Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Richard Stallman é contra proposta de regulamentação das profissões de informática no Brasil - e vários outros temas

clip“Em entrevista ao Centro Acadêmico da Computação da Unicamp, Richard Stallman pediu que se chamasse aquele sistema operacional famoso de GNU+Linux pois o Linux é só o kernel. Também falou que Eric Raymond não liga para a liberdade de software, chamou a DRM de Digital Restriction Management, criticou a idéia do Sindicato de Processamento de Dados de Regulamentação da Profissão e ainda criticou a marca Creative Commons e as licenças "Open Software" da Open Source Iniciative.” Veja o texto completo em PSL Brasil - Richard Stallman liga a metralhadora.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Fabio A Mazzarino
Sindpd/SP não vale nada: Tive, e ainda tenho, problemas para receber os depósitos não efetuados do FGTS do meu último empregador. Logo após não conseguir nenhum resultado ao falar diretamente com o maior interessado, o próprio empregador, tentei um contato com o sindicato para verficar oq poderia ser feito.

O atendente do sindicato sabia de quem se tratava, quem era o diretor de rh e disse que tentaria intervir. Oq não adiantou nada, gerando somente mais demora. Em segundo contato com o sindpd fui notificado que nada poderia ser feito, e que a única solução seria contactar um advogado.

Este foi o último ano que eu contribui com o Sindicato, depois dessa, nunca mais. O tom de conversa é de paternalismo, protegendo o empregador, e não o empregado.

Além disso, convenhamos, quem precisa do emprego pra se sustentar sabe bem, ou aceita trabalhar com PJ ou fica muito difícil arrumar emprego. Carteira assinada é luxo. Agora quem não quer CLT sou eu.

Comentário de leonardoav
Ele é contra porque é físico: Ele é contra porque é físico.
Não vejo outra explicação além desta.
Comentário de Henrique.
Confundiu tudo: Procura um advogado, normalmente em casos trabalhistas não se cobra nada, normalmente só 20% sobre o que você ganhar... derrepente falando com ele você ainda encontra mais alguns Reais que deveriam e não forão pagos pelo seu antigo empregador.

Comentário de Henrique.
Eu sou contra as regulamentações porque...: ... não sou formado em informática e nunca pretendo ser.
... não tenho curso técnico nem pretendendo ter.
... nem sempre os melhores em informática tem formação na área.
... Isso é mais uma reserva de mercado dais quais o Brasil já ta cheio.
... Vai ter mais uma "taxinha" pra pagar.

Comentário de Gafanhootoo
Quem é a favor é porque é: Quem é a favor é porque é incompetente.
Não vejo outra explicação além desta.
Comentário de bogus
Regulamentação: O objetivo da regulamentação de uma profissão é proteger a sociedade dos maus profissionais. Na prática, o que se vê na maioria das situações é a defesa dos interesses da própria classe e um enorme jogo de interesses políticos.

Sempre que vejo alguém defender a regulamentação da profissão sinto que este está mais preocupado com a concorrência daqueles que não passaram pelo processo de formação acadêmica do que com os ricos que o exercício da profissão possa causar a sociedade. A verdade, é que mesmo reconhecendo a importância do curso de graduação na área de informática, há muito físico demonstrando maior competência do que alguns profissionais de TI.

E não, eu não teria problemas se a profissão fosse regulamentada porque passei pelo processo de formação formal. Tão pouco sou físico. Pelo contrário, me identifico muito mais com os matemáticos :).
Comentário de cesar
Totalmente contra: Quanto a regulamentação eu sou totalmente contra, isso só vai trazer mais problemas e atrasar o Brasil mais um bocado. (poderia enumerar uma centena de motivos para essa regulamentação ser péssima para o Brasil mas esse post ficaria grande demais)

--
Cesar Gimenes
Linux user #76132
Comentário de YRADO
Sociedade x Profissional: Amigos, Vejo que estamos em uma cruzada, entre o profissional e a sociedade, vejamos por que, a regulamentação no modo de ver da sociedade, visa a proteção da mesma, contra os maus profissionais, em contra partida, temos mais exigências que benefícios, faculdades mal preparadas, cursos mal formatados, não existe apoio a pesquisa, e no final das contas temos que ser formados (mal formados), para exercer a profissão, e como somos mal formados ganhamos pouco.
Tem analista que não sabe o qual a diferença entre o slot isa do pci, como pode este profissional dimensionar ou analisar uma rede?
Por outro lado temos o cara que ralou, que mesmo passando pelos métodos convencionais de ensino, antes mesmo de terminar o curso já sabia mais que o professor, e como fica este profissional que mesmo bem formado (devido unicamente aos seus esforços), vai ganhar a porcaria de salario vai ter um aumento de trabalho e nenhum incentivo ou reconhecimento?
Antes me auto denominava um autodidata, utopia pura, vivo estudando, muitas vezes me dedico mais ao estudo que a família, e prá quê? Se não sou formado? a regulamentação serve para isso, para que profissionais como eu não existam ou então se formem.
Se você tem um alto nível técnico e não é formado, o empregador te paga pouco pq vc não é formado.
Mas se você é formado e tb tem um alto nível técnico, vc tb ganha pouco, por que o empregador vai te de dizer que vc ganha conforme o merccado.
Entederam para que serve a regulamentação?
Qual o bebefício que a regulamentção, trouxe no exemplo acima?
Qual a proteção que a regulamentação traz ao bom profissional, em relação ao mal empregador?
Algumas pessoas do sindicato são peças marcadas dentro do mesmo, para que as coisas aconteçam de acordo com as pretenções do chefe.
Acho que precismaos enquanto sociedade nos organizarmos para nos defender-mos e não ficar espeando por políticos bonzinhos que vão regualamentar nossa vida, pois o inferno e DF estão cheios deles.

Linux, direito a liberdade!!!!
Comentário de lucianox
O Stallman tem toda a: O Stallman tem toda a razão.

Esse tipo de "regulamentação" é um dos vícios mas odiosos da sociedade brasileira. O objetivo dessa gente é criar mais um cartório e (principalmente) um monte de taxas. E quem não pagar não pode exercer seu direito ao trabalho.

Essa medida, se levarem adiante, só servirá para (como sempre):

1) fechar mais uma porta para o povão o qual já tem dificuldades para pagar as mensalidades dos cursos.

2) criar mais uma teta e um cabide de empregos, com a cobrança das taxas;

3) jogar um monte de gente competente na ilegalidade e informalidade, gerando mais um foco de corrupção. Porque ninguém sério aceita trabalhar com um chupa-sangue grudado em suas costas.

Cabe ao pessoal aqui se mobilizar e contactar o seu representante no Congresso em Brasília, para impedir esse assalto contra a Sociedade Brasileira, antes que ele ocorra.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004