Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Forbes comenta a decisão da juíza: "SCO foi a nocaute"

Mais precisamente, a Forbes descreveu a situação da SCO como um nocaute técnico - que ocorre quando o lutador ainda está de pé, mas os árbitros interrompem a luta porque consideram que ele não tem mais condições de lutar.



A SCO afirma (e levou aos tribunais desde 2003) que possui direitos autorais sobre o Unix, do qual a IBM teria retirado trechos de código e incluído no Linux, violando não apenas os direitos autorais da SCO, como ainda contratos entre as duas empresas. O caso vem se arrastando desde então, com a SCO aproveitando toda oportunidade para torná-lo ainda mais lento.

Mas já em junho deste ano surgiu a primeira definição: 2/3 das alegações da SCO foram removidos porque a empresa não ofereceu qualquer evidência que pudesse permitir sua análise pelo tribunal. O juiz responsável declarou que é como se o dono de uma loja quisesse acusar alguém de roubar mercadorias, mas não fosse capaz de dizer o que foi roubado.

A SCO, como de costume apelou da decisão. E esta semana saiu a decisão da apelação. Ela foi negada - o que, nas palavras de quem julgou, "não deveria ser nenhuma surpresa para a SCO".

Não foi surpresa para mais ninguém, também. Linus Torvalds sintetizou a situação: "Há uma razão para ninguém acreditar em nenhuma palavra que a SCO está dizendo - é porque ela está mentindo."

O caso da IBM contra a SCO deve ir a julgamento apenas em 2008. Antes disso ela terá de enfrentar outro julgamento, em que seu desafio é comprovar que possui mesmo algum direito autoral sobre o Unix. Se perder este, naturalmente o caso contra a IBM ficará severamente prejudicado antes mesmo de ser julgado.

O Groklaw tem um relato mais preciso e completo contando o que aconteceu durante o julgamento, para os curiosos sobre os aspectos jurídicos. Quem prefere avaliar pela reação do mercado, pode levar em conta que as ações da SCO, já bastante combalidas, caíram mais 32 pontos nesta sexta-feira.

Claro que ainda não foi o último round, e é cedo para cantar vitória, mas todos os sinais já estão presentes. E quando esta acabar, a próxima luta vai ser contra um adversário bem mais forte.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de yetlinux
Juntando os Cacos: Perguntas:

  • Será que o que sobrar da SCO após 2008 pode ser processado por IBM & Cia por estes abomináveis fatos ocorridos?

  • E as ações da SCO estarão tão baixas que poderemos comprá-las a preço de banana?


A SCO já deu o que tinha que dar. Agora preocupemo-nos com a Novell.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004