Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Gilberto Gil chama Hélio Costa de boçal pela sua posição em relação à TV Digital no Brasil

“O ministro da Cultura, Gilberto Gil, leu ontem, durante aula inaugural da Escola de Comunicação da UFRJ, um cordel feito por ativistas políticos de um grupo chamado Ventilador Cultural, em que o ministro das Comunicações, Hélio Costa, é chamado de "empresário boçal" e acusado de apostar "no monopólio privado" das comunicações e, "com uma conversa de bosta, só quer saber da imagem e do que traz de vantagem". Costa fez um duro revide ao ministro da Cultura. "Só lamento a deselegância do ministro. Não é à toa que alguns amigos dele o chamam de Gilberto Vil", afirmou. "Eu entendo agora a razão deles (dos amigos). Porque, para um ministro de Estado, sem me dar conhecimento, fazer uma agressão como essa...". Para Costa, Gil não agiu como ministro de Estado.

A entidade autora do texto critica o apoio de Costa ao padrão japonês para a TV digital (defendido também pelas emissoras de TV) e o pouco apoio dado à elaboração de um modelo nacional. Diz também que a posição do ministro das Comunicações é de apoio aos interesses comerciais dos grandes veículos de comunicação.
” Veja o texto completo em TV digital faz Gil ler cordel e chamar Costa de boçal - Terra - Brasil.

Saiba mais sobre a relação entre software livre e TV Digital, especialmente no Brasil.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de marcus
Off-Topic?: E o que isso tem haver com Linux???
Dá pra moderar a notícia também??? Se pudesse, essa seria off-topic.
Comentário de anon
E os interesses do povo?: "Diz também que a posição do ministro das Comunicações é de apoio aos interesses comerciais dos grandes veículos de comunicação."

E os interesses do povo????!!!!????

Acho que foi infeliz nessa. Interesses comerciais dos grandes veículos de comunicação...

Eu quero mais é que os grandes veículos de comunicação se explodam...
Comentário de
Mas como off-topic, marcus?: A relação entre TV Digital, escolha de um padrão para uso no Brasil e o software livre tem estado em evidência há algum tempo. Veja um trecho de uma declaração de Richard Stallman a respeito:


We have partial freedom today, but our freedom is not secure. It is
threatened by the CBDTPA (formerly SSSCA), by the Broadcast "Protection"
Discussion Group (see http://www.eff.org/ ) which proposes to prohibit
free software to access digital TV broadcasts, by software patents
(Europe is now considering whether to have software patents), by
Microsoft nondisclosure agreements for vital protocols, and by everyone
who tempts us with a non-free program that is "better" (technically)
than available free programs. We can lose our freedom again just as we
lost it the first time, if we don't care enough to protect it.


Outa questão foi mencionada nesta notícia do softwarelivre.org:


Desde o início do governo Lula o ministério das Comunicações, por iniciativa do então ministro Miro Texeira, faz estudos para a criação de um padrão nacional. Takashi Tome, engenheiro do CPqD, instituição responsável pela coordenação das pesquisas na área, conta sobre o estágio atual: “O Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) tem 22 consórcios trabalhando, cobrindo praticamente todas as áreas: modulação, camada de transporte, codificação de áudio e vídeo, middleware, serviços e aplicações, canal de retorno. Ao contrário do receio inicial de não conseguirmos obter bons resultados em algumas áreas particularmente difíceis - como a transmissão (modulação digital) ou a codificação de vídeo, os trabalhos técnicos até o momento tem sido bastante promissores. Para o middleware, que é um pepino para os outros países, sempre tivemos bastante auto-confiança, porque o país é bom em software. Os grandes problemas ocorrem fora dos laboratórios: são os entraves burocráticos e as críticas de setores que deveriam estar apoiando o projeto, que acabam conturbando o ambiente e provocando mais atrasos”.

