Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Adobe e Mozilla se unem para maior interação entre Flash e Firefox


“Parece que depois de tantos problemas para desenvolver o Flash 9 para Linux, a Adobe resolveu buscar apoio da comunidade através da Fundação Mozilla. Trecho: A Adobe Systems contribuirá com código-fonte para a Fundação Mozilla para que as duas organizações estabeleçam uma linguagem de script padrão para que desenvolvedores possam criar aplicativos interativos para o Flash Player, da Adobe, e o navegador Firefox, da Mozilla.”


Enviado por Ricardo Rabelo Mota (ricardorrmΘibest·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Vem a calhar uma resposta: Vem a calhar uma resposta que obtive do portal Terra, após reclamar dos problemas com os banners em flash: "Esclarecemos que devido a segurança alta do Firefox, o mesmo possui falhas em alguns recursos. Neste caso, orientamos a atualizar o Firefox para a última versão 2.0...". O que, a propósito é a minha versão, juntamente com o Shockwave Flash 9.0 d55.
Comentário de Manoel Pinho
Falha ?!: E desde quando segurança alta é falha ?! Esses webmonsters do Terra são uns ignorantes mesmo.

Esta semana mesmo mandei um email a uma certa construtora famosa do RJ dizendo que o site de um dos seus empreendimentos imobiliários não funcionava no Firefox. Recebi a resposta

"Olá Sr. Manuel,

Atualmente menos de 1% dos usuários internet utilizam navegadores diferentes do IE. De toda forma, o problema já foi corrigido. Mediante a reclamação, fizemos uma análise e descobrimos uma forma de resolver essa questão. Já repassamos internamente para que a mesma seja adotada a partir de agora em todos os projetos desenvolvidos por nós."


Logicamente não engoli esses 1% citados e mandei de volta um link dizendo que o firefox já passou os 12% mundialmente. Ou eles chutaram o valor ou os brasileiros estão muito preguiçosos e ignorantes para não usarem um browser decente, mesmo no windows.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Dm7
Parabéns Manoel, mas você: Parabéns Manoel, mas você descobriu a viagem no tempo através do email! Diga a eles que o futuro é um pouco diferente ;-D
Aproveitando esses casos, recentemente tive problemas para ativar uma tabela de senhas do Banco Sudameris (grupo ABN Amro, que também detém o Banco Real). A atendente me informou que a ativação só funcionaria no IE - eu contestei dizendo que usava Linux, e que não me sentia seguro acessando sites de bancos no Windows e no IE... ela rebateu dizendo que o site tinha sido desenvolvido para ter absoluta segurança, e na minha tréplica eu respondi que sim, o site deles era seguro, mas a Internet não! Aff!!!


Comentário de Douglas Augusto
Gnash: Tenho usado exclusivamente o Gnash há algum tempo, mesmo porque agora, após ter migrado para a arquitetura 64-bits, é o que há. E, sinceramente, não sinto falta do software da Adobe no meu dia-a-dia.

O desenvolvimento do Gnash está atualmente bem ativo, com dezenas de atualizações diárias (CVS). Muitas coisas ainda não funcionam, como o YouTube ou Google Video, mas para estes, por exemplo, uso o youtube-dl (e assisto no mplayer) e para o Google baixo em .avi (aproveitando do próprio recurso do site). Em outros aspectos o Gnash já é tecnicamente superior, por exemplo, conta com um player independente (não apenas plugin) e renderiza em vários formatos, como OpenGL (gozando da aceleração por hardware), Cairo e AntiGrain.

Mesmo na casualidade da Adobe lançar o Flash Player proprietário para GNU/Linux em 64-bits, definitivamente prefiro hoje estar com o Gnash, usando-o e, na eventualidade, contribuindo com o projeto (normalmente relatando bugs). É a liberdade em primeiro plano.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de jeancv
O fato é que....: Mais uma empresa líder em seu segmento está de alguma forma apoiando o S.L. . Mas a notícia que eu quero ver é: Adobe lança Photoshop nativo para Linux!


J&@N
Comentário de Douglas Augusto
Melhores notícias:
Mas a notícia que eu quero ver é: Adobe lança Photoshop nativo para Linux!


