Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Chegou o dia: Empresa brasileira processa outras empresas que usam o nome OpenOffice.org

Veja o alerta da LinuxMall e ajude a divulgar.

A notícia abaixo é importante, e conto com a capilaridade da comunidade Linux brasileira para reproduzi-la e disseminá-la tão amplamente quanto possível, para que o maior número de pessoas esteja ciente e pronto para oferecer sua contribuição no momento certo.

Já em 2004 a comunidade foi alertada sobre a empresa detentora da marca registrada Open Office no Brasil estar com intenções belicosas contra o projeto internacional OpenOffice.org.

Seguiram-se manifestos, o pessoal brasileiro do desenvolvimento do OOo sabiamente mudou de nome para BR-Office.org, distribuidoras comerciais nacionais mudaram o nome do pacote em suas próprias mídias, e o tempo foi passando.



Mas todos os envolvidos suspeitavam que as medidas acabariam não sendo suficientes, dado o valor potencial que a detentora da marca poderia buscar receber de uma empresa como a Sun - ainda que para isto tivesse que se indispor com uma grande comunidade no Brasil.

E agora aconteceu. Veja abaixo a íntegra da mensagem que recebi hoje da LinuxMall. Se puder, ajude a divulgar, para aumentar a conscientização da comunidade sobre esta grave situação, para que estejamos preparados para agir quando os colegas do BROffice (que não é parte nesta ação judicial) ou das várias empresas nacionais (que só vamos identificar se elas assim desejarem) que são rés no mesmo processo, após obter orientação jurídica, chamarem a nossa colaboração.


"Relato da situação atual

Como todos já devem ter ouvido falar, uma empresa brasileira, detentora da marca Open Office no Brasil, vem nos últimos tempos tomando atitudes contra o uso do nome OpenOffice.org, o que obrigou o programa, que é conhecido assim mundialmente a ser chamado de BROffice no Brasil.

Recentemente esta empreitada tomou uma nova dimensão, onde a Sun Microsystems, principal apoiadora do projeto e várias empresas que fornecem no Brasil o software, suporte, soluções ou materiais relacionados ao OpenOffice.org estão sendo processadas.

Estas empresas atuam em varios ramos, como distribuidoras de softwares que vendem os CDs, empresas de suporte e treinamento, editoras que publicaram livros ou revistas sobre OpenOffice.org, fornecedores de acessórios e até mesmo livrarias pelo simples fato de venderem material didático sobre OpenOffice.org.

A empresa alega que o motivo do código do OpenOffice.org ser aberto é apenas uma jogada estratégica da Sun para gerar receita com suporte e receber gratuitamente códigos feitos por programadores ao redor do mundo inteiro para posteriormente serem usados no StarOffice, a suíte paga da Sun. Ela acusa a Sun Microsystems Inc. e a Sun Microsystems do Brasil de estarem se prevalecendo de sua notoriedade no mercado de TI para alavancar a adoção do OpenOffice.org no mercado e cita como um exemplo o fato de até a data do documento o OpenOffice.org já ter sido baixado mais de 61 milhões de vezes do site oficial.

Outras alegações são que pela licença do OpenOffice.org somente a Sun poderia vendê-lo, prestar suporte e treinamento e que cabe a mesma definir o futuro do projeto de acordo com seus interesses comerciais. Como o OpenOffice.org é licenciado atualmente pela GNU LGPL (GNU Lesser Gnu Public License), não se pode afirmar que todas estas alegações tenham fundamento.

Sabe-se que a empresa registrou a logomarca Open Office no Brasil antes mesmo da existência do OpenOffice.org, porém devido às marcantes diferenças entre as duas, como por exemplo a partícula ".org", a tipagem e o posicionamento do texto diferenciado, pode-se facilmente perceber que se tratam de marcas e produtos totalmente diferentes.

Estes tipos de ações podem ser muito negativas à imagem do OpenOffice.org e inclusive dificultar ou até mesmo impossibilitar sua adoção em larga escala em grandes empresas e órgãos governamentais.

É importante que todos os frequentadores deste veiculo largamente utilizado pela comunidade apoiadora do movimento open source fiquem sabendo do ocorrido e que manifestem suas opiniões a esta ofensa à liberdade e à filosofia de vida desta comunidade.

Atenciosamente,
LinuxMall
"


Vamos nos manter informados e aguardar o chamado à ação, de modo a não prejudicar o andamento da questão judicial.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de popolony2k
Mais um ilustre desconhecido querendo .....: ...seus 15 minutos de fama.

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Antonio Carlos V da Silva
Lá vamos nós de novo!!!: Sinceramente, tem gente que qeur ganhar dinheiro às custas dos outros de qualquer maneira.

Aliás, gostaria de saber se já registrram aqui no Brasil on nomes:

1) gimp
2) KDE
3) gnome
4) firefox
5) gaim
6) thunderbird etc...