Entre as vantagens da pesquisa brasileira está a busca por padrões abertos e livres, em consonância com a política de apoio ao software livre do governo federal. “Há um entendimento comum de que o uso do software livre não é uma questão ideológica, ela traz vantagens concretas. Ao implementar um software em ambiente proprietário, você corre o risco de acabar utilizando, inadvertidamente, alguma biblioteca proprietária, e isso acarreta em custos adicionais. Além disso, a idéia é que o Brasil se torne um grande produtor de conteúdo multimídia interativo. Para possibilitar isso, é necessário que existam boas ferramentas de criação a um custo módico, para propiciar a eclosão de pequenas produtoras independentes, que é o começo desse processo. Uma ferramenta de edição para os outros middlewares custa entre 7 e 20 mil dólares. São valores proibitivos para uma pequena produtora.”, explica Takashi.

Comentário de Xtian Xultz
Eu sempre achei que o Gilbert: Eu sempre achei que o Gilberto Gil fosse um ministro morno, apesar que ministro da Cultura não costuma fazer muitas revoluções, mas depois desta, sou capas de construir um pedestal e colocar a foto dele em cima. Ninguém no governo teve coragem de falar sobre a traição que o Costa está fazendo ao país, que gastou 50 milhões desenvolvendo um padrão nacional, que é tecnicamente superior aos três padrões estrangeiros que estão em discussão, que uniu várias universidades para desenvolver tecnologia de ponta, e que o Costa *sequer* cogitou em momento algum, nenhum mesmo, analisar o padrão nacional de tv digital.
Até então eu sentia envergonhado do governo Lula, do meu voto nele. Mas a partir de então, eu fiquei simplesmente enojado.
Os japoneses estão querendo despejar 500 milhões no Brasil, mas é claro que ninguém duvida da idoneidade do Costa e sabe que não há interesse pessoal nisso.
Ah, e o fato do padrão japonês ser muito mais atraente para as empresas de televisão do que as operadoras de telefonia, também não tem nenhuma ligação com o fato dele ter trabalhado a vida inteira como repórter da Globo, que também não manda nada no Brasil.
E o fato de a escolha de um padrão estrangeiro jogar no lixo todo desenvolvimento nacional, não quer dizer nada, os doutores e pesquisadores que trabalharam uma hora ou outra vão receber alguma boa proposta para trabalhar fora do país, e o investimento que o Brasil fez na formação deles vai por água abaixo também, mas isso não é importante.
E a possibilidade do Brasil vender tecnologia para os países do Mercosul que vão certamente adotar o mesmo padrão que o Brasil adotar, isso é uma bobagem, o Brasil só serve mesmo para vender prostituição infantil, não existem cérebros pensantes no Brasil.
É isso o que o Costa está fazendo.

Fico feliz pelo Brain ter colocado essa matéria tão importante aqui, porque é um assunto relevante a todas as pessoas envolvidas com tecnologia, e não se esqueçam que em todos os aspectos da eletrônica, o hardware cada vez mais está se tornando software.
Comentário de ttsoares
Gilberto a 1000: "Vil" é este vendido Costa, que dá as costas aos interesses do povo!

O Gilberto?

O Gilberto é 1000!!! :-)
Comentário de Joao Melo
Hélio Costa é sim um BOÇAL!: Esse senhor representa o atraso em tecnologia para o Brasil: ele é a UDR das concessionárias de TV no Governo(ico) LULA.
Não se pode esquecer que a figura começou como repórter da Rede Bobo, onde deitou e rolou no período da Ditadura Militar no Brasil.
Agora, como Ministro de Estado, exercita seus conhecimentos fascistas e nacional socialista de fazer propaganda, para só querer saber de sua imagem e o que isso trouxer de vantagem para si e para sua turma de poderosos do quarto poder.
É sim um boçal espertalhão!
João Melo
Comentário de Cárlisson Galdino (Bardo)
O Cordel Completo: E pra quem quer ver o cordel que fala da TV digital completo e devidamente organizado, veja-o aqui. ;-)
Comentário de Emerson.Gomes
Vamos esperar um padrão 100% nacional!: Ai quem sabe em 2047 já teremos TV digital no Brasil!
Tudo bem que não vai ser apenas o padrão japonês com algumas alteraçõezinhas (como aconteceu com o PAL-M), mas enfim.


Comentário de talex_bh
RMS: Boa tarde, pessoal,


a quem vocês acham que o RMS estava se referindo quando disse que existiam traidores dentro do governo brasileiro?

Um cara como este dá vergonha a Minas Gerais!!!!!