Esta é infinitamente mais querida: "Adobe disponibiliza o código-fonte do Photoshop sob uma licença livre". Então, pouco tempo depois: "GNU/Linux, família BSD, Syllabe, GNU/Solaris, OpenSolaris e tantos outros SOs portam o Photoshop para suas respectivas plataformas!". Mais algum tempo: "FSF apóia fork do Photoshop chamado gNewGimp, porta-o para GTK+ e cria modo de compatibilidade com Emacs!" (Ok, esta última notícia é de 1º de Abril --ou não! :^).

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de thebluesgnr
Esse problema é um bug do: Esse problema é um bug do Firefox/X11, não adianta reclamar com o Terra. Possíveis soluções:

1) usar o Wine + Firefox para Windows + Flash 9 para Windows.

2) usar o flashblock;

3) acompanhar o bug em https://bugzilla.mozilla.org/show_bug.cgi?id=137189

Particularmente a solução 1) é interessante. Já ensinei minha irmã, que é completamente leiga, o que ela deve fazer quando algum site "não funcionar".
Comentário de bebeto_maya
Desqualificação!: __Eita profissional desqualificado é esse nosso da Internet Brasileira, sô!...Nem de estatística esse pessoal manja. O sujeito acessa o site com Firefox e descobre que não pode fazê-lo. Resultado: Volta pro Internet Explorer. Os desenvolvedores vêm com a evoluida desculpa de que a maioria usa IExplorer, muito provavelmente por ser mais "seguro" e moderno, e que menos de 1% usa outra coisa...Não usa porque esses incompetentes não deixam. Forçando o Internauta a voltar para a base homogênia.

__Aproveitando o gancho, Manoel. A construtora era essa: http://www.wrobel.com.br/historico.cfm ,de fato o internauta brasileiro é muito preguiçoso e acomodado, mas as estatísticas mostram que mais de 5% das pessoas usam outra coisa que não o ultrapassadíssimo Internet Explorer 6. Mas devemos culpar,como citei, o profissional de informática no Brasil, do dono da Lan House, que não da opção de navegador ao usuário, até pragas como essas da construtora.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de bebeto_maya
Internet Explorer via Wine.: __Uma última opção é emular o Internet Explorer 6 no Linux...Que funciona até melhor, pois o Wine dá suporte a antialias.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de xultz
É mais do que óbvio que: É mais do que óbvio que menos de 1% dos usuários do site deles usam Firefox, afinal o site não funciona no Firefox!!!
Quem não tem a paciência que você tem, acaba usando um computador com IE para acessar o site e fim de papo...
Comentário de Kid-X.
Logo depois dessa, virá:: "Adobe pede concordata por queda brutal no faturamento. Mais de 500 funcionários demitidos. Analistas de mercado dizem que não há chance de recuperação."
Comentário de joaoemanuel
E porque não apoiar o SVG: E porque não apoiar o SVG ao invés? O Flash é uma perda de tempo por completo.
Comentário de curioso
Ainda sobre o gnash...: Douglas, pode comentar como está a sincronia entre o áudio/vídeo nesta versão cvs? Da última vez que usei, ainda estava precário (versão 32bits - a animação acabava e o som proseguia uns 15s mais...). E como ele está se portando em animações, como em www.charges.com.br e jogos (www.cartoonnetwork.com.br por ex)?
Comentário de Marcelo Ulianov
Com Certeza!: A Adobe jamais irá abrir o código de nenhum de seus softwares. Eles tem uma liderança folgada na área e à menos que um Software Livre consiga produzir e, mais importante, emplacar um concorrente, eles continuarão líderes. É como o caso do formato de som OGG Vorbis. Pode até ser melhor do que o mp3, mas não "pegou" ! Ai a superioridade técnica não vale de nada...
Comentário de nemesis
exatamente: e quando Firefox estiver na casa dos 80%, eles vão continuar dizendo que apenas 1% de seus 10 clientes usam um navegador que não o IE...

eita, falta de visão e preguiça!

