Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Stallman: "É meu dever como cidadão rejeitar celulares porque são aparelhos rastreadores"- e ele não é a favor da web2.0

Segundo o Yahoo! Tecnologia, Richard Stallman não gosta da Web2.0, e questiona: 'Qual é a utilidade de um computador que não fará nada de bom se não estiver conectado?' Na mesma nota, diz que não utiliza celular, porque 'Se você tem celular e ele tem bateria, o sistema sempre sabe onde você está.'” A nota foi enviada por Philippe (sanducero82-linuxΘyahoo·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.



Trecho: "Que riscos um inocente serviço de e-mail pela internet como o Gmail ou um editor de textos online como o Writely podem oferecer? Nova moda da rede mundial de computadores, os sites com tecnologia Web 2.0 - que reproduzem programas usando a janela do seu navegador - são uma estupidez para Richard Stallman. "Qual é a utilidade de um computador que não fará nada de bom se não estiver conectado?", destaca o programador. "Se você guarda seus dados na máquina de uma empresa, ela pode decidir jogar tudo fora um dia. Não use um servidor para um trabalho que seu micro é capaz de fazer."

Ele também detesta telefones móveis e nem pensa em ter um deles. "É meu dever como cidadão rejeitar celulares, porque são aparelhos rastreadores", explica.
"

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de tux-br
Ficou pra trás: Infelismente ele está tão atrasado quanto estava a microsoft anos atrás quando não queria acreditar na existência do linux e do mundo open source. Assim como bill gates comeu mosca hoje quem como é Stalman
Comentário de jobdrb
Mais ou Menos: Nos USA, depois do 11/09, os free americans, não estão tão free, essa é a dor de cabeça do Stalman e de outros do mundo IT.
No Brasil, ainda estamos tentando achar os celulares nos presidios. ....

Dois mundos ....

Quanto a Web 2.0, vejo como tudo que aparece, ou seja é uma opção a mais.
A Tv, não matou o radio, que não matou o jornal, que não matou a fofoca. ...


Comentário de maotsetung
Cada dia mais pirado...: Esse cara está cada dia mais pirado, primeiro aquela história de cobrar pela foto, agora isso (concordo com ele em relação à web 2.0). Assim ele só perde credibilidade e ganha fama de excêntrico.
Comentário de Dm7
Senti uma certa "paranóia": Senti uma certa "paranóia" que geralmente contagia administradores... não sei, a pergunta dele se parece com muitas outras feitas por pessoas de destaque em suas áreas, e que depois ficaram para trás por não se adaptarem às mudanças. Como já disse nosso colega, a web2.0 acrescenta, e não substitui.
Comentário de Dm7
Talvez ele queira se sentir: Talvez ele queira se sentir um pouco "desconectado" dos novos tempos! rs
Comentário de oi
É muita falta de assunto!: Duas notícias falando sobre o stallman. Tá faltando assunto no br-linux ou é impressão minha ?

Talvez seja porque no dia de hoje (segunda), as notícias não foram interessantes o suficiente para render muitos comentários, então o brain foi buscar em algum site "paparazzo" alguma notícia de impacto, daquelas que fazem as pessoas refletirem no futuro:

=> Será que algum dia ficarei assim ?


Comentário de Dm7
No meu ver, são dois: Ao meu ver, são dois assuntos diferentes, acho que condensá-los em uma única notícia seria pior.
Abs,
Comentário de oi
Acho que não: Notícia 1: Richard Stallman fala sobre exigências da GPL...

Notícia 2: Stallman: "É meu dever como cidadão rejeitar celulares porque são aparelhos rastreadores"

As duas notícias dizem respeito à opiniões do dito cujo que só fala porcaria. Fala besteira na primeira e fala mais besteira ainda na segunda.
Comentário de oi
Seria pior ?: Desculpe, não respondi completamente no post anterior:

"...acho que condensá-los em uma única notícia seria pior"

Dar espaço para porcarias ditas pelo stallman é ruim, mas realmente não sei o que é melhor: criar duas notícias para que as pessoas percam tempo entrando nas duas ou condensar tudo em uma só ?

Sei lá. Acho que depende até onde o indivíduo consegue ler sem perder a noção da realidade ou da quantidade de erva consumida.
Comentário de Antonio CV Silva
Abaixo o jiló !!!!!!!!!!!!!: O jiló também é um contra-senso!!!
Detesto jiló e não sei como o Criador pôde tê-lo feito!
O mundo seria melhor sem jiló...

Comentário de marcos machado
se alguém quer dar: se alguém quer dar serviços que armazenamento e fornecer páginas que são programas, nada contra... mas eu prefiro guardar os meus dados no meu computador e não depender de ninguém para visualizar documentos (pode ser até uma merda que escrevi)
Comentário de Breno Martinusso
apenas esta defendendo o seu: Não acredito que ele esteja ficando pra trás, mesmo por que ele tem uma capacidade impressionante. Ele está apenas fazendo sua parte, temos que usar um comentário como esse para refletir sobre o mesmo e não criticá-lo. Mesmo porque se o Stallman começar a concordar com tudo que aparece, em pouco tempo surgirá a seguinte pergunta: "Quem é Stallman?"
E para quem é programador, sabe que desenvolvimento é desktop. Ele é um excelente programador!

Comentário de Daniel RF
Acho q ele falou uma grande: Acho q ele falou uma grande asneira, ao comentar da web 2.0. Seria melhor ele se informar mais e pensar mais pra frente antes de falar.
A web 2.0 vem pra mudar a forma como as pessoas navegam na web. Permite q vc faça em uma mesma página, várias operações diferentes, sem q uma interfira na outra (vide gmail, onde é possível mandar um e-mail e enquanto ele envia, vc conversa com seus contatos online pelo google talk).
Vcs citaram o Writely, certo. Então pensem no fato dele ser um editor de texto que tem em qualquer lugar com acesso à internet. Ou seja, acaba com aquele problema "Tenho um documento ODT e naum consigo abrir no computador da faculdade pq eles só usam Office..." . Idem para outros programas de web 2.0.
Agora falando de futuro, acho que ele tb se esqueceu do projeto do PLC (Power Line Connection) onde até aqui no brasil já está implantado em uma cidade, como teste (não sei o nome, mas vou procurar e dps coloco aqui). Desta forma, qualquer computador ligado na tomada, terá acesso à internet usando a empresa de energia elétrica, da cidade, como provedor.