[]´s

Comentário de vmedina
E as fotos são a melhor parte!: Fora o Gil chamando o Helio Boçal de Costa, a foto também é ótima!

Ô Augusto, como você faz para achar essas fotos engraçadas??? Revele o segredo! :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Como sempre, o GNU não brinc: Como sempre, o GNU não brinca em serviço e vê longe. :P


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Copernico Vespucio
paranormalidade: É... Todo mundo sabe que é preciso ser um gênio visionário, ou então um paranormal, para ter previsto isso. :p
Comentário de nemesis
ou então, ser sensato acima: ou então, ser sensato acima da média...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Allyson
Software Livre e TV Digital: Eu posso dizer por experiência própria que esse tema é muito importante e não é off topic. Trabalhei num dos consórcios do SBTVD e foi muito triste quando o Sr. Hélio Costa assumiu o ministério pois todos sabiam quais as conseqüências para o projeto.
No consórcio que trabalhei, cujo objetivo era apresentar propostas para o canal de interatividade, as 2 soluções que apresentamos (usando CDMA e Wireless 802.11) foram totalmente baseadas em software livre.
Os equipamentos responsáveis por receber a transmissão de TV, desenvolvidos por outros consórcios, usam GNU/Linux (um deles era Debian).
Portanto, se as propostas que foram feitas no SBTVD fossem realmente adiante, seria um enorme oportunidade de desenvolvimento para todo mundo que trabalha com software livre.

Espero que pelo menos um pouco do trabalho realizado seja realmente aproveitado.
Comentário de jchaves13
Ele *não* é traidor: Para quem não se lembra Hélio Costa, Amaral Neto e a Rede Globo formavam "a base de sustentação" do regime militar, com matérias no melhor estilo 1984, crescimento, milagre econômico, desenvolvimento e etc...
E ele não foi eleito ministro pelo povo.
Traidor foi quem, foi eleito *pelo* povo e *para* o povo e o levou, assim como outros para o poder, em troca de apoio para....
Continuar no poder!!!
Sou mineiro, e não voto nele para nada.
Comentário de RockerTux
heuheuehuehuehu: Olha bem pra cara do Hélio Costa...

http://img206.imageshack.us/my.php?image=4237b85e845ea7hr.jpg
Comentário de Copernico Vespucio
média: Então, a média não deve estar lá essas coisas...
Comentário de nemesis
com certeza, não. mas Stall: com certeza, não. mas Stallman está beeem acima... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Copernico Vespucio
bom: Que bom, isso significa que nós, leitores do BR-Linux, estamos ao menos perto dele, bem acima da média. Nenhum de nós se surpreendeu com a notícia.
Comentário de bardo
Que pena...: Que pena... Parece que o Gil é mesmo meio morno... Gil pede desculpas a Helio Costa após bate-boca sobre TV digital. E o pedestal vai ter que ser cancelado... :-(

"Mi estas la Bardo" - http://bardo.cyaneus.net
Comentário de Copernico Vespucio
Nem...: Técnica política: vc bate-boca, chama de safado, boçal, mostra os motivos pelos quais está dizendo tudo isso...

Depois pede desculpas, evitando retaliações.

Para quem ouviu o debate e é inteligente, se percebe que os motivos citados *não sumiram*. Logo, tudo o que foi falado *continua sendo verdade*.

Percebeu a sutileza?
Comentário de alexandre_parente
O texto destacado é incomple: O texto destacado é incompleto seria bom vocês consultarem outras fontes.

Na folha o texto esta mais completo.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u106408.shtml
E aqui o pedido de desculpas.
http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u106444.shtml

Não sou fã de helio e muito menos dos radiodifusores. mas a etica e respeito cabe a todos. e pelo que li GIl esta totalmente errado neste epsodio.

"'Só lamento a deselegância do ministro [Gil]. Não é à toa que alguns amigos dele o chamam de Gilberto Vil. Eu entendo agora a razão deles', disparou Costa, ao comentar que não é o responsável pelas decisões sobre a TV digital, mas um conselho de ministros do qual o próprio ministro da Cultura faz parte, além do presidente Luiz Inácio Lula da Silva."

