Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

É hoje a participação de Sérgio Amadeu e Julio Neves no programa do Jô

Não durma cedo nesta quinta!


“A produção do Programa do Jô informou que a entrevista anunciada no início desta semana vai ao ar hoje, dia 05/10. Fotos da entrevista serão enviadas para a redação da Linux Magazine hoje durante o dia e vamos publicá-las aqui nessa página.


Foto cortesia: TV Globo / Zé Paulo Cardeal


Mais detalhes sobre a entrevista podem ser lidos neste artigo na página da Linux Magazine.”


Enviado por Rafael Peregrino da Silva (rperegrinoΘlinuxnewmedia·com·br) - referência.

O entrevistado complementa: Júlio Neves mandou um breve relato, que reproduzo abaixo.

“Amigos, consegui, com ajuda de um colega de faculdade que é executivo da TV Globo, uma entrevista com Jô Soares, para falarmos de SL. Em anexo, o e-mail que enviei-lhe agradecendo e contando como foi o desenrolar da entrevista.

Acrescentem a isso, que levantamos junto a comunidade um monte de Live CDs e a LMBr nos deu pencas de Linux Magazines porém não pudemos distribui-los na platéia. O meu livro que levei com dedicatória ao Jô e um Tux de pelúcia que o Sérgio levou para dar de presente, também não apareceram durante a entrevista. Creio que ainda teremos de lutar muito para alcançar nossos ideais.

A produção do programa, ficou de nos enviar o CD da gravação. Caso isso aconteça, mandarei uma cópia para o Paulino Michelazzo e outra para o Augusto Campos. ”


Assim, caso a produção cumpra sua parte do acordo, provavelmente em breve poderei disponibilizar a vocês um vídeo "oficial" da entrevista. Obrigado, Julio!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Ideais.....: "Acrescentem a isso, que levantamos junto a comunidade um monte de Live CDs e a LMBr nos deu pencas de Linux Magazines porém não pudemos distribui-los na platéia. O meu livro que levei com dedicatória ao Jô e um Tux de pelúcia que o Sérgio levou para dar de presente, também não apareceram durante a entrevista. Creio que ainda teremos de lutar muito para alcançar nossos ideais."

Os ideais já foram superados, o que resta agora é difundi-los.

Quanto a não aparecer o Tux e seu livro, uma questão pessoal apenas, nada que abale o real objetivo de sua visitan ao Programa do Jô.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula (Debate 1)
http://www.planetagol.com.br/images/planetagol/tmp/debate1.png
Comentário de minholi
Colocaram uma camisa no Julio!!: Achei que ele ia com aquela que tem o simbolo da Shell e #!/bin/sh embaixo :-D
Comentário de Ednei Pacheco
Políticas sobre publicidade: Quanto a não aparecer o Tux e seu livro, uma questão pessoal apenas, nada que abale o real objetivo de sua visitan ao Programa do Jô.

Achei que ele ia com aquela que tem o simbolo da Shell e #!/bin/sh embaixo :-D

Muito provavelmente estas "partes" não devem ter sido exibidas por questões de política de marketing da emissora. É o que eu acho. &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de HackerIP
Lamentável e o povo comemora....: O Jô não entende lhufas do assunto. Vai apenas abrir o palco para o Sérgio Amadeu dizer a maravilha que é o mundo do SL, o qual ele mesmo desconhece na prática. Vai ser como as primeiras entrevistas que ele deu sobre o assunto logo que entrou no governo. E depois, vai fazer propaganda da ONG dele, tudo isso com o aval do Júlio.
Comentário de Bruno Laturner
Espero que a entrevista não: Espero que a entrevista não tenha ficado muito política e ideológica, essas coisa são muito maçantes.

Não basta falar de software livre por que é bom, barato, aberto, por que vai contra os monopólios-capitalistas-ocidentais de uma sociedade judaico-cristã pós-moderna, no melhor estilo Casseta e Planeta. Que façam algo mais paupável.

Realmente é um assunto difícil de entender pra quem não é da área.

"Conhece o Linux?" -- É de comer?

----------------
CTRL+C, CTRL+V: A melhor ferramenta de programação criada pelo homem.
AjudaLinux Wiki
Comentário de Vinícius Cordeiro
¬¬: Don't feed the trolls!
Comentário de popolony2k
Pode ser que sim .....: ....quanto ao Shell, quanto ao livro também, mas geralmente o Jô está cansado de receber livros de outras pessoas e mostra-los em seu programa....mas não discordo de você, a Globo não dá nada de graça pra ninguém.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula (Debate 1)
http://www.planetagol.com.br/images/planetagol/tmp/debate1.png
Comentário de popolony2k
Se não servir ....: ...de palanque político, acho que é válida a entrevista.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula (Debate 1)
http://www.planetagol.com.br/images/planetagol/tmp/debate1.png
Comentário de Camponez
Entrevista: Passem o link do Youtube quando estiver no ar! =)
Comentário de ricardomoc
Horário: Pena que a Globo não divulga os horários em que começa o programa, pois varia de dia para dia. Ontem mesmo deve ter começado absurdamente tarde, devido a transmissão do jogo. Digo isso pois gostaria de gravar. Tenho que acordar muito cedo amanhã e ficar sem dormir não dá. Vou tentar "chutar" um horário para ver se consigo gravar uma parte ao menos.


-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de bebeto_maya
Não é tão díficil...: __Acho que não é tão díficil de entender...Em parte porque todos usam Windows sabem que é da Microsoft e sabem que é um monopólio. Ou seja, para o menos observador Linux é o Davi, que enfrenta o Golias, que é a Microsoft. Não creio que fique complicado...

__Lógico. As definições de Software Livre, os pontos de vista mais extremos, os FUDs, aí sim, quando você aprofunda fica complicado mesmo.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de compartilharrrr
Bem que alguém podia gravar: Bem que alguém podia gravar e depois compartilhar no YouTube hein? eu tb não vou poder ficar acordado até mais tarde porque levanto muito cedo mas queria ver essa entrevista
Comentário de joe_boy
O buraco é beeeeeeeeem mais: O buraco é beeeeeeeeem mais embaixo. Por que vocês não dão uma olhada nesse link e vêem quem é sócio da Globo?
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/137/nestasemana/midia.htm

Lógico que a Globo não colocaria o TUX no ar. Nenhum empresário vai fazer propaganda de um produto que rivaliza com o produto de um sócio... Agora juntem isso à política do governo pró-software livre que mudou muito (pelo menos na ênfase) após a saída do Dirceu. E eu pergunto: será que o Dirceu caiu por causa do mensalão? Ou o mensalão foi a desculpa perfeita para retirar um "incômodo"?

Senhores, trata-se do óbvio: grana!
Comentário de pcassiano
Sobre a entrevista do Sérgio no Programa do Jô: Olá a todos.

Eu detestei a entrevista do Sérgio Amadeu no programa do Jô!

O cara é phoda, sim, mas ele nem de longe pode falar do que sabe, assim como a entrevista não acrescentou nada ao que qualquer mortal já sabe sobre o Linux e o Software Livre...
Comentário de oi
Histórico!: Depois de dois blocos com o "Carnal Desire", o cara fala:

"Software Livre é que nem "cookie" de bêbado, não tem dono."

Acho que durou uns 2 minutos. O Jô falou, entre outras poucas coisas, em:
1) o Linux é o concorrente do Windows
2) o Linus (que ele desconhecia, tanto que perguntou o nome duas vezes) é o Bill Gates do Linux
3) "bom word"

Êta pessoal mais despreparado. Deixaram o trem passar. Foi ridículo.


Comentário de lilux
entrevista curtíssima: entrevista curtíssima

e se enrolaram um pouco. Mas valeu a pena.
Comentário de tonywalker
Lamentável: Deram quase todo o programa para um cara vestido de foguete nuclear e deixaram 5m para o Ségio Amadeu....
Mas cá pra nós, detestei a entrevista, eles foram incapazes de citar por exemplo o Firefox como modelo bem sucedido de software livre, confundiram o público (leia-se o Jô) usando o Google como exemplo e ainda por cima deixaram a má impressão de que o fato de ser livre pode tornar o software pior. O que poderia ter sido um ponto a mais, foi só meio.
Podia ter ido dormir mais cedo hoje....
Comentário de maotsetung
Animal...: Putz, o Jô não conseguiu entender o que é software livre...
Que lástima...