Quanto ao comentário do celular, concordo com o fato de ser um rastreador. Tanto que a própria Vivo oferece um recurso de rastreamento para pais que querem localizar os filhos. Mas se vc for pensar bem, pq eu teria um celular se eu não quero ser localizado?? Será que ele também não serviria para procurar pessoas desaparecidas ou raptadas??
Comentário de feraf
Paranóia: O RMS pode até entender tudo de Software Livre, mas em alguns aspectos ele é um pouco "paranóico". Não usar celular? Aparelho rastreador? Duvido. Duvido que consigam achar alguem só porque ele tem um celular no bolço. Quanto a Web 2, eu uso (e amo) meu GMail, posso acessar meus e-mails de qualquer lugar do mundo como se estivesse em casa. E acho meio improvável a Google resolver deletar meus e-mails. Resumindo, em assuntos que não se tratam de SL, prefiro não consultar o RMS.
Comentário de D1R3CTOR
Concordo com Stallman sobre: Concordo com Stallman sobre a Web2.0. É uma inovação impressionante para os sites, mas se no futuro precisar-mos estar conectado para usar um aplicativo, não vejo grandes benefícios.

Comentário de Lucas Martins De Marchi
Será que ele também não: Será que ele também não serviria para procurar pessoas desaparecidas ou raptadas??

Lógico... só não pode esquecer de dizer pra pessoa alguns minutos antes de desaparecer ou de ser raptada: "Não esqueça o celular, hein"
Comentário de D1R3CTOR
Nos USA, depois do 11/09, os: Nos USA, depois do 11/09, os free americans, não estão tão free, essa é a dor de cabeça do Stalman e de outros do mundo IT.
Re: Que papo sem nexo! o que tem haver terrorismo com a opinião dele. Esse comentário não merece mais nem 1 segundo do meu tempo.
Comentário de diego
Terrorismo -> Paranóia ->: Terrorismo -> Paranóia -> Big Brother. Provavelmente foi isso que ele quis dizer.
Comentário de qazwsx
sem fofoca e preconceito o br-linux não vai crescer: Acho que já entendemos que precisamos de uma notícia controversa por semana sobre a pessoa do Stallman para que o br-linux possa crescer e atrair os desmiolados para este site.

Ou vocês tem alguma outra idéia para aumentar os acessos e os comentários neste site?
Comentário de nemesis
ele está correto, claro: "Qual é a utilidade de um computador que não fará nada de bom se não estiver conectado?"

a questão da privacidade dos dados realmente é bem certeira. Mas a maioria das pessoas está realmente disposta a abrir mão de um pouco de privacidade em troca da conveniência de serviços como GMail.

"Se você tem celular e ele tem bateria, o sistema sempre sabe onde você está."

vc sabe que é verdade.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de André Moreira
Ele é uma pessoa muito visada!: O que vcs têm que entender é que ele é uma pessoa muito visada.
Comentário de enderson
será ?: Qualquer celular pode ser rastreado, as pessoas certas que tem os acessos certos podem sim.

E quanto ao GMail apagar os e-mail, eu não tive saco para ler o termo, mas deve ter em alguma linha lá dizendo que se eles quiserem cancelar sua conta, sem aviso prévio, eles farão.


--
Enderson Maia
Comentário de cenoura
rastreamento:
Duvido que consigam achar alguem só porque ele tem um celular no bolço


É possível sim, desde que o celular esteja ligado (não é só estar no bolSo :) e que seja feita toda a triangulação entre as torres próximas. Tecnologia para isso tem e inclusive existe serviços (pagos claro) onde você consegue ver onde estão as pessoas que você cadastrou (desde que elas tenham te autorizado a isso também).

Se não me engano a Vivo tem um serviço desses.

--
Gustavo Picoloto
http://cenoura.homelinux.com
Comentário de Lyncon Zanuto
"Stallman" Paranoico? Excesso de Segurança? Ou apenas estupidez: Um pouco de matrix e um pouco de big brother... ele pode até ser o genio do software livre, mas acho que está na hora de ele tirar umas férias.
80% das pessoas que utilizam o computador no mundo estão conectadas na internet. Estejam elas em casa, no trabalho, ou no cyber da esquina. ;)
Comentário de Kamizis
olha só: O RMS pergunta pra q um computador q nao esteja conectado?

Preico estar conectado pra jogar Doom 3? HL2?

Preciso estar conectado pra desenvolver um planta em CAD?

Preciso estar conectado pra desenvolver um cenário no 3DSMAX ?

Por favor! É muita besteira ficar vendo uma opinião dessa!

Ele fala isso como se nao fosse possivel rastrear alguem pela internet ...baboseira
Comentário de brain
que fofoca, cara?: Você acha que quando o Yahoo Notícias publica uma notícia sobre uma opinião controversa do fundador do projeto GNU eu deveria não noticiá-la? Ou que de alguma forma eu introduzi erros na cobertura?

O Richard Stallman manifesta este tipo de opinião mesmo, reproduzi-las não é fofoca ou preconceito: é notícia. Escondê-las (pensando em "preservar sua imagem") é que seria preconceito, seria agir como se ele não fosse responsável sobre as próprias opiniões que emite para a imprensa.
Comentário de Carlos Vitoriano
Gente, não gosto do jeito: Gente, não gosto do jeito de pensar do Sr. Richard Stallman. Não quero dizer com isso que a grande maioria dos seus pensamentos não são importantes.
Mas ultimamente ele está muito paranóico. Essa do Celular foi a pior, pois ele não mora no Brasil e seus familiares não ficam preocupados se ele fica "desaparecido" por 30 minutos. Se existisse a Vivo no triângulo mineiro (Triângulo Mineiro é considerado pelo Brasil inteiro separado de Minas. Pergunte para a Claro e o Exército Brasileiro para você ver), e tivesse o "Vivo Encontra", eu compraria e pagaria pelo serviço. Já tive um problema familiar e se tivesse disponível esta tecnologia para minha região, muito do desespero que senti seria solucionado utilizando o serviço.

Agora sobre e WEB 2.0, ele não deixa de ter um pouco de razão. A grande maioria de nós está acostumado a ter conexão a internet 24 horas por dia. Ontem eu fui em um parente que tem a internet discada e me senti deslocado por não poder conectar. Eu estou tão acostumado que guardo detalhes como comandos, links, endereços e números de telefone no Gmail..... Sem a Internet hoje eu quase não faço nada, me dá até depressão (depressão no sentido de ficar na frente do micro e me sentir dirigindo uma Ferrari sem estrada e ter para onde ir.)
Comentário de LVR
Bem, não sou fã do: Bem, não sou fã do Stallman. Mas, qto à computação ubíqua concordo com ele em gênero, número e grau.
Comentário de xultz
Qual é a utilidade de um: Qual é a utilidade de um computador se ele precisa estar ligado na tomada o tempo todo? Computadores são realmente inúteis. Útil mesmo é a bicicleta.

E espero que ele não tenha telefone em casa também, porque alguém pode ouvir todas as suas conversas...
Comentário de hamacker
Putz, que cara: Putz, que cara excentrico.
Será que estudar IA durante tanto tempo faz um cara normal querer ser um spock (enterprise, lembra?) e analisar as coisas apenas do ponto de vista binário ?

Não duvido nada se num futuro proximo o cara disser que é contra usar roupas porque elas aprisionam as partes íntimas. Ou contra rabanete que não é nem doce e nem salgado. Será que o verdadeiro RMS foi abduzido por alienigenas e deixaram outro no seu lugar ?

