Para comemorar o alcance da marca de 1 milhão de visitantes únicos em um único mês, registrada em outubro (só hoje lembrei de ir olhar), resolvi retribuir a atenção de todos vocês aderindo à
campanha pelos feeds completos.
A partir de hoje, os feeds do BR-Linux terão o texto completo de todas as notícias com menos de 1500 caracteres (que são a maioria). As notícias acima de 1500 caracteres serão cortadas neste limite.
Aos demais blogueiros preocupados com o impacto deste tipo de medida sobre o seu faturamento com publicidade, informo que mantenho medições constantes deste tipo de estatística (ser formado em Administração leva a pessoa a esse tipo de atenção), e posso afirmar que no BR-Linux as visitas de pessoas que chegam via RSS correspondem a menos do que 0,9% do faturamento diário, em qualquer dia da semana. Não posso afirmar que nos demais blogs a relação seja a mesma, mas é comum acreditar que visitantes freqüentes (a ponto de assinar o feed) rapidamente passam a ignorar os anúncios e banners.
Aproveito para informar que desde o final de semana estou reduzindo gradualmente o número de anúncios comerciais exibidos para os assinantes cadastrados (e "logados"), e ainda pretendo reduzir mais. Mas estou aproveitando para coletar dados sobre isto para um trabalho da Pós, portanto vou fazer bem aos poucos.
A minha única preocupação com os feeds completos, ou com feeds maiores, é o excesso de uso de banda. Se eu detectar que continua a haver muitos usuários atualizando seus feeds em intervalos de menos do que 30 minutos, vou ter de reconsiderar a adesão. Mas espero que não aconteça, e convido os mantenedores de outros sites nacionais de software livre a também aderirem à campanha.
--
Alan Kelon Oliveira de Moraes - kelon.org