Comentário de JPayne
Acabei de ver a entrevista....: Acabei de ver a entrevista e achei decepcionante !!!
O Jô acho que se irritou logo de cara por não entender o que eles estavam falando e ao invés de ouvir, começou a atacar o software livre... acho que acabou dando uma idéia errada do que é o movimento do software livre... talvez o mais sensato deveria começar explicando tim tim por tim tim o que é o software livre... sem falar em código ou compilação e etc... e depois deixar um link de algum site que explique detalhes pra quem tiver curiosidades...

Uma pena, mas eu achei negativa a entrevista... fora que o Jô tisorou em várias partes... acabou parecendo uma briga de mercado do linux contra o windows... e a platéia não deve ter entendido nada !!!

Talvez se eles explicassem que o software livre é um movimento que vem crescendo cada vez mais devido aos benefícios financeiros e pela confiabilidade... depois disso aos poucos introduzindo o que é o linux e etc... não adianta falar em apache, tcp/ip, OpenOffice e etc no programa do Jô.

E mais, em determinado momento o Jô claramente deu a entender que os dois estavam querendo se promover com o software livre e que mesmo o nome dizer software livre, existem pessoas vendendo o linux... ou seja, o Jô não entendeu nada e ainda por cima contra atacou....rs....

Uma pena... mas valeu a tentativa !!!


Abraços.
João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de MDantas
Pode crer, fala sério ...: Pode crer, fala sério ... muito rápido mesmo! nada a ver o que foi apresentado antes da entrevista .... cmo tanto tempo, enquanto que na entevista do Sérgio e do Júlio, o tempo foi minúsculo!

Ô loco! :(

--
Márcio Dantas
marcio@mdantas.com.br
Comentário de Elessar
Entrevista ruim pacas: - Faltou falar que o OO salva em formato .doc, se o usuário assim desejar;
- O sistema operacional de nome semelhante ao Linux que o Jô falou era o Unix, e ninguém lembrou dele;
- Perguntas mal formuladas e respostas piores ainda;
- O Júlio, que me parece ter mais "didática" com "não-nerds" falou pouquíssimo;
- O Sérgio tava nervoso eu acho, engasgava e não esclarecia direito, além de teimar em usar termos "técnicos" como compilar, software, entre outros;
- Não sei se é porque eu estava achando chato e fútil, mas tive a impressão de que a entrevista com o "polícial-vocalista de banda-figurão" demorou o triplo do que a "nossa" pra terminar.
- Estou triste por termos perdido uma boa oportunidade de semear a mente do povo com idéias bacanas.


Acho que eu estava querendo demais pra uma entrevista com o Jô, que usualmente fala mais que os entrevistados, em questão de alguns pouquíssimos minutos.

=/
Comentário de Thiago Rodrigues
Não acredito!: Não acredito!
Eles deram dois blocos para o PM (3 blocos, o cara está fechando o programa), e... quantos minutinhos para o Júlio e o Sérgio?
Tirando que o Jô ficou se fazendo(?) de idiota, provocando e não deixava os caras responderem direito.

Valeu Sérgio, valeu Júlio... valeu a intenção.
Comentário de maxguzenski
Horrivel: Péssima entrevista.
Começaram confundido livre com gratis... terminaram sem explicar nada.

nao se prepararam para falar para pessoas leigas, usaram palavras tecnicas como se todo mundo soubesse, nao conseguiram nem explicar porque o WORD nao abre aquivo do OpenOffice.

lamentável.
Comentário de Rinaldi
Adentramos o terreno inimigo mas sofremos abate: O jó, mais confundiu que exclareceu!
Houveram cortes grotescos. hora falava do openoffice(.org), ora do OpenDocument, Ora do google, ora do Apache, ora das 4 leis do SL, ora o Jó tentava falar do Unix (e o Sergio falou do BSD).


A microsoft fez censura na entrevista!

Espero que no cd não haja a edição mal feita vista na tevê.

Vergonhoso, foram mostrar o lado bonito e foram feitos de bobos!





Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
Comentário de LeandroNunes
Concordo com o amigo acima.: Concordo com o amigo acima. Olho o Jô todos os dias e hoje foi realmente muito pobre a entrevista... acho realmente que foi uma chance de ouro perdida para valorizar a comunidade!
Comentário de Gonzales
Passei raiva assistindo o Jô: Alem do Jô quase não permitir ao Sergio responder as perguntas, ele ainda teimou querendo dizer que por detraz do Software Livre existia um interesse comercial. Claro que o SL pode e deve ser usado comercialmente, mas da maneira com que ele colocou e teimou dava a impressão que todos que desenvolvem SL tem escusas segundas intenções comerciais de dar com uma mção mas depois cobrar com outra. É o que me pareceu.
Além disso foi a última entrevista .. e quando foi anunciado eu pensei mesmo que teria 2 blocos porque eram 2 assuntos. Mas a entrevista de 2 blocos foi a anterior...

Em uma palavra:
Broxante

Comentário de AndreMichi
Horrível!!!: O Jô não sabia e continua não sabendo o que é SOftware Livre. O Sérgio Amadeu errou ao dar o exemplo do Google, o Julião parecia estar nos nervos para falar o que sabia, mas o Jô fez questão de deixar apenas 7 minutos para os caras falarem.

Pode não ter servido para muita coisa, mas agora muito mais gente sabe que o Windows tem um concorrente "grátis" e que pode ser obtido através da Internet.

[]'s

André Michi


Comentário de Telefunken
Não dava pra esperar muita: Não dava pra esperar muita coisa.
A realidade é que as pessoas nao precisam e nao querem saber sobre software livre, porque poucos realmente aproveitam o privilegio do codigo fonte. Só interessa ser gratuito para a grande maioria.

E sobre o cara fantasiado, gostei bastante dele.. o cara tem carisma, eu ri bastante, muito divertido. Carnal Desires!
Comentário de geekbr
Afronta a comunidade de Software Livre: Estou realmente chocado.

Não entendi nada, o programa deu praticamente todos os blocos pra um pm imbecil que canta musicas patéricas. Quando foram falar de um assunto de interesse nacional e internacional simplismente o Jô não deu abertura nenhuma para se apresentar argumentos abrangentes, fazendo perguntas que ao meu ver foram tendenciosas. O jô normalmente se mostra muito informado em diversasa areas, eu realmente não consigo acreditar que a falta de informação e as perguntas pifias foram dissimuladas ..

Não foi falado nem sobre o uso do linux no governo federal e a economia que isso acarretaria ...

Estou realmente chocado


" Quando a razão está contra o homem, este tende a se virar contra ela"
===================================
Erick Tostes
Geekbr at Freenode #debian-br
net/sys admin
www.geekbr.com.br
Debian sid, free, net , open bsd
Comentário de Bruno Laturner
Só veio a confirmar o que: Só veio a confirmar o que eu disse antes: Esse assunto é complicado demais para quem não é da área.

O Sergio mais piorou a situação que melhorou, parece que nem treinou pra falar p/ público leigo.

