Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Revista Veja: Pesquisa conclui que 73% dos compradores do Computador para Todos trocaram para Windows em menos de um mês

A Veja desta semana publicou em sua seção Radar uma breve nota sobre uma pesquisa do instituto Ipsos que concluiu que 73% dos que compraram o Computador para Todos, que está completando um ano, trocaram o Linux pelo Windows em no máximo um mês. Destes, quase 50% não possuem licença para a sua instalação do Windows.

Segundo a nota, a pesquisa será divulgada de forma detalhada apenas na terça-feira. De qualquer forma, os números não diferem muito dos que eu pude apurar informalmente e sem metodologia científica - talvez sejam corretos. O que é lamentável para um projeto tão galhardamente defendido pelos seus proponentes.


Reprodução da versão on-line da nota


É de se questionar como as estruturas de apoio pós-venda, capacitação, assistência e tudo o mais funcionaram. Sei que a comunidade se organizou para fazer sua parte, com iniciativas como o Suporte Livre. Mas o sucesso deste tipo de apoio extra certamente depende de os proponentes e participantes do projeto governamental em si fazerem sua parte com competência.

E quando a pesquisa for divulgada oficialmente, na terça-feira, não tenho dúvida de que logo veremos a resposta oficial destes proponentes e participantes, com o mesmo grau de transparência e celeridade que sempre os caracterizou. Vou aguardar esta resposta deles antes de tomar posição.

Veja abaixo também a manifestação do Manoel Pinho sobre a mesma notícia.



“Não li a matéria pois não sou assinante da Veja nem tive acesso à revista impressa mas um colega meu (que sabe que sou defensor do linux e gosta de me provocar) me enviou o link para uma notícia que foi publicada no conhecido site pró-MS e anti-linux do Baboo:

"O Computador para Todos, criado há um ano pelo governo para facilitar a compra de máquinas pelas classes C e D, estimulou a pirataria ao obrigar o uso do software Linux nos computadores.

É o que mostra um estudo feito pelo Ipsos para a Associação Brasileira das Empresas de Software, que será divulgado na terça-feira: 73% dos que compraram o produto trocaram o Linux pelo Windows em no máximo um mês."

O pior foi a nota do Baboo: "é evidente que isso iria acontecer - tanto que eu postei sobre isso em Jan/06 neste tópico do Fórum do BABOO."

Se a ABES pagou essa pesquisa, podem anotar a minha previsão de que com certeza usarão essa pesquisa para aumentar o Lobby contra a obrigatoriedade do uso de linux no Computador para Todos. Gostaria que eles publicassem também uma pesquisa sobre o que aconteceu com as cópias de Windows Starter Edition vendidas nos computadores de baixo custo. Não tenho dúvidas de que a grande maioria deve estar rodando hoje um Windows XP Professional Corporate Pirated Edition.”


Enviado por Manoel Pinho (pinhoΘuninet·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rca_cap
Solução: Coloca Ubuntu nessas máquinas, e tbm o CD do Ubuntu.

outra coisa que atrapalha e a falta de jogos.
a maioria dos usuários usa conexão discada e fica complicado instalar um software pelos repositórios.

Seria necessário que os softwares, (OPENOFFICE, JOGOS) existissem em CD.
Poderiam ser vendidos, por um preço baixo.




Comentário de Pedro Rosa
A notícia é ruim? Claro: A notícia é ruim? Claro que não! Significa que 27% das pessoas que compraram pelo programa estão usando GNU/Linux! Vejamos por esse lado!
Comentário de Koolosh
solução?: Ubuntu pode ser uma exelente distribuição GNU/linux, nas nessas máquinas com apenas 128 de memória... nem o próprio Windows XP Pirated Edition que o Pinho mencionou roda devidamente.

Outro fator que complica muito, ja tive o desprazer de ver as distribuições quer colocaram nessas "carroças", são distribuições sem um suporte, com softwares bem atrasados e por ai vai. Talves se fossem algo mais atual como o Ubuntu talvez seria melhor mesmo.

Agora não se muda décadas de cultura proprietária de um sistema operacional único com um projeto aonde se vende computadores de baixa qualidade com um sistema totalmente diferente e entrega as pessoas sem um mínimo de treinamento, ahhh sim é louvável atitudes como o suportelivre, mas quantos 1% souberam que existe o suporte livre?

Discordo que 50% destes que mudaram colocaram windows original, pois numa pesquisa quem responde pode ter receio de informar que está cometendo um crime, pra mim passa dos 90% é lógico isso.

A cada dia acho que o Software Livre irá fazer o caminho inverso do MS Windows, pois o Windows começou nas residências e foi para as empresas destronando OS/2 e Unix, o Software Livre está indo para as empresas, escolas e governo por questões econômicas, de segurança e de competência mesmo, e com o tempo (e infelizmente vai demorar) irá indo para as residências.

Se neste projeto teve algum mérito é que alguns 5% (ou mais como dizem na pesquisa) ficaram usando esses "linux capados", então cabe a nós da comunidade ir atrás deles e lhes oferecer todo o apoio.
Comentário de manoel_lobo
A verdade é que os: A verdade é que os fabricantes não se importam/importaram com o sistema operacional que viria junto com o equipamento, produto no qual os fabricantes/montadores ganham dinheiro (se fossem inteligentes, poderiam ganhar dinheiro vendendo suporte ao software).

Já citei em um outro post, que para o usuário, computador é a junção de hardware e software, é o conjunto que funciona (ou não), nesse caso... não.

Um bom equipamento e uma boa distribuição fariam diferença, quem sabe até um kernel e/ou disco de reparo personalizados pro tal hardware ?