Sei não mas este é o primeiro passo de muitos!!!

PS.: será que também aqui não temo dedão da M$???



Comentário de Ednei Pacheco
2 coisinhas...: 1. Esta empresa está me lembrando a SCO...
2. E uma vez lembrando a SCO...

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de Animal-X®
Começou...: ...a palhaçada, sempre tem um espertinho pra arrancar grana das grandes empresas e ferrar com o movimento de SL !!!
Só espero que isso não vire mania, senão vai ser uma enxurrada de processos contra empresas por causa de marcas registradas indevidamente...
----------------------------------------------------------------------
Sergio Augusto Vladisauskis (Animal-X®)
Jabber: sergiovl@jabber.org | gTalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | Linux, OpenSolaris, BSD's & Haiku
http://sergiovl.sytes.net

Comentário de marcon
que empresa/: Que empresa é essa e para qu eles usam a marca "open Office"?
por acaso eles fazem uma suite de escritório tambem?
Que eu saiba, existem categorias: pode ter uma lanchonete "pague pouco" e uma loja de roupas com o mesmo nome e donos diferentes, porque são de categorias diferentes.
Eles registraram "Open Office" para tudo?
Comentário de joaoemanuel
É só para aparecer e: É só para aparecer e tentar alavanca um produto rídiculo que eles fazem. Essa empresinha carioca rídicula quer também os seus 15 minutos de fama, como a nossa "amada" SCO. E são produtos diferentes, mas claro que no Brasil hardware e software são a mesma coisa, então não há como haver processo. Mas podem tentar.
Comentário de Nadal
Quanto custa para se anular: Quanto custa para se anular judicialmente o registro dessa marca?

Nadal
Comentário de proedes
heh: Aí está a maravilha das patentes de software.

Pra quem não sabe, o nome da empresa que registrou a marca "Open Office" Se chama BWS Informática, e está localizada no Rio de Janeiro.

Na minha opinião, de acordo com o desenrolar dos fatos, seria interessante a comunidade elaborar uma carta de repúdio (mais ou menos como no caso da revista inVeja) e enviar a esta empresa.
Comentário de grab
Ponto para Linuxmall: Pela iniciativa de conscientizacao em uma abordagem sucinta e bem clara do que esta acontecendo. Se nao fosse por essa iniciativa eu pessoalmente nao estaria sabendo que estamos nesse nivel, de processos a usuarios e promotores do OpenOffice.org.

Fico feliz tambem de ver que os argumentos da detentora da marca Open Office no Brasil sao fracos e erroenos, e principalmente abordados de forma claramente tao inveridica. So torna mais facil o resultado ser contrario a eles.

Mas, quem estiver mais por dentro, e puder me informar, existe alguma chance de poder voltar a usar o nome OpenOffice.org novamente? Porque as vezes e dificil ate as pessoas entenderem que OpenOffice.org e BROffice.org eh a mesma coisa. E por outro lado OO.org eh um nome forte, e sua colocacao no mundo inteiro facilitaria muito a vida da suite no Brasil. Ja, com BROffice.org apesar do produto ser o mesmo a insercao eh menos simples. Tem-se que fazer entender que apenas o nome eh outro, e justificar. Parece pouco, mas pro usuario final...
Comentário de darkmagus
Como podemos ajudar???: Como podemos ajudar???
Comentário de tobias_felipe
É só isso !?: É essa empresinha aqui: http://www.bwsinfo.com.br/ ?
Se for alguém pode me dizer como isso pode enfrentar a Sun?! Vão chorar até eles ouvirem ? :)

Tobias Felipe
Comentário de Nadal
Errado. Marcas e Patentes: Errado. Marcas e Patentes não são iguais.

Nadal
Comentário de proedes
heh: falei merda mesmo. bug fix!
Comentário de proedes
heh, viajei na maionese: heh, viajei na maionese mesmo.
Comentário de José Eduardo De Lucca
Será que é ela mesmo?: Não que não seja esta a empresa que registrou a marca (não sei confirmar), mas será que é esta empresa que está por trás da tentativa de gerar medo, incerteza, dúvidas (popularmente conhecido como FUD) no uso e na difusão do OOo?

Forças ocultas, meu caro, forças ocultas...

Aquelas mesmas forças que tentam sempre despedaçar o movimento, jogando canto de sereia para cima de alguns da comunidade e gerando discórdias e rompimentos, ...
Comentário de FkJ
Suspeito...: Um processo desse aparecer justo quando o OpenOffice está de fato competindo com o m$ Office é no mínimo suspeito. Não duvido nada que a m$ esteja patrociando.
Comentário de brain
Acho que não: Acho que se uma empresa deste porte estivesse por trás, nós teríamos ficado sabendo por intermédio da Folha, ou da Info - e não por uma carta ao BR-Linux ;-)
Comentário de Manoel Pinho
Pensei exatamente a mesma coisa: Pensei exatamente a mesma coisa... Na época quem dizia que a M$ estava por trás da SCO era taxado de linuxer xiita com mania de perseguição e recentemente uma testemuna no caso judicial comprovou exatamente o que todo mundo sabia.