----------------
CTRL+C, CTRL+V: A melhor ferramenta de programação criada pelo homem.
AjudaLinux Wiki
Comentário de Irvin
Entrevsita do Jo!: Pessoal fica claro que o sergio amadeu e um radical, mais um radical..... ele demonstrou total falta de qualidade na sua entrevista e foi terminada pelo jo pq ja estava ficando mediocre, se comeceu um dialogo sobre que o word abre ou não pdf, que no momento mostrou que o jo soares dominava mais o assunto que o sergio francamente...... eles deveriam ter explorado o Firefox que e muito popular entre os usuarios e demostrar o impacto do soft livre no dia a dia das pessoas o que realmente faz a diferença, bastava citar que o firefox e mais seguro e quem usa tem menas chance de ter seus dados capturados por virus.... uma coisa popular que as pessoas sabem.... o que eles passaram para o publico e que são dois nerds fanaticos e vivem fora da realidade humana.......
Comentário de brodock
Nossa que entrevista horrível: O Jõ não sabe nada de tecnologia e ainda quis dar uma de entendido... e fui muito curta. Pena que não existe mais o programa Vitrine na TV Cultura com o Marcelo Taz... por que lá era o local ideal pra divulgar o linux, toda semana haeiuhaeiu

mas valeu a intenção, meu pai que assistiu ficou curioso com algumas coisas que respondi pra ele... deu pra passar uma imagem boa do linux.
Comentário de JPayne
Concordo contigo...: Concordo contigo,
O fato de ter durado só 7 minutos a entrevista foi justamente as tisouradas que a edição deve ter feito... afinal... o que interessa pro Jô e pra rede Globo é segurar o telespectador na frente da TV, e isso o PM Carnal Desires fez muito bem, por isso mereceu 2 blocos e meio... enquanto que falar sobre Software Livre é algo que não é pra qualquer um...

Talvez se a entrevista fosse num programa mais sério... talvez teriam tido mais espaço e mais respeito !!!

João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de MDantas
Realmente foi lamentável: Realmente foi lamentável ... vendo aqui so comentátios de todos, eu percebi que não foi somene eu que imaginei ter dormido ... mas realmente a entevista foi curtíssima.

Olha, não sei se vale a pena porque nunca fiz... mas entei no site do Programa do Jô e enviei um e-mail falando sobre o tempo tão curto que foi dado e perguntei o porquê!

Seria interessante os amigso que tiverem tempo, enviarem um e-mail para que tome conhecimento que o assunto é importante, não só é nacional, mas mundial, é algo proveitoso, mas que foi tratado com descaso ... pô, tanto o Sérgio como o Júlio não são caras que nasceram hoje - tem uma experiência grande em todo este mundo .. e nada destas coisas foram faladas ... foi muito estranha a entrevista.

Bom, bola para frente amigos!

--
Márcio Dantas
marcio@mdantas.com.br
Comentário de Raphael
Concordo com Irvin, outra: Concordo com Irvin, outra passagem medíocre foi quando Jô pediu um exemplo de Software Livre, daí Júlio respondeu: "A internet"...essa foi o fim...deveriam responder mais objetivamente, Jô cortou legal.
Comentário de geekbr
Não concordo: Não concordo mesmo, ele é comunicador, acho que a falta de exclarecimento partiu realmente das atitudes do Jô que foi tendencioso e não deu o minimo de importancia a algo revolucionario, poderiam ter abordado a parte politica do Software Livre e não apenas parte técnica .. mas realmente faltou muito a participação do julio


" Quando a razão está contra o homem, este tende a se virar contra ela"
===================================
Erick Tostes
Geekbr at Freenode #debian-br
net/sys admin
www.geekbr.com.br
Debian sid, free, net , open bsd
Comentário de carne_de_passaro
Nem vou gastar meus dedos a: Nem vou gastar meus dedos a essa hora, mas a impressão que eu tive é que pareceu que o Jô não queria fazer aquela entrevista.

Lamentável
Comentário de Eudes Cruz
Didática: Ok, valeu, mas poderia ter sido melhor. Esta entrevista confirmou o que sempre tenho observado. A falta de didática dos que são da área (e aí independe se é software livre ou proprietário) é uma das maiores barreiras para tornar popular o Linux. Ponto para a Microsoft, pois seus softwares parece que são feitos e medidos com um "idiotômetro", ninguém pode negar que são fáceis de usar.

Na entrevista surgiu uma oportunidade de ouro para explicar que um documento feito num processador de textos proprietário pode ser lido e acessado sem problemas no Linux, e vice-versa (embora isto seja básico para nós que conhecemos, para outros é surpreendente). Aí o Sérgio cita como primeiro exemplo o formato PDF, e o Jô, de raciocínio rápido, diz logo que PDF não pode ser aberto pelo Word nem modificado (ou disse algo parecido). Por que o Sérgio não foi logo direto ao ponto? O que ainda salvou a entrevista foram as intervenções do Júlio. O Sérgio citou muitos números, quando bastava dizer que existem milhares de programadores, que ganham dinheiro sim, ninguém trabalha de graça, mesmo Tosatti. Faltou explicar os conceitos: "livre "não quer dizer "de graça"

Podiam ter convidado o Augusto!
Comentário de newtux
Quem dá mais Ibope um "cômico Carnal" ou o futuro?: Na visão do Jô ganhou o cantor se posso disser se é, infelizmente foi sofrível não por se enrolarem e sim por se deixarem envolver pelas armadilhas do apresentador que ao meu modo de ver já estava desde o começo com a intenção lobista, afirmações com sentido mal intecionadas tais colocando em dúvida o objetivo dos softwares livres.
Se eu já vinha percebendo decadência do programa do Jô a anos, agora tive a certeza, dois blocos com um assunto ínfimo e um desprezo total com um assunto de suma importância para o desenvolvimento tecnológico e de grande importância para Brasil.

Comentário de Marcelo Barros
Infelizmente a ignorancia do Jo no asssunto atrapalhou: Fala serio, gastar dois blocos com uma mistura de capitao gay e maguila que canta e depois ainda ver o Jo desperdicar a chance de uma boa entrevista foi realmente triste. O Jo poderia ter se preparado mais para termos uma entrevista de nivel com a grande dupla Amadeu/Neves. Ele fala muitas linguas, mas se falasse algumas "linguagens" tambem seria melhor ...
Comentário de alan
- Falaram sim que o OO salva: - Falaram sim que o OO salva em .doc
- Jô queria, na realidade, falar sobre o Firefox...

Compartilho o sentimento que o Jô cortou a entrevista porque os estava muito técnica e não atraente para o público.

:-(
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de metalrufflez
Zuado hein...: Realmente triste a entrevista, 7 minutos pra falar de um assunto, complexo e interessante, ao inves disso devem ter dado uns 40 minutos pro Carnal Broxante...
Quando eu vi a chamada do palhaço com aquela fantasia ridicula, eu ateh me animei achando que ia ter dois blocos com uma entrevista inteligente e que agrega informação (o que normalmente acontecia no jô pre Globo).
Além de aguentar aquelas porcarias de musicas sem letra e sem melodia (nem a intro de Tom Sawyer tocaram direito), ainda tive que ver o Elefante de barba Branca com sua mentalidade ridicula de Windows user, criticar cada comentario e ficar insistindo que nem um retardado "Mas, é pra comercializar, é pra comercializar...".
As vezes dah vontade de deixar o linux soh no mundo geek msm, dos hard users de informatica, pq tem cada um que nao sabe o que tah falando e tenta colocar comentario... Sem contar a primeira pergunta ridicula, "Então é gratis!". O Open source tah aih pra que nao se entenda gratis mas sim LIVRE!!!
O dois falavam como se tivesse conversando com um geek ou um pre-geek (nao sei se existe isso mas deve dar pra entender...), e nao com um leigo (olha que o jo sabia o que era um pdf).
Sim, faltou estruturarem melhor o que iam falar, citar o governo, firefox, e principalmente a mentalidade de vender serviço e não software. As citações como a do Tosatti ou do Open Office foi meio fora de hora. Mas como foi citado acima pelo menos alguem sabe que tem um sistema melhor que o windows que eh distribuido de graça pela net.

Preferia muito mais uma entrevista num programa sério, como aquele de finanças da Rede TV (as vezes tem umas entrevistas interessantes), um programa tipo mesa redonda, algo sério, completo, e nao uma entrevista só pra preencher buraco (foi o que pareceu...)

