Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Matéria sobre Stallman no Estadão: 'Cuidado. Seus programas podem ter aprisionado você e seu computador'



“Com uma barba densa e cabelos abaixo dos ombros, Stallman transformou-se em um pregador da era hi-tech. Sua “religião” se chama software livre, uma idéia que ajudou a criar e que rompeu as fronteiras dos Estados Unidos, transformando-se em um movimento mundial. De acordo com Stallman, um programa de computador só é “livre” quando tiver quatro características: se puder ser executado por qualquer pessoa para qualquer finalidade; se seu código puder ser estudado e modificado; se o usuário puder fazer cópias e distribuí-las; e, se for possível, distribuir versões alteradas.

Tudo isso está proibido para quem usa o Windows, o Mac OS, o Microsoft Office ou o iTunes, por exemplo. Boa parte dos aplicativos produzidos por grandes empresas tem seu conteúdo trancado a sete chaves: são softwares proprietários. “Ao usar um programa que não é livre, você corre o risco de sofrer abusos dos desenvolvedores”, explica Stallman. “Se você não quer ser vigiado pelo Windows Media Player, que informa tudo o que você faz, pode tentar mudar para o RealPlayer. Mas o RealPlayer espiona usuários do mesmo jeito.”
” Veja o texto completo em Link - Sua vida digital.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Em certas áreas, o caminho: Em certas áreas, o caminho para o software livre é mais nítido do que em outras. É uma mudança por vezes lenta e gradual. Stallman é excêntrico (loucos somos nós!), tem opiniões claras e por vezes polêmicas. Concordando ou não, sempre dá pra formar uma opinião com suas afirmações.
Comentário de Yves Junqueira
RMS demais: Acho que o BR-Linux.org está exagerando na cobertura que faz sobre o que o Richard Stallman diz ou escreve.

Isso aumentou depois do último FISL. Ninguém pode dizer que o RMS não é um cara importante, mas acho que está passando da conta.

No mais, parabéns pelo ótimo trabalho, Augusto. O seu efetividade.net tá dando gosto de ver.
Comentário de leonardo_lopes
Faça algo interessante e: Faça algo interessante e publique...

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de manoel_lobo
“Ao usar um programa que: “Ao usar um programa que não é livre, você corre o risco de sofrer abusos dos desenvolvedores”.

Faz sentido, e ainda olhando por esse ângulo, quem garante que softwares proprietários não possuem backdoors e "falhas" propositais que foram impostas aos fabricantes/desenvolvedores pela mão do governo (principalmente o norte-americano) ?

Espero que nunca entremos em guerra, mas numa situação dessas, a liberdade provida pelo software livre, pode ser a diferença entre a vida e a morte.

Paranóia e teoria da conspiração ?

A sua liberdade termina quando a do outro começa, e tem gente que faz de tudo para que isso não se torne realidade (vide o governo acima).

--
..Got to ride that rocking horse.
Comentário de nemesis
novidade?: o que têm de notícia no Estadão publicando o mantra que Stallman entoa à décadas?

acho que realmente o br-linux está precisando de mais variedade nas notícias, senão vai sair tópico dizendo que Stallman foi mencionado na Caras, em Querida, na Cláudia etc...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
Obrigado: Yves, obrigado pelos elogios. Mas acho que o Estadão dedicar espaço ao RMS é notícia sim, é bastante freqüente vermos críticas à imprensa nacional por não dar espaço ao software livre. Não posso deixar de mencionar quando um dos maiores jornais brasileiros publica um artigo com subtítulos como "Patentes e DRMs, inimigos da liberdade"...
Comentário de
A novidade é sair no Estadão: Acho que o Estadão dedicar espaço ao RMS é notícia sim, é bastante freqüente vermos críticas à imprensa nacional por não dar espaço ao software livre. Não posso deixar de mencionar quando um dos maiores jornais brasileiros publica um artigo com subtítulos como "Patentes e DRMs, inimigos da liberdade"...

E se o fundador do projeto GNU saísse nas outras revistas que você mencionou, acho que seria uma notícia interessante aqui também.
Comentário de Boneco de Pano
cada uma: pra criticar tem muitas pessoas
fazer algo construtivo, ninguém
porque cada um deste que está a criticar não vai
colaborar com os diversos projetos existentes
cada uma
Comentário de ricardomoc
Críticas: fazer algo construtivo é bom, mas as críticas, desde que construtivas, também é uma forma de contribuir com a construção. Ninguém é perfeito, e cabe ao autor da construção absorver o que há de positivo em cada observação (ou crítica) para melhorar a sua obra. Não pense que grandes projetos sobreviveriam sem as críticas. Relatar um bug para o desenvolvedor, por exemplo, não deixa de ser uma crítica, que é também contribuição, certo?
Comentário de hunf
tb acho: tb acho
Comentário de sri_canesh
Algumas manchetes: "Stalmann curte férias em praia nudista do sul do Brasil - Stalmman diz que a única forma de ser livre é andar sem as roupas feitas pela vil indústria têxtil" - Revista Caras

"Stalmann decora sua caverna com estilo retrô - R.S., eremita e profeta do apocalipse do código fechado, abre sua caverna nas montanhas do oeste americano para a revista CASA CLÁUDIA e mostra como conseguiu decorar sua casa apenas reaproveitando móveis jogados no lixo" - Revista Casa Cláudia


Cássio R. Es_kelsen

Comentário de jose
Ou quem sabe ...: sair algum link para 'hello world' em trocentas linguagens diferentes. Como? Já saiu? :-)


Comentário de Donnie Darko
hehehehe boa!: hehehehe boa!
Devemos muito a RMS mas não podemos negar que o cara fala muita m*rda! O cerebro do cara deve ter sido contaminado com silício e deu no que deu.
Comentário de darkmagus
Não sei porque falam tão: Não sei porque falam tão mal dele, considero ele muito mais importante que o Linus.

Tipo, se o cara fala muita m***, eu já vi ele falando muita coisa com coisa, só fui entender mesmo o que é software livre depois que vi o site da free software fundation.

Temos que lembrar que sem ele tudo que temos hoje de software livre nem existiria... Adimiro a atitude dele ainda hoje tentar levar a idéia do SL pelo mundo afora.

Sobre a matéria, acho muito bom sair esse tipo de matéria no Estadão, ajuda a fazer as pessoas entenderem o software livre... o que a maioria nem sabe o que é.
Comentário de Koolosh
Endoçado!: Faço das suas as minhas palavras, darkmagnus..

Agora acho que ele não fala merda não, temos que lembrar que ele querendo ou não é um dos pilares do Software Livre, e tem a responsabilidade de alertar a todos sobre o que pensa, considero que ele tem muita visão, e que muitas vezes para conseguir espaço para mostrar suas idéias e protestos, tem que ser radical, pois se for uma pessoa comum a mídia nem dará bola pra ele, agora se for polemico... Como ele não tem dinheiro pra conseguir propaganda paga, só resta ser uma pessoa Excêntrica ai sim desperta o interessa da mídia.

Comentário de Chao
Isso sim faz sentido...: “Mas podemos ir muito além disso. Quanto mais aspectos da vida em sociedade estiverem ligados aos computadores, a única maneira de manter essas atividades livres e democráticas é executá-las com softwares livres.”

Dentre as ecxentricidades do stallman, isso sim faz sentido pra mim.
Comentário de nivel9
“Mas podemos ir muito: “Mas podemos ir muito além disso. Quanto mais aspectos da vida em sociedade estiverem ligados aos computadores, a única maneira de manter essas atividades livres e democráticas é executá-las com softwares livres.”

Essa parte não tem nada de excêntrica...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004