--
Good clean fun is just my imagination
Down and dirty that's the way the game is played
This hard life has caused me aggravation
Never could leave it alone

Got to ride that rocking horse
Comentário de doutor.zero
Infelizmente essa programa: Infelizmente essa iniciativa já nasceu morta, com vários erros graves.

Primeiro nas especificações das máquinas, totalmente irreais, principalmente na questão da memória RAM, que deveria ser de no mínimo 384 MB, por causa do vídeo compartilhado. Um dia desses tive que instalar o Windows na casa de um cliente que comprou uma porcaria dessas, e me espantei ao perceber que o PC vinha com 128 MB de RAM e 64 MB (fixos) compartilhados para o vídeo!

Segundo: as distros deveriam ser padronizadas (com ícones para o CD e disquete, para facilitar a migração), além de certificadas também. Nada de distros vagabundas, mas sim as boas que temos por aí ((K)Ubuntu, Mandriva, Suse, Kurumin, etc).

E a garantia deveria ser explícita: instalou software pirata perdeu. Quem iria reclamar disso?

É triste, mais uma boa iniciativa jogada no lixo por este governo.
Comentário de brain
Jogo do contente: Não, pior que nem significa isso. Significa que 27% não trocaram por Windows no primeiro mês de uso, apenas.
Comentário de Manoel Pinho
Pirataria: Apesar de todos nós preferirmos que as pessoas que comprem esses computadores conyinuem com o linux e de concordar 100% que a configuração mínima de hardware mínimo e o controle de qualidade das distribuições que foram incluídas no programa, acho que é melhor que o usuário tenha o direito de piratear qualquer versão de windows do que ter que pagar por uma de forma embutida e inegociável como acontece com quase os micros e notebooks de marcas tradicionais.

Antes de defender o linux eu defendo a liberdade, mesmo que a de não usar o linux e a de não pagar o imposto M$. Quem tem que se preocupar com a pirataria e em formas de combater isso, seja através de uma nova poítica de preços, limitação do que cópias piratas podem fazer, etc é a M$ !!

O governo optou pelo linux e mais um conjunto de vinte e poucos programas livres porque é a única forma possível de se vender um computador a preços populares e que tenha uma funcionalidade básica. O windows XP, mesmo na versão mais cara, vem com um conjunto ridículo de programas e funcionalidades básicas incluídas. D que adiantaria colocar um windows legítimo nesses computadores se pelo mesmo efeito "maria-vai-com-as-outras" e falta de esclarescimento do mercado de informática, especialmente o nacional, as pessoas vão querer rodar um M$ Office, um "Fotoxópi" e um "Córel-Drau" custando milhares de reais cada nesses computadores ?

E mesmo que essa estatística seja válida, ainda é melhor do que a situação anterior, onde os PCs eram basicamente do mercado "cinza" e os micros vendidos com um XP pirata colocado no micro pelo montador "para testar o funcionamento do micro".

A verdade é que a M$ está numa enrascada nos países emergentes. Com a tendência da empresa em apertar a pirataria do Vista e do M$ Office 2007 com o WGA e as exigências absurdas de hardware destes últimos, eles vão ter que ficar criando ou aperfeiçoando essas versões de windows "para pobres", com limitações ainda maiores para justificar a diferença de preço e assim não desagradar os clientes de países ricos.

Podem acreditar que o lobby contra a exigência de linux no Computador para Todos está firme e forte e talvez até aumente. Não deve estar sendo fácil para a M$ ver que o brasileiro trocou a compra de micros cinza, sem sistema operacional e à vista por micros de marca, financiados e com linux. Pelo jeito a idéia de micro pré-pago com windows também não vingou.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Pedro Rosa
Certo, mas será que quem: Certo, mas será que quem não trocou logo de cara vai trocar depois? Díficil especular...

Mas o que temos que entender é que com certeza o resultado é melhor do que o cenário global do GNU/Linux. Vejam no OneStat, o GNU/Linux só tem 0,36% de participação no total. Tem até mais Microsoft Windows ME do que GNU/Linux... 27, 17, 10, 5% que seja... já é um bom começo com usuários domésticos. Concordo que o GNU/Linux terá que primeiro conquistar os usuários corporativos, aí, os domésticos serão consequência...

http://www.onestat.com/html/aboutus_pressbox46-operating-systems-market-share.html
Comentário de brain
Pesquisa anterior: Em uma pesquisa anterior, realizada em 2005 e que a Positivo divulgou, havia números altos de conversão para Windows até o terceiro mês, se não me engano.

Mas ainda que por algum critério alguém possa encontrar uma vitória do Linux nestes números divulgados, eu tenho certeza de que não é este tipo de vitória que eu aprecio. Se 3/4 dos compradores rejeitaram o produto que receberam, algo tem que ser repensado por quem o ofertou.
Comentário de Pedro Rosa
Ok, Manoel. Só não: Ok, Manoel. Só não concordo sobre o direito do usuário de piratear qualquer versão do Windows. Microsoft Windows é um produto, quem o fez deve de alguma maneira se beneficiar de seu uso. Os desenvolvedores escolheram que esse benefício virá na forma de pagamento de licenças. Se alguém não concorda, que deixe de usar, construindo o seu próprio software ou usando uma alternativa (dentro da lei).