Peguei uma raiva de Carnal Desire, não quero ouvir falar disso nunca mais!
Comentário de FelipeRocha
Lamentável: Assim como já foi dito, "eu deveria ter ido dormir mais cedo".
Fiquei indiginado ao assistir como duas pessoas, com o conhecimento e experiência que possuem, fizeram uma entrevista tão superficial e pouco exclarecedora e deixaram passar uma certa impressão de desordem. Digo isso pois, na entrevista, os 2 participantes não passaram confiança a respeito de software livre, não se argumentaram devidamente, não souberam exemplificar com casos de sucesso, enfim, pareciam duas crianças rogando pela atenção do Jô e tentando evangelizá-lo. No meu ver, este espaço que o software livre tinha ganho na mídia, que poderia ter sido utilizado para difundir sua popularidade, maturidade e confiança, só serviu para denegrir a sua imagem, deixando para aqueles que assistiram, e que pouco entendem do assunto, uma idéia vaga e sem fundamentos.
O QUE É SOFTWARE LIVRE? LINUX? APACHE? OPENOFFICE?
AH JÁ SEI, DEVE SER RECEITA DE BOLO!
Comentário de koala
Até agora estou tentando: Até agora estou tentando imaginar a repercussão desse bate-papo.

E tb não consigo criar, para mim, uma opinião concisa sobre a entrevista. Que parece que faltou uma pauta, da parte do Sérgio e do Júlio, sim, parece.

O Jô foi 'tesoura'? Sim. Não é preciso assistí-lo muitas vezes para perceber que ele sai tesourando mesmo - e eu não acreditei q hj seria diferente. Ele tb demonstrou uma p* má vontade na hora (desdém ao falar <> desconhecimento do assunto), convenhamos.

Mas que precisa de coragem pra ir lá, claro que precisa - queira ou não, o programa tem uma audiência legal. A disposição dos nossos amigos é extremamente válida e merece o reconhecimento devido.

Foi interessante a clássica diferenciação de SW e HW, mas realmente falar 'compilador' é super estranho para aquele momento. Legal a analogia do 'bolo c/ [e s/] a receita'. Citar que empresas X, Y, que são do nosso conhecimento, funcionam usando SL. Teve mta coisa legal.

Claro que todos nós vamos ficar pensando (e postando) "eles deveriam ter falado isso, deveriam ter falado aquilo, explicado assim, mostrado assado... ASO...". Concordo, temos diferentes visões, mas mtos ptos em comum tb. Só o que não pode falar é "se era pra dizer aquilo, melhor que nem fossem".

Dá pra consertar a entrevista que o Jô dinamitou? Será que algum dia outra figura da cena do SL será entrevistada pelo Jô? Complicado responder a estas perguntas.

Eles merecem nossos parabéns, sim, galera. Os caras vão lá e o pessoal agora desce a lenha neles... mó chato isso. Apoiemos, elogiemos!
Comentário de alan
Quanto ao lado comercial,: Quanto ao lado comercial, há sim e é a principal forma para as "centenas de milhares" de pessoas trabalhando com software livre.

Achei pior a postura do Amadeus "jurando de pé juntos" que são os "monges Franciscanos" que mantêm o software livre. Perderam uma boa oportunidade para falar que livre não é de graça, poderiam aproveitar o grancho do Jô soares para falar que há sim modelos de negócios por trás do desenvolvimento FLOSS, inclusive viáveis para o Brasil, onde, por exemplo, poderia ser criado um amplo mercado, inclusive tendo o governo federal como um grande cliente.
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de alan
Nem serviu para isto,: Nem serviu para isto, André. Não me recordo dele falando que a ampla maioria do software está disponível na Internet.
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de Crocodilo do Nilo
Porque o trem descarrilhou: Primeiro, um recado pro povo que acha que "A Microsoft censurou a entrevista", como disseram aí em cima: PAREM COM A MANIA DE PERSEGUIÇÃO, PÔ!. Obrigado, voltamos agora à nossa programação normal:

A entrevista falhou, e miseravelmente, não por culpa do Jô, mas do orador (Sérgio Amadeu) que não conseguiu torná-la minimamente interessante. Exemplos ruins ("Google é aberto", não a frase em si, mas como foi colocada), termos técnicos demais (compilar? pdf?), expressões confusas ("remover a sabotagem na hora de compilar", WTF??), respostas hesitantes e por aí vai. E, pra piorar, ele ainda associa a palavra HACKER ao SL. E justamente na GLOBO, onde "HACKER == Cracker ladrão de senha de banco e ponto final". Pelamordedeus...

O resultado poderia ter sido muito, muito melhor. Como? Simples, bastava não deixar o Sérgio Amadeu sequer pisar no palco, colocar o Júlio Neves no lugar e preparar um roteirinho BÁSICO com as perguntas mais prováveis e respostas BEM mastigadinhas pro povo engolir fácil.

De qualquer forma, valeu a tentativa. Pelo menos serve como exemplo do que não fazer na próxima (se houver próxima) vez.

PS: O Jô tava certo em dar dois blocos pro PM, tava muito mais divertido.
Comentário de alan
Veja bem, o programa do Jô: Veja bem, o programa do Jô é de entretenimento metido a programa cultural...

Sobre o Jô "atacar" o SL, acho que ele fez muito bem, pois estas são exatamente as dúvidas dos leigos. O Jô sabia sim do que se tratava o assunto, o Amadeus que estava nervoso/empolgado demais e acabou com a entrevista.
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de Eudes Cruz
Não foram direto e didaticamente ao ponto: Falaram, mas não de imediato. Deixou primeiro o Jô se confundir com PDF e tal. Às vezes a melhor e mais necessária resposta pode ser um "sim" ou "não". Depois passa-se a explicar, mas sem deixar de ser direto. Depois podem ser explicados exemplos relacionados...
Comentário de alan
Podiam ter convidado o: Podiam ter convidado o Augusto!

Concordo! =)
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org

Comentário de JPayne
triste mesmo...: Eu não me aguentei e fui no site do programa dele deixar uma reclamação... tá louco.... como podem ter dado tão pouco tempo pra um assunto tão grande... e mais... pra mim o Sérgio e o Julio ficaram nervosos por causa da provocação do Jô... eles deveriam ter falado com o público diretamente, já que o Jô não tava interessado... deveriam ter mensionado, que quando alguem navega na net, é graças ao software livre, independente de usar windows ou não... e assim por diante... preferiram um diálogo mais técnico e acabou sendo um tiro no pé...


João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de popolony2k
Acabei de assistir....: .... o programa e sinceramente, achei que foi péssimo, primeiro porque o Jô visivelmente os atendeu com uma má vontade tremenda, deu para perceber um certo incômodo do apresentador no momento da apresentação inicial de seus convidados, quando o mesmo citou a palavra "Software Livre".
O mesmo aconteceu no momento que chamou os 2 convidados à frente para a entrevista.
Eu não sabia que o Sérgio Amadeu era meio bitolado e isso foi um pouco ruim para a galera do SL nesse programa, pois logo de imediato ele começou falando termos técnicos incompreensíveis para agrande maioria do público presente, creio eu, forçando o Jô a pedir explicações mais claras por diversas vezes, explicações sempre feitas por Julio Neves, que dos dois pareceu ser uma pessoa bastante centrada e com respostas, mais "políticamente aceitaveis", ao contrário do extremamente técnico Sérgio Amadeu.

Sinceramente, eu estava aqui desse lado da cadeira apreensivo pela entrevista e depois que a mesma iniciou, comecei a ficar nervoso, pois a impressão que passou foi que "esses caras do Software Livre são todos uns dissimulados, tentando de maneira desordenada deturpar o que já funciona direito", não sei se houve edição da Globo para passar essa imagem, mas foi a impressão que ficou para mim.

O momento talvez mais marcante da "pífia" tentativa de entrevista foi quando o Jô, por diversas vezes, tentou cercar os convidados com perguntas afirmativas do tipo, "Software Livre, que no final é vendido !?!!!?", chegando a tentar encurrala-los quando perguntou em que eles trabalhavam, talvez para tentar associar Software à necessidade de fazer dinheiro .
Como se Software Livre não pudesse ser vendido jamais, sendo que Sérgio Amadeu e o Júlio Neves mostraram talvez um certo "acanhamento", perdendo assim a chance de mostrar ao apresentador e ao público que Software Livre não tem relação alguma com Software Grátis, ao invés disso tentaram explicar que o custo de se "embutir um software livre em um telefone (investiram demais nessa idéia do software no telefone durante a entrevista), por exemplo, era menor que embutir um similar proprietário", mas que para mim foi uma tentativa sem sucesso.