Estamos a poucos dias do lançamento do M$ Office 2007, vemos uma notícia como essa hoje no br-linux e todos sabemos que essa estória de ODF está atrapalhando muito a relação da M$ com os governos, especialmente o de nações "rebeldes" contra a empresa como o Brasil. Se essa ação já estava sendo sinalizada dois anos atrás, por que será que estão fazendo logo agora ?


Mas tem gente que acha que a aproximação da M$ com a comunidade de SL é amigável...

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Antonio CV Silva
Deixe de ser inocente, Brain!!!: Tu já é macaco velho, nego!

Comentário de CPolegatoJr
Inapta e Intrigante: Olá,

Procurando na Internet, cheguei à seguinte página:

http://br-linux.org/noticias/002589.html

Nela, consta o CNPJ da empresa. Entrando na página:

www.receita.fazenda.gov.br

Em CNPJ->Consulta Situação Cadastral, consta que a empresa está "INAPTA" e registrada sobre nome fantazia "XXXX XXXXXX" (não posso escrever, né? rs). Aparentemente é a mesma do sítio passado acima.

Então a coisa é intrigante: Como uma empresas que usufrui do SL pode estar contra o mesmo? Como pode uma empresa INAPTA (creio que por cadastro ou documentação, alguém pode esclarecer?) deste 2004 abrir um processo?


[]'s

Claudio

Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções.

Comentário de fabiorecife
Estelionato ?: Será esta uma tentativa de estelionato ?

Pelo visto se enquadra já que traz prejuizo alheio induzindo ou mantendo alguém em erro.
Comentário de cppware
Foi fundo, ein!: "Como pode uma empresa INAPTA (creio que por cadastro ou documentação, alguém pode esclarecer?) deste 2004 abrir um processo?"

Da mesma forma que um criminoso pode usar telefone celular dentro do presídio, sem ser punido e ainda desfrutando dos recursos humanos, advogados etc...

Estamos no Brasil, meu caro.
Comentário de bebeto_maya
Agora dá cadeia!: "A empresa alega que o motivo do código do OpenOffice.org ser aberto é apenas uma jogada estratégica da Sun para gerar receita com suporte e receber gratuitamente códigos"

...e permitir que milhões de usuários usem gratuitamente sua suíte...Até onde sei, muita gente anda vendendo suporte do Open Office por aí a fora. E vendo que o MS Office 12 será menos parecido com o Office que o próprio OpenOffice, não é novidade que a Microsoft esteja se doendo nas tamancas...Embora não creia que o Open tenha qualquer potencial contra o M$Office, visto que, conforme vi em uma charge uma vez, Microsoft pode defecar nas caixinhas que todo mundo compra feliz da vida...

Isso vai pegar mal, sabem por que? Porque a Redmond anda colocando nos cerébros dos desenvolvedores e administrdores que usar linux/S.L dá processo, vide SCO e www.microsoft.com.br, dá prejuízo, vide polícia civil em Pernambuco, e agora dará cadeia, vide OpenOffice Vs. BWS Informática.

Alguém se esqueceu de dar um prêmio Nobel ao Bill Gates.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de CWagner
é que ainda não tiveram: é que ainda não tiveram coragem de criar um Nobel que se enquadre ao que ele faz. Quando assumirem que isso é tão importante assim, ou quando ele pagar e aceitarem, a humanidade não terá mais jeito.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de HackerIP
História antiga: Esta história é antiga e os liders do OpenOffice Brasil sabiam. A empresa tentou por várias vezes solucionar o problema de forma madura, mas um traço comum nos indivíduos que trabalham com Sl é: Não aceitar as regras comuns no mundo real.
Pq não se registraram no INPI como TODO mundo faz? Pq não resguardaram a marca do projeto?

Para aquele que adoram teorias conspiratórias, vale lembrar que a empresa já existia muito antes de...

