam suas apostas! ;)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Bruno Gonçalves
E isso é errado?: Ter programas que aproveitam os códigos entre sí é errado?

Retira o Konqueror do KDE ou o Nautilus do Gnome, não complica?

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de Bruno Gonçalves
...: Eu entendo que existem coisas que podem ser melhor feitas em parceria, porém, não consigo ter a mínima confiança nas respostas dadas, no que eles dizem ser objetivo deles, etc e tal.

Nem mesmo distribuições Linux que são empresas como a Mandriva e Suse acho muito confiáveis, pq o natural de qualquer empresa é o lucro máximo independente da forma, essa forma só não desce mais de nível por medo de punições, mas pelo menos eles aproveitam também o Software Livre, mas um concorrente tão óbvio como a Microsoft a confiança é nula.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de
respeito: Sempre te respondi com respeito, estendi e mantive convites para que você tivesse espaço privilegiado para expor as suas opiniões. Mas quando você assume essa postura de troll, definindo claramente que está repetindo pela milésima vez essa ladainha, mesmo sem ter conseguido responder as 3 vezes que te perguntei claramente exemplos na cobertura do Infomedia que comprovem essa difamação, e ainda vem com essa de que quer ver se eu vou "me doer", começa a deixar de valer a pena continuar a discussão.

Pode continuar ignorando as perguntas que te fiz, eu imaginei mesmo que não ias encontrar resposta e ias fingir que não leu. Os convites continuam de pé, mas não vou continuar debatendo se pra ti é uma competição para ver se consegue fazer alguém "se doer".
Comentário de kiss the blade
Vou pegar a pipoca que essa: Vou pegar a pipoca que essa treta vai ser das boas.
Comentário de brain
sua posição: Tudo bem, é a sua posição e você tem direito a ela. Mas quando você diz que acha perda de tempo os outros enviarem perguntas à empresa, você parece assumir que os demais têm essa mesma opinião, e foi por isso que eu respondi - para expor a minha opinião também.
Comentário de vmedina
Eu já respondi, ou não?: Oras, eu tinha já generalizado como a maior parte da cobertura, ou estou errado? POsso especificar: Toda essa falação impulsionada pelo lance dos autógrafos, o que foi colocado na lista do PSL (cortesia do Patola), a posição de alguns conselheiros editoriais e etc. Ora bolas, eles até mesmo não apresentaram o leilão de forma correta, segundo o organizador.

Pra mim é mais que o suficiente para descartar ou para olhar com desconfiança o Infomedia.

Desculpe se lhe pareceu acintoso, mas não foi a verdadeira intenção.

Só fiz uma brincadeira, pelo fato de sempre que eu me posiciono contra a cobertura do Infomedia vc sempre está presente. Não deixa de ser verdade né?

Se quer saber o que eu acho, olhe para o que eu escrevo:
http://br-linux.org/linux/gnugpl_transcricao_de_palestra_de_richard_stallman_durante_o_fisl#comment-40996

[]s!

ps: Desculpe se eu fingi que não lí, mas provavelmente não lí mesmo... tava muito enfiado no trabalho hoje.


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de
Não: Não, não respondeu. E olha que coloquei link pra pergunta... Mas tudo bem. Divirta-se com suas brincadeiras.
Comentário de vmedina
Desculpe...: Pensei que fosse outra. Essa resposta daí de cima resolveu?

Devo ter me distraído respondendo a Lady Ju! :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de mussi
e-ping onde ?: Agora fiquei curioso, onde aconpanhar essa discussão e as colaborações da MS para com a e-ping ? tenho certeza q muita gente não enxerga aimportancia dela ... nem os beneficios que ela pode trazer para a sociedade brasileira ... mas ler os releases da e-ping e um mero final de caminho, onde ver os argumentos ?
Comentário de joaoemanuel
Bruno concordo com você: Bruno concordo com você perante a rivalidade, mas temos que reconhecer que querendo ou não a Microsoft cresceu e muito. Sua mentalidade, mesmo que muitos falem que não mudou, evoluiu e estão de parabéns. As respostas mesmo longas foram claras e objetivas. Como já foi dito no passado dá sim o SP e o SL conviverem juntos, além podem se juntar e fazerem coisas juntas como foi o encontro em Toronto. Claro que existe funcionários da Microsoft arrogantes, como também existe pessoas da comunidade também extremamente arrogantes. Mas não devemos mais perder tempo com estas pessoas arrogantes, mas trabalhar com pessoas que estão afim de evoluir a TIC.
Comentário de IGNUMATICKS
Encenação: Concordo com o Bruno.

Tem gente que se apaixona por alguém e tem gente que na verdade se apaixona *pela idéia* de se apaixonar. Acho que o Brain se apaixonou pela idéia do diálogo, de que dialogar é muito bonito, nobre e altruísta, e resolveu montar esse teatrinho no BR-Linux.