Não estou tentando desmerecer os entrevistados, nem tentando querer ser senhor da razão (vindo de quem vem, é possível isso ???), mas essa entrevista não acrescentou em nada para o SL, pelo contrário.

Na palavra final, o apresentador citou o monopólio da Microsoft no mundo proprietário e citou que o Linux também é o mais conhecido do mundo do Software Livre, chegando quase querer mencionar que o Linux seria um monopólio no mundo do Software Livre, o que o igualaria a Microsoft.

Essa madrugada é para ser esquecida. Perdi meu tempo e parte de meu precioso sono, exceto pela primeira entrevista que, propositalmente, talvez tenha sido escolhida para anteceder o desastre.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula (Debate 1)
http://www.planetagol.com.br/images/planetagol/tmp/debate1.png
Comentário de ano@nimo.com
Não levaram um cdzinho tipo: Não levaram um cdzinho tipo cartão do DSL e explicaram que ali continha um software melhor que o Windows 98 feito por uma pessoa só e distribuido degraça (como cerveja). Não explicaram que com aquele cartãozinho você tinha um sistema operacional de primeira, gratuito e livre e que isso só era possivel por causa dos FreeSoftware.

Se levaram um Tux e a produção não deixou aparecer é um caso de censura! Coisa absurda.

Aparentemente os entrevistados não tiveram tempo para se preparar. Um dia destes ouvi dizer que até existe um "Personal "entrevistado pelo Jô" trainer". Deveriam ter contactado um antes :).

Bem, aconteceu o que sempre acontece. O assunto é muito dificil de ser explicado. Como explicar para alguem que existe software livre de verdade, feito por "monges" de verdade, e existe a possibilidade de lucro tambem? E que tudo isto é conciliavel!

A entrevista foi curta, mas era previsivel. O assunto é dificil. Os entrevistados fizeram o quê puderam. Mas foi um marco positivo.
Comentário de JPayne
Concordo...: Quando vi aquele negão vestido com aquela capa... achei que seria ridiculo... mas até que o cara é engraçado...
Agora, se tem perseguição ou não eu não sei... mas que o Jô nitidamente tomou a posição de ir contra o Software Livre... ah isso ele fez sim... em vários momentos ele tentou dizer que os dois estavam se promovendo as custas do software livre e que apesar do nome de Software Livre, empresas estavam vendendo Linux... nossa... foi terrível...

Eu nem quero que voltem a falar disso no Jô... tomara que da próxima vez, seja algum programa sério como aquele que passa na RedeTV sobre economia e finanças (como foi citado num comentário acima)...

O dia que alguém abordar o tema Software Livre como Negócio, aí vão dar a atenção devida... mas no caso do Jô... puts.. Sandalhas da Humildade pra ele !!!


João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de ano@nimo.com
"O momento talvez mais: "O momento talvez mais marcante da "pífia" tentativa de entrevista foi quando o Jô, por diversas vezes, tentou cercar os convidados com perguntas afirmativas do tipo, "Software Livre, que no final é vendido !?!!!?""

Concordo. Daqui pareceu claramente que o Jô estava previamente influenciado por uma campanha "get the facts".

Mas acho que foi positiva a entrevista.
Comentário de bebeto_maya
Poderia ser pior, mas foi bem ruim!: __COMENTÁRIO DUPLICADO!POR FAVOR EXCLUA-O, MODERADOR!
Comentário de bebeto_maya
Poderia ser pior, mas foi bem ruim!: __Não acho que tenha sido uma queimação completa...Mas o Julio Neves, um homem centrado e inteligente, foi ofuscado pela empolgação "adolescente na primeira transa" do Sergio Amadeu...Toda vez que ele ia explicar algo com mais ponderação, dando-nos destaque e mostrando o poder do Software Livre,como quando ele falou da Internet e sua união intrinseca com SL, chegava o Sergio e iniciava um sequência fanática de "é bom, porque é bom e pronto!"

__Sergio pecou quando disse que o Software é dado e que todos são livres pra participar, como se fossemos um grupinho de Hippies despirocados; que não é comercial etc, confundindo a cabeça do público. Poderiam ter chamado o Piter Punk, o Morimoto, o Tosati, o Augusto...Sei lá! Sinceramente, as contribuições do Sérgio Amadeu foram o cúmulo do fanatismo.

__A analogia que ele fez com telefones celulares, receitas de bolo etc...Foram terríveis...Salvou-se o Julio com a Wikipedia, a liberdade propagada pela Internet, o Apache webserver. No final o Grande Julio foi bem mais pratico, porém ofuscado pelos devaneios do Sergio.

__Um assunto que poderia ter sido interessante, com citações de Link, virou protesto político-ideológico sem grande objetividade...Deprimente.

__Ainda não posso me esquecer da diabólica tesoura da Rede Globo, ou será que foi a do Jô? Não sei...Uma terrível má vontade, dessa conhecida emissora talvez tenha moderado o próprio Jô com a premissa de que sofreria retaliações.

__Uma droga...Alcançamos a Globo no grito.E a impressão que dá é que só conseguimos gritar. Acho que um bom entrevistado, quando se coloca numa boa postura, moderada, centrada, forte e consistente, se esquiva de qualquer edição inescrupulosa.O Sergio ainda deu a sua última peróla para o público quando misturou com a "farofa" o PDF com Office, esta, tão ruim, que até o Jô o corrigiu.

__Me pareceu também que a Globo, chegou com uma, de "olha a esmola é de 5 minutos" e eles correndo contra o tempo despejaram uma avalanche de informações confusas e mescladas entre si. Uma verdadeira entropia. A Globo é terrível mesmo. Não posso me ocultar de falar mal dela. Um movimento inclusivo, socialmente correto, politicamente neutro é enterrado num mar de lama, distorcido por uma entrevista mal feita e obscurecido por um bloco anterior espalhafatoso, midiático e 5 vezes maior!

__A sensação que me dá é que a entrevista só serve para injetar retroalimentação anti-Linux em desafetos e mostrar o lado pastelão da comunidade livre.

Alguma coisa se salvou:
*O fato do Google usar Linux (mesmo que de modo confuso);
*A analogia bem-feita do Julio com a internet (inda que incinerada pelo jô);
*A flexibilidade do Linux foi exibida, de forma confusa, mas foi.
*Os nome Br Office e Open Office foram falados na televisão.
*Falou-se e "ODF", de maneira confusa, mas falou-se.
*O Sérgio Amadeu, num raro momento de racionalidade, afirmou que a grosso modo, o Linux é concorrente do Windows, o que ajuda a passar a informação para o leigo.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de dimiclip
éééééé: Foi uma boa chance. Acho que poucos de nós se sairia melhor...

http://www.midiaindependente.org/pt/blue//2003/08/260618.shtml
Comentário de geekbr
Bem ..: Eu até concordo com a parte final do teu post, só que chamar o tossati seria pior que chamar um iniciante em linux, ouviram o podcast do idg ? imagina ele lá gaguejando haha .. mas voltando ao papo sério acho que realmente o Sergio ofuscou e não ajudou muito, e tambem acho que quem deveria estar na ponta seria o Julio. Mas acho que a culpa não é de nenhum dos dois. O entrevistador tem a possibilidade de deturpar e mesmo tentar confundir um assunto da forma como o jô fez. Acho que o Sl não recebeu o minimo de atenção que deveria ter tido de um formador de opnião que o jô é. Cada dia mais vemos o programa dele virar mais malabares masturbativos mentais do que o programa informativo que era no inicio.

Realmente, acho que a comunidade não deveria aceitar isso calada. Estou disposto a escrever uma carta aberta de preferencia colaborativa e vou falar sobre isso no podcast tambem.

Como disse, foi uma afonta objetivamente tendenciosa.


" Quando a razão está contra o homem, este tende a se virar contra ela"
===================================
Erick Tostes
Geekbr at Freenode #debian-br
net/sys admin
www.geekbr.com.br
Debian sid, free, net , open bsd
Comentário de Bruno Gonçalves
Parabéns ao Julio Neves: Mais uma vez ele mostrou que sabe falar de forma que as pessoas que estão ouvindo entendem, quem já leu o papo de botequim sabe disso.

Acredito que se fosse apenas ele o entrevistado teria sido muito melhor.

Mas ninguem deixou o cara falar, ou era o Jô ou o Sérgio Amadeu cortando ele.

Assim fica dificil.

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de nemesis
Hoje me sinto bem disposto: Hoje me sinto bem disposto após uma longa noite de sono. Nada como não perder tempo com o tubo idiota...

em tempo: Globo e M$ andam de mãos dadas, ou vcs não sabiam? entrevistados nerds nervosos, entrevistador experiente e tendencioso e edição da entrevista dão nisso...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Sulamita
Samadeu...: é tão nerd quanto o Gilberto Gil é hacker. Se foi perfeitamente perceptível a diferença entre o que o Júlião falava e o que ele tentava falar, é porque o Júlio sabia do que estava falando. Simples assim.
Teoria da conspiração? Como se precisasse...
Comentário de Gustavo Roberto Rodrigues Gonçalves
Minhas impressões sobre o programa de hoje.: Bom Dia pessoal,

Estava vendo a entrevista do Sérgio Amadeu / Julio Cezar no programa do Jô, e as impressões que tive foram as seguintes :

- Em todos os momentos o Sérgio Amadeu tentou "aparecer mais" do que o Julio Cezar. Mas tudo bem, já que era ele o que estava na frente.

- Acho que o Sérgio Amadeu deveria ter deixado o Julio Cezar falar mais um pouco, já que os exemplos que o Julio Cezar citou foram mais felizes ( minha opinião ).

- A história de Grátis e Livre não foi bem esclarecida.

- Eles falaram de Google e Apache, e PDF's DOC's, depois disso o Jô comeceu a ficar nervoso por que não estava entendendo nada mais.

- Deveria ir lá um cara menos nerd que o Sérgio Amadeu, que tenha diálogo para as pessoas que nunca tenham ouvido falar de S.L

Dentre essas e outras observações, creio que a entrevista não atingiu o seu objetivo maior, que era realmente esclarecer que raio de Software Livre é esse que ninguém entende.

Abraços pessoal, se não vou passar o dia inteiro escrevendo aqui, heheh.

PS.: Essas são minhas humildes opiniões.

Saudações Livres à todos !
Comentário de nemesis
haha. ok, só tem cara de: haha. ok, só tem cara de nerd... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Caco
Faltou circo na entrevista: Não sou afeto ao marquetismo, mas acho que chamaria muito mais atenção se os dois esforçados entrevistados, após a conversa, tivessem podido mostrar no famoso telão do Jô o linux rodando um desktop 3D com janelinhas dando piruetas e rodando um filmezinho no Xine. A redito que seria muito mais efetivo em demonstrar as possibilidades do SL.
Isso seria o suficiente para a média do público televisivo brasileiro ficar instigado o suficiente a buscar mais informações sobre o assunto.
No mais, achei positiva a participação.
Comentário de hamacker
O duro foi me manter: O duro foi me manter acordado aguentando dois blocos seguidos dum PM maluco.

Tenho a impressão que o Jô extendeu propositalmente o PM maluco (que forçou ser engraçado) para diminuir o bloco seguinte que entrevistaria os dois colegas que falariam sobre um assunto que o Jô não domina ou sequer arranhe o assunto. Quem já viu o programa do Jô antes sabe que ele "adora" entrevistar sobre assuntos sobre o qual ele entenda, neste caso ele aparece mais que o entrevistado.

O que valeu foi a intençao dos colegas softwares livres em tentar trazer o assunto para a luz. :(

Comentário de gonzales
IBOPE: Também acho que a comunidade deveria se manifestar de alguma forma.
Nada me tira da mente que ontem o jô deve ter aumentado sua audiência (pelomenos meio ponto) porque a comunidade do SL quase toda deve ter assistido.
O piór é que a conclusão provável da produção do programa será:
-Vamos trazer o PM fantaziado de novo !! Ele deu IBOPE !

Comentário de nemesis
Jô é entendido.: Jô é entendido.

em Macintosh, quero dizer! :P

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de popolony2k
Sérgio Amadeu....: ...não mostrou ser Nerd e sim passou uma imagem de, "mais um micreiro bitolado".

Na verdade a M$ deve estar sorridente essa hora, pois essa entrevista mostrou para o Brasil (Governo, Empresas, Imprensa, ...) uma mensagem do tipo, "Olha aí o nível do cara que estava querendo nos combater.....totalmente sem argumentos" !!!

Perdemos pontos preciosos.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula (Debate 1)
http://www.planetagol.com.br/images/planetagol/tmp/debate1.png
Comentário de hpoyatos
Decepcionante: Vide abaixo
Comentário de hpoyatos
Decepcionante: é chover no molhado, mas devo dizer que foi decepcionante.
Ficou evidente que faltou tempo, e havia um certo desconforto do Jô Soares desde o começo, uma já chamada "má vontade".

Resultou num debate confuso e ridículo, técnico demais para um usuário comum de tecnologia, Windows+Office+IE, que é o público alvo do programa.

Faltou pauta da parte do Jô, com perguntas mais revelentes, mas aquela mania dele de falar mais que o entrevistado e atacar os entrevistados sobresaíram.

A ironia é que o Jô atacou o software livre da mesma forma que o Sérgio Amadeu falou na Carta Capital das práticas "de traficante" do software proprietário. ficou claro que o Jô achou erroneamente que o software livre era distribuído de graça para depois ser cobrado, como um traficante de drogas faz. Quanta ironia.

Bom, o entrevistado (Sérgio) tinha que ter sido menos técnico e se concentrado mais nas bases do software livre, naquele papo mais teórico e deveriam ter realizado mais comparações entre softwares de domínio público como Windows, Office, IE, e seus equivalentes livres. Falado do Firefox, que ele é na verdade o velho Netscape melhorado, mostrando ao público leigo, porém mais velho de Internet, que o desconhecido não é tão desconhecido assim. Faltou didática.
Infelizmente o Júlio ficou muito quieto :/

Fugir do papo "Apache", fugir do server e se concentrar mais no desktop, que é mais familiar.

Faltou levar umas fotos, talvez alguns screenshots de kde e gnome, pra mostrar o quanto o SL é bonito e intuitivo. Poderiam ter mostrado o Tux, ou alguns mascotes de projetos, tentando cativas a platéia. Sei lá.
Foi triste, muito triste.
Comentário de nemesis
putz!: "pra piorar, ele ainda associa a palavra HACKER ao SL. E justamente na GLOBO, onde "HACKER == Cracker ladrão de senha de banco e ponto final". Pelamordedeus..."

agora dá pra entender o *nível* da entrevista... completo despreparo mesmo...

deviam ter comentado com o Jô que a infraestrutura do Macintosh é baseada em software livre. aí, ele calava a boca...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de KyNDeR
LAMENTÁVEL !: Fiquei realmente decepcionado com o Programa, aliás aquilo não foi um programa, foi algo do tipo, diversão da Globo.

Achei estranho que o Jô parecia empolgado, mas de repente ele se estranhou com algo.

Será que houve algum estranhamento dentre a mistureira de idéias emboladas e mal explicadas e por respostas não objetivas?

Será que houve muito ataque a software proprietário, quando deveria colocar a frente o S.L. ?

De todo jeito foi decadente tanto a forma como foi iniciada a entrevista, com uma pergunta do tipo:

"O que é Software Livre?"

antes mesmo de apresentar os entrevistados profissionalmente.
Achei parte mal formulada pela direção do programa, talvez perguntas mal elaboradas e roteiro mal programado.

O programa tem 4 Blocos desses quatro o Segundo tomou conta de quase todo o tempo do Terceiro.
Sobrando uns 3 minutos para entrevista com o Sérgio Amadeu e o Júlio. Poderiam ter tratado de vários assuntos que envolve o SL aproveitando o conhecimento dos dois, mas o GORDO simpatizou-se com o "GORDO fantasiado de Tiazinha"... vai saber o porque, ficou num puxa-saquismo sobre a PM e gastou praticamente 3 blocos do programa com o Sr Carnal.
Essa, era o tipo de Entrevista que deveria tomar apenas 1 Bloco, como normalmente é feito com cantores e demais artistas desconhecidos da mídia, mas ecepcionalmente nesse programa, foi o Contrário... porque ? Nem imagino.