E isso até é bom para o GNU/Linux. Quanto menos Windows pirata, mais GNU/Linux! Nem todo mundo tem condições ou está afim de pagar um fortuna por um SO...
Comentário de Pedro Rosa
Claro que o programa tem: Claro que o programa tem problemas. Claro que um Insigne Linux (e similares desconhecidos) pode ter sido um equívoco. Mas já é um modo das pessoas descobrirem que existe um mundo fora da janela... :)

E temos também que levar em conta as motivações que levaram as pessoas a trocar de SO. Às vezes, não foi nem porque o SO não atendia os compradores. Mas pode ser porque aquele sobrinho chato metido a técnico chegou na casa da tia que comprou o PC e resolveu de cara "configurar" o computador para ela. Nessa situação, não podemos considerar que a tia "rejeitou o produto". Falta ao GNU/Linux maior visibilidade, para que o sobrinho não tivesse decidido formatar de cara o PC...
Comentário de popolony2k
Vejam pelo lado bom da coisa ......: .... a M$ não ganhou um tostão com isso !!!!!
Melhor do que quando os micros saíam com Windows pré-instalados.

Onde há dinheiro há poder e se eles não faturam....perdem o poder !!!!


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de THe THing
O problema vem da loja: Qual a 1ª coisa que se ouve do vendedor quando se vai comprar um PC desses?

"Olhe, comprando esse computador, você pode instalar o Window$ XP que ele vai funcionar da mesma forma que um computador profissinal!"

E ainda dão um cartãozinho de um carinha que instala para vc cobrando baratinho, só 50 reais!

Isso aconteceu comigo duas vezes quando fui acompanhar dois tios na compra de seus PCs no EXTRA aqui de Fortaleza!

E nem adianta argumentar que o que ele está fazendo é errado, o primeiro vendedor ainda suou, mas o segundo só fez rir!
Comentário de edivan
E os sobrinhos que instalam: E os sobrinhos que instalam o linux?
Comentário de Manoel Pinho
Pirataria: Não estou fazendo apologia à pirataria não e acho que a pirataria tem sim que ser repreendida de verdade e não tolerada como tem sido até agora. Mas quem tem que correr atrás e combater a pirataria dos seus produtos é da Microsoft e demais empresas afetadas, não o governo.

É muito mais injusto impor que o consumidor, ainda mais quem não tem dinheiro para comprar um computador melhor e não subsidiado, tenha que pagar a licença do windows embutida e nem sequer destacada na nota fiscal de forma separada.

Mas concordo que uma boa parte dessa migração para o windows pirata poderia ser evitada com um controle melhor de quais distribuições e como elas deveriam ser configuradas para o usuário realmente ter um computador com linux funcional sem nenhum trabalho extra. Realmente é ridículo ver partições FAT32 ou NTFS em um computador com linux, 50% da RAM alocada para vídeo onboard e softmodems nem sequer configurados para utilização imediata. Também não consigo entender como um micro desses vai sem um livro ou manual de uso bem feito e completo.



------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Pedro Rosa
Esses são raros... ;): Esses são raros... ;)
Comentário de Isaac S. Dias
Sinceramente não vejo motivo para a troca: Não vejo absolutamente nenhum motivo plausível em trocar o Linux pelo Ruindow$ num micro (o inverso ainda vá lá...rsrsrs).
Uso o Mandriva 2007 e o Fedora Core 6 em casa e não sinto a menor falta do sistema da M$.
Comentário de mano
É simples: A explicação é simples, como o Linux oferecido nestes computadores é de baixa qualidade, logo os usuários trocam pelo sistema que já conhecem. Alguem já usou o Insigne Linux que vem nas máquinas da Semp-Toshiba, Positivo (ela trocou este ano para Mandriva), Novadata e CCE? O Ubuntu por exemplo dá de 10 a 0... e o Metasys que veio em um notebook Amazon que um colega teve a coragem de comprar? O Linux instalado lá não reconhecia nada, rede, video... O Librix desenvolvido e utilizado nas máquinas da Itautec é o único razoável... Agora se as maquinas viessem com o Ubuntu ou SuSE, talvez a situação fosse diferente. O que acontece é que os fabricantes estão instalando o Linux só para constar, só para vender hardware! O projeto do Computador para Todos é uma boa iniciativa, mas mal planejado. Porque não permitir que o usuário pague pelo hardware apenas e na compra escolha qual sistema operacional quer usar? Se prefere instalar o Linux 'x', 'y', ou 'z' gratuitos ou pagar 'n' pelo sistema da Microsoft? Inclusive a falta de opção na escolha de sistemas para computadores me parece algo ilógico, não capitalista. Quando voce vai comprar um carro voce pode escolher o motor, acabamento, acessórios e opcionais. A pouco mais de 2 meses liguei para Dell querendo comprar um notebook sem sistema operacional ao que a atendente me informou que não era possível, só com Windows. Na Itautec foi a mesma coisa. Tive que acabar pagando por um sistema cujo custo não queria arcar...
Comentário de apimente.br
Se fosse da PF...: Queria ver se você sacasse uma carteirinha da Polícia Federal :-) se eu conhecesse alguém da PF iria em uma dessas lojas só para ver a cara do vendedor, depois faria um "comercial" do Linux.
Comentário de espardo
Na Dell você pode comprar: Na Dell você pode comprar um PC sem sistema operacional instalado sim, e já faz algum tempo:

http://www1.la.dell.com/content/products/features.aspx/advertised_dimension_c521n?c=br&l=pt&s=dhs

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de mano
PC sim...: ...mas notebook não! Liguei no 0800 e não consegui! Ou então a atendente estava tentado me empurrar o Windows...
Comentário de eje del mal
Garantia: Essas pessoas acham que está tudo uma maravilha depois de pagar R$ 70,00 para alguem instalar Placebows, mas na verdade elas estão perdendo a garantia com isso. Deveriam ser informadas.
Comentário de Pedro Rosa
Cabe sim ao governo reprimir: Cabe sim ao governo reprimir à pirataria. Imagine que você criasse um produto e alguém pirateasse. Você que teria que combater a pirataria, feita por uma rede internacional gigantesca? Se o Estado não combater esse tipo de coisa, pra que Estado?
Comentário de popolony2k
Também não vejo motivo algum....: ...pois se viesse com o lixo do Win98 ou ME, o povão ia adorar só porque é Windows !!

