Uma acusação de estar violando a GPL levou o autor do Kororaa a
interromper a disponibilização do seu live CD com suporte ao recém-lançado Xgl. A acusação afirma que a distribuição dos drivers da NVidia junto ao kernel do live CD viola a GPL; o autor do Kororaa acredita que não, mas em respeito à licença e também por não ter recursos para procurar ajuda legal profissional, preferiu suspender a disponibilização até que o assunto se esclareça. O Kororaa é derivado do Gentoo e é uma das formas mais simples de experimentar os recursos do Xgl (que você pode conhecer melhor procurando pelo vídeo
xgl-demo1.xvid no Google.
Não sou fã da forma de disponibilização do driver da NVidia, que é parcialmente código fechado. Mas a
a empresa afirma que a distribuição de seu driver junto a um kernel GPL não viola a licença, pois as partes do driver que podem ser consideradas um trabalho derivado do Linux estão disponíveis sob a GPL - e a parte fechada é idêntica tanto para Linux quanto para Windows e outras plataformas suportadas pela empresa, não tendo nenhuma característica de trabalho derivado.
Não é nada surpreendente a empresa afirmar que seu driver não viola a licença. Entretanto, Linus Torvalds (autor do kernel em questão)
analisou a situação, e concorda com as afirmações: ao se referir à questão dos drivers binários, ele citou o da NVidia como o principal exemplo de um driver cuja parte binária claramente não pode ser caracterizada como um 'trabalho derivado', nos termos da GPL. O mesmo link inclui uma crítica (assinada por um colaborador do OSNews) à dependência que a GPL tem em relação a um termo cuja definição nem sempre é precisa e indisputada: o trabalho derivado.
No lugar do autor do Kororaa, sabendo que o autor do kernel em questão já se manifestou publicamente afirmando que não está havendo violação de sua licença, eu distribuiria o Live CD sem medo, mas imagino que talvez ele esteja suspendendo o Kororaa também para estimular a discussão sobre o assunto.
Quanto à questão de não contar com recursos para contratar um advogado, me parece que nos EUA tanto a FSF quanto a EFF responderiam com prazer a uma consulta sua sobre esta situação. Mas ele tem azar de não residir em um país que disponha do apoio mais direto do
PSL-Juridico.
O Linus já se disse que não tem nada contra isso.
A licença da nvidia tb permite isso.
O cara disse que recebeu um e-mail dizendo que foi acusado de violar a GPL e já decidiu tirar a ISO do ar, mas quem foi esse cara que mandou o e-mail?
Esse negocio ta um tanto mal explicado.
-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br