Revoltante, mas gostaria de saber se houve algum desentendimento entre o entrevistador e os entrevistados, que não tenha aparentado no AR ?

Se alguém souber responder, ficarei grato.




-

http://www.pquilinux.org
Comentário de ksrx
Faltou planejamento: Vi ontem a entrevista e cheguei a seguinte conclusao, faltou planejamento do Julio e do Sergio.

Parece que eles simplesmente nao se prepararam para a entrevista, falavam de coisas como se todo mundo entendesse. Falaram de linux, bsds, etc como se fosse produto vendido em camelo de tao conhecido.

Inicialmente deveriam ter comecado a entrevista dizendo o que eh Software livre, o que eh linux, como funciona, etc, sem usar termos tecnicos, usaram exemplo da wikipedia que foi pessimo por sinal e quando o Jo questionou sobre a venda dos cds ser sinonimo de um produto comercial eles simplesmente nao souberam responder.

Lamentavel, creio que perdemos uma otima oportunidade de divulgar de uma forma clara o software livre.

Espero que daqui ha uns 10 anos quando surgir uma outra oportunidade igual essa em um programa os entrevistados se preparem e saibam colocar de uma forma mais clara para os leigos as definicioes do que eh o software livre.
Comentário de Animal-X®
Foi triste !!!: Assisti a entrevista e só tenho a acrescentar aos comentários da galera que o Sérgio Amadeu foi ao programa bem despreparado e falando como se o público todo fossem programadores e administradores de sistemas linux/bsd, o Júlio tentou equilibrar as coisas mas o no final das contas o trem descarrilhou !!!

A tentativa foi boa mas faltou lidar com o assunto com mais firmeza, apresentando ao público leigo as vantagens do SL, o que já se conseguiu fazer em termos de sociedade e movimentos sociais e mostrar exemplos melhores pois existe tantas coisas no mundo livre que na entrevista não pode ser explorada.

Realmente lamentável o que o Jô fez com nossos herois mas o intuito daquele programa é fazer IBOPE e não se preocupar com o que é realmente útil a sociedade.

Sinceramente acho que emissoras como a Globo e o programa do Jô estão lá para encher nossas cabeças com coisas inúteis e depois dessa tentativa, só queimou mais ainda o filme do SL com a sociedade...

A minha grande pergunta é: porque não existe um programa sério sobre tecnologia num canal com tanta audiencia?

Na minha humilde opinião, queimamos cartucho atoa numa rede de televisão que só enche a cabeça das pessoas com merda !!!

Poderiam ter feito essa entrevista no programa Olha Digital da RedeTV, seria muito melhor e mais direcionado a quem quer realmente entender de computadores.

Parabéns ao meu chará Serjão (onde já tomamos umas brejas lá em Diadema no último fórum do PSL-ABCD) e do Julião por terem a coragem de enfrentar os leãos da Globo.

PS: fica aqui o meu protesto contra essa emissora de TV mediocre...
----------------------------------------------------------------------
Sergio Augusto Vladisauskis (Animal-X®)
Jabber: sergiovl@jabber.org | gTalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | Linux, OpenSolaris, BSD's & Haiku
http://sergiovl.sytes.net

Comentário de CWagner
Cheguei em casa às 22:00,: Cheguei em casa às 22:00, depois da apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira aqui em São Luís. Ótimo programa, por sinal. Quem tiver oportunidade de ir, não perca http://www.osb.com.br/temporada_proximos.htm#

Depois do jantar, fui acessar sites, ler emails, ouvir podcasts e brigar com um gadget que não quer bootar o Linux de jeito nenhum, mas com certeza tem solução. Por tudo isso acabei perdendo a entrevista, mas pelos comentários não perdi muita coisa.

Não assisto ao Programa do Jô desde o dia que ele destratou um artista cego maranhense que foi passar uma temporada no Sudeste a convite da Alcione.

O Jô tratou o cantor e compositor como se fosse o poodle da Marrom que ela levara para passear na calçada de Ipanema. O que o Roberto Ricci faz com o violão o Jô nunca será capaz de fazer, e nem por isso ele soube respeitar a capacidade do artista.

IMHO, o Programa do Jô é tão formador de opinião quanto a INFO ou a Veja. O cara tenta intimidar quem ele considera incapaz, despreparado ou apenas menos inteligente que ele. Basta ver a diferença de tratamento que ele dá a artistas/personalidades novas e com mais experiência. Se ele sabe do assunto tanto quanto o entrevistado, e este for tão inteligente e articulado quanto o apresentador, a entrevista pode chegar a ser interessante, se não acontece exatamente o que vocês dizem o que ocorreu na madrugada de hoje.

Não assisti à entrevista. Torci para que os dois entrevistados tivessem sucesso, mas não tinha muitas esperanças que fossem bem sucedidos no esclarecimento da audiência do programa, que a meu ver tem um grau de consciência e interesse bem diversos e avêssos ao assunto tratado.

Prefiro entrevistas na Rede Cultura, para mim o melhor canal da TV Aberta atualmente. Assisti parte de uma "sabatina" do Lima Duarte no dia do aniversário da TV no Brasil, mês passado e foi ótimo.

Gostaria de ter avisado o Sérgio e o Júlio das armadilhas, mas acho que mesmo se houvesse tempo não seria necessário.

O que aconteceu não tem volta, o jeito é esperar outra oportunidade, talvez no Globo Ciência ou quem sabe no PEGN. Seria uma ótima oportunidade de retratação da Globo. Isso se eles têm algum interesse, ou se os anunciantes permitirem.

Infelizmente no Brasil a TV Comercial é muito mais comércio que TV.

Paz e Saúde a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de jarbelix
Netcraft e a Globo.com: Poderiam pelo menos mostrar que a própria globo.com utiliza Linux.

Veja no próprio Netcraft da Globo.com
Comentário de Paulo Souza
Não foi ruim, mas poderia ser melhor: Creio que a primeira pergunta do Jô não tinha má intenção; essa dúvida do "livre não é grátis" a gente vê em qquer texto básico sobre software livre.

Só que aí veio uma avalanche de informações, talvez pelo nervosismo dos entrevistados. Desse ponto em diante, a entrevista começou a ficar técnica demais e ninguém entendia nada.

É evidente que o Jô não ia dar mais corda pro assunto sendo tratado daquela forma, pois começou a ficar maçante :(

Se as respostas fossem mais simples e, quem sabe, bem humoradas (essa é a chave do programa) tentando mostrar as vantagens do movimento, poderiam estar causando uma avalanche de acessos aqui no br-linux por exemplo.


Não acho que a entrevista tenha sido de todo ruim, mas poderia ser bem melhor.
Comentário de nemesis
Terror à Vista!: "porque não existe um programa sério sobre tecnologia num canal com tanta audiencia?"

minha grande pergunta é: pq não existe um programa que preste na TV?

ah, é! tinha esquecido que TV é veículo de alienação e controle social...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
weird: fui conferir. Interessante, a página principal do portal está em XHTML strict e o código está bem justo e ok, javascript usando DOM padrão e uns CSS imports da hora. Bem diferente de há algum tempo atrás.