Quem sabe sirva de lição para auqueles que acreditam na organização anárquica... O mindo real é bem diferente!
Comentário de chaos-mt
Se não quer ajudar . . .: Entaum não atrapalha!

mas também se ela ganhar os processos, aí sim, veremos na prática que a justiça é cega :'(




Marcelo Oliveira
Comentário de HackerIP
atrapalha?: Quem se atrapalhou foram os lideres do oo brasil.
O Morimoto por exemplo, usa o nome Kurumin Ofice para customizações comerciais, desde 2004, quando soube do problema. Ele é sensato!
Comentário de joaoemanuel
Na mesma época o grupo: Na mesma época o grupo mudou para BROffice, agora não importa ter alterado o nome, pois esta empresinha quer processar mesmo quem já trocou o nome. Então todos vão ser processados, outra só as distros estrangeiras usam OpenOffice.org. E esta empresinha não pode processar, pois as mesmas estão fora da alçada da justiça brasileira, pois a marca OpenOffice.org no resto do mundo não pertence a esta empresinha.
Comentário de Edison Borges
SCO Bem lembrado: Vamos tirar estes inúteis do ar. E vamos fazer o mesmo oque aconteseu com a SCO é simples. Brazileiro metido a trouxa tem que levar na espinha mesmo, pra largar mão de ser mané. Quer tirar partido fassa de outra forma mas esta é sem sombra de duvida a maneira mais idióta.


Comentário de mvortex
Aparece dono de direito autoral pra tudo.: ... não vai demorar muito vai aparecer um português se dizendo dono dos direitos autorais da Língua Portuguesa e todo mundo vai ter que pagar royalties pro cara ...

onde vamos parar !?!!!!!!!!!!!!!

quer saber? torço pra que a Sun mude o nome da suíte e deixe esse cara chupando dedo.

alguém se lembra da Kolynos que teve que mudar pra Sorriso por 2 anos por determinação do CADE? Alguém ainda se lembra da Kolynos. Nem mudaram de volta o nome pq as pessoas compram pasta de dente e não marca.
Comentário de Edison borges
A diferensa: Aqui a gente pode resolver a coisa de forma simples e singela.
Bota um treis oitão na boca do mané e manda ele calar a boca da um azeitona na patela e outra na mão .
Vai custar uns 500 cruzeiros. E ta cheio de gente ai pra fazer a parada.
Se for um Carióca, Paulista o infeliz, ta com os dias contados.
Rapidinho a figura some.
Justa... Nem perca tempo...
A fita dele ta feita...

Comentário de Edison borges
500 cruzeiros: Bota o nome do mané e na fita e 500 paus na mão de uma malandro.
Ta feita a fita da figura.
Vai sumir e se reclamar vai ser na próxima encarnação.

Comentário de Dm7
Cabe fazer uma comparação com o caso Firefox x Debian?: Eu acho que sim.

Agora o que essa empresinha está fazendo é algo realmente nojento, sem dúvida nenhuma... ih!! Será que vão me processar também por dizer isso???

A empresa não precisa ser "patrocinada" pela Microsoft, basta ter simpatizantes, basta estar vendo nisso uma possibilidade interessante de se ganhar muito dinheiro... nojento!




Comentário de joaoemanuel
Edison, a vitória é mais: Edison, a vitória é mais saborosa quando ganhamos deles no jogo deles, e além disso tem mais diversão. :-D
Comentário de bebeto_maya
No mundo real...: __No mundo real existem grandes empresas como IBM e NOvell trabalhando com S.L., no mundo real esse problema já era conhecido.No mundo real a maioria das pessoas que trabalha com Software Livre não é comunista nem anarquista.No mundo real muitas empresas trabalham com S.L., vendem soluções e seus donos têm filhos para criar...No mundo real a minoria é hippie como Stallman, mesmo que eu o respeite profundamente.

__No mundo real sempre soubemos dos problemas e sempre tentamos minimizá-los. Vide Br-office, SCO, e registro da marca Linux feito por Linus Torvalds.

__No mundo Real o perfil do desenvolvedor do OpenOffice, não se enquadra no perfil que você descreveu, talvez no perfil do usuário, mas não do desenvolvedor, que por acaso, é a SUN MIcrosystens, entre outras, que por acaso, é autora do nome OpenOffice.org, que por acaso não é brasileiro, tampouco a empresa OpenOffice, trabalha com criação de suítes para automação de escritório.

__NO mundo real, a empresa citada por você, também trabalha com Software Livre. E ganha dinheiro dessa forma...
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Manoel Pinho
SCO: Mas se uma empresa pode ganhar dinheiro de dois lados para que ganhar só de um, ainda mais quando uma pode pagar uma parte adiantado ?

Não estou afirmando nada (até porque não há indício nenhum), mas essa hipótese de "patrocínio" não é completamente absurda e ainda seria uma ótima para uma empresinha que está a fim de faturar. Como eu disse, esse momento atual é extremamente oportuno para um patrocínio.

Só não acredito racionalmente nessa hipótese porque o mercado brasileiro não é tão significativo para a Microsoft e a descoberta de uma coisa dessas seria altamente prejudicial à Microsoft.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Nadal
Nome de Domínio != Nome: Nome de Domínio != Nome Empresarial

Não se pode afirmar com certeza que seja ou não seja.

Nadal
Comentário de Nadal
Não. É mais provável o: Não. É mais provável o eventual enquadramento como extorsão.