Como vencê-los ???? Depreciando sua marca !! Nesse caso a galera do SL não estaria fazendo nenhuma concorrência desleal.....apenas dizendo a verdade sobre o Windows.


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Analberto
Minha experiênica com o mandriva: Conveci o cliente a ficar com o linux, ele concordou. Dai ele me pediu pra ver videos no youtube, instalei o flash, pediu um programa pra converter música direto do cd-rom pra mp3, coloquei o grip e instalei alguns codecs e sempre na hora de ripar dava erro, depois de instalar alguns codecs o mandriva já nem tocava mais mp3, o xmms fechava toda hora, fiquei surpreso como uma distro parou de tocar mp3 somente na tentativa de instalar um codec pra converter audio direto do cd pra mp3, quando estava terminando de configurar ele pediu pra instalar uma web-cam que ele comprou. Resultado: acabei desistindo, pedi pra ele me dizer tudo o que ele queria, vou instalar o ubuntu em casa e tentar deixar todo configurado de acordo com o que ele pediu e leva a solução pronta, pois ele se interessou na idéia de não pegar vírus.
Um simples programa pra converter audio pra mp3 ou o não suporte a sua webcam foi o suficiente pra ele pedir o XP pirata.
Comentário de JohnM
PC novo só com Windows junto? Processo neles!: Isto é venda casada pessoal! É um direito comprar um computador sem sistema operacional. Não são obrigados a comprar. Vocês podem facilmente entrar com uma ação e ganharem. Aliás, apenas insinuam que vão fazer isto aos atendentes que este problema é rapidamente resolvido.
Comentário de bressix
venda casada...: ... é CRIME!
simples assim.
vc não é obrigado a pagar pelo que não quer. qdo assisti ao documentário "A Revanche dos Nerds" lá eles cobrem uma manisfestação de usuários que queriam devolver o windows comprado em venda casada e receber o dinheiro de volta.
eu nao vi mais nada a respeito disso. mas vc pode fazer isso. ou o mais lógico é pressionar ou até mesmo acionar o PROCOM para que essa prática de venda casada não mais aconteça.
Comentário de Dyego Sousa
Não concordo que tenha: Não concordo que tenha incentivado a pirataria. Antes, a grande maioria das pessoas comprava um computador sem windows e chamava um técnico pra instalar a versão pirata ou já comprava o computador com uma cópia pirata do windows pré-instalada. E já aproveitava pra mandar instalar o Office pirata também.

Agora, ele recebe um computador com um sistema operacional completo e um conjunto de aplicativos pras principais tarefas do dia-a-dia. É bem verdade que a maior parte dos usuários acabam instalando o windows pirata, acredito eu que bem mais do que 50%. Mas agora eles tem a alternativa de continuar na legalidade usando software livre.

Ou seja, antes, quase 100% instalavam a "pirated edition" do windows e do office. Agora, 27% continua dentro da legalidade usando software livre.
Comentário de Hawk
Não importa a 'cara' do Linux: A questão não é se o Linux é bom, bonito, conhecido, etc. Isto não importa, o importante é que a pessoa compra um computador para usar e pronto. Ele vê um outro sistema que ele não conhece, ele não vai pensar duas vezes para mudar o SO. Eu não quero saber se o Linux atende minhas necessidades, sendo gratuito ou não, se eu estou acostumado a usar um sistema operacional a, sei lá, 4 5 anos, não há motivo para eu querer aprender a usar outro.
Vocês poderiam tentar entender que o Linux é diferente do outro sistema sim, e isto é o ponto mais relevante na minha escolha, em optar por perder horas tentando instalar um jogo que meu filho tem no CD que veio junto com uma revista que ele comprou na banca, para depois perceber que não irei, de forma alguma fazer o dito funcionar, não quero nem saber se posso "emular" através de outros "wines" ou "cedegas" da vida no Linux.
Só quero poder conectar na internet, jogar, ouvir músicas e mais uma ou duas coisas no meu computador novo, se não conseguir fazer pelo menos uma dessas coisas na hora em que eu quizer, neste novo computador, irei sim mudar de sistema.
Vocês estão se apegando a ideologias que não existem em todo lugar, não é qualquer cidade do interior que haverá um "técnico de informática" preparado para me auxiliar quando precisar configurar meu "winamp" - que está gravado naquele CD que comprei na banca de revistas e uso ele no serviço, para escutar uma música ou outra quando meu chefe não está - para que ele execute meus arquivos baixados com o Kazaa.

