Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Governo Federal está "preparando uma pesquisa para contradizer os dados apresentados pela ABES"?

Confesso que hoje mais cedo alguém comentou comigo esta mesma notícia, e eu assegurei a ele que certamente era boato ou brincadeira de alguém. Mas agora que o White enviou o link e os comentários, percebi que realmente foi divulgado como eu havia ouvido. Quem sabe amanhã eles não publicam um desmentido ou uma declaração esclarecendo que a coisa não foi bem assim?

Aos curiosos, adianto que meu convite da semana passada que chamou usuários satisfeitos do Linux no Computador para Todos para que se apresentassem surtiu efeito: ao final dos 8 dias e após 3 notícias e 1 e-mail para os assinantes da newsletter, surgiram 4 usuários satisfeitos, o que prova de forma irrefutável que eles existem, para tapar a boca de muitos críticos do programa, que diziam não haver nenhum. Mas, verdade seja dita, nenhum dos 4 manteve instalada a distribuição que veio com o programa, porque preferiram usar outras que de fato faziam o que eles precisavam. Em breve publicarei um relatório mais completo.


“O Convergência Digital traz uma notícia fora do comum até mesmo para os seus padrões, usualmente já excepcionais. Segundo ele, "O governo está preparando uma pesquisa para contradizer os dados apresentados pela ABES (Associação Brasileira das Empresas de Software), registrando a alta substituição do Linux por cópias piratas do Windows."

O site cita como fonte um assessor da Presidência da República, que mesmo antes de ter passado da fase de preparação da tal pesquisa, já afirma que "os novos dados mostrarão que os compradores de equipamentos enquadrados no programa PC Conectados mantêm em uso o sistema operacional livre."

Além da clarividência sobre resultados de pesquisas futuras, o assessor demonstra não estar atualizado nem mesmo sobre o nome do programa governamental a que se refere, que já mudou para Computador para Todos há cerca de um ano.

Eu sou mais um que torce para haver resposta e conseqüência sobre a pesquisa da ABES, mas não desse jeito...”


Enviado por White Plate - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de _Silveira
O que seria adequado.:    Parece-me inadequado fazer uma pesquisa cujo objetivo declarado é "contradizer os dados apresentados pela ABES". Seria correto fazer uma pesquisa para avaliar, corretamente, o programa Computador para todos, bem como informar e esclarecer a população sobre os resultados do programa.

   Obviamente, a ABES fez uma pesquisa para atender os seus interesses, que não são, necessariamente, os nossos ou o do governo (talvez alguns dados tenham sido, inclusive, omitidos na pesquisa da ABES). Por outro lado, o governo tem a obrigação de avaliar suas iniciativas, a fim de realizar correções na condução das políticas públicas. Parece que esta avaliação só surge devido à pesquisa da ABES, o que é uma pena.

   Resta-nos o consolo de saber que, provavelmente, a pesquisa a ser realizada pelo governo mostrará outros resultados que deverão justificar a manutençao do programa e a utilização de Linux, bem como indicar mudanças a implementar. Pessoalmente, acredito que devam ser mudadas a configuração mínima do hardware, o critério para escolha das distribuições e, como sugestão adicional, o usuário deveria receber a inscrição gratuita em algum curso básico de informática (para que ele tenha a chance de aprender que Linux é "legal" e não é difícil). Creio que um curso de 8h seriam suficientes (os fabricantes fariam um convênio com os cursos já existentes nas cidades onde o computador fosse vendido, fornecendo o material didático - uma apostila).
Comentário de Fabiano Duarte
Descobrir a causa: Ao invés de propor uma pesquisa com tal direcionamento, seria muito mais útil descobrir a razão de substituir a distribuição vendida com os computadores do programa pelo que quer que seja.

Um palpite:

O adquirente tem um problema qualquer (hardware não reconhecido, programa não instalado, etc). O que ele deveria fazer? Ligar pro suporte. Qual a real chance disto acontecer? Próximo de zero. Porque?