"...'Pelo contrário, muito embora ele [Gil] seja um ausente, e esteja sempre representado pelo verdadeiro ministro da Cultura, que é o secretário-executivo dele [Juca Ferreira]. E às vezes, ultimamente nem o secretário-ministro tem aparecido."

Leiam a respeito do trabalho de Gil no ministerio da cultura, das recentes criticas do meio a que ele pertence. Acompanhar presidente e tocar violao nao resolve muito.

Quanto ao SBTVD:
Não acredito mais no SBTVD, vamos ter que esperar a tal luta de classes que marx falou para esse sistema ser adotado.
As teles nao demostram interesse...
A industria tambem não... (nokia declarou abertamente que nao fabrica aparelho para um sistema que nao tenha escala global)
As empresas de radiodifunsao se esconde atras de um discuso de protecao da cultura nacional, do direito de nao sei quem...

como nao vejo funsao social na radiodifusao de hoje... prefiro que o sistema adotado acabe com eles para que algo novo surja. Que imprensa é essa que chega ao ponto de omitir a existencia do SBTVD. Tanto a imprensa escrita quanto as outras soh relacionam 3 sistemas, e nao que o sistema brasileiro seja desconhecido por eles pois antes do lobby comecar a atuar o SBTVD estava na midia. quantos professores nao deram entrevistas etc etc?

Quem vai decidir o sistema de tv digital eh o tempo, se a decisao for antes das eleicoes os radiodifusores levam se ocorrer depois as teles e multincionais levam. O que o governo ta querendo e comer dos dois lados.







Comentário de alexandre_parente
Completando... um bom texto s: Completando... um bom texto sobre o assunto
http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=374IPB002

Comentário de sri_canesh
G.Gil não foi anti-ético. N: G.Gil não foi anti-ético. No máximo "deselegante" (termozinho gay)

No entanto, Hélio costa não merece muito respeito pois nesse episódio da TV Digital o que ele menos mostrou foi respeito, fazendo de tudo e atropelando a todos para impor o padrão nipônico.


Cássio R. Es_kelsen

Comentário de ColdFusion
Pra variar!: Fácil fácil de enteder:

1) Lula nomeia Hélio Costa pra ministro das comunicações.
2) Hélio Costa trabalhou pra Globo e foi "implantado" na política por ela mesmo.
3) Hélio Costa mantem os interesses da Globo dentro da política.
4) Globo retribui mantendo uma programação voltada aos interesses do Governo Lula (sufocar essa merda toda que está acontecendo).

Quer um exemplo?
Que tal essa "propaganda não oficial" que foi feita no Jornal Nacional sobre o ex-ministro Palocci logo após sua saída do cargo, que, claro, vai ser um dos carros chefe na propaganda politica oficial da reeleição do Lula.

Isso é só um exemplo de vários, que, tendo um pouco de visão política, se observa TODO SANTO DIA.

A TV Digital do padrão brasileiro tem (ou, tinha) a chance de mudar e muito essa tal "exclusão digital", e tbm, criação de empregos, royallties que entrariam, etc, mas....mais uma vez esbarramos nos interesses de quem REALMENTE MANDA NESSA MERDA!

Comentário de bogus
SBTVD: Apesar de não me agradar nada a maneira como o processo está sendo conduzido pelo ministério das comunicações acho pouco clara esta relação entre software livre e SBTVD. Digo isto porque não são raras as vezes em que pessoas envolvidas no projeto brasileiro dão declarações como esta:

O fomento desta área no Brasil aliado a parcerias com a indústria certamente seria de efeito benéfico na balança comercial brasileira, seja pela redução com gastos em royalties, seja pela captação de royalties gerados por tecnologia nacional utilizada no contexto internacional. [ fonte ]

Se a busca é por padrões abertos e livres me parece fora de tom o desejo da captação de royaltes, mas vai ver eu é que não entendi bem o que querem dizer com tal afirmação.
Comentário de Fabiana Iglesias
Divertido isso: O roto falando do esfarrapado???
Comentário de thomaz
Nokia nao fabrica aparelho a nivel global: Eu acho que isso é problema para a nokia se ela não quiser o mercado brasileiro alguem vai querer, o mercado brasileiro cresce rapido na area da internet e com um padrao nacional que esteja ao alcance da população vai vender muito e a nokia estara de fora.

>>>>A industria tambem não... (nokia declarou abertamente que nao fabrica aparelho para um sistema que nao tenha escala global)
As empresas de radiodifunsao se esconde atras de um discuso de protecao da cultura nacional, do direito de nao sei quem...
Comentário de bebeto_maya
Somos minoria ainda...: __O que vocês não perceberam é que não existe muito interesse pelos meios oficiais e acadêmicos pelo padrão digital brasileiro utilizando software livre nas estações...Ninguém percebeu aqui. Mas somos uma elite, uma minoria na grande constelação que é a informática...Laércio de vasconcelos, Gabriel Torres e Baboo são os verdadeiros formadores de opinião aqui...Eles são a voz de 95% do mercado de T.I. O que eles ensinam é o padrão "de fato", tecnologias impostas pela camaradagem da Microsoft...

__Nenhum dos meus colegas, ou pelo menos 9 em 10, questiona se a tecnologia será proprietária ou não, pelo contrário, o que querem é se sentar de frente a um micro e empurrar mouse para programar, e pra isso, é Windows mesmo...Mesmo os vermelhos, pra eles é windows também, com um conjunto de ferramentas de streaming, e edição de vídeo pra lá de proprietárias, com o WMV enfiado pelas nossas visceras.

__Ainda somos uma minoria, e quase não se discute TV Digital em nossas universidades. A discussão se limita ao potencial da tecnologia, mas nunca entra nos detalhes, as pessoas estão se lixando pra SBTVD.Se serve de consolo, pelo menos somos uma minoria barulhenta, a minoria do Software Livre e não o pessoal de T.I.
Comentário de Carlos Mafort
Tecnicamente falando, o padr: Tecnicamente falando, o padrão japonês (ISDB) + compressão Mpeg4 é o melhor sistema que existe hoje.

Economicamente falando, somente uma ou outra empresa se interessaria por fabricar televisores no padrão brasileiro, pois o povão iria comprar apenas um conversor básico... e convenhamos que o poder aquisitivo de 90% dos brasileiros não permite a troca de uma TV (que custaria pelo menos R$1500) tão facilmente...

O buraco é mais embaixo.
O que as emissoras de tv querem na verdade é tirar as Teles da jogada. No padrão japonês a transmissão para celulares é gratuita, enquanto no padrão europeu é cobrado...

Nesse fórum ( http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=11478 )temos uma discussão de alto nível, inclusive com a participação de membros do comitê que desenvolveu o padrão brasileiro (Prof. Carlos Dantas - Mackenzie)

Abraços,
Krusty
Comentário de Morvan
Impressão Sua,: ...Carlos Mafort. O padrão brasileiro é bem melhor que o japonês, sob vários aspectos, como, a exemplo, o PAL-M, que é bem melhor que o NTSC, o SECAM e outros justamente por ter sido adotado com a observância dos erros dos sistemas / padrões já adotados em outros países. Eu tenho um texto, aqui no BR-Linux, onde trato inclusive dos aspectos técnicos da adoção do padrão brasileiro. Veja-o, se desejar, em: http://br-linux.org/linux/archive/2006/02/16.
O Protocolo brasileiro é homologado pela ITU e é comprovadamente melhor, creia.
Um abraço.
Comentário de Morvan
Desserviço ao Brasil.: Que o sr. Hélio Costa presta um enorme desserviço ao país isto é patente. Que ele é boçal, é pacífico. Que Lula tem "escolhido" "amigos da onça" para entornar o caldo, sem discussão. Mas temos que concordar com ele, o sr. Hélio, num ponto: Gilberto Gil foi infeliz. Existe um rito, uma liturgia de cargo. Um Ministro de Estado não pode falar o que quiser, ponto. Neste ponto, o Gil, mesmo sem ser esta a sua intenção, se nivela com alguns oposicionistas, como o neto do ACM, que prometeu dar umas "porradas" no Presidente! Logo o neto do ACM, que tem 1,50cm e certamente não suporta um piparote; menino valente, este neto do Tenebroso mor da Bahia. Que o Ministro Gil se modere e continue a ser um grande brasileiro.
Um cidadão comum o pode. Sejamos solidários com o Ministro Gil! Ele está pensando no país.
Comentário de Patola
Palpite: Ô Augusto, como você faz para achar essas fotos engraçadas??? Revele o segredo! :P

Google Images (veja a terceira foto, de www.abtu.org.br, é exatamente a utilizada pelo Augusto).