Comentário de Carlos Vitoriano
Só um detalhe da física: Só um detalhe da física que NENHUM GOVERNANTE SABE!

Se querem mesmo bloquear os Celulares em Presídios? Não só celular mas tudo que utilize sinal eletromagnético? Use a Gaiola de Faraday!
Eu fiz este experimento quando eu estava no Colegial (E não na faculdade! Isso foi em 96 ou 97.), onde eu comprei tela de galinheiro para "passarinhos" e montei uma armação de madeira e a envolvi com a tela. Quem desejasse exprimentar é só entrar e tentar utilizar o celular. Esses dias eu a emprestei para os meus sobrinhos para a feira de ciências da Escola deles e funcionou perfeitamente, inclusive com celular GSM, TalkAbout da Motorola e um walkman...
A teoria da Gaiola de Faraday (teoria que funciona na prática) diz que quando um corpo metálico é atingido por uma carga, toda a sua superfície fica externa fica carregada com CARGAS IGUAIS, as cargas, por serem iguais, se repelem no seu interior. Desta forma sendo mantidas ISOLADAS na parte externa da casca desta superfície. E vice e versa. Tanto que é usado nos fornos de microondas aquela tela metálica no vidro da porta.

Só sendo sarcastico.... Se o Richard Stallman está tão preocupado assim, porque então ele não usa uma vestimenta contendo no tecido fios metálicos formando uma Gaiola de Faraday?
Comentário de Connochaetes Taurinus
Não, nem uma nem outra.: Não, nem uma nem outra. Dizer besteira foi o que fizeste agora. A primeira noticia diz respeito ao cumprimento das exigências da GPL, de respeitar a forma de licenciamento adotada, e não é a opinião dele, é da FSF e é bastante pertinente.

A segunda pode ser até paranóica, mas aponta para como o mau uso da tecnologia pode ser danoso. Big Brother não é só um programa babaca na tv... Cerceamento de liberdades civis é um assunto muito sério para os norte-americanos.
Comentário de Alessandro
Imbecil: Imbecil

Enquanto mostrar este imbecil envolvido com o software livre nunca teremos credibilidade nenhuma para implantar um sistema livre numa empresa.

Ele reforça a imagem de contra tudo e contra todos, tudo ta errado apenas o que ele pensa é que ta certo.

Não tenho preconceito contra maconheiros, ripes, pessoas extravagantes, mais colocar um cara desses ou uma idéia dele numa empresa séria ou em algum produto torna o mesmo sem seriedade, sem compromisso, e isso uma empresa não quer.

Realmente gosto de ler o BR-Linux mais ultimamente veja a foto desse cara todo dia na capa, e quando existem algum comentário contra o Linux então, estamos falando fuds, asneiras...

Este site é freqüentado na sua maioria por administradores, que tem que ter um conhecimento maior do coração do Linux e não por usuários ou programadores que fazem as aplicações específicas para as empresas, ou seja que fazem o produto final para a empresa. A opinião deles esta longe dos usuários comuns o que confunde o fácil deles com o que é realmente fácil, falando em Desktop para usuários normais.

Quando não são administradores, são nerds que acham que usar o vi é o melhor e mais fácil e pratico editor do mundo, para quando aquele usuário olhar o que ele ta fazendo dizer “como ele faz isso, ele é um gênio”

To pensando seriamente em parar de acessar este site, por este motivos acima, ou seja não existem comentários construtivos e sim brigas, para saber qual dos usuários tem o bilau maior.

Comentário de Esquilinho Violento
Só um detalhe da física: Só um detalhe da física que NENHUM GOVERNANTE SABE!

Não sabem ou não querem saber? Sabe, eu acho que existe uma certa conveniência para um político em um bandido ter um celular na prisão... [mode ironic on] os caras fazem taaaaaaaaanta força para bloquear sinais de dentro da prisão, que chega a dar dó...[mode ironic off]

PAU NO CU DOS POLÍTICOS! Pau no cu do Mr. Paranoic Stalman!
Comentário de qazwsx
Fofoca e preconceito...: Você está alimentando um povinho sem senso crítico com informações desconexas de opiniões controversas a respeito dele. O que você acha que estas pessoas que leram este artigo vão ficar falando do Stallman?

Ele não é o maluco que o Yahoo Notícias ou o br-linux tentam rotular ele. Ele é claramente muito inteligente e excêntrico, como foram a maioria dos grandes líderes da humanidade.

Mas, sei lá... Quem tem boas intenções sempre é crucificado... Vai ver que o seu papel é ser um dos crucificadores.
Comentário de nemesis
tsc tsc: não apenas não sabe escrever como tmb não sabe ler...

é justamente o contrário, imbecil!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
Cuidado com a idolatria!: Para cada (pretenso ou não) "Grande Líder da Humanidade" existe uma dedicada equipe de bajuladores de plantão. Cuidado para não ser mais um deles, a menos que seja esse mesmo seu objetivo.

Caso o Brain, ou o Yahoo, estivessem colocando palavras na boca do Stallman ou distorcendo suas declarações (acrescentando ou removendo coisas), críticas como essa seriam passíveis de análise. Ao que parece, não é o caso.

Se RMS faz uma declaração pública, é do interesse dele mesmo que as suas palavras sejam difundidas nos meios de comunicação, o máximo possível. Quem gosta de causar polêmica e de correr o risco de ser mal-interpretado ou tachado como maluco é ele mesmo, os sites de notícias nada têm a ver com isso.

Nesse caso específico, o BR-Linux apenas está ajudando o barbudo, dando-lhe cobertura (como é de se esperar de um site com esse objetivo). A responsabilidade de se enforcar ou não com o que diz é dele.

Continue assim, Brain! O papel da imprensa é noticiar, não jogar informação para debaixo do tapete para agradar esse ou aquele ego.


Agora, para não deixar de dar meu parecer sobre a notícia:

Em relação à Web 2.0, a M$ já tinha tido essa idéia faz tempo (os famosos A.S.P.s (Aplication Services Providers): programas (vistos como serviços) que dependem da rede para funcionar e são pagos conforme o uso. É o paraíso da programação proprietária, pois esconde ainda mais o código do serviço, dificulta a pirataria e torna simples a cobrança...

A idéia não emplacou, por motivos óbvios. Agora a Google percebeu que pode usar seu poder em propaganda para fazer com que os usuários "paguem" pelo serviço sem perceberem. A idéia é até interessante, se executada de forma responsável. Mas achar que A.S.P.s vão evoluir tanto a ponto de tornarem os computadores meros terminais burros dependentes da rede é simplesmente paranóia!

Agora, a questão de celulares é também um pouco de paranóia. Só que ela é realmente muito mais justificável para um norte-americano, cujo o governo chuta liberdades civis com a mesma liberdade com que bebe um cafezinho. No fim de tudo, trata-se apenas de uma preferência pessoal do cara, assim como tem gente que não compra comida transgênica. O velho não tem que ser crucificado por isso. Não dessa vez.