Simples: falta de hábito. O alvo do programa é aquele que não tinha computador ou tinha um velho com sw pirata. E que talvez use computador da empresa com sw pirata. Qual a cultura este cidadão tem de ligar para suporte?

Falta outro hábito, talvez por razões culturais, que é o de ler manuais e documentação. Perguntem aos "felizes" compradores do computador para todos se eles sabiam que tinham direito a suporte por 12 meses, no mínimo. Não se assustem com um sonoro NÃO.

Linux User #195299
Slackware / FreeBSD
Ribeirão Preto - SP
Comentário de eje del mal
Alterar a BIOS: É só pedir que os fabricantes alterem a BIOS para impedir boot de Windows. Desta forma impede-se a instalação de WinXP e MSOffice, além de Maya, Photoshop, Corel Draw e outros alvos de pirataria. Acho que com isso o Brasil cai uns 8%, 10% no indice de pirataria, deixando-nos bem na fita e a ABES feliz. Se a Microsoft contornar a BIOS, saberemos oficialmente se ela está fazendo lobby ou não.
Comentário de Quemel
Pagando suporte?: Interurbano?
Comentário de lebeziatnikov
Péssima idéia: Isso não faz o menor sentido. Impedir a utilização de software da microsoft seria como "impor a liberdade de só poder usar software livre". Isso te parece sensato? Não é, é um contrasenso mesmo.

Se eu quiser pagar pelo windows XP, ou usar uma das licensas que ganhei com a parceria da minha universidade eu não poderei? Me desculpe, mas o hardware é meu e eu uso oq eu quiser.

Além disso, me diga uma coisa... como o harware vai "escolher" qual software deve rodar sobre ele? Não é só pedir aos fabricantes não...

[]'s
Comentário de yamane
Diga não a imposição!: 1) O Linux foi inserido no "Computador para Todos" devido a apenas 1 fator, que é o PREÇO.
Esse sistema operacional não foi escolhido porque é "livre", porque pode ser "modificado" livremente ou porque é mais "seguro".

2) Quando o usuário tenta instalar algum software, e não consegue, ele vai pedir ajuda para o Jornaleiro, Padeiro, Entregador de Pizza ou para o Zelador, que prontamente tenta auxilia-lo e também não consegue, pois ele não encontrou o arquivo instalar.exe
O Jornaleiro/Padeiro/Entregador de Pizza/Zelador, que entende TUDO de computador então fala:

"Meu amigo, esse tal de Linux é uma bost@... No Windows basta dar um duplo-clique no arquivo e ele já é instalado"

"Quer que eu instale o Windows XP para você? Basta me dar "Dé Real".

No outro dia o usuário está feliz da vida, pois quando ele tiver algum problema basta chamar o padeiro/jornaleiro/jardineiro/pedreiro, que qualquer um deles saberá auxilia-lo.

O Linux não está estimulando o uso do Windows Pirata, pois se o Computador para Todos não tivesse Linux o usuário instalaria o Windows Pirata do mesmo jeito... Como sempre ocorreu!

Pedir auxílio no suporte oficial chega a dar raiva, pois os atendentes não sabem absolutamente nada (isso é óbvio, pois de nada adianta o fabricante investir no suporte se ninguém liga lá).

Eu sou usuário Linux a mais de 3 anos e nesse ano eu resolvi comprar um Desktop Itautec (não é do computador para todos) e no momento da compra havia a opção entre o Windows e o Librix... Óbviamente eu escolhi o Librix.

Problemas:
- A máquina foi escolhida com a opção de 2 HDs, sendo que em um HD estava instalado o Librix e no outro HD não havia nada (formatado em FAT32).

- Resolvi testar o suporte deles, ligando para lá e afirmando que eu não estava localizando o segundo HD (pois ele não estava sendo exibido no "Meu computador").