Mas eles são malandros, e não dá pra saber a forma como o html é gerado, se asp, php, jsp ou outra coisa. Não dá pq eles montam a URL com o nome de um arquivo html temporário antes de *criar* os links pelos quais vc vai acessar... clever...

pode ser tecnologia M$ por trás, ou Java, ou PHP ou o que for. Pelo menos, é bom ver padrões web sendo respeitados... surpreendente para a Globo...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
huhuhu: "Se as respostas fossem mais simples e, quem sabe, bem humoradas"

ouvi dizer que o próximo convidado será o Richard Stallman. Para contrabalançar sua sisudez, vão estar chamando o Eric Raymond tmb, bem como o Linus Torvalds, assim completando o elenco da famosa e bem-humorada série "Everybody loves Eric Raymond"...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Antonio Dias
A entrevista foi, no: A entrevista foi, no mínimo, lastimável. Os entrevistados deveriam pelo menos ter lido o Linux-Advocate-HOWTO antes de submeterem-se às perguntas do Jô Soares. Demonstraram despreparo e desconhecimento sobre o verdadeiro signficado de Software Livre, chegando ao absurdo de oferecer a definição de open source como sinônimo de Free Software. Senti vergonha em ver uma oportunidade de apresentar o Software Livre para uma massa de telespectadores imensa sendo desperdiçada por um entrevistado nervoso e despreparado como o profesor Júlio.
Comentário de utopico
Faltou responder àquela insistência do Jô...: ...em dizer que é livre (que ele insistia em confundir com grátis) mas que (na opinião do Jô) era para cobrar depois. Era possível sim responder que "esse cobrar depois" é na verdade, normalmente a cobrança por suporte e consultoria.
Dá impressão que o SL veio como uma nova forma de enganar, como as empresas que vendem (dão) as impressoras e depois "rancam o couro" com os cartuchos, ou então as de lâmina de barbear que vendem (dão) o aparelho e também "rancam o couro" e não os pelos ;-) com as lâminas.
Comentário de Luciano Goulart
Uma entrevista para chorar.: A entrevista foi um verdadeiro show de equívocos, afirmativas infundadas e poucos comentários felizes. Lamentavelmente foi uma péssima defesa em prol do software livre, que culminou com despreparo total dos participantes.

O pior fato é que tratam-se de figuras conhecidas e respeitadas em nossa comunidade, que deveriam defender supremacia em prol do software livre. Todavia, essas coisas acontecem e devem servir de aprendizado a todos que pensam em levantar a bandeira do software livre. Conhecer a história, argumentos, fundamentos e conduzir comentários incisivos e coerentes é uma obrigatoriedade quando se pretende enfrentar ou apresentar nossa tecnologia a mentes culturalmente doutrinas a uso de software proprietário.

A conclusão é: Errar é humano e perdoável, não aprender com o erro é burrice.


Comentário de Luciano Lins de Lourenço e Lima
Bando de malucos: Reação típica da porção imbecil da "comunidade": jogar nos outros a culpa pelo próprio fracasso.

O Jô não atrapalhou nem um pouquinho a entrevista dos dois enviados do SL. Muito pelo contrário, levantou bolas maravilhosas e açucaradas para o que seriam cortadas magníficas de entrevistados que soubessem argumentar. Eu nem esperava que o Jô ajudasse tanto. Mas ajudou:


Pergunta do Jô: O software é livre, mas tem que pagar...

Uma das Respostas Possíveis: Você paga se quiser. A liberdade do SL é **tanta** que você pode até vendê-lo em praça pública sem medo de infringir coisa nenhuma. Se o povo quiser, compra. Se quiser, pega de graça.


PdJ: Mas chega uma hora que tem que pagar...

UdRP: Não, não tem. Procure por "Debian" ou "Fedora" na Internet. O download é gratuito.


PdJ: Mas se pode ser alterado, pode ser sabotado?

UdRP: Você sabota a **sua** cópia. Qualquer usuário sensato vai preferir obter uma cópia de uma fonte oficial e confiável. A comunidade só aceita e distribui para o público as versões **aperfeiçoadas**. E é muito difícil sabotar porque tem muita gente fiscalizando. A gritaria seria geral. Mas quando uma empresa "sabota" um programa com componentes contrários aos interesses da população, nada pode ser feito porque o código é secreto e às vezes ninguém sabe que ele está "sabotado".


PdJ: Posso alterar o Google?

UdRP: Não, Gordo. Citei o Google como empresa que **usa** SL gratuitamente. Qualquer empresa pode fazer o mesmo. Até a Rede Globo. Até você, o Alex ou o Sexteto. E se quiser, pode alterar o software de acordo com as necessidades da sua empresa, da Rede Globo, do Alex ou do sexteto. O software é LIVRE. Software proprietário não permite nada disso.


PdJ: Cite um exemplo de SL popular.

UdRP: Só se for agora! O sensacional navegador Firefox, dotado de **dezenas** de recursos que nenhum outro navegador tem. Sua popularidade tem crescido todos os dias, costuma lançar correções de segurança em questão de **horas** e até já foi recomendado por uma importante instituição de pesquisa e desenvolvimento de segurança (cujo nome não tenho à mão porque eu, LLLL, não estou com nenhuma entrevista marcada na televisão). E a "suíte" OOo já é padrão adotado oficialmente por vários governos e administrações da Europa.


PdJ: Se eu fizer um documento no OOo e mandar para uma pessoa que usa Word, o documento abre?

UdRP: Sim!


PdJ: Mas abre mesmo? Você está certo disso?

UdRP: Abre. Abre sim. Eu troco arquivos com usuários do Word todos os dias. Experimente e comprove você mesmo.


etc...

Fala sério, algum lunático aqui acha mesmo que a M$ teria gostado de qualquer uma destas respostas em um programa de tanta audiência? E todas elas (ou outras bem melhores) poderiam ter sido ditas com todas as letras diante das perguntas super ultra oportunas que o gordo mais vaidoso da televisão brasileira entregou de bandeja para os dois enviados. O Jô levantou, várias vezes. Ele não tem culpa se ninguém deu a cortada nem cabeceou para o gol. Ele não tem culpa se pisaram na bola ou chutaram a grama.

Mas taí uma coisa que a comunidade faz tão bem, né? Resmungar, choramingar e jogar culpa nos outros sob alegação de má fé, manipulação, o Jô é um vendido, "fomos prejudicados", tadinhos de nós.

Bando de malucos.
Comentário de CWagner
Você pode tentar reescrever: Você pode tentar reescrever a história, depois que foi registrada, mas na hora é meio difícil tentar raciocinar naquela situação de "pressão".

O Jô intimida os entrevistados que ele quer, isso é visível, talvez se o Júlio tivesse sentado "na frente" do Gordo a entrevista fosse diferente.

Talvez nenhum de nós tivesse sequer aberto a boca diante da figura do Jô, talvez muitos tivessem conseguido deixar uma impressão melhor. Quem sabe?

Agora já foi! São águas passadas e temos que aprender com os erros, nossos e dos outros. Quem defende o Software Livre deve ter em mente que sempre será "argüido" dessa forma ou de maneira pior por quem quer que seja.

Agora venhamos e convenhamos, no programa do Jô aparecem pessoas com livre, CDs, DVDs, fantasiados, com pouca roupa, com muita roupa... e não deixaram os caras sequer mostrar o Tux? Sinceramente, ter mêdo de um pingüim é demais. Ser "independente" da Globo até pode ser, mas a M$ caiu matando nessa. Por que o Jô não chamou o Amadeu quando a M$ ameçou processá-lo? E não poder falar que governos de cidades, estados e até países estão preferindo SL por diversas razões, inclusive por questões econômicas e ideológicas! O que sobraria para a entrevista? Apenas o que o Gordo quisesse. E ele quis mostrar que SL é coisa de nerd, geek, hacker, "monges", por essas e outras que dificilmente assito à Globo ultimamente.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Dm7
Ah sim, ele não deixou de: Ah sim, ele não deixou de fazer excelentes perguntas, mas a cada começo de resposta vinha uma nova interrupção. Foi uma "involução" geral!
Comentário de leonardobge
Você conhece a Globo?:
Gostaria de perguntar ao pessoal; Quem já viu o documentário sobre a Globo "Além do cidadão Kane"?

Brasil Muito Alem Do Cidadao Kane "Brazil Beyond Citizen Kane"

http://www.midiaindependente.org/media/muito_alem_do_cidadao_kane.avi
http://www.zerofora.hpg.ig.com.br/arquivo/me_25.htm
http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038

Apesar de off topic vale a pena... ...ou não?

Comentário de Dm7
Esse documentário é: Esse documentário é estarrecedor e revelador. O problema é que vivemos numa época em que a sociedade de uma forma geral tolera todo tipo de corrupção, violência e falta de ética. Então, é preciso limpar bem o caminho, para não confundir esse documento com coisas menores, ou deixar de lhe dar a importância devida. Mas que a Globo anda de mãos dadas com o poder vigente (seja qual for), disso não tenho dúvidas.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004