Realmente um aparelho celular pode ser usado para localizar um individuo, desde que haja alguém realmente interessado em fazer isso, a legislação permita e haja acesso ao equipamento necessário.

Possibilidade de isso acontecer no cenário tupiniquim: nula. Possibilidade de acontecer nos EUA: razoável, mas ainda assim o FBI precisa de um bom motivo...

Enquanto isso Kevin gastaria algum tempo instalando clones de seu próprio aparelho celular em varios cantos dos EUA e continuaria usando feliz seu telefone... :-)))
Comentário de Copernico Vespucio
Eu também!: Eu também detesto jiló. Eu engrosso a campanha para alertar as pessoas do seu gosto ruim!

Mas ao fazê-lo, temos que levar em conta que as pessoas precisam da liberdade de decidir elas mesmas se querem ou não comer jiló...

Dessa vez, acredito que o velho não cruzou essa linha. Ele apenas declarou que ele não gosta de celulares e alerta as pessoas sobre o risco de seu uso...

Ele não disse que quem usa celular está fora do "espírito livre", não pode usar a licença GPL ou o Savannah, nem é impedido de participar do movimento SL.

Dessa vez não existe autoritarismo em suas palavras, o que já é um avanço.

O único perigo é que o batalhão de "tietes" do cara pelo mundo afora joguem seus celulares no bueiro porque "o RMS não gosta deles"...
Comentário de vmedina
Se vc fosse mais informado a respeito...: da situação dos Estados Unidos e das ocupações de quem você curte difamar, iria saber que as liberdades civis estão sendo cerceadas neste país e que um grande número de pessoas brigam sobre isso contra o atual governo americano. Uma dessas pessoas que se posicionam contra a esta perda de liberdades é o RMS.

Sinceramente, se eu falasse contra um governo que pode me prender, sem fazer acusações, e me enviar para prisões em países estrangeiros onde a tortura é permitida, senão estimulada, sem direito a advogados ou contato de familiares/amigos. Em suma, se não forem com a sua cara somem com você.

Democracia é isso né?

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de brain
preconceito é isso que você assume: Ao assumir que os leitores não têm senso crítico, você está cometendo um ato de preconceito bastante sério. Eu escrevo justamente por saber que os leitores têm senso crítico. Meu papel é informar. Claro que pessoas com menos senso crítico vão ler também, mas não acho que a solução para preservá-las é deixar de informar os demais.
Comentário de vmedina
Induzindo ao erro.: O melhor de poder ler algo assim é saber que tem mais gente aí fora que entende isso. :)

Continua nessa!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Copernico Vespucio
roubo: Infelizmente, quando o seu aparelho é roubado, a VIVO por coincidência esquece da possibilidade de rastrear o aparelho...

Se as operadoras desse país tivessem coragem e responsabilidade social, o crime organizado teria seus recursos de comunicação bastante reduzidos.

Bastaria dar queixa imediata de um aparelho roubado para fornecer à polícia pistas valiosas de seu paradeiro (ao menos antes que o dito cujo sofra alguma modificação por um dos "técnicos" que a gente encontra em qualquer esquina). Isso ajudaria a encontrar os criminosos que usam esses aparelhos não registrados como recurso logístico para cometer roubos, sequestros, tráfico, etc.

Ao invés disso, as operadoras fornecem descontos que para que vc. adquira um novo aparelho, de forma que vc. e a polícia esqueçam o mais rápido possível do roubo. Isso também te faz pensar que "não vale a pena abrir um BO por isso"...

A VIVO está no topo da lista da irresponsabilidade social e da hipocrisia, mas todas são culpadas.
Comentário de vmedina
Realmente funciona esse rastreamento.: Mas funciona em qualquer celular. O serviço da vivo é uma coisa, mas a própria forma do sistema celular permite que vc rastreie ele. Isso sempre houve e sempre vai haver.

Se bem me lembro, mas não posso garantir, foi assim que pegaram Kevin Mitnick. Alguém confirma/desmente?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Copernico Vespucio
Kevin: Pegaram o Kevin pq ele foi "audaz" (abusado) o suficiente para entrar em rede sem fio (coisa muito pouco difundida na época) com o especialista em segurança que o caçava na época.

Ele esperava antecipar os movimentos de seu adversário, quando na verdade o que aconteceu é o contrário...

A técnica utilizada foi a triangulação de sinal (mesma técnica usada no filme "The NET", com a deliciosa Sandra Bullocks). É uma técnica complicada e difícil (precisa de usar os recursos de mais de uma antena) que só mostra resultados aproximados. Foi empregada pelas operadoras mais como "bicho papão" para desestimular os Phreakers do que efetivamente usada na prática.

Hoje em dia, a técnica de localização por satélite (GPS) torna as coisas muito mais simples para quem tem aparelhos habilitados nessa tecnologia.

De certa forma, a possibilidade de localização por triangulação de sinal é até um pouco de paranóia mesmo, porque não é coisa trivial. A menos que vc. realmente tenha algo a esconder, que justifique o tempo e a grana envolvidas, não há o que temer.
Comentário de iamah
Notícia irrelevante... A da: Notícia irrelevante... A da pedofilia era algo a ser destacado, mas isso aí? Nos poupem...
Comentário de vmedina
Cuidado com o ataque incondicional...: Esse também é outro problema pesado. Mas concordo com você, que coisas devem ser pesadas com cuidado, não que isso ande acontecendo ultimamente.

Veja só, tem linchamento quase toda semana. Muito pão e circo por aqui, resta saber quem é o César que está querendo distrair o povo.

O papel da "imprensa" que acompanha software livre tem sido meio duvidoso, nos ultimos meses. Talvez se ela estivesse cumprindo o seu papel, que seria informar, não houvesse tantas manifestações contra.

Porém a imprensa, que tem jornalistas de fato, tem feito ótimas coberturas. A info então tem tido uma clareza, ao abordar o assunto Software Livre, invejável. Os comentários, em sua grande parte, são ponderados e inteligente. Tenha em mente que lá não é revista só para quem usa SL.

Eu acho que tem gente que fala de "guetos" mas não sabe bem como andam as coisas fora do círculo que vivem.

Quer pirar um pouco mais? Procura sobre dois programas do governo dos USA para monitoramento digital: Carnívoro e Onívoro. Aviso, que o segundo é o mais interessante.

Agora, só queria apontar que [b]eles não precisam de motivo[/b]. Se cismarem que você é terrorista, vai parar em guantanamo ou pior.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Copernico Vespucio
Não existem ataques aqui, Dom Quixote: Veja só, tem linchamento quase toda semana. Muito pão e circo por aqui, resta saber quem é o César que está querendo distrair o povo.

Infelizmente, existe "linchamento" quase toda semana porque o próprio RMS abre a boca publicamente sobre alguma coisa toda semana. Algumas vezes o que ele diz é razoável, outras vezes é simplesmente sandice.

