“
Parece que essa notícia passou despercebida por aqui, mas como ela tem a ver com "software livre": "SÃO PAULO A Microsoft apresentou oficialmente a versão 1.0 de seu projeto CodePlex, que disponibiliza na internet ferramentas para compartilhamento de código e fomenta o desenvolvimento de códigos de forma colaborativa. O site do CodePlex está no ar desde maio deste ano, em versão beta. A MS fez o lançamento oficial do projeto em sua versão 1.0 durante evento de software livre que ocorreu em Londres. O portal reúne códigos da Microsoft e de outros desenvolvedores. [..] Rosenberg afirmou que 50% dos projetos em discussão no CodePlex usam códigos da MS e outros 50% foram publicados por desenvolvedores de outras linguagens."” A nota foi enviada por Oceanos (franciscoΘclubecetico·org), que enviou este
link para mais detalhes.
Não passou desapercebida não, Oceanos: há pouco mais de um mês eu publiquei a notícia
Codeplex: Microsoft lança portal no estilo do Sourceforge e do Savannah. Na época, comentei: "
Mais um exemplo das dicotomias da Microsoft em relação ao código aberto: na mesma semana em que anuncia a ampliação do seu projeto do "PC Pré-Pago" para concorrer com os PCs populares com Linux, a empresa lança um portal que anuncia explicitamente em seu wiki que tem a intenção de fomentar o desenvolvimento de projetos de código aberto da comunidade (além do código aberto, o projeto aceita também projetos 'shared source'). Dá a impressão de que a empresa está tentando estar ao mesmo tempo dos 2 lados do muro, ou que há duas correntes diferentes lá dentro, cada uma com sua própria visão de como coexistir em um mercado em que o software de código aberto vem crescendo e atraindo mais ISVs."
Repositório open-source da Microsoft? “
Saiu essa notícia no site da info e eu postei no meu blog com alguns comentários. "A Microsoft apresentou oficialmente a versão 1.0 de seu projeto CodePlex, que disponibiliza na internet ferramentas para compartilhamento de código e fomenta o desenvolvimento de códigos de forma colaborativa." Quero ver como a comunidade open-source vai reagir.” A nota foi enviada por Leonardo Luiz (leolsc*arroba*yahoo·com·br).
tem gente que gosta de tomar no c*
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")