Patola
Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Exato.: Pelo que eu entendi lendo o texto, ela [a entidade autora do texto] disse que "a posição dele [Hélio] é essa", não que "a posição do ministro *deveria* ser esta". Está um tanto duvidoso mesmo, mas dá pra associar com a idéia da frase anterior.

--
http://tlang.blogspot.com
Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
G.G.: Depois do discurso do Gilberto Gil, numa certa edição do FISL [onde ele indelicadamente interrompeu o Maddog pra falar], a única coisa que eu tenho pra esperar dele é a viacionamentação nutrimentarizada do septo-sisolarizador polarambatino intrigenizamentizadora.

E é isso.
--
http://tlang.blogspot.com
Comentário de ini
Se a banda larga fosse "larga"...: Se a banda larga, realmente fosse "larga". Esse assunto teria um desfecho menos preocupante.
O que mais irrita na TV é a programação. Pra conseguir uma consessão de transmissão é quase impossível...
Se a banda larga, fosse realmente "larga" poderiamos, nós mesmos, desenvover "TV's" digitais com conteúdo.
Formatos de vídeo streaming sáo uma porcaria e domoram muito.
Se via web tivessemos uma transmissão com velocidade/qualidade, a história seria outra.
Vocês acham mesmo que as emissoras de TV querem que sua tecnologia de transmissão seja baseada em recursos desenvolvidos em universidades? E que essa tecnologia seja de dominio público?

Mas não se preocupem, afinal a copa já será no padrão digital.

(alguns reclamam o valor gasto com pesquisa espacial no Brasil... Esses mesmos não reclamam com os bilhões gastos com futebol nesse mesmo país... "Pão e Circo!" às vezes nem precisa pão, mas o circo: olééé!!!)

DW...
Comentário de Leonardo Lang AKA ofranja
Por aí.: O interessante de ter um padrão próprio é que isso significa a possibilidade de ser mais eficiente, de baratear custos de hardware/software, ou até de ser mais compatível com todos os outros. Poderia-se, por exemplo, estudar os outros padrões (americano, europeu, japonês) e montar um que evite os problemas ou até que não cometa possíveis erros que talvez foram cometidos. Sem contar o royalties!

Uma pena que seja uma oportunidade utópica, que tem muitas chances de ir pro lixo. E muito provavelmente, teremos um "DTV-M" mesmo. :)

E é isso.
--
http://tlang.blogspot.com
Comentário de bogus
Domínio Público: Que a tecnologia de transmissão seja baseada em recursos desenvolvidos em universidades tudo bem, mas não ficou claro em nenhum momento que essa tecnologia venha a ser de domínio público. Alias, os únicos que vejo fazendo associações desse tipo são pessoas de alguma maneira ligadas ao software livre. Das pessoas envolvidas com SBTVD o que mais se ouve são referências a registro de patentes e cobrança de royalties. Parece mais algo como ter um padrão proprietário, mas nacional.
Comentário de xultz
As emissoras de TV não divul: As emissoras de TV não divulgam o SBTVD porque não é interessante a elas.
É, parece que os jornalistas fazem um tal de juramento quando se formam, prometendo imparcialidade, mas isso é que nem o juramento feito no dia do casamento...
Comentário de xultz
Se for para escolher um padr: Se for para escolher um padrão propiretário, mas nacional, cujo lucro será investido aqui dentro, e um padrão propiretário, mas estrangeiro, qual você quer?
Se for para escolher um padrão que será usado por muitos países da américa latina, África, e que gerará lucro para o Brasil, ou para o japão, qual você escolhe?

Poisé, o Hélio Costa pensa diferente. Você acha que ele merece ser chamado de brasileiro?
Comentário de nemesis
defina "larga": "Se a banda larga, realmente fosse 'larga'"

talvez vc seja muito jovem para lembrar, mas ainda lá no iniciozinho da web, lá por volta de 1994, modems para concexão discada de 56k eram luxo. As páginas tinham uma ou outra imagem para não forçar muito a barra. Não havia flash -- graças aos céus! -- e java applets ainda estavam por ser uma praga futura.