Protegê-lo das reações do que ele diz publicamente (volto a bater nessa tecla), jogando suas declarações para debaixo do tapete é atitude de bajulador (o que aliás é o grande problema por trás do RMS... Se o cara fosse visto como uma pessoa normal e falível, deixaria de ser notícia).

Infelizmente, apesar de vê-lo como amigo, vc. sempre atuou como um dos idólatras.

Se RMS quisesse reduzir o "pão e circo", bastaria mudar o tom de seu discurso, transformando-o em simples opinião (acho que ele já está aprendendo a fazer isso) e tomar cuidado com o que declara publicamente (que benefício ao SL advém de uma declaração de não ser contrário à pedofilia?).

A respeito do Carnivore:

Eles precisam ter motivo sim. A NSA tem oponentes no senado e precisa de um bom motivo para desafiá-los. Da mesma forma, a quantidade absurda de informação que passa pelos servidores americanos funciona como escudo de defesa, fazendo com que tudo que não se diferencie demais do comum e corrente "desapareça na multidão".

Depois do "escândalo" do Echelon em Setembro passei a assinar todos os meus e-mails (como uma piada a quem recebia) com as palavras-chave: Bomba, Al-Qaeda, Bin Laden, etc. :))

Por enquanto, nenhum MIB bateu na minha porta até hoje...
Comentário de Dm7
O que acho engraçado é que: O que acho engraçado é que não há a formação de opinião, se trata apenas da divulgação da notícia. Acho correto deixar cada leitor ter sua opinião, agora reclamar da divulgação da notícia já acho exagerado...
Comentário de Dm7
Que exista o debate e a: Que exista o debate e a confrontação de idéias, mas que não se impeça o direito à informação!
Comentário de vmedina
Realmente, a culpa é de quem é linchado: Primeiramente, de não se contrário a pedofilia consentida. Pessoal que fez bolão para saber quando isso seria usado como ataque pela primeira vez, é hora de reclamar o bolo.

Seguindo, a culpa é realmente de alguém que se expressa sobre assuntos tecnológicos. Afinal, pessoa nenhuma deveria se declarar contra tecnologias, como DRM, métodos de negócio moralmente incorretos, como a "tivolização", posturas omissas e detalhes de política e liberdades civis.

Será que você percebe o absurdo que é aconselhar que uma pessoa se cale para que ninguém distorça ou induza leitores ao erro?? Será que a vítima é errada? Não posso acreditar que você partilhe da opinião "fizeram isso pq a vítima pediu".

Mas desde quando ele emite algo que não seja opiniões? Mas essa "moderação" não surte efeito, pois semana passada discutimos a mesma coisa baseado numa opinião dada sem nenhuma manchete ou algo do tipo.

Você me qualifica como idólatra, mas será realmente que eu apenas não gosto de ver um ídolo cair ou não gosto de ver injustiças? Oras, quando todo mundo senta o sarrafo em cima de pessoas aqui, eu me esforço para ver o outro lado. Se isso é idolatrar, então eu acho que devemos re-escrever o nosso dicionário.

Aí poderemos também mudar o sentido de sensacionalismo para insento, tablóide para jornal de qualidade e distorção para divulgação.

Não digo que vc tenha feito algo desse tipo, mas isso vem sido feito de forma quase semanal. Só não encherga quem não quer.

Sobre os motivos para prender alguém, acho que você deve discutir isso com as pessoas presas em guantanamo.

[]s!

ps: também lhe considero amigo, mas isso não quer dizer que eu concorde com tudo! :P


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Copernico Vespucio
+1: Concordo com vc. em gênero, número e em grau também.

Quando se defende a liberdade, sobretudo a liberdade de expressão, deve-se apoiar a liberdade à informação e, consequentemente, à crítica, se for o caso.

Quem fala publicamente faz de suas palavras domínio público.

A mesma regra vale para tudo e todos.

[]s
Comentário de vmedina
Apoiado! Mas complemento...: Quese divulgue sem induções ao erro e no devido contexto, sendo ele bem explicado.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de semente
Cuidado:
...e tomar cuidado com o que declara publicamente (que benefício ao SL advém de uma declaração de não ser contrário à pedofilia?).


Mas o Stallman não falou que não é contrário à pedofilia. Isso você tirou de sua cabeça ou interpretou muito mal.

--
# aptitude install anarchism
Comentário de Copernico Vespucio
Será que você percebe o: Será que você percebe o absurdo que é aconselhar que uma pessoa se cale para que ninguém distorça ou induza leitores ao erro?? Será que a vítima é errada? Não posso acreditar que você partilhe da opinião "fizeram isso pq a vítima pediu".

Eu não tô nem aí se o RMS se cala ou não em assuntos tecnológicos. Mesmo porque, e vc. sabe disso, não considero as opiniões dele maiores do que as minhas (ou as suas).

Agora, em assuntos não relacionados a tecnologia, ele realmente deveria parar com a mania de construir polêmicas. Tem que gente "do outro lado da cerca" que mede todo mundo que trabalha com SL ou OS (na verdade, essa turma não diferencia) pelo Stallman. Então, mesmo que isso seja um erro, qualquer maluquice que ele arranjar nesse campo termina nos prejudicando.

Em relação ao Anti-DRM, que vc. citou, minha opinião é: nota zero para a influência disso na GPLv3, Nota 1000 pela campanha de conscientização.

A "vítima" (rs), não "pediu". Ela falou publicamente, o que significa que ela pode ser criticada publicamente por qualquer um que julgue isso necessário. E não se boicota uma notícia em uma tentativa de impedir que essas críticas sejam feitas. A vítima não quer ser colocada debaixo do tapete, deixe com que ela lide com as consequencias de sua posição, é isso o que ele quer.

Engraçado que a alguns meses atrás eu via o BR-Linux como um site no qual se fazem apologias ao RMS. Bastava discordar de alguma coisa que o São IGNUcius diziam para ser queimado em praça pública. Hoje vc. acusa o mesmo site do contrário... A roda gira.

Quando a agulha da crítica está na mão do Stallman e voltada contra outra pessoa, vc. não se preocupa com a "injustiça"... Mas do contrário, vc. se mexe na cadeira (não importa a situação). Por isso te chamo de idólatra.

Aí poderemos também mudar o sentido de sensacionalismo para insento, tablóide para jornal de qualidade e distorção para divulgação.

Segundo sua vontade, apenas devemos fazer isso quanto o assunto é o RMS. Quando o BR-Linux largar o pau em cima do Linus, do Raymond, até do Balmer e do Bill (rs*) ele passa a ser isento, ter qualidade e importante divulgador.

Sobre os motivos para prender alguém, acho que você deve discutir isso com as pessoas presas em guantanamo.

Pode deixar, que o dia em que o RMS sumir eu lidero uma força tarefa para procurá-lo por lá...

ps: também lhe considero amigo, mas isso não quer dizer que eu concorde com tudo! :P

Boa postura! Mas vc. deveria usá-la em relação ao RMS também, por uma questão de eqüidade.