Nadal
Comentário de ano@nimo.com
Não sei o teor do processo.: Não sei o teor do processo. Mas me parece que o OpenOffice é um "produto" IMPORTADO (mas adaptado ao nosso idioma).

Parece, não sei se é certo, produtos importados tem uma legislação diferente quanto a nomes. Assim é possivel ter um produto estrangeiro com o nome OpenOffice coesistindo com um outro poduto com o mesmo nome no Brasil (desde que o produto brasileiro não seja o detentor internacional da marca). A AOL não podia usar o endereço aol.com.br, mas podia usar o nome internacional AOL (tenho um cd de instalção onde aparece a palavra AOL).

Quanto a ser uma tentativa de lucro facil, não tenho duvidas. Por que esperaram tanto tempo para "entrar na na Justiça"? Por que só agora, quando o OO está aumentando de importancia?

De quem é que eles querem indenização? Da Sum ? Baseado em quê?




Comentário de SeiNao
Propiedade Intelectual do Improvável????!!!!: A pouco tempo tive a informação de uma empresa americana (por que será??), de e-learning estava patenteando até as futuras idéias de e-learning ???!!!
A galera já descobriu uma forma de ganhar pelo intangível. Cuidado Pais de Santo, Videntes e afins.
DEPOIS a galera vai infernizar a vida destes babacas na net, e aí vão lançar uma inócua cruzada, como a feita com a comunidade hacktivista. CLARO tão começando a desconfiar que o Bin Laden era uma farsa para justificar o orçamento dos parasitas do congresso dos eUAUA e blá. blá,blá....
AINDA não entenderam que idéias não se acumulam, como ouro e petróleo, mas tem uma vantagem, nunca acabam. É por isso que o SL está andando tão rápido, anos-luz mais rápido que o decrépito MS-DOS-WIN-NT FU-CK, e os acionistas cheiradores não estão muito satisfeitos, que assim como os "direitos autorais" (só beneficiam a baderna, droga e putaria), não ajuda em nada na evolução da humanidade.

Comentário de Suxsys
Pois e: Pois e,

Enquanto discutimos esse assunto codigos sao deixados de serem escritos, q se fodam essas empresas, elas so fazer isso pra xamarem a atencao...

Ate provarem alguma coisa (impossivel) elas vao penar... vamos continuar com nossas vidas. :P

E anarquia domina, q se fodam elas >:P
Comentário de Renato
Tem ixperto para tudo!: Aqui em Curitiba e região está cheio de outdoors de uma marca de calça que será vendida em um shopping. Advinhem o nome da calça?
É skype.
Comentário de CWagner
Coisa pior está acontecendo: Coisa pior está acontecendo com o governo federal.

O que o povo vai fazer se souber, SE SOUBER, que a M$ patrocinou uma empresa brasileira a mover uma ação dessas? Nada ou muito pouco. A sociedade brasileira em geral está sofrendo de uma inversão de valores que está chegando a níveis absurdos.

Rezo para que tomemos jeito voltemos a respeitar o que é certo, e não aceitar e às vezes até apoiar o errado, antes que isso se torne irreversível.

Saúde e Paz a todos.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de usucapiao
Atitude reprovável.: Atitude reprovável.
A comunidade deve estar atenta e pronta para protestos.
Devemos fazer valer nossos direitos.

[]s
Comentário de popolony2k
Nesse caso acho que a M$ ...: ... pode não estar nem envolvida pois como todos sabemos, o Brasil é o País da Vantagem muito antes de existir M$

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
Politics is showbiz for ugly people !
Alckmista X Mula - Debate I, II, III e Entrevistas

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de alsimoes
Você acha isso mesmo?: Você acha que a folha iria tomar a iniciativa contra um anunciante?

Mesmo que não seja exatamente contra o anunciante, mas é no mínimo banéfica a ele.

Jornalismo sério no Brasil só se for "amador", os grandes veículos de comunicação trabalham de olho nos anunciantes.

Pense comigo, toda a imprensa adora criticar o governo brasileiro por não saber gastar o dinheiro público, mas nenhuma ("nenhuminha") vez eu vi algum jornal de qualquer emissora ou jornal de papel criticar o monopólio da MS no governo, já que temos alternativas com custo muito menor.

Mostre a sua cara!
Get Mono!
Quem sou eu!
Comentário de alsimoes
"...Software Livre não é comunista nem anarquista.": Sim e mais ou menos!

Sim, Software Livre tem nada haver com comunismo ou socialismo, mas incorpora muitos elementos do movimento anárquico, seguindo a linha do anarquismo de Joseph Proudhon.

Na última edição da revista Super Interessante, a matéria de capa chama-se "Anarquia: Aqui e Agora?", o texto de Eduardo Szklarz faz vários paralelos entre o movimento anarquista e o movimento do software livre, eu recomendo a todos que leiam, é um texto muito interessante, com direito a um Tux pichado em um muro.