Tudo que vai sair daí não passa de conversinha mole, todo mundo muito cortês dizendo frases típicas de político em campanha, palavras mágicas como "diálogo", "debate", "integração", "envolvimento", "participação", "aproximação", "via de mão dupla", "promover", "incentivar", "contribuir", "valorizar", "benefícios", "visando uma melhor qualquer coisa", o maior blablablá escondendo que na verdade um só quer saber de enfiar uma bomba na cueca do outro que nem tirinha do Spy vs. Spy.

Mas cada um se diverte como pode né.
Comentário de Richard Stallman
Papai Noel: Sinceramente, se vcs acreditam que a M$ vai ficar dadndo satisfações a vcs... HAHAHAHAHAHAHAHAHA, Papai Noel chega dia 24 de dezembro !

Tudo que ela puder roubar e utilizar em seus programas, cobrando por isso, vai roubar !

-- Gnu Rulez !--
Comentário de emersonMello
Apresentam o codigo fonte e ai?: Alguns clientes, em especial os governos nacionais, valorizam a possibilidade de auditar e verificar os códigos-fonte dos softwares usados em sistemas que podem impactar a segurança nacional. A Microsoft oferece o acesso dos governos ao código-fonte completo de softwares...

Legal isso, o acesso ao codigo fonte e' algo muito importante para que os governos possam ter certeza que um produto estrangeiro nao esta' enviando (ou algo do tipo) informacoes de forma escondida.

Mas, o que garante que o codigo fonte fornecido e' mesmo que foi utilizado para gerar os executaveis que estao em execucao nas maquinas do governo?

Nao conheco esse acordo da MS com os governos, mas poderia um governo auditar o codigo, garantir que o mesmo nao possui backdoors e depois disso, poderia gerar a sua propria compilacao do codigo e utilizar esta para instalar em suas maquinas?

Nao estou dizendo que os governos podem modificar o codigo. So' estou querendo saber se os governos podem gerar binario do codigo que foi fornecido a eles. Porque se nao puder, ao meu ver, de nada adianta voce ter o codigo fonte em maos. Pra mim seria o mesmo que eu receber o fonte do Linux, gastar horas e horas analisando e depois disso dizer para o meu chefe:

Ok, o codigo do Linux nao possui backdoors, pode instalar o Windows que eu garanto! :)

[]s
Emerson
Comentário de gilsonmontanha
e quanto ao .NET: Se eles aqui estão falando um pouco sobre projetos de "contribuição", porque a criação de um site pra projetos somente em .NET ?

E eu também gostaria de saber, o porque do MSDN o ano passado, não ter deixado o mono participar, já que dizem que a Microsoft bla bla bla...
Comentário de
Oportunidade para que você expresse sua opinião: Não, Ignumaticks. Eu fiz uma proposta de prover a possibilidade de enviar um conjunto de perguntas aos nossos maiores rivais, e agora estou levando a cabo esse propósito, exatamente como foi anunciado no primeiro dia, sem paixão nenhuma. Os leitores enviaram suas perguntas, tiveram oportunidade de votar em quais achavam mais relevantes, e agora podem discutir as respostas, ou podem ficar criticando a iniciativa. É assim mesmo que funciona, embora eu pessoalmente ache mais produtivo debater as respostas do que debater o ato de ter perguntado.

Da mesma forma como enviei perguntas para a Microsoft, já enviei para o Stallman, para o Morimoto, para um representante da Novell no Brasil na época em que ela havia recém adquirido a SUSE, para o Hélio Castro, para o conjunto dos fundadores da Conectiva... e ainda pretendo enviar para muitas outras pessoas e instituições que possam ter algo a dizer que me interesse.
Comentário de brandizzi
Um buraco mais embaixo: Nota: você pode retirar o Konqueror do KDE e o Nautilus do GNOME sem complicações, sim. E pode usar o Konqueror no GNOME ou o Nautilus no KDE :) Notoriamente, por sinal, o browser do GNOME é o Epiphany.

Veja bem: quando discute-se questões de mercado, nem sempre o que vale para a pequena escala vale para a grande. É bem razoável que a Microsoft ofereça um sistema operacional com navegador Web e tocador de vídeo, pois ela está vendendo toda uma soluçaõ computacional. O problema é que a Microsoft detém o monopólio de sistemas operacionais, e qualquer coisa que ela atrele ao sistema operacional entra neste monopólio. É por isto que a Microsoft toma processos na Europa e e.g. a Canonical ou a Apple não: porque a Microsoft está ficando com mais poder do que é seguro uma empresa ficar. E única e exclusivamente porque ela é grande.

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Estudante de Ciência da Computação - UnB
Jabber: brandizzi@jabber.org
"Real programmers don't use Pascal; just integer ones can do it."
Comentário de Randolph Oliveira
Lembram aquele bordão: Lembram aquele bordão "Conversando é que a gente se entende?". Acho de extrema importância que uma empresa da influência da MS tenha o interesse de manter um canal aberto com a comunidade de software livre. Só essa iniciativa já demonstra uma mudança de mentalidade por parte deles. E será que eles fazem isso porque são bonzinhos ou querem "ser os inventores do software livre"? Não! Fazem porque descobriram que não é sempre adotando a prática do "seek, buy, destroy" que se darão bem. O linux é um grande player e a MS precisa aprender e assimilar em seus negócios o motivo de tanto sucesso do linux. Afinal, "mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda".

É normal ficarmos com um pé atrás, principalmente quando a conversa vem do lado de Redmond. Mas espere aí: E uma tal de IBM que de inimigo mortal hoje parece ser um amigo de infância? Isso são negócios amigos: Vamos tentar buscar sugar o máximo da MS. Pelo menos enquanto a porta do diálogo está aberta.
Comentário de Marcio(SRV)
Concordo: Caro Emerson

Concordo com tudo que vc disse em relação a afirmação da microsoft de que "oferece o acesso dos governos ao código-fonte completo de softwares"

ja que TODOS sabemos que a microsoft adora uma backdoor

Márcio
Comentário de gilberto nunes
A Arte da Guerra: Já dizia Sun Tzu em seu memorável e milenar livro "A Arte da Guerra":

“Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você conhece a si mesmo, mas não o inimigo, para cada vitória conquistada, você também sofrerá uma derrota.”

É mais do que importante abrir este diálogo com a Microsoft ou quem quer que seja, pois somente assim estaremos aptos a saber onde melhorar e sempre estar a um passo a frente do Inimigo.

O propósito deste diálogo é muito importante.

O que a Microsoft irá fazer, se vai ter mais respeito aos seus usuário, se vai ter um produto melhor ou não, não interessa muito a comunidade.

O que realmente interessa mesmo, é quando ela, a Microsoft irá deixar de amarrar Empresas, Desenvolvedores e Usuários ao seu sistema operacional.

Sei que muita coisa que irei dizer foge um pouco ao foco da questão.

Puxa... Existem alternativas ótimas e interessantes.
Temos Mac, temos Linux, temos .... Puxa! Agora me faltou alguns nomes...

Mas que não lembra do AmigaOS (eu lembro!), do BeOS, ou do QNX, ou de tantos outros...
O que acontece é que quando uma Empresa se propôe a criar um OS diferente, logo ela se vê quase que isolada.
Por que?

Por a maioria das Software House pensa apenas em um só OS:
"Microsoft Windows"

Por que?

Por que esta Empresa amarra os desenvolvedores ao seu produto, dizendo que ele é o melhor, sendo que sabemos que existem novas alternativas, melhores e mais sensatas.


O que falta mesmo, é as diversas Empresas e Desenvolvedores olharem para os lados, e descobrir novos caminhos...

O problema é a postura da MS diante do mercado.

Lembram do Corel Linux????

Hoje a Corel é a Xandros.

Imagine se o Corel Linux ainda existisse!

Teriamos finalmente uma ótima uma ótima suite gráfica portada para Linux!
Sem contar que o Corel Linux "estava conseguindo, como iniciante no setor Linux, o que outras distribuições (na época) não tinham alcançado ou até alcançavam, com muita dificuldade: a simpatia do usuário leigo típico de Windows. Só faltava investir um pouco mais em propaganda. " (Citação de Paulo Rebelo em webinsider)

Isso traria uma multidão de usuários, profissionais e empresas para o Linux.

Ocorreu que a MS colocou o dedo e literalmente implodiu o sonho da Corel, pois era inevitável que a MS iria perder campo com isso...

Enfim, acho que tudo isso que esta ocorrendo é valido, desde que a própria comunidade e as empresas baseadas em Linux estejam atentas e sempre estudano o 'inimigo', para poder tentar estar a um passo a frente...

Parabéns Augusto pela iniciativa...


Gilberto Nunes
Comentário de manoel_lobo
Comunidades do Software Proprietário ?: A primeira das respostas dadas pela M$ fala sobre o incentivo à criação de comunidades para com os usuários dos seus produtos.

Não vejo interesse da minha parte em colaborar com uma dessas comunidades, visto que não sou usuário dos seus produtos e que o retorno não traga algo em benefício para a humanidade.

O Software Livre torna do mero usuário ao desenvolvedor, cidadãos do mundo, basta uma pequena melhoria no código para beneficiar todos que constituem essa pirâmide, da base ao topo, todos saem ganhando.

O governo provê redução de impostos para empresas que investem no social, quem sabe isso não se aplica ao Software Livre ?

--
Where is my mule ?
Where is my forty acres ?

Warren Haynes/Gov't Mule
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004