[]s!
Comentário de vmedina
Mas a culpa não é tanto dele.: Só é um mais um dos enganos causados pela manchete sensacionalista e feita para indivíduos que lêem as notícias inteiras.

Mas veja, que o Copérnico não tão somente deve ter lido como até mesmo comentou na notícia. Porém é isso o que a manchete induziu.

Depois, eu estou errado.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Edufiber
Concordo...: Estava procurando palavras para comentar essa noticia.
Mas o texto "Imbecil" diz tudo o que penso!
Concordo com o Alessandro em gênero, numero e grau!

Parabens pelo comentário!

Comentário de Kamizis
tsc tsc: 1° imbecil eh vc...
se quer ofender, entao vah pro Diabo q t carregue...

olha bem o q tá escrito, palhação...
se nao sabe ser educado...entao nao responda

Seu burro!!!!
Comentário de vmedina
Deveríamos todos usar essa postura.: Ah... eu já usei, vocÊ que talvez não se lembre.

O problema é que nos ultimos tempos eu não tenho achado tantas coisas "malvadas" dele. Incluindo aquela do savannah que vc tanto gosta.

Segundo minha vontade, eu acho que temos que criticar sim, mas botar as coisas em perspectiva correta. O Bill tem muitas coisas boas, só que não aparecem tanto quanto a empresa monopolista, mas o Ballmer é muito difícil de se elogiar (será quem alguém consegue?).

Mas o ponto é que você tem a razão, por que outros "grandes" não recebem a mesma cobertura e o mesmo tratamento? Igualdade é ótima e eu apóio. Concordo mesmo que as coisas devam ser iguais para RMS, ESR, Torvalds, Bill e até o Ballmer, entre outros.

[]s!


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de brain
é só enviar!: VMedina, como eu já te informei recentemente, sempre que você notar o ESR, RMS ou Linus fazendo alguma declaração ou tomando alguma atitude que te chamarem a atenção, não deixe de enviar para cá como sugestão de notícia! Foi o que o leitor que enviou a notícia de ontem sobre o Stallman e os celulares fez.

Sobre o Bill Gates e o Ballmer pode fazer também, mas só quando o nexo com o software livre for bem claro, já que eles em si não são personalidades da nossa comunidade.
Comentário de Carlos Vitoriano
Moderar uma informação é: Moderar uma informação é sacanagem.
Comentário de Copernico Vespucio
Esquilo?: Se vc. está falando do Esquilo, creio que a moderação foi feita por causa dos palavrões e do xingamento...

A moderação não é minha não, ia até tirar, mas li o comentárioe eu acho que a modeação é justa.
Comentário de escovadordebit
Paranóia total: Infelizmente o Sr. Stallman alia momentos de genialidade e de tolice.

As vezes parece até que ele é daquele tipo de sujeito que quer fazer algo diferente apenas pra chamar a atenção.

Não sei, mas parece que não "combina" toda esta paranóia com a grande sacada de alguém que um dia escreveu uma página na história da computação.

Não uso celular porque posso ser rastreado...
Não uso telefone porque posso estar sendo gravado...
Não uso internet porque posso ser monitorado...
Não vejo TV porque TV aliena...
Não leio jornal porque a mídia manipula a informação...
Comprei um sobradinho na ilha Galápagos...

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Frank Black
Bando de retardados: Bando de retardados aqueles que se importam com este debiloide do Stallman!
Pior é ver este VMEDINA queimando o filme com argumentos irritantes e ilogicos. MOrra VMEDINA!
Prefiro Streve balmer, pelo menos é um nazista assumido, nao se faz de monge!
Bando de paladinos retardados! Morra Stallman! Morram os virtuosos idiotas...VCS soa o atraso do SL...O Cancer sao vcs!
Comentário de Michael jackson
Comedor de criancinhas: Stamllman é uma farsa, o unico que pode comer criancinhas sou eu! De prferencia os debianos!
Comentário de CWagner
Acho que se ele usa ou deixa: Acho que se ele usa ou deixa de usar é problema dele.

O importante é o fato dele declarar o que faz e o porquê faz. Afinal de contas acredito que poucos são os leitores dos sites que divulgam esse tipo de notícia que se deixam manipular, sejam por notícias da Globo, Veja, ou mesmo uma declaração de um dos ícones do SL.

Eu poderia até concordar com as declarações dele sobre esse assunto, e até concordo com algumas, pois sabemos que os itens que você citou no post são possíveis, e há quem acredite piamente que aconteça. Ou já esqueceram do Carnivore?

Paranóias à parte, é bom que sempre haja alguém disposto a botar a boca no trombone e gritar aos quatro ventos que a liberdade está em perigo constante, apenas para nos lembrar e nos despertar de um torpor que toma conta de todos nós de vez em quando.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Emanuel San
Foco em opiniões polêmicas do RMS: Acho que o Brain não está certo ao publicar toda opinião do RMS que não tenha haver com o SL aqui no forum.

Alguns entrevistadores de televisão, às vezes fazem perguntas a personalidades que não tem nada haver com o assunto principal que se espera delas. Perguntas ao estilo Marília Gabriela/Jô Soares/etc (qual sua cor favorita, qual o seu signo e que time torce, o que vc pensa sobre briga de galos, vc acha o Ronaldinho gordo, e sobre a Holanda ter áreas especiais para consumo de m@c*nha, o que vc pensa do efeito que o bater de asas de borboletas azuis que poderiam existir em florestas úmidas que os cientistas suspeitavam haver no planeta Vênus há mais 2 décadas atrás?)

Acho que algumas personalidades podem ficar desconcertadas, responder sem pensar nas conseqüências, em suma, ficar enroladas nas perguntas. E por mais que falem depois a coisa pode ficar pior. Alguém habilidoso pode fazer perguntas "bananosas" para personalidades escorregarem. Que vão repercutir em muitos outros sites e muitos bobões (eu inclusive :) vão perder horas lendo/comentando sobre elas.

Algo para comentar em mesa de bar e depois deixar p'ra lá. Já que na mesa de bar todos somos opinadores em qualquer assunto. Ao invés de estar sendo comentando aqui num forum técnico.

Acho que muitas notícias técnicas sobre a M$ neste forum já é um pouco "forçar à barra". Que diria a cor favorita do RMS! Ou que ele pensa sobre relações "secsuais" com adolecentes. (a menos que ele seja pai daquela “boyzinha” com tudo empinado que têm lá no colégio :)

Que tal publicar num site de direito. Daí vamos pensar se no forum do site de direito da minha universidade eles achariam relevante a opinião do RMS. Eles perguntariam, quem é esse? É juiz/promotor em qual comarca? Se formou em direito em Oxford ou em Yale?

