Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Júlio Neves reabre seu botequim - shell scripts no BR-Linux

O professor Julio Neves, autor do popular livro 'Programação Shell Linux', que recentemente teve publicada sua sexta edição, aceitou o convite do BR-Linux para dar continuidade aqui à sua série "Papo de Botequim", com artigos mensais sobre shell scripts. A publicação da série, cuja versão inicial durou 11 meses, foi interrompida recentemente pela Linux Magazine. Mas como se trata de conteúdo que acho muitíssimo interessante, e o Julio é uma pessoa sempre disposta a compartilhar seus conhecimentos com a comunidade, achei que valia a pena oferecer um mecanismo que permitisse a continuação dessa disseminação de conhecimento.

Você pode ver as edições anteriores da série na página do botequim do Julio Neves. Ele já me enviou o primeiro texto da nova série, e pretendo publicar ainda a tempo para que vocês possam ler e praticar durante o final de semana ;-)

Bem-vindo a bordo, Julio!

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de escovadordebit
Ceva gelada.: Foi realmente uma pena a interrupção da série de artigos sobre shell script na Linux Magazine.

Que bom que vamos continuar tendo "ceva gelada" por aqui... :D

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de Ribamar Reali Romanno Roosevelt
Distração: Nunca gostei do "papo de botequim" do Júlio. Tem gente que acha shell um assunto chato e difícil. Para "resolver" esse problema, em vez de bolar uma VERDADEIRA didática criativa e envolvente, o cara escreveu um tutorial como outro qualquer, mas misturado com um papo de botequim faz-de-conta. Em vez de envolver o leitor, apenas o distrai com conversa mole na esperança de que o leitor não perceba que o assunto continua exatamente tão chato e difícil quanto antes (para quem acha que o assunto é chato e difícil). Pedagogia falsa. Custava muito ler o livro do Aurélio Jargas ou qualquer coisinha daquele outro Júlio César, o sensacional Malba Tahan?
Comentário de CWagner
Boa hora pra abrir uma conta: Boa hora pra abrir uma conta no bar do Júlio.

Brincadeiras à parte, ao contrário do que já postaram aqui, gosto da didática do Júlio. Pelo menos para introdução, acho adequado e mesmo divertida a maneira como ele trata o leitor e o assunto em si.

Depois se houver interesse, basta ao "freguês" procurar um "restaurant", um pub ou quem sabe uma sizuda biblioteca.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de escovadordebit
Pois para mim é exatamente isso.: A meu ver a forma irreverente como ele trata o assunto é justamente o diferencial dos artigos dele.

A minha pode ser Polar ou Serramalte...
Bem gelada!

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004