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Douglas Augusto
Douglas, pode comentar como:
Douglas, pode comentar como está a sincronia entre o áudio/vídeo nesta versão cvs? Da última vez que usei, ainda estava precário (versão 32bits - a animação acabava e o som proseguia uns 15s mais...).


Aqui está em sincronia. Uso atualmente o som via SDL (opção padrão do ./configure), mas você pode tentar também o Gstreamer (GST). Para animações com mp3 pode-se optar por ffmpeg ou mad.

E como ele está se portando em animações, como em www.charges.com.br e jogos (www.cartoonnetwork.com.br por ex)?


No charges.com.br toca legal; o plugin no entanto ficou sem som, parece ser um problema introduzido recentemente, segundo o bug 18154. Abrindo o Gnash sobre o arquivo SWF funciona perfeitamente, diria até melhor que o Flash Player por apresentar em tela cheia com "0%" de CPU em função da renderização por OpenGL.

Quanto ao Cartoon Network não obtive sucesso, o Gnash ainda não o suporta integralmente. Consegui até entrar em um jogo, mas o comportamento estava estranho (passando automaticamente de fase :-), tornando a jogabilidade impraticável.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de popolony2k
Essa é uma pergunta que sempre faço ....: ...aqui no br-Linux faz tempo.

Mas sempre tem algum que contesta o SVG pelo mesmo não ter um ambiente de desenvolvimento mais apurado.

Usem, criem, pois assim haverá motivos para que algum grupo construa alguma ferramenta nesse sentido.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Lucas Vargas Freitas Ventura
Desenvolvedores: Bom infelizmente a maioria das empresas desenvolvedoras de websites e websistemas hoje em dia só se preocupam com o layout do site...que infelizmente é o que o cliente procura...é o que vende.

Mas, para defender a classe, existem empresas sérias que sabem que ganhar 1% de navegação é muita coisa. Eu como desenvolvedor me preocupo mais com o firefox até do que com o IE, porque este sim trata o html, CSS do jeito que quer e não de acordo com os padrões internacionais da w3.
Se quiserem saber mais a respeito...
http://www.w3.org

Comentário de bebeto_maya
O Illustrator é um exemplo: O Illustrator é um exemplo de ambiente de desenvolvimento com total suporte a SVG. Depois temos o Inkscape...Mas nada que tenha interatividade ainda...FLASH ainda é melhor, animaçóes feitas em SVG conseguem ser ainda mais pesadas...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de joaoemanuel
Bebeto, o SVG só é ainda: Bebeto, o SVG só é ainda pesado e com falhas nas animações porque a comunidade, ao invés, de apoiar o projeto prefere apoiar o Flash.
Comentário de Douglas Augusto
Atualização: O problema com o som no plugin na verdade não é um problema, mas sim a decisão de deixá-lo mudo por default, evitando-se assim que aquelas propagandas sonoras não incomodem --ponto pro Gnash pela opção e flexibilidade. Para deixá-lo normal é preciso adicionar/modificar no ~/.gnashrc (ou /etc/gnashrc) a seguinte linha:

set pluginsound on

;-)

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de popolony2k
Apoiado !!!:
Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Renan_s2
Certo.: Sinceramente, pra mim a Adobe NUNCA vai abrir o código-fonte do Photoshop, do Acrobat, do Illustrator e de NENHUM outro software.

Ela não se interessa em perder o quase-monopólio dela (não que monopólios sirvam para alguma coisa boa, mas tudo bem).

No máximo, e ainda duvido muito, vão abrir as especificações dos formatos dos seus softwares.

(e "liberou geral" não dá certo)
Comentário de alexhubner
ColdFusion: Apenas para dar uma informação extra: a linguagem ColdFusion, cujo servidor de aplicações foi adquirido pela Adobe ano passado não é proprietária. É aberta para qualquer um que queira criar um enginee livre do dito cujo (e é o que já está acontecendo - http://pt.wikipedia.org/wiki/ColdFusion#O_servidor_de_aplica.C3.A7.C3.B5es).

A Adobe tem uma política um pouco diferente da Microsoft. Não malhem o judas sem conhecê-lo totalmente. Reclamar é fácil, dialogar é difícil.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004