Tem gente que gosta de reclamar de barriga cheia.

Fique sabendo apenas que, por volta de 1985, vídeocassetes eram luxo, CDs eram luxo, micros com interface gráfica eram luxo para profissionais gráficos e jamais se poderia imaginar àquela época que estaríamos acessíveis 24H por dia, seja através de telefones que levamos sempre conosco pra tudo quanto é canto, seja através de uma rede de telecomunicações que está prestes a deixar a indústria fonográfica na fumaça, a indústria da telefonia na fumaça e que mesmo hoje, com "pouca" banda ou não, já é possível para meros mortais se comunicarem, ainda que primitivamente, à la Jetsons, um desenho dos anos 1960s, aliás...

o fato é: em um piscar de olhos, a gente chega lá.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Carlos Mafort
Olá Morvan, : Olá Morvan,

Desculpe, acho que me expressei mal.
Quando disse que o padrão japonês era o melhor, fiz a comparação entre o japonês, europeu e americano.
Não considero o padrão brasileiro viável somente economicamente.

E quanto ao PAL-M, com certeza dá de 10 X 0 no NTSC. Os americanos sempre se preocuparam mais com transmissão via cabo que via aérea...

[]´s
Mafort
Comentário de ini
Olá Tio Nemesis...: Também não sou fã de flash e essa tranqueira toda...Saudosismos à parte:
A largura de banda a que me refiro é a suficiente para não dependermos de TVs ou SKYs para tv digital... Acho que ficou bem claro no texto. Ou você vai querer TV digital via web (não streaming) com 56k?

"Tem gente que gosta de reclamar de barriga cheia."
O pior é que gosto de seus textos polemistas.

DW...
Comentário de Richard Stallman
Farinha do mesmo saco: Hélio Bosta, Gilberto Vil, são todos farinha do mesmo saco...

--Gnu Rulez !--
Comentário de Emerson Gomes
E aí vai o consumir brasilei: E aí vai o consumir brasileiro se lascar com a falta de bons equipamentos, e poucas empresas nacionais produzindo equipamento compatível.

Comentário de Copernico Vespucio
bainanês: Isso é baianês, oras... Devia haver um tradutor no evento.
Comentário de WGC
Isso nao é questao de reclam: Isso nao é questao de reclamar de barriga cheia.Mas sim de reclamar conhecendo os limites impostos nas aplicacoes nacionais.
Comentário de nemesis
eu falei aquilo tudo só para: eu falei aquilo tudo só para te dar uma idéia: em 10 anos, a coisa mudou em uma velocidade assustadora. 10 anos atrás eu não poderia imaginar vídeos, seja streaming ou de baixa resolução. Muito menos skype ou conversar com minha irmã em Londres via webcam.

Em pouco menos de 10 anos, a gente chega a um nível de transmissão de dados impensável hoje também...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nuno
Gilberto Gil: O que essa bicha louca entende de tecnologia?
Aliás o ele entende de alguma coisa?
Comentário de Victor Kilson
TV DIGITAL E MAFIA NACIONAL: UM PAIS DE TERCEIRO MUNDO COMO O BRASIL SE DÁ AO LUXO DE QUERER DESENVOLVER TV DIGITAL ENQUANTO TEM GENTE MORRENDO DE FOME...
A TURMA DE CIENTISTAS, UNIVERSIDADES E BUROCRATAS QUE DEFENDEM O PADRÃO BRASILEIRO QUEREM É ENGORDAR OS BOLSOS COM VERBAS PUBLICAS PARA ESSAS PESQUISAS. NÃO CONSEGUIMOS PRODUZIR MEDICAMENTOS BÁSICOS PARA ENDEMIAS E ESTAMOS TORRANDO MILHÕES COM ESSA ELITE UNIVERSITÁRIA MEDIOCRE QUE SE VALE DE APELOS NACIONALISTAS PARA CONSEGUIR APOIO DE UMA MULTIDÃO DE IDIOTAS...
Comentário de jet
África? América Latina?: África? América Latina? Que piada...

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004