Só não gostei que eles fazem uma comparação do SL com Bin Ladem, dizendo que o movimento do SL é o anarquismo do bem e Bin Ladem o anarquismo do mal, meu medo é que mesmo com essa separação algum retardado faça associação.

O objetivo da anarquia é a LIBERDADE, rotula-lo de caos é propaganda dos opositores.

O movimento anárquico como todo e qualquer movimento , seja político, científico ou social, tem seus radicais (é aqui a origem da idéia de caos) que muitas vezes atrapalham o entendimentos do movimentos pelos indivíduos de fora, e isso nós vemos doto dia no movimento do SL.

É ou não é parecido com o que vemos no SL?

Mostre a sua cara!
Get Mono!
Quem sou eu!
Comentário de jluis
OpenOffice: Deixando todo o idealismo de lado e analisando a situação com clareza, penso que a empresa pode processar, se estiver tudo legalizado. Todos foram avisados há muito tempo. Se querem ganhar ou não dinheiro com isso é outro problema. Mas aposto quem nem a Sun, nem IBM, nem nenhuma outra empresa deixariam usar sua marca. Ora, temos um problema bem perto com um produto afim, no caso o FireFox, que está causando um problema, imagine outras marcas. A questão agora é buscar os meios para sair desta situação. Procurar amparao jurídico, verificar se a marca esta registrada corretamente. Claro que devemos observar se para o produto estrangeiro existe legislação diferente aqui no brasil.


Comentário de sri_canesh
Anarquismo graças a: Anarquismo graças a deus!!

O anarquismo é o único sistema que pode garantir realmente o respeito às garantias individuais.
A tecnologia tem um papel fundamental para a idealização do anarquismo e o software livre é peça chave.

Infelizmente "anarquia" virou sinônimo para "bagunça" e é difícil tirar isso da cabeça das pessoas menos esclarecidas (as vezes até das ditas "esclarecidas").

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de m0ska
No meu ponto de vista esta: No meu ponto de vista esta notícia não desperta muitas preocupações. O br-office está em conformidade com a lei brasileiras, estas argumentações descretas não tem uma fundamentação válida e um especialista. A não ser que quem julgue o caso seja um alienado! ;)
Comentário de Lucas Filho
Olá,Hoje a ONG: Olá,

Hoje a ONG BrOffice.org é detentora da marca BrOffice.org. Não haviam feito antes com o OpenOffice.org por que não havia necessidade - real. A empresa também "ajudou" bastante pedindo rios de dinheiro só para continuarem com o mesmo nome.
Bem feito para eles que o projeto mudou de nome, assim tão querendo ganhar com outra coisa. Puramente falta de trabalho.
Comentário de Cifrão
Comunistinhas nunca aprendem: Hehehehehe, esses comunistinhas nunca vão aprender direito o que é uma coisa e o que é outra. Insistem em confundir LIBERAL com LIBERTÁRIO. O LIBERAL prega a diminuição (eu disse diminuição e não extinção) do Estado, devendo o mesmo continuar apenas para manutenção da ordem e punição de crimes. O liberal é capitalista, prega a propriedade privada, a mínima interferência do Estado na economia, a livre concorrência, etc.

O LIBERTÁRIO é o anarquista. Ele prega o fim completo do Estado, a ausência de qualquer autoridade. Existem milhares e milhares de esquerdistinhas búrros (com acento no U para enfatizar a burrice) que confundem anarquismo com socialismo. Estes são os anarco-socialistinhas-caviar.

Numa nação anarquista, a tendência natural é a acumulação de capital, a concorrência e a propriedade privada. Isto está incluso no reino animal. Macacos escondem bananas para não serem roubados pelos seus concorrentes. Lobos enterram suas presas com a mesma finalidade. No anarquismo, prevalece a lei do mais forte. Você tem sua casa e tem todo o direito de expulsar um socialista vagabundo que queira se apoderar de sua casa sem ter pago um centavo pela mesma. Você tem todo o direito de produzir objetos e vendê-los numa nação anarquista. Ou seja: o anarquismo pode conviver perfeitamente com atividades capitalistas (e essa é a tendência natural).

Software livre não tem nada a ver com anarquismo. No SL não existe livre concorrência e existe autoridade. Se o SL fosse anarquista, não existiria a licença GPL que obriga quem a utiliza a manter o software "coletivizado".

