Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

IBM adota política de abertura de patentes e se posiciona contra patentes de idéias

“O New York Times antecipou ontem, e um anúncio oficial da empresa confirmou, que a IBM vai adotar mundialmente uma nova política de patentes, caracterizada pela abertura.

A multinacional irá divulgar todas as patentes que possui (incluindo até mesmo as ainda não concedidas, mas já solicitadas).

Mais importante que isso, a 'Big Blue' vai se posicionar contra a emissão de patentes de 'métodos de trabalho' - o tipo de patente que dá ao inventor o direito de ser dono de idéias amplas, e não apenas de invenções específicas.

A IBM diz estar convidando a indústria em geral a seguir seus passos, ao invés de esperar que as necessárias reformas no sistema de patentes partam do legislativo dos EUA.

Quaisquer que sejam os objetivos mercadológicos adicionais, parecem ser vários passos na direção certa.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ano@nimo.com
""A IBM diz estar convidando: ""A IBM diz estar convidando a indústria em geral a seguir seus passos, ao Invés De Esperar Que As Necessárias Reformas No Sistema De Patentes Partam Do Legislativo dos EUA.""

È a coisa certa, é a coisa obvia!
Comentário de Walter Cruz
Adaptive Replacement Cache e PostgreSQL 8.0: Ah se essa notícia tivessa saído ANTES do PostgreSQL 8.0!

Porque aconteceu o seguinte: na época, algum (ou alguns) desenvolvedor do PostgreSQL viu uma palestra da IBM sobre um algoritmo de tratamento de cache e limpeza de páginas, o Adaptive Replacement Cache.

Como a idéia era boa, elas a implantaram no PostgreSQL. Porém, o que estava nas letrinhas miúdas era que o algoritmo era patenteado! De pronto, eles mudaram um pouco sua implementação do ARC para não cair exatamente na descrição do ARC.

Mas é uma covardia patentear algoritmos!

[]'s
- Walter
Comentário de nemesis
é bom ter um gigante ao: é bom ter um gigante ao nosso lado. ainda que ele possa nos esmagar sem querer...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de bebeto_maya
Díficil aceitar!: __Idéia é patrimônio da Humanidade, eu não vejo vantagem em patentear algo que pulula na cabeça das pessoas na razão de 100 por dia, lógico, nas mentes criativas. principalmente se levarmos em consideração os conflitos que isso pode gerar, ou o fato de que vão estar abrindo espaço para que mentes ociosas e pessoas sem ação possam patentear idéias geniais que nunca vão desenvolver por pura inércia. Idéias, é fácil tê-las. Desenvolvê-las, aí é outra história.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004