Citei apenas alguns exemplos para tentar ilustrar minhas idéias. Me basiei em um amigo que comprou seu computador depois de anos e anos usando Win98, para seu filho de 8 anos fazer trabalho de casa, o filho dele usa o computador no colégio nas suas aulas de informática e ele nunca ouviu falar em Linux.
Pensem que as pessoas que adquirem este "Computador para Todos" são, na maioria das vezes, humildes e que sabem o básico da internet - usando Windows - e não estão nem um pouco interessadas em aprender a usar um novo sistema ou que possuem um sistema "Livre" sem fazer pirataria instalando o Windows que seu amigo emprestou ou que o "técnico de informática" irá instalar. Muitas vezes não possuem nem tempo, para fazer pesquisas na internet em busca de informações, simplesmente chamam algum "técnico de informática" para instalar um novo sistema operacional, configurar a internet, instalar o Office - por R$40,00, pelo menos aqui - e pronto.
Comentário de CWagner
Bom se o estado deve: Bom se o estado deve reprimir a pirataria que o faça dentro da sua casa mesmo. Já vi, em diversas ocasiões, PMs comprando CDs e DVDs Piratas.

Dizem que até o Lulinha assistiu o "Os dois filhos de João" Pirata em seu avião oficial. O que dirá do uso de programas piratas em instituições públicas?

Não estou defendendo que se o próprio Estado usa e prática pirataria, seus cidadãos devam fazer também.

Se definiram que cópia não autorizada de programas de computador, CDs de músicas e DVDs está na mesma categoria de crime dos assaltantes de navios dos séculos passados que abordavam outras embarcações, matavam a tripulação, saqueavam seus pertences e estupravam as mulheres que estavam a bordo, então, realmente, todos temos que fazer alguma coisa à respeito, e não somente o Estado, que é "apenas" uma instituição, ou uma empresa humana, composta por seres de toda espécie e por isso mesmo sujeita a erros, faltas e excessos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de Gilzamir
Parte da culpa é dos vendedores: Parte da culpa é dos vendedores e dos famosos micreiros (ratos do windows). Até hoje tento convencer minha irmã a não instalar windows pirata. Ela comprou o computador para todos. Uma vez pesquisando, um vendedor disse a ela que era fácil tirar o linux e instalar o windows e q não custava nada. Outro fator foi a distribuição que vai nos micros, muito fraquinha...
Comentário de Manoel Pinho
Mandriva: Se eu consigo fazer isso tudo sem problemas com a mesma distribuição Mandriva que você falou o problema com certeza não é da distribuição mas desconhecimento seu. Da mesma forma posso fazer o mesmo em diversas distribuições isso tudo. Parem de ficar culpando uma distribuição qualquer quando não conseguem fazer alguma coisa. reinstalar o sistema ou trocar

O Ubuntu hoje virou moda do mesmo jeito que o kurumim foi porque existem scripts que fazem automaticamente o que pode ser feito manualmente por qualquer um.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Emerson Alexandre
Eles receberam o dindin de volta...: Lá no EUA o pessoal que protestou, recebeu o dinheiro de volta.
Creio que o PROCON é um bom começo, já que você já efetuou a compra.
-----------------------------------------
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
João 8:36
Comentário de Emerson Alexandre
É uma ilusão achar que eles não ganharam nada...: É uma ilusão achar que eles não ganharam nada com isto. Cada cópia de Windows pirata instalada é um ou mais usuários domésticos de Windows que vão ser resistentes em seus locais de trabalho, escolas etc. na hora de aceitar migrar para o Linux.

Eu sou responável pela tecnologia de uma instituição de ensino com 300 estações, 500 colaboradores e 7000 alunos. Eu e minha família usamos Linux em casa (Primeiro o Kurumin, agora o Ubuntu) e eu no trabalho, mas não arrisco propor uma mudança nas estações de trabalho da instituição pois sei que a resistência do pessoal que tem Windows pirata em casa seria muito grande, além do que a estratégia da M$ de licenciamento para instituições de ensino é muito boa.

Aqui, Linux, só nos servidores e no meu Notebook, infelizmente.
-----------------------------------------
Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.
João 8:36
Comentário de Ansderson Luiz Augusto
O Governo deveria ser mais Agrassivo.: Eu digo ser agressivo, no sentido de se a pessoal mudar, ela perderia a garantia com certeza e não pudesse mais usufruir de assistências técnicas, sendo assim dificultando e forçando o uso do Linux, o papel importante tem que ser do governo, em seus contratos com os usuários.
Até mais.
Comentário de ppinto22
Computador para todos - Muitos são os problemas: Eu comprei um CPT Positivo; três meses após, troquei o First(M)Edition; fiquei irado com a Positivo e me senti lesado; não interessava mais a garantia. Coloquei 1GB de memória e mais um rígido de 80. Hoje tenho banda larga, um XP legalizado e CONTINUO utilizando software livre. Lógico que ainda procuro uma distro que me atenda, mas é complicado; tanto que estou fazendo parte desta comunidade - parabéns, aliás, a todos pelo que possuem aqui. Em um país onde o mercado é dominado pela MS até que o SL chegou longe e ainda pode vir a dominar se for colocado o Ubuntu nas maquinas novas.
Para esclarecimento: quando adquiri o CPT, o vendedor me disse - se quiser, quem faz a instalação já pode colocar o Windows completo...
Abraços!
Comentário de Analberto
Mandriava Manoel Pinto: Realmente nunca usei mandriva, o que quero dizer é que apesar das distros ter evoluido bastante, quantas distros eu tenho que aprender pra poder a ajudar os outros? Uso gentoo e nunca tive problemas como encontrei com o mandriva, agora eu vou instalar o gentoo pro cliente e demorar mais de um dia pra instalar? Também não posso, o que quero dizer é que das distros que já testei, realmente a mais fácil de configurar está sendo o ubuntu, achei até o insigne melhor configurado pro usuário final do que o mandriva, mas não tenho nada contra esta distribuição. Agora se eu que uso Linux desde o Conectiva 6.0, passando por Debian e ficando com o Gentoo tive dificuldades em configurar o Mandriva, imagine alguém que nunca sequer tinha ouvido falar de Linux?
Comentário de JPayne
As vezes acho que a culpa é do Software Livre tb...: Infelizmente,