Eu acho que eles não dariam a menor bola para o que cara acha ou não. E não dariam a menor bola para o que qq um de nós pensa sobre o assunto. E eu também não dou a menor bola para o que ele acha sobre isso e qual a cor favorita dele, e nem a de vcs; e nem como o Brain vai destacar isso numa notícia algum dia. :)

Espero que raciocinem sobre o ponto em questão no parágrafo anterior e não apenas no efeito duro das palavras e nem se percam nas tiradas cômicas. Mais uma chance... eu coloquei propositalmente um assunto bem polêmico ("secso") com um "nada haver" (cor) para causar um efeito que espero que tenha sido compreendido. Os assuntos pertencem a área off-topic e não deveriam estar trafegando aqui nem eu perdendo tempo “falando” nisso (afinal eu estava pesquisando sobre CUPS e acabei sendo atraido para este assunto devido ao número de comentários).

Agora se o forum fosse de direito, discussões sobre o poder do estado (ou de grandes empresas) na vida do cidadão/consumidor, liberdades individuais, etc. Caberia mais a notícia deste tópico que tal discutirmos isto num forum da Electronic Frontier Foundation.

Só reforçando pq não é qq opinião do RMS não deveria estar aqui. Eis o que têm lá no site dele:

This is the personal web site of Richard Stallman. The views expressed here are my personal views, not those of the Free Software Foundation or GNU Project.


Comentário de Emanuel San
Sobre os alertas do RMS: Eu acho que o RMS está certo de (e sendo coerente em) alertar que podem haver problemas de privacidade (e liberdade) para usuários de Web 2 e celulares.

Existem muitos países onde isto é um assunto muito importante. Talvez vcs achem que no Brasil não é preciso se preocupar, “pois ninguém liga para isto”, mas...

Quem nunca entrou em alguma loja para comprar algo e acabou aproveitando também a promoção de alguma outra coisa? Resultando em menos reais no bolso. Isso acontece de forma esporádica, não é todo dia que vc vai comprar alguma coisa em alguma loja, e a promoção tb não foi feita exclusivamente para vc. Mas sendo isso feito num lugar que vc vai quase todo dia (GMail por exemplo), com informações (de cocheira) sobre o que vc gosta ou não (as informações coletadas de forma sistemática dos seus e-mails). De novo, pode significar muito mais probabilidade de desfalques na sua carteira.

Ora, isso é bom para algumas pessoas (e elas não ligam que isso possa acontecer, vão conseguir achar o que querem comprar em menos tempo, e acham que quem liga é paranóico demais), mas pode ser ruim para outras. Essas pessoas que não acham que estão fazendo o melhor negócio ao comprar um produto na primeira loja que encontram (sem pesquisar nas outras). Nem que seja o momento certo para ter aquela despesa.

Eu não acho que se deva jogar pedras em alguém por querer alertar sobre isto, se para vc é um assunto que já tá lhe torrando o s@co e que vc não liga para o que fizerem com seu e-mail (vc só digita abrobinhas tipo “tipo” e “aêh mermão”) e não tem tanto dinheiro para ficar torrando em sites de compras, ignore-o ora; a mensagem não é para vc (ou pelo menos não se aplica a vc no momento, pois eu mesmo espero que futuramente vc tenha muito dinheiro, pois eu estou pensando num produto para lhe vender que vc vai comprar com certeza, pois eu tenho analisado os comentários que vc faz nesse forum ... ;) e o dinheiro que vc suou para ganhar (ou do seu paizão) vão parar no meu bolso com muito menos esforço pois sou mais esperto e vcs, são uns zés (não digo manés pois tem haver com meu nome :)

Mas e daí - diriam muitos - ninguém obrigou vc a gastar demais, quem tem que se controlar é vc, eles podem anunciar o que quiserem.

É que essas pessoas não sabem qual o efeito de uma música que toca todo dia na novela das 9 da Globo (muitas viram sucesso instantâneo, vendem muito mais do que venderiam normalmente). De novo estou "falando" genericamente. Quem já ouviu e não gostou de uma música, mas depois de muito ouvi-la (pois "está em todas as rádios e bambando em todas as pistas") mudou de idéia e se pegou assobiando/cantarolando/batucando? Mais e daí, vc é que tem que se controlar e comprar o CD só se tiver a fim de gastar mesmo. Ok, mas e meus filhos, será que têm discernimento para saber quando devem ou não comprar? eles não trabalham como eu e não sabem que o dinheiro é finito e têm que dar para pagar muitas outras coisas mais necessárias até o fim do mês, e será que eu não vou dar o dinheiro para eles comprarem só para me livrar do chororô deles?

Aqui foi só um exemplo alertando que não estamos imunes a propagandas sutis e repetitivas.

Mais um exemplo na vida real: em um espaço de 3 anos um conhecido meu fez 3 movimentações grandes de dinheiro no banco X, daí, pouco tempo após cada movimentação, ele recebeu ligações de um outro banco Y oferecendo-lhe vantagens para ser correntista. Que coincidência não é? Esse amigo, recebe extrato via correio normal e via e-mail, também acessa o saldo via celular e mais raramente por telefone fixo. E agora? Será que deve continuar confiando nestes meios? Ou o vazamento de informação (se é que houve) foi no próprio banco? Se tem políticos corruptos que fazem coisas piores, que dirá algum funcionário (ou estagiário) do banco, ou do correio (ou algum empregado do condomínio que recebe a correspondência), ou da telefônica fixa ou da móvel, ou do provedor internet que hospeda o e-mail e viabiliza o tráfego internet do cara para o banco; muita gente pode ser comprada para dar uma informação “inocente” como o nome e telefone de uma pessoa que faz uma movimentação bancária um pouco maior. Se essa informação cai nos ouvidos de alguém que faz seqüestros, já não vai ser tão inocente assim, não é?

Aqui foi só para ver como uma informação privilegiada pode ajudar a alguém a promover um produto para vc. E também alerta sobre o que as empresas podem fazer com informações suas que estão armazenadas nos servidores deles (inclusive as informações podem ser manipuladas a revelia da empresa detentora da informação, como seria o caso do banco X).

Eu acho que ter um medo (não paranóico) sobre quem têm informações sobre vc e o quê alguém (ou alguma organização legal ou criminosa) pode fazer com informações privilegiadas suas é salutar. Não acho chato alguém que venha alertar sobre o que pode acontecer se não proteger a privacidade/informações pessoais e que determinadas práticas, equipamentos, maneiras de funcionar de softwares, políticas públicas, leis, podem auxilar, ou dificultar aos espertos que queiram meter a mão no nosso bolso, estejam eles querendo dar um serviço ou produto em troca (valendo ou não o que se pede por ele) ou simplesmente gatunar o nosso dinheiro.

É importante para o meu amigo, que não quer ser sempre um zé-mané, ter informações de como se proteger. O e-mail de extrato que ele recebe é criptografado pelo banco, o software que ele usa para acessar via internet é livre (o código pode e já foi visto e analisado por muita gente mundo afora). Ele sabe como detectar um e-mail que não veio do banco dele, com links que vão para outro lugar. Desconfiaria de alguma advertência sobre o certificado digital do banco. Terá cuidado em fornecer certas informações que formulários web (ou telefonemas de estranhos) pedem. Se ele não estivesse nem aí para estes assuntos, não ligaria para os aspectos que deixam o meio de comunicação com o banco mais seguros pois não saberia escolher entre eles.

