Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Mozilla vai passar a cooperar diretamente com distribuições de Linux


“A Fundação Mozilla concordou em alterar seus processos de desenvolvimento e distribuição de modo a melhor acomodar as necessidades dos distribuidores de Linux. A fundação informa que irá trabalhar em contato direto com representantes de todas as distribuições interessadas para gerenciar patches, criar pacotes específicos para as distribuições, e tomar decisões em conjunto sobre políticas.

Até o momento, a Fundação produz apenas pacotes genéricos de seus softwares, e a maior parte dos usuários de Linux roda versões destes softwares reempacotadas independentemente por suas distribuições, que se encarregam de adaptá-los ao seu ambiente operacional e até de acrescentar recursos extras, o que gera dificuldades de ordem prática, como nos casos em que a distribuição cria novos patches de segurança mas não tem condições de enviá-lo para aplicação direta pelos desenvolvedores da Mozilla porque as bases de código não são mais idênticas.

Mas isto vai mudar, com o novo comitê destinado a cuidar especificamente dos interesses dos distribuidores destes softwares em ambiente Linux que estiverem interessados em participar. Os participantes vão se dedicar a realizar as alterações no código para Linux sem duplicação de esforços, coordenar os patches, e devolver as alterações aos desenvolvedores.

Algumas das das conseqüências que devem ser notadas diretamente pelos usuários é que irá se reduzir o período entre o desenvolvimento de novos recursos do Firefox, Thunderbird & seus amigos e a sua incorporação aos pacotes das distribuições, e que passará a haver pacotes oficiais para as distribuições participantes para download no site do Mozilla.”


Enviado por Tatiana T - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de vmedina
Efeito Debian?: Finalmente a Mozilla se rende e permite que as distros gerenciem as patches sobre o nome de Firefox?

Efeito Debian?

Será que eles voltam atrás tb?

Perguntas, perguntas.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de brain
TFA: Não sei se o Debian vai voltar atrás, espero que sim. Não acho que dê para caracterizar a situação como uma rendição do Mozilla às distribuições, porque ele não estava sob ataque delas.

E nem que ele "finalmente" vá deixar elas gerenciarem os patches sob o nome Firefox, porque todos os tipos de patch mencionados no artigo já são feitos hoje pelas distribuições, mantendo o nome Firefox, sem problema nenhum - estes patches de adaptação ao ambiente operacional, inclusão de maior suporte a idiomas, etc. são expressamente permitidos pelos autores do aplicativo.

A questão específica com o Debian foi que o projeto queria fazer um patch especialmente vedado pelos autores do software, qual seja substituir a logomarca e manter o nome. Mas o artigo fala a respeito da situação entre Mozilla e Debian também, que é uma situação completamente à parte desta, e que continua sendo objeto de diálogo entre ambas as partes.

Note que o texto nem mesmo menciona a questão das marcas registradas do Mozilla.
Comentário de Morvan
Já não era sem tempo!: Esta é uma daquelas típicas situações onde a gente (Mozilla) se pergunta: "Porque não pensei nisto antes"???
Têm a ganhar:
Mozilla, pois vai receber contribuições de algoritmos (espero que também financeiras, de alguns);
Distros, que vão realmente Co-Operar; e
Usuários, pelos motivos elencados acima.
A vida é simples...

Morvan - Usuário Linux #433640
Comentário de geekbr
Brain: Espero que o Debian e nem o Ubuntu voltem atraz. Os programadores do projeto mozilla agiram de forma bem agressiva com o Projeto Debian. A politica de logo e nome da mozilla vai contra o DFSG do projeto Debian, e até outro dia eles haviam até aberto concessão para o projeto debian destribuir e depois negaram.
Acho que se toda alteração no fonte que o debian fizer tiver que passar pelo crivo da mozilla, a demora será maior ainda.

Bem, você deve estar acompanhando bem as coisas pelas listas, principalmente a do sistema de acompanhamento de bugs do projeto Debian, e nem está se pensando em abrir votação para o caso.

Para finalizar eu acho que a politica da mozilla é bem parecida com o padrão de alguns empresas de Software Proprietário.

Voto pelo não e vida londa ao IceWeasel ..


" Quando a razão está contra o homem, este tende a se virar contra ela"
===================================
Erick Tostes
Geekbr at Freenode #debian-br
net/sys admin
www.geekbr.com.br
Debian sid, free, net , open bsd
Comentário de rafaelpitrovski
Na verdade, o Debian não: Na verdade, o Debian não tomou nenhuma atitude agressiva em relação à Mozilla mas, simplesmente, seguiu o que diz a DFSG.

Caso haja uma alteração na licença da Mozilla quanto ao Firefox, acredito que o Debian não exitará em usar o nome original. O que também não proibirá o uso do nome IceWeasel. Caso parecido acontece com o OpenOffice.org, que possui um pacote chamado BROffice.org que altera o nome da suíte.

Esperamos que essa cooperação da Mozilla seja boa. Afinal, o Software Livre tem muito a ganhar e crescer com um trabalho conjunto de ambos (Mozilla e distribuições).
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004