Para se convencer alguém a deixar de usar windows e usar linux... tem que se ter uma alternativa à altura. Veja bem, um dos exemplos mais simples e que frutram um usuário é quando ele não consegue abrir aquele arquivo de slides .pps que recebeu por email. Nas distros que eu testei até hoje, o único software capaz de abrir tais arquivos foi o OpenOffice.org e mesmo assim, ele não abre em forma de apresentação, como acontece no windows, ele abre o arquivo dentro do OpenOffice.org Impress... e se vc quiser ver a apresentação, tem que mandar rodar o slide show... tudo bem que enfim você consiga atingir o objetivo (visualizar os slides da apresentação), mas o ideal seria abrir como acontece no windows: deu dois cliques no pps ele já abre em tela cheia e em forma de apresentação, só isso. Outra coisa, você consegue abrir e ver o slide show do pps, mas na maioria das vezes sem som... pode parecer um detalhe bobo... mas praquela senhora que recebeu esse pps do filho, ou de um amigo, não interessa... ela quer ver com com som !!!

Esse é só um exemplo. O que eu percebo na comunidade é um esforço muito grande, gente muito capacitada e afim de melhorar cada vez mais, mas se olharmos bem o que vemos são dezenas de softwares com o mesmo objetivo, alguns mais completos, outros menos, alguns mais complicados, outros menos... mas nenhum completo, que consiga fazer tudo que 1 software faz no windows... e isso dificulta a migração.

Uso linux como desktop no meu micro há anos, sempre consigo fazer tudo que preciso, inclusive jogar (se procurar, se encontra bons jogos e de todos os tipos para linux), mas eu sempre penso duas vezes antes de recomendar o linux para alguem... se é uma pessoa de mente aberta e que está disposta a correr atrás e passar por cima de certas coisas (como por exemplo não conseguir visualizar os pps como deveria) eu indico... mas se é um usuário mais acomodado, que eu sei que ao invés de procurar saber, vai acabar xingando o linux e falando mal... então nesse caso nem indico !!!


João Paulo
Linux User #345200
Debian e Ubuntu: Pai e filho !!
Pai em servidores, filho em desktops !!!!
Comentário de popolony2k
Muito bem .....: ....."mas se é um usuário mais acomodado, que eu sei que ao invés de procurar saber, vai acabar xingando o linux e falando mal... então nesse caso nem indico !!!".....

....pois o tempo é nosso aliado e conquistaremos esses usuários no tempo certo.

"Tudo fez formoso em seu tempo; - Eclesiastes 3:11"


Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de CPolegatoJr
Ponto de vista: Pessoal, acho que tudo depende do ponto de vista, o meu:

Imagine que se fosse vendido um carro mais de 30% mais barato que os outros devido a ter o câmbio no painel, na horizontal e a ordem das marchar invertidas ou trocas, e que com 5% do valor do carro seria possível, mesmo que ilegal por não está pagando os direitos autorais de quem inventou o câmbio convencional que usamos diariamente, colocar no carro este câmbio. Você compraria este carro e trocaria o câmbio? Creio que para a maioria das pessoas, quase 100%, seria afirmativa esta resposta.

Agora pare e pense, depois de tudo é feita uma estatística e é constatado que no primeiro mês mais de 25% não voltam para o sistema ao qual estavam acostumados! Maravilha! É uma questão de tempo e ética então para que as pessoas não desistam e se acostumem com este novo sistema, apesar de bem diferente, mas "igualmente" funcional.

Eu vejo isso como um forte quebra de cultura e um sinal de que estamos no caminho certo! ;)


Bom, por outro lado, um ponto que achei bem fraco foi a distribuição Linux poder ser qualquer uma e confundirem com uma qualquer. Seria muito interessante que fosse "feita" uma espécie de distribuição planejada, adotando uma ou baseada em outra, como por exemplo adotarem o Kurumin ou Kalango por padrão e todos os fabricantes investirem nas melhorias desta estipulada, mudando de nome o não. Isso sim seria o mais sensato: a união. Afinal de contas, a comunidade é isso.


--
Atenciosamente

Claudio Polegato Junior

Engenheiro Autônomo - Ribeirão Preto e Região
Mestre em Física Aplicada à Medicina e Biologia - USP
Engenheiro Computacional e Eletrônico - USP
Página Pessoal: http://cpolegatojr.no-ip.org

Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!

Comentário de robertosantosc
Culpa dos vendedores / lojas: Comigo também, funcionário da loja que entregou o computador em casa ofereceu uma instalação do Windows por R$60. Comprador que sabe nada, vai acreditar que tem licença Windows por R$60!!!
Comentário de lcgc
Quase 50% não pagaram???: Opa, se a pergunta foi essa mesma, eu tenho certeza que esse número é bem maior, pois vários entrevistados devem ter pensado que aqueles R$50,00 qu eles deram pro técnico instalar o "Microsoft" no pc é pagar...
Comentário de yetlinux
Troca de Distro: Já vi pessoa procurando instalar novos softwares em seu micro novo e não encontram pacotes adequados. Conclusão: Precisam baixar e compilar tudo na mão.

Confiram a página da empresa.

Outra opinião sobre o que pode ser feito nos micros novos.

Por que não Kurumin?

