Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Em conferência da FSF, Stallman afirma que Linux viola, sim, patentes

Antes que alguém se confunda com as palavras de Stallman na conferência da GPLv3 da semana passada, vale resgatar a notícia de 2004 do BR-Linux falando sobre o estudo que o vetusto fundador da FSF citou sem detalhar. E o detalhamento seria interessante. Segue trecho da notícia:


"A organização Open Source Risk Management (OSRM), cujo negócio é vender seguros para empresas preocupadas com o risco de litígio motivado por possíveis patentes violadas por softwares livres, anunciou os resultados de sua análise do kernel em busca de possíveis infrações. O título do anúncio é esclarecedor: "Análise do kernel do Linux revela nenhuma infração a patentes de software validadas em tribunais - 283 patentes emitidas mas ainda não validadas em tribunais são um risco possível".

Este "risco de patentes" é compartilhado por praticamente todos os programas nos países que permitem que se patenteie softwares - quem estaria a salvo se um tribunal validasse a patente sobre hyperlinks, por exemplo? Mas no caso dos programas de código aberto, é muito mais fácil para um potencial litigante comprovar a infração.

A conclusão do estudo é em boa parte uma boa notícia. Nenhuma das patentes existentes e já validadas em tribunais afeta o Linux. Entre as 283 restantes, um terço pertence a grandes corporações que já atuam no mercado Linux, incluindo Cisco, HP, IBM, Intel, Novell, Oracle, Red Hat e Sony. Nenhuma pertence à SCO. Para os que se preocupam com o tema, há como obter segurança jurídica na forma de um seguro.

Considerando tudo isto, como explicar o título da matéria publicada pelo IDG Now, de autoria de Robert McMillan, "Linux viola 283 patentes, diz estudo"? Deixar de lado a parte destacada do estudo original, enfatizando apenas o aspecto negativo, é algo que merece avaliação por parte dos leitores da publicação - ainda que o conteúdo da matéria, para quem passar dos parágrafos iniciais, timidamente explique que a notícia não é tão ruim quantos o título e os três parágrafos iniciais sugerem."


Uma possível análise interessante é comparar o que o IDG Now fez com o título e o texto notícia em 2004 (ver último parágrafo acima) com a forma como RMS citou os mesmos dados em 2006 - que detalhes foram apresentados, e quais foram omitidos.

Veja abaixo o comentário do leitor Garrido sobre o mesmo tema:


“Em uma recente conferência sobre a GPLv3 no Japão, Richard Stallman cita um estudo que afirma que o Linux viola 283 patentes só nos EUA. Hmmmm.... Cadê elas? E melhor ainda, onde estão seus donos?”


Enviado por garrido (fernandoΘgarridovaz·com) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
E tudo estará resolvido caso Linus Torvalds & CIA aceitem ....: .....a GPLv3 !! Ahhhhhh Stallman !!!!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de leonardo_lopes
Vale lembrar que, nos EUA,: Vale lembrar que, nos EUA, uma patente só é validada depois que algum caso que a envolva é julgado. Isso faz com que qualquer um possa patentear qualquer coisa, mas a patente só é valida depois de um julgamento onde ela possa ser questionada.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de fcima
Ballmer e Stallman concordam em alguma coisa: A fala do Stallman tem IMHO dois pontos importantes:

Stallman cita primeiro o estudo de dois anos atrás da Open Source Risk Management (OSRM), que menciona 283 patentes de software supostamente infringidas pelo Linux. Ele ainda diz que o número hoje é diferente e provavelmente maior.

Destas 283 patentes, 27 pertencem à Microsoft. Se Steven Ballmer estava adotando o "discurso do medo", então ele agora tem um sócio.

Stallman também diz que "qualquer grande programa provavelmente infringe centenas de patentes diferentes". Por mais que se possam concordar ou discordar delas, patentes de software estão aí e afetam todo tipo de sofware, seja ele proprietário/comercial/open source/livre/o que seja. Negar que a questão exista não vai fazer ela ir embora.

Comentário de popolony2k
Sem contar que "United States" rules....: ...is not the same for all other countries.

Pois é, a mania de querer ser diferente aos demais foi o tiro no pé dos próprios americanos !!! Não ???

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de garrido
Caro editor...: Interessante, não sabia que esse estudo era assim antigo - achei que essa tivesse sido uma resposta "à la Stallman" para a questão Microsoft/Novell, tipo "tô nem aí"... É, talvez meu post tivesse sido um pouco diferente de posse desse conhecimento. Mas a dúvida permanece: por que os proprietários das patentes, dentre esses citados no estudo, não se manifestam? Vendo como muitos CIOs mundo afora se disseram irritados pela estratégia FUD da Microsoft com o Linux, que na maioria dos casos já faz parte da sua infraestrutura de TI mesmo, não seria uma bela jogada de marketing uma Cisco da vida agora dizer "é verdade, o Linux viola meia dúzia de patentes nossas, mas acreditamos na importância do sistema para nossos clientes e nunca tomaríamos uma ação que podesse os prejudicar"?
Comentário de Normando Neto
Hummm... E o Windows, viola quantas???: Tem algum estudo a respeito?