O atendente até que tentou ajudar, mas ele não sabia nem como montar o segundo HD... Depois de 10 minutos eu fui obrigado a ensinar a ele o uso do "mount" e também editar o "fstab", pois eu notei que só seria enrolado e não teria o problema solucionado.

Resumindo: Os usuários usam Windows Pirata porque encontram suporte muito FACILMENTE!

Um abraço,
Renato S. Yamane
Usuario do OpenSuSE 10.1
Comentário de brandizzi
Yamane...: Você é meu herói a partir de hoje :p

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de flipe
é óbvio que isso vai: é óbvio que isso vai acontecer, afinal, quem conhece linux?

então como a maioria irá falar de um tal windows, eles irão mudar
para windows.

o governo ta querendo construir a casa pelo teto!

falo.







++||==||==||==||==||==||==||==||++

href="http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Eletronico+neural&bl">
Flipe - Estudio Livre





Comentário de mano
Sim, concordo: falta a base, fundamentação para o uso do Linux. Se o mesmo fosse ensinado na escola e ouvesse a matéria 'informatica' no nível fundamental - como um país espera desenvolver tecnologia se não a ensina desde cedo? - as coisas seriam diferentes. Depois que aprendessem como o Linux funciona, não haveria porque usarem outro sistema. Pena que nossos governantes não tem essa visão, e que todos só saibam usar aquele sistema operacional proprietário...
Comentário de Manoel Pinho
windows no OLPC: Por esse motivo a gente vê por que a M$ está interessada em colocar windows no OLPC...

Combater traficantes de drogas é difícil mesmo e exige medidas enérgicas.

------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de Manoel Pinho
De olhos bem fechados...: A pirataria que rola solta nas ruas e jornais de todas as grandes cidades eles não olham. Vejam só

http://forumpcs.com.br/noticia.php?b=193081

"Camelôs mostram novidades da pirataria a chefão da Microsoft

Num giro pelo centro de SP, Keith Beeman conheceu Mouse, que tentou lhe vender Office da versão de 2007."


Ainda mandaram um gringo aqui fazer uma "comprinhas básicas" e, logicamente, ele não estava acompanhado de policiais nem dos advogados da ABES...


------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de bebeto_maya
PC que queima o Pinguim!: O pior eh que o PC para todos, ou seja la o que for atualmente, queima muito o Linux...Porque raios o governo nao continuou com as Casas Brasil, ou investiu em qualificacao em Linux?

__Como o amigo citou, construir a casa pelo teto, nao da...Nao eh o Linux, eh uma questao cultural...Logico, argumentos imbecis e massificantes, so servem para a manutencao da inercia, como os do Professor Eduardo Morgado do Projeto Cowboy, um laptop "supostamente" brasileiro com Windows CE, na ocasiao ele afirmou que o mundo eh Windows. Entao, tasca Windows. Eh so seguir a tendencia massificadora.
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Profano
PCs com Windows-SE: --- Os computadores com o Windows-SE, (Custo máximo de R$1.400,00) comercializados na aba do Programa PC para Todos, continuam com suas configurações originais? Ou também foram utilizados para a "migração" rumo à "Pirataria"?

--- Seus compradores estão satisfeitos e felizes? *Os aplicativos contidos nesses computadores preencheram as necessidades dos seus usuários? *Os adquirentes desses PCs instalaram programas Livres (OpenOffice, Firefox, outros)? *Compraram outros programas proprietários (Photoshop, Jogos, outros), de origem LEGAL?

--- Fica sugerido à ABES, pesquisa nesse sentido.

--- Tenho a convicção que a Associação Brasileira das Empresas de Software, na sua luta para contrubuir com a legitimação dos seus objetivos de esclarecer ao Governo e à população, não vai se furtar em trabalhar nesse sentido e divulgar com a mesma ênfase.

[]'s cordiais.


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004