Comentário de Guilherme Oliveira
Eu ouvi falar em Kurumin aqui!: Kurumin sim é a distribuição perfeita para os usuários brasileiros. Só que uma coisa que tinha que melhorar no Kurumin é o suporte a aplicativos Windows. O Wine e o Cedega já tinha que vir instalados nessas máquinas. E esses computadores não tinham que ser essas porcarias que são vendidas por ai.

Um Athlon 2400+ 512 MB de RAM Geforce FX5200 já é uma senhora máquina para rodar um Linux. Na época que o meu pai comprou era uns R$ 2400, só que isso foi em 2003. Agora, praticamente em 2007, um PC desses é uns R$ 1200... Agora esses caras vão vender um PC com 128 MB de RAM e colocar um Windows ferrado! Starter Edition... pqp... isso é um absurdo!!!!

Mas voltando ao Kurumin, eu acho que é uma boa distribuição porque não é como as outras. É mais intuitiva. É mais intuitiva que o próprio Windows. Instala os programas via apt-get, ícones mágicos, configurador fácil (Clica-Aki) e ainda poderia ser personalizado para ficar bonitinho (alguém aqui falou cara de Ruindows?)

Mas o tal do apt-get, como é que se faz com uma internet discada? Se eu com a minha banda larga de 600 kbps já acho que o apt-get eh lento, imagina uma discada de 56 kbps que nunca chega a isso! Realmente eh horrivel.

Então como é que as pessoas vão instalar os softwares? O PC vai vir com um DVD com softwares (como isso é fácil fazer) ou então instalar os programas de Ruindows que o cara empolgado vai comprar pro filho uma revista daquelas... PC Expert

Então esses caras tem que pensar... Wine é tudo! Eh claro que OpenOffice, Gimp, Krita, Amarok, XMMS são ótimos softwares, mas se o cara conseguir rodar um programa do Windows antigo no Linux, não vai haver motivos pro cara trocar para o Windows.

Quando eu falo programa antigo, é de 4 anos atrás, porque quando a gente vai procurar essas revistas pra comprar, a mais barata é antiga.

È possível comprar revistas com o Duke Nukem 3D pra DOS. Revista nova! E se for esses aplicativos antigos, o Wine tira de letra!

Então eu acho que eu dei a minha opinião
Comentário de Douglas Augusto
Discordo que 50% destes que:
Discordo que 50% destes que mudaram colocaram windows original, pois numa pesquisa quem responde pode ter receio de informar que está cometendo um crime, pra mim passa dos 90% é lógico isso.


Muitos pensam também que o dinheiro entregue ao "técnico" já implica em uma operação legal.
Comentário de rafaelkafka
Não há fiscalização!: O governo não fiscaliza!Não verifica nada, os fabricantes entregam as máquinas com winmodens que não funcionam no Linux!Não há garantia de que o hardware funcione, vocês acreditam nisso!Pois é, está expresso!

Eu chamei essas distros que colocaram de vagabundas em uma lista e foi uma polêmica só mas que nome descreve tanta inépcia?O leigo quer pegar o pc, colocar o cabo no modem, clicar no discador e navegar, simples.Quer tudo o mais simples possível e funcional.Mas ele se depara com essas porcariais e migra pro ruindows pirata instalado pelo "técnico" indicado pelo vendedor, sempre eles...

É a mesma coisa do bolsa família, eles dão como esmola e não fiscalizam nada e no que dá, nada melhora!
Comentário de Cifrão
Novidade...: Que palhaçada. Isso é a coisa mais óbvia. Todo mundo que conheço que comprou o tal "PC para Todos" (Todos os "cumpanhêro", obviamente ;-) trocaram o Linux pelo Windows em pouquíssimo tempo. Alguns chegaram a escolher este PC só para economizar na licença do Windows... Depois fica a molecada do LiXux achando que "vão dominar os desktops, destruir o império da M$", etc. etc.

O que vocês não percebem é que tem muito espertinho comprando esse PC só para fazer o Governo de palhaço.
Comentário de Nuno Costa
Computador para todos: Infelizmente discordo, quem nao instalou ainda o Windows pirata e simplesmente porque ainda nao tiveram acesso a versao pirata do mesmo, seja por condicao financeira ou por falta de acesso ao mesmo.
Comentário de Roger de Almeida
As empresas que estão: As empresas que estão vendendo o micro com linux, não está nem ai pra isso. Elas querem é vender!!!

Dai instalam o Linux de qualquer jeito e não há nenhum sinal de que isso vá mudar.

Mas por outro lado, a notícia não é tão ruim, pois uma parcela ainda optou em continuar a usar o Linux. Estes devem ter tido algum tipo de suporte, e ai o mantiveram.

Mas a pergunta é: porque 73%, segunda a revista veja, trocaram de sistema operacional?

Não há uma única resposta, são vários os motivos.
1. Desconhecimento - Não sabe operar,
2. A pessoa tem softwares que rodam apenas no windows,
3. Há várias revistas que vendem jogos. Todos para windows,
4. Dicionário Aurélio,
5. Jogo do Milhão,
6. Webcam,
7. Telefone celular - Baixar fotos e etc,
8. Páginas da Internet - Nem tudo funciona no Firefox
9. Tem gente que gosta do windows XP porque é bonitinho
10. Tem gente que odeia o Linux sem nunca ter usado


Estou citando algumas das possíveis respostas, pois precisamos debater o tema DESKTOP com mais propriedade. Não adianta reclamar do governo, colocar distro X ou Y. Não é por ai!

O que as pessoas querem, é facilidade e não dor de cabeça. Querem plugar um webcam e vê-la funcionar, querem instalar um jogo e pronto.

Até o problema do vírus é secundário!!!

