“Robin Good publicou em seu blog uma entrevista em vídeo com Richard Stallman, gravada na residência de Robin enquanto Stallman estava hospedado lá, em uma recente visita sua à Itália. Apesar do pedido de Stallman para que os vídeos não fossem disponibilizados no YouTube (com a justificativa de que este serviço não usa software livre), o entrevistador compartilhou os vídeos lá, além de transcrever a entrevista em seu blog.
Além da explicação usual sobre o que significa software livre - incluindo a definição das 4 liberdades e a afirmação de que software não-livre constitui uma injustiça e não deveria existir -, RMS explica que na visão dele, o desenvolvimento de software livre segue um modelo democrático e controlado pelos usuários.
A parte que mais me chamou a atenção na entrevista foi quando Robin Good pediu que RMS citasse os principais exemplos de softwares livres que as pessoas deveriam considerar usar. A resposta dele foi que a instância fundamental do software livre é o sistema operacional GNU, cujo desenvolvimento ele mesmo iniciou em 1984 com a meta específica de "tornar possível usar um computador e viver em liberdade". Ainda segundo a resposta dele, em 1992 a última grande lacuna do sistema operacional GNU foi preenchida, quando a ele foi acrescentado o Linux.
A entrevista continua com Stallman afirmando que gostaria de saber a resposta sobre como colocar fim ao império das mega-corporações e restaurar a democracia, que a mídia é uma fonte de mentiras e meias-verdades, e que portanto ele recomenda que as pessoas não assistam noticiários na TV, não ouçam notícias no rádio e nem leiam jornais comuns.
No encerramento da entrevista, há um toque especialmente humano quando RMS conta que sua memória mais bela da sua estadia em Roma foi a presença do papagaio Funny, que gostou de ficar no ombro dele e lamber o seu cabelo - e que neste momento ele se sentiu amado. Naturalmente é fornecido um link para mais detalhes sobre Funny, a ave italiana que despertou tanta ternura no decano do software livre.
Entrevista divertida, vale a leitura. Mas não clique nos links do YouTube - especialmente se você estiver assistindo a algum noticiário na TV -, respeite a vontade do entrevistado!”
__É díficil para o homem comum, colonizado pela moderna indústria monopolista e confinatória, entender os benéficios do desenvolvimento comunitário. De fato, acredito que o desenvolvimento fechado leva ao monopólio. POrque os sistemas são fáceis ou não tão bons, ou bons mas não tão fáceis, e fidelizam os clientes em cima de formatos proprietários.
__Entretanto, Stallman pode,ou poderá, marcar seu gol de honra. Com a padronização que se quer atualmente em informática, é possível, que num futuro, tenhamos compatibilidade plena de formatos, em programas distintos. Assim sendo, se não usam, ao menos podemos continuar a usar Software Livre.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br