Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Prefeitura de Fortaleza escolhe uma distribuição oficial

“A Prefeitura de Fortaleza, dentro de sua política de tecnologia da informação, tem o uso de software livre como uma de suas prioridades. Dentro dessa filosofia, o Grupo Gerencial de Software Livre (GGSL) – que faz parte da estrutura funcional do PNAFM – nomeou uma equipe de técnicos para realizar a escolha da distribuição GNU/Linux a ser utilizada na Prefeitura de Fortaleza.

Os testes foram realizados nos dias úteis de 3 a 11 de abril de 2006, em laboratório de informática montado nas dependências do PNAFM, localizado na sede da Prefeitura Municipal de Fortaleza. A escolha foi feita seguindo metodologia que consistiu em atribuir pontuação a cada uma das distribuições selecionadas para avaliação (Debian BR CDD, Fedora, Slackware e Ubuntu). Os itens julgados foram: versão do kernel, suporte ao idioma português do Brasil, sistema de gerenciamento de pacotes, custos de aquisição e atualização, ferramentas para configuração do sistema em ambiente gráfico, suporte técnico, detecção de hardware, usabilidade, atualização de pacotes, lançamentos de atualizações de segurança, existência de comunidade de usuários, existência de aplicativos de uso mais comum, facilidade de instalação, segurança, desempenho e continuidade da distribuição.
” Veja o texto completo - incluindo o detalhamento da análise e a distribuição escolhida - em UEM - Unidade de Execução Municipal - Software Livre. A dica foi enviada pelo Demetrius Ribeiro de Paula.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de ErickMoreno
Para os curiosos pelo resultado...: O resultado total da pontuação por distribuição foi:
Debian BR CDD 84,07
Slackware 77,95
Ubuntu 74,25
Fedora 71,76
Comentário de Cruzcarneiro
Pq n incluiram o kurumin,: Pq n incluiram o kurumin, já q é a distro mais fácil e popular do país?
Comentário de Dm7
E por que não o Suse??: A verdade é que eles deixaram algumas excelentes distribuições de fora dessa lista... mas vamos ver o lado positivo, e não reclamar o tempo todo,
Abs,
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004