Dizer que o SL é anarquista, demonstra total falta de capacidade mental de um anarco-socialista como o mané ali mais em cima. Tal como eu já expliquei lá no NoticiasLinux, o SL não é socialista, nem anarquista e muito menos capitalista, e sim COMUNISTA mesmo! Vocês só não reconhecem isso porque não querem ser tachados de "comedores de criancinhas" pelo povão que acredita nessa lenda. Afinal, a imagem de "democratizadores de conhecimento", "promovedores da paz mundial", etc. não pode de maneira alguma conviver com essa imagem ruim que os comunistas tem.
Comentário de CWagner
Não ficou muito clara a sua: Não ficou muito clara a sua intenção. Da forma como você colocou nos primeiros posts parecia que queria provocar os freqüentadores do sítio.

Mas informação e ponto de vista sempre são bem vindos quando colaboram para o enriquecimento do conhecimento.

Quanto a não querer ser taxado disso ou daquilo, creio que os estigmas e o medo ainda são fortes e os próprios capitalistas se encarregam de criá-los, aumentá-los e tentar perpetuar a imagem negativa de tudo aquilo que for de encontro à sua corrida ao lucro, muitas vezes desenfreada e sem limites. Tanto é que o movimento do SL já foi descrito dessa forma por, nada mais, nada menos, pelo próprio Bill Gates, numa clara tentativa de deturpar a visão de pessoas menos esclarecidas.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de bebeto_maya
S.L. não tem corrente político-partidária ou idealista: __Não vou moderar seu post perjorativo...Mas S.L. não tem corrente político-partidária ou idealista. Ele pode ser veículo para pregar idéias comunistas. Mas ele pode desenjessar uma empresa e gerar lucro em suporte, muito lucro mesmo, e essa vantagem pode ser bastante apreciável no mundo dos negócios...A economia em licenças e a possibilidade de se auditar o código. Existe ainda a possibilidade de se comercializar um híbrido ente S.L e proprietário, conforme fez a Apple, e posteriormente liberar código para a comunidade, a parte livre. Que no exemplo que citei é o Darwin.

__O fato de existir o idealismo extremo de um Sérgio Amadeu, o RMS, não torna o Software por si só COMUNISTA e pronto, ele tem uma aplicação que pode ser muito bem capitalista neo-liberal...Essa mesma analogia pode ser vista na democratização ilegar da informática a custa de Softwares Piratas, para a qual, a Microsoft faz vistas grossas. Isso pode ser deturpado e visto como um tipo de comunismo.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de anonymous
Fonte de informações:: Nitidamente mais um esperto tentando tirar proveito de uma brecha legal.

Prá quem se interessar:
- Dados da empresa junto ao registro.br

Domínio: http://www.bwsinfo.com.br
entidade: Bws Informatica Ltda
documento: 000.336.893/0001-40
responsável:
endereço: Rua Julio Maria, 54,
endereço: 21041-120 - Rio de Janeiro - RJ
ID entidade: RVI3
criado: 10/07/1998
alterado: 12/11/2004

A situação deste CNJP está inapta junto à RF.
O número do processo no INPI: 819118427

(editado para remover informações de pessoa física - acc)
Comentário de anonymous
Interessante: A empresa em questão possui 2 (dois) CNPJs.

- Uma com situação INAPTA - possui o nome fantasia Open Office.
- Outra com a situação ATIVA, a qual deve ser autora do processo

00336893000140 - ATIVA
00271111000132 - INAPTA

Comentário de Eduardo Lutz
Reação firme: A comunidade de SL, assim como grandes empresas que o apoiam, estão precisando de mecanismos jurídicos que lhes permitam retalhação em casos de processos abusivos como esse. Não basta defender-se. É preciso que o resultado do processo implique em grandes prejuízos (de preferência a falência) para entidades que tentam prejudicar bens públicos, como é o caso do SL. (Até houve mudança no nome do software, mas não bastou, o que é indício de má fé por parte da empresa que está perpetrando o abuso.)

Estas coisas são um crime contra a humanidade e deveriam ser tratadas como tais. Esta é uma instância de uma classe mais geral de problemas.

Outra instância, por exemplo, é a aceitação de patentes que permitem que alguém tome posse de comportamentos ou idéias abstratas (como o caso do clique duplo). Só que no caso das patentes, quem deve ser punido exemplarmente pela apropriação indébita de bens públicos são os órgãos que aceitam os registros e não as empresas que tentam obter patentes absurdas.

Mas o importante em todos os casos é que essas coisas não sejam consideradas levianamente e que as reações legais não sejam apenas defensivas, mas que desencoragem fortemente futuras tentativas de abuso.

Os simpatizantes do SL que têm conhecimentos jurídicos e de trâmites legislativos poderiam começar a pensar nisso para ver se acham um caminho para viabilizar idéias deste tipo, não acham?

Linux User #163896

Comentário de goyta
Marca "Open Office" no INPI: Olá, pessoal!