Então vamos ver o que está de errado, realizar uma pesquisa séria e oferecer soluções para que o GNU/LINUX, seja qual for a distribuição, seja mais aceitável como DESKTOP nas residências.

Roger()

Comentário de bebeto_maya
Problemas sérios...: __A problemática do Vírus é secundária, porque usuários não ligam para ela.Passamos 60 anos andando em carros sem airbags, cintos de segurança na barriga etc. Segurança é questão de consciência, quando o usuário coloca na cabeça que vírus são normais, travamentos idem...Há uma banalização generalizada de tópicos que deveriam ser problema do S.O. e não do meio apenas.

__Como o Augusto citou, se 2/3 das pessoas estão rejeitando o produto, temos um problema sério. E de fato temos, os fabricantes entregam sistema toscos e mal configurados para usuários que vêm um computador como um videogame, ou um "clica-usa", eu mesmo formataria o disco para pôr Windows, porque Metasys, Fenix e tantos outros não atendem as necessidades de públicos diversos, seja por um motivo ou por outro. Um conjunto de pacotes deveria ser instalado para atender devidamente seus usuários, entre eles:

*w32codecs- para multimidia plena
*AMSN
*JAVA
*Wine com frontends pré-configurados para jogos e softwares.

__Um outro problema reside no fato de que o programa veio aos trancos, num país desgastado por uma mídia parcial, composta pelas VEJA e Globo, sem a participação de players sérios do mundo Linux, como a Red Hat, Novell, Mandriva etc. Sim, a Mandriva chegou, mas atrasada, infelizmente.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de popolony2k
Até mesmo porque ....: .... a Mandriva é uma dessas que está deixando a desejar nesses PC's para todos.

E a SUSE ......bem essa pode ficar de fora !!!!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de marcos aurélio
discordo: acho essa estatística de um mês muito prematura. tenho uma tia que comprou um pc desses e ficou uns três meses sem poder usar ele direito por que o linux não veio configurado para o hardware q ela tinha, resultado todo mundo já sabe né: windows pirata na primeira oportunidade...
Comentário de alsimoes
Eu te disse! Eu te disse! Eu te disse!: Eu já havia constatado e avisado, enquanto esses micros continuarem a sendo vendidos com essas distros meia boca isso vai continuar a acontecer, eu consegui salvar um micro desses com Ubuntu 6.06.

A Canonical poderia montar uma equipe de suporte e investir em parcerias com esses essas empresas de computadores, ai eu acho que esse movimento vai diminuir.

Essas empresas fecham parceria com qualquer outra empresa que prometa garantir o suporte do sistema, mesmo sendo meia boca, se a Canonical investisse nesse mercado a história pode mudar um pouco.

Mostre a sua cara!
Get Mono!
Quem sou eu!
Comentário de Pablo Valério Polônia
A matéria não tem lógica: Concordo com os comentários técnicos de muitos que criticaram o programa "Computador para Todos".

Mas não podemos esquecer de críticar a forma que foi feita a matéria, podemos analisar "o uso do software Linux", bom como todos sabemos existem diversas distribuições Linux, colocando o "Linux" eles limitam a visão dos leitores leigos a acharem que a culpa é do "Linux" e não de uma distribuição especifica.

Outra falácia é dizer que o programa "estimulou a pirataria", se o governo tivesse vendido computadores sem sistema operacinal instalado e as pessoas tivessem instalado windows pirata isso seria considerada pela revista um estimulo a pirataria?

Argumentos não menos importantes são o claro posicionamento anti-governo(lula) da revista, para atacar o governo eles atacam qualquer coisa que tiver relação com ele.(isso já aconteceu uma vez...)

Alêm disso eles taxam o software livre como "ideologia de esquerda", o que é uma generalização apressada e simplista.

Para terminar coloco também outra questão, a revista faz claramente propaganda da Microsoft, porque raios ela iria atacar algo que enxe seus bolsos?


Comentário de Rafael Puga
Bom, acontece que a Veja é: Bom, acontece que a Veja é uma revista tendenciosa e o que muita gente aqui não entendeu é que ela está atacando o Software Livre e o governo ao mesmo tempo, nosso governo vai contra os princicpios da classe a que essa revista atende, bem como o Software Livre. Deveríamos pensar: a culpa eh do Software Livre? a culpa eh do governo? NÃO! A culpa é que as pessoas são preguiçosas e não querem aprender, a Veja apenas fez uma anti-propaganda do SL através da propaganda-mor da Microsoft, Windows pirata, afinal é com ele que ela ganha usuários que vão pro mercado de trabalho atingindo as grandes empresas. Ninguém tá preocupado com o povo que paga um Celeron com 128mb de RAM em 24x com Windows Starter Edition, em que o individuo faz a mesma coisa, parte para a pirataria. Por isso digo que é anti-propaganda, só interessa os dados que vem do Linux, o resto... pfff.. a mídia abstrai.
Comentário de Elias
Taca Ubuntu: Ubuntu nele!
Comentário de salvador
Já não concordo com voce.: Olha, eu já discordo, os micros da Positivo que estão vindo com o Mandriva 2006 estão muito bons a meu ver :)
Comentário de popolony2k
Algumas informações que tenho sobre o Mandriva.....: ....me faz chegar a conclusão de que essa distro não reconhece bem todos os hardwares, incluindo o famigerado modem da lucent que vem em alguns desses micros.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de mano
Nao so Linux: O problema nao afeta só o Linux. Um amigo comprou um notebook da Novadata que veio com o Windows Starter Edition e na primeira semana meteu um XP Pro piratao pois o Starter também não era bom pra uso...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004