Comentário de CWagner
E não é justamente isso: E não é justamente isso que a M$ está fazendo?

Se ela sabe quais patentes estão sendo quebradas deveria mostrar que parte do código do kernel, e provavelmente de outras centenas de ferramentas livres, quebram quais patentes e formalizar uma espécie de acordo de não agressão (ou seria ação judicial?!?!) para com os desenvolvedores daquele código e os usuários das ferramentas.

Se não teremos um remake do episódio da SCO.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de CWagner
Boa! E quem vai saber? Com: Boa! E quem vai saber? Com aquele código fechado?

Talvez alguns dos que puseram as mãos no código roubado dos servers da M$ pudessem "cantar" a pedra.


-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de ano@nimo.com
Um: Um link:

http://news.com.com/2100-1014_3-6138026.html

"quem estaria a salvo se um tribunal validasse a patente sobre hyperlinks, por exemplo"

Patente sobre hiperlink eh o cumulo do absurdo, principalmente porque eh baseado em algo que eh free: o protocolo da www.

Seria algo como alguem poder patentear expressoes da lingua falada num pais.

Comentário de popolony2k
Estão fazendo terrorismo e creio que ...: ... não vai dar em nada.

Vou contar minha experiência recente.

Estou correndo atrás de uma patente referente a uma implementação de software e desenvolvimento de um padrão sobre um trabalho que desenvolvi juntamente com um colega.

Pois bem, verifiquei até o momento que patente de software (no Brasil) é algo tão aberto, que não sei se terei garantias de que poderei ser ressarcido caso algum outro desenvolvedor ou empresa venha a desenvolver algo com a mesma idéia.

Na verdade você patenteia o software e se alguém fizer a mesma coisa, mas escrita com alguns "ifs" diferente ....já era, é diferente !!!!

Ou seja, cada País tem sua particularidade e não sei se a M$ está pronta para lidar com essas particularidades.

Ainda estou no principio desse processo de patente, vou alimentando a comunidade com informações a medida que o meu processo avançar.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de vmedina
Mas no caso resolveria...: Principalmente pq o draft 2 fornece, em sua seção 11, prevê casos como estes de patentes e os trata de forma muito interessante.

http://gplv3.fsf.org/gpl-draft-2006-07-27.html

Vale a pena dar uma olhada.

IMHO, a GPL v3 resolveria até muito bem. Até no caso, que virou um temor muito bem fundamentado, da Novell introduzir em SLs patentes da MS.

Parece que a v3 seria o único antídoto para esse veneno de patentes.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de popolony2k
Talvez até resolvesse, mas .....: ...usar a mesma tática de terrorismo que a M$ está usando para regular a situacão a seu favor, a iguala a nossa desafeta M$.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Manoel Pinho
Provando o veneno: Ironia é a M$ estar provando do próprio veneno ao apoiar patrentes de software:


http://idgnow.uol.com.br/mercado/2006/11/28/idgnoticia.2006-11-28.2430865006/IDGNoticia_view


Batalha legal na Coréia do Sul ameaça comercialização do Microsoft Office

Por Elizabeth Montalbano, para o IDG Now!*
Publicada em 28 de novembro de 2006 às 08h56

Nova York - Decisão da Suprema Corte ameaça venda do pacote corporativo no país após Microsoft infringir patente para tradução de empresa coreana.

A Microsoft poderá ter que tirar seu pacote corporativo Office das prateleiras na Coréia do Sul como resultado de um processo por patentes no país, de acordo com notícias em jornais regionais.

Diversos veículos sul-coreanos reportaram na última segunda-feira (27/11) que a Suprema Corte da Coréia do Sul recusou na última sexta-feira um pedido da companhia para que patentes obtidos pelo professor da Universidade de Aviação de Hankuk Lee Keung-Haie em 1997 fossem anulados.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de fcima
Acordos de Não Agressão São Comuns: O acordo entre a Microsoft e Novell foi basicamente um acordo de não-agressão como você sugere. Acordos deste tipo são muito comuns no mercado (a Sun e a Microsoft fizeram acordo semelhante dois anos atrás) e asseguram que os usuários dos produtos das duas empresas não corram o risco de vão ficar no meio de uma guerra de patentes. Neste ponto o acordo é muito bom para os usuários da Novell e da Microsoft.

Para os usuários das outras distribuições nada muda com este acordo. Rigorosamente nada. A Microsoft nunca falou que iria processar outras distribuições, e ao contrário se declarou disposta a fazer acordos semelhantes com elas, e a conseguir alguma forma de assegurar o uso das patentes para desenvolvedores não-comerciais.



Comentário de vmedina
Somente aos não comerciais?: Somente aos não comerciais, FCima?

Quer dizer que a MS estaria muito feliz de processar desenvolvedores de Softwares Livres comerciais, por conta das supostas propriedades intelectuais?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Sulamita
Dúvida: Desta vez foi o Linux ou o GNU/Linux?????
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004