Daí a importância de alguém que puxa a discussão para esse lado, para que as pessoas tomem conhecimento e possam ter uma chance de se proteger ou até relevar as advertências, mas pelo menos tendo um atitude consciente e não por ser ignorante no assunto.

A informação de que o celular pode servir para localizá-lo, é sim importante para um cara cuidadoso, como meu amigo. A VIVO oferece o serviço, aposto que ele pensaria, antes de pegar um celular dessa operadora, em quem poderia pedir o serviço para o celular dele ou de algum membro da família e de que modo é feita esta solicitação. A informação até serviria para deixá-lo tranqüilo, ao mesmo tempo atento ao que for divulgado sobre o tema no futuro, pois por enquanto não há o que temer aqui no Brasil (dizem), o que pode ser uma conclusão aceitável (exceto por estes exemplos bobos que citei). Mas que poderia deixá-lo com uma pulga bem maior atrás da orelha se vivesse na China (ou em qq país ditatorial) ou tivesse barba e morasse em Nova Iorque após o 11 de setembro.

Se esse assunto não servir para nada, pelo menos pode gerar mais roteiros de filmes como:

Minority Report
A Rede
Inimigo de Estado


Comentário de evandrofisico
como assim imbecil?: As opiniões do senhor Stallman são controversas? obvio que são, e ele tem todo o direito de expressa-las, e quem quiser ouvi-las, ouça!! Agora, por favor, não chame de imbecil alguém com o passado e o trabalho deste homem. Se voce ainda não entendeu, diferentemente dos caras do "Open Source", este maluco se preocupa com um único objetivo: a LIBERDADE. Por mais que lhe pareça estranho, por voce estar vivendo em um País Livre (há pelo menos duas decadas, aproximadamente) parte destas questões que lhe parecem prosaicas e estúpidas seriam extremamente pertinentes para alguém que tenta viver e expressar as suas opiniões e idéias em uma DITADURA como a que enfrentamos durante o périodo de 60/70/80, onde a mais simples tentativa de expressão poderia lhe levar a MORTE.
O que Richard Stallman alerta de tempos em tempos (descontando quando ele fala m****) é que uma série de acontecimentos deste século podem nos levar a um mundo onde a Liberdade pode ser facilmente cerceada, um mundo onde existe um excesso de PODER nas mão de corporações e governos, pois a informação é a maior forma de PODER que este mundo já conheceu. Pense nas pessoas sendo executadas na China poe expressarem as suas opiniões em BLOGS como este (um comentário seu, mais o ip de origem, mais uma ordem judicial e cima do seu provedor, e pronto, mais um prisioneiro)
A questão principal de Richard Stallman pode parecer para muitos administradores e programadores uma questão de software, mas NUNCA foi. A luta dele é pela Liberdade
Comentário de bebeto_maya
Quem disse...: __Mas não é bem assim, se algum cientista provar que jiló tem toda a vitamina Z de que vocë necessita, e outros cismarem, vão colocar extrato de jiló na sua água...Assim como fazem com o flúor (que pode causar problemas ósseos após uns 40 anos de consumo, e é um subproduto da indústria de fertilizantes, um detrito industrial)...Vão mostrar pessoas com a pele destruída e com um pé na cova, porque não comeram o tal extrato e vão fazer estudos duvidosos, exibindo as fantásticas estatísticas: "O jiló diminuiu a hipovitamonise Z em 60%, não há motivos para não obrigar-mos os indíviduos a ingerí-lo, pois 60% vale mais que a domocracia que A constituição lhe deu"...E é claro, vão pressionar a OMS, para que a mesma recomende o extrato...Depois da OMS, todo mundo vai querer jiló...Lógico, vão ocultar os maléficios e maximizar os benéficios do fantástico jiló, afinal é assim que funciona a publicidade.


________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Dm7
Até aqui concordo,: Até aqui concordo,
Comentário de Dm7
Aqui não concordo.: Aqui não concordo. Compreendendo certas características da personalidade de alguém, muitas vezes entendemos (e aceitamos) melhor seus posicionamentos.
Comentário de critico
Burro: Perdendo tempo com um louco caras? hahaha que coisa mais doida. esse pessoal do
software livre daqui a pouco vai andar rejeitando carros porque sao
<>. hahaha
Comentário de escovadordebit
Sempre existe prós e contras: A tecnologia em geral sempre tem coisas positivas e negativas como tudo na vida. Você pode ser identificado para uma determinada área por meio de triangulação de antenas com a tecnologia de telefonia celular, porém se seu carro for roubado ou você for sequestrado esta mesma tecnologia poderá ajudar a policia a encontrá-lo.

O e-mail é uma excelente e ágil ferramenta de comunicação, mas o spam tornou-se uma praga.

A questão não é apenas se a tecnologia traz ou não problemas mas de que forma o serviço chega até você e o quão tolerante você é a respeito dele.

Ja fui usuário de e-mail de um determinado provedor que insistia em me enviar spam não autorizado e me redirecionava para um portal de compras ainda que eu não quisesse comprar nada. Com reclamação o redirecionamento foi alterado (informei-os de que deveria haver algum bug...), mas os spams continuaram até o ponto que cancelei o serviço.

Se todo mundo fosse menos tolerante em relação a estas coisas, muitas delas mudavam pois o mercado está muito competitivo e quem não consegue agradar o cliente, está (ou estará em breve) fora do jogo.

Além disso, se todo este controle funcionasse tão bem seria facílimo rastrear os milhões de reais que circulam fruto de falcatruas. Se todo este controle fosse realmente tão eficiente e se as informações geradas por eles fossam tão reveladoras, não haveriam vários aviões sequestrados em um mesmo dia, um centro de inteligência semi-destruido e 2 torres de 110 andares implodidas.

As vezes isso mais parece gente querendo vender serviço e tecnologia. Parece algo do tipo "você quer reportar esta falha?" (será que alguém realmente faz uso destas informações?)

Muitas desta coisas que o RMS alardeia grande parte de nós e mesmo a população em geral sabe. Mas o que de efetivo fazemos para evita-las?

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Zé Ninguem
Era uma vez...: ...um cara chamado Richard Stallman. Ele foi um excelente programador, visto por muitos como um tradicional Hacker no verdadeiro sentido da palavra, e iniciou um grande movimento em favor da liberdade de uso de software. Porém, ele foi ficando velho, a esclerose foi atacando, e infelizmente deixou de contribuir para a comunidade, seja pelos seus códigos, ou pela sua iniciativa em prol da liberdade de software, e virou um encrenqueiro, que gosta de aparecer na midia, criticando, criando polemica e etc. Esta é a história de Richard Stallman.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004