Bem, vocês já pesquisaram até a situação da empresa perante a Receita Federal, mas ainda não vi ninguém pesquisar na única fonte abalizada sobre a situação da marca: o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Eu fiz isto, e realmente a marca foi depositada em 29 de janeiro de 1996, e o registro definitivo concedido em 1° de setembro de 1998. A dona é realmente a BWS Informática S/C Ltda.-ME.

Esperem aí... ME? Microempresa? Processando a multibilionária Sun e mais um monte de gente? Ou são loucos, ou esperam faturar algum num acordo extrajudicial, ou então querem mesmo aparecer...

Ainda: o registro foi concedido nas classes 34 e 40 de serviços do INPI. A 34 é "Serviços - análise e processamento de dados" - expressão que para nós remete a velhos e burocráticos CPDs, mas juridicamente é vaga o suficiente para de fato enquadrar uma suíte de aplicativos de escritório. A classe 40 é "serviços não previstos nas classes 36, 37, 38, 39 e 41" - ou seja, é um vago "outros serviços".

E para embolar ainda mais as coisas:



  • Pesquisando no Google, não achei nem uma única referência sequer ao Open Office (com espaço e sem .org) da tal BWS - seja algum produto, nome de fantasia, o que for. Não sou advogado, mas creio que existe um prazo para que a marca seja efetivamente utilizada, não?


  • Há uma consultoria de marcas e patentes (!) em Porto Alegre com o nome de BWS. Será que existe alguma ligação?


  • E há uma outra empresa com o nome de BWS Informática, só que é de Brasília. Será que ela também foi processada pela BWS carioca por uso indevido de sua marca?



Essa história promete render...

Abraços a todos,


--------
Goytá F. Villela Jr.
São Paulo - SP

Comentário de Hunz
Tipo..: Tipo..

Anarquia não é ausencia de leis, amigo.
E sim ausencia de estado.

A anarquia prega que todo ser é livre e deve ser livre, qualquer um que lhe tirar a liberdade deve ser considerado inimigo.

Defendem sociedades organizadas, anarquia não é bagunça..
Confundir anarquia com anomia é bem comum de ser visto por ai (assim como vi aqui).

SL é anarquia.
É a sociedade trabalhando para ajudar ela mesma.
A anarquia é contra o capital privado e competição.


Abraços.
Comentário de Dm7
Parece ser tudo uma questão: Parece ser tudo uma questão de interpretação de termos... assim como é fundamentada na história, e as gerações seguintes dão seu próprio sentido e transformam as idéias e as concepções... depois de um tempo dá um certo trabalho descobrir o real sentido da coisa, e talvez já não faça muita diferença ante ao novo significado que o termo já tomou. Eu sou a favor do primitivismo nesses casos, para se evitar o fanatismo cego... assim como se deu e se dá em outros campos humanos, gerando uma incômoda dor de cabeça diante da pergunta sagrada: "Eles são cegos??"
[]s,
Comentário de Cifrão
Não, senhor Hunz!: Sim, meu caro, anarquismo é ausência de Estado. Acontece que, como é o Estado que define as leis, o que vale no anarquismo é a lei do mais forte.

Você está certo em dizer que:
"A anarquia prega que todo ser é livre e deve ser livre, qualquer um que lhe tirar a liberdade deve ser considerado inimigo.

Defendem sociedades organizadas, anarquia não é bagunça..
Confundir anarquia com anomia é bem comum de ser visto por ai (assim como vi aqui)."

Até aí tudo bem, mas aqui embaixo você se enrolou feio:
"SL é anarquia.
É a sociedade trabalhando para ajudar ela mesma.
A anarquia é contra o capital privado e competição."

SL só é anarquia se você estiver se referindo à "anarquia" pregada por idiotas como Proudhon. Pierre Proudhon foi um dos defensores do comunismo libertário, que no fundo não tem nada a ver com liberdade.

A diferença principal entre o comunismo e o anarquismo proudhoniano é o meio de se atingir aquela sociedade utópica, completamente igualitária e sem competição, que só existe em vossos sonhos infantis: o comunismo prega que, primeiro, a classe operária deve tomar o poder (socialismo), sufocar os movimentos contra-revolucionários (em outras palavras, matar todo mundo que se oponha ao Estado revolucionário ;-), para então abolir o Estado e alcançar o comunismo. Já os proudhonianos acreditam na falácia de que, se o Estado fosse extinto, o comunismo seria automaticamente instalado, pois eles acreditam que é o Estado que "obriga" as pessoas a serem capitalistas (a maior babaquice que alguém já foi capaz de inventar), pois, tal como mostrei antes, a TENDÊNCIA NATURAL é o CAPITALISMO, e não o comunismo.

O anarco-capitalismo (a única forma de anarquismo coerente e plausível) RESPEITA o capital privado, a propriedade privada e a competição, pois ele reconhece que isso É A TENDÊNCIA NATURAL DO SER HUMANO (e dos animais também).

Entendeu agora?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004