Comparações com fatos históricos estão na moda. Enquanto aqui no Brasil o André Cruz comparou a relação da Novell com a Microsoft aos conceitos de suserania e vassalagem
ao analisar as tímidas manifestações de hoje do CEO da Novell após os desafios de Steve Ballmer no final da semana passada, Mark Webbink - responsável pelo assessoramento jurídico da Red Hat -
recorreu a uma imagem histórica muito mais forte, comparando a atitude da Novell à "paz honrosa" com a Alemanha que o então Primeiro-Ministro britânico Neville Chamberlain (foto) anunciou em 1938, pouco antes do início da segunda guerra mundial - e da sua substituição por Winston Churchill.
Neville Chamberlain (esq.) e o CEO da concorrente
Segundo Webbink, o que a Novell está tentando fazer pode ser descrito como comprar a paz com um agressor por intermédio de concessões, sacrificando princípios. Será que o CEO da Novell e a relação da empresa com a Microsoft terão destinos similares aos de Chamberlain e a relação da Inglaterra com a Alemanha no final da década de 30?
Mas Webbink não se limita aos paralelismos históricos. Ele dissecou o novo discurso da Novell, reduzindo-os a 5 pontos principais, e apresentando sua visão sobre o que eles realmente significam.
Ao analisar, leve em conta que a Red Hat compete com a Novell pelo mesmo mercado. Ainda assim, vale a leitura, a análise e a reflexão.
http://www.linuxinterviews.com/index.php?option=com_content&task=view&id=17&Itemid=2