Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Lançado o Slackware 11.0 - nova versão da mais antiga distribuição de Linux ainda em atividade

Lançado em 1993, o Slackware é a mais antiga das distribuições de Linux ainda lançando novas versões.


“Finalmente! Depois de uma gestação de quase 13 meses saiu o slackware 11.0! O anúncio oficial pode ser lido aqui: slackware 11.0 announce. E é possível ver também o ChangeLog

São seis CDs, três com pacotes e outros três de código-fonte. Mini-imagens ISO para fazer instalação via rede bootando os clientes a partir de CDs, chaveiros USB, etc. (testei usando um CompactFlash), kernel 2.6 disponível para instalação, KDE 3.5.4... bom, o melhor é realmente olhar o ANNOUNCE e, dentro dos CDs o CHANGES_AND_HINTS.TXT.”


Enviado por Piter PUNK (piterpkΘterra·com·br) - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Vinicius Piedade
Seja bem vindo, Slackware: Seja bem vindo, Slackware 11.0! hahaha
Comentário de Rinaldi
Finalmente nasceu!: Mas é um bebe gigante!
3 CDS? e nem tem o Gnome?
ai ai! podia ter tirado o kde tb! :S


Mário Felipe
Usuario GNU/Linux N° 396531
JID: lalo_rinaldi@amessage.info
Comentário de sidmario
slackware 11 X 800x600: é agora só preciso de 1 monitor descente, pois eu tava usando sl 10.2 num monitor que sem cometarios, modo grafico era pior que window$ no 640x480. mas que seja bem vindo a comunidade...

--
Mário Antônio Motta Pitaro
Claro: (17) 9141-4506
Santa Fé do Sul - SP
gtalk: sidmario
skype: sidmario
msn: sidmario@brasnet.org
Comentário de Grobsch
Sucesso ao Slackware e ao Patrick: Comecei em Linux usando o Slackware, se não me falha a memória o 9.0 ou 9.1... e desde então acompanho a distro, mesmo porque serve de base para o meu projeto. Hoje em dia vejo muitas distros com base Slackware crescendo e abrindo mercados.
Sucesso ao Slackware e ao Patrick.
GoblinX, um livecd nacional baseado no Slackware
Comentário de CWagner
Longa vida ao Slackware.: Longa vida ao Slackware.

Que seja gloriosa a sua existência e nos traga sempre o que esperamos de uma distro Linux: simplicidade, velocidade e robustez.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
Comentário de domluc
finalmente: ja estava ansioso por essa versão,
quanto ao gnome (a falta dele) e o kde... tradicionalmente o patrick sempre "preferiu" o kde, e este sempre foi o padrao, mas normalmente o gnome estava presente tambem.

mas isso não é um grande problema. slackpkg / make resolvem
e otimo que o 2.6.18 saiu no testing
Comentário de Animal-X®
Fala serio !!!: Usei o slack desde a versao 3.3 ate a versao 10, mas levar 1 ano pra soltar uma versao sem o gnome eh demais. Hoje prefiro usar uma distro um pouco mais trabalhada como o Debian, Fedora ou ate mesmo o Gentoo...
----------------------------------------------------------------------
Sergio Augusto Vladisauskis (Animal-X®)
Jabber: sergiovl@jabber.org | gTalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | Linux, OpenSolaris, BSD's & Haiku
http://sergiovl.sytes.net

Comentário de Slackman
por favor, onde baixar as: por favor, onde baixar as tais mini-imagens iso ?
Comentário de TonySP
Como baixar: Por enquanto só por Torrent, o site (e os mirrors) estão completamente sobrecarregados:
http://slackware.com/getslack/torrents.php
Comentário de Ednei Pacheco
3 CDs?: Putz! Será que todos os arquivos irão caber num mini-DVD (1.4 GB)?

Em tempo: o Slackware tá mais gordinho! &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de TonySP
???: Se você usa desde a versão 3.3 como você mesmo diz deveria saber que desde a versão 10.2 o Gnome não vem mais com o Slack, quem quiser utilizá-lo existem vários projetos, como Freerock Gnome e GWare que fazem o trabalho muito bem, sem alterar o sistema e sem complicações.

Admiro muito o Debian, e pra mim hoje juntamente com o Slackware e Ubuntu são as melhores distros disponíveis, mas pra evitar flames não vou nem comentar o fato do Fedora ser mais trabalhado que o Slack ;-)

De mais, quem quer usar, use. Quem quer criticar, faça melhor.
Comentário de TonySP
???: Desculpe a duplicidade, meu link está com problemas
Comentário de Ednei Pacheco
800x600 sem problemas!: Mário,

Não sei como você trabalha, mas por um longo tempo usei um Samsung SyncMaster 450b (14") e trabalhei tranqüilamente no KDE. Acredito que com alguns pequenos ajustes consiga um resultado bom.

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de xultz
Não sei por que estão: Não sei por que estão reclamando do Slack vir em 3 CDs, eu ainda tenho aqui de recordação uma caixinha com o Slack 3,3 que comprei da Walnut Creek, e ele veio em 4 CDs!!!
Tá certo que meio CD era de instalação, e o resto era mirror da Sunsite...
Comentário de evandrofisico
engordou sim, mas: Esse aumento na quantidade de pacotes é justamente por disponibilizar um conjunto maior de softwares, como suporte a dbus (o Patrick ainda vai aperfeicoar algumas coisas, mas é por ai), pacotes prontos de ruby (a nova linguagem da moda) e o xorg6.9. Como o Patrick é muito cuidadoso, a inclusão de algumas coisas vai demorar um pouco, como o xorg 7.1 e etc, já que ele não "confia" muito em algumas novidades e tem como foco manter o sistema funcional até mesmo naquele 486 que vc tem encostado na garagem ou no depósito da empresa, por isso a manutencão dos kernels 2.4 por tanto tempo.
Mas talvez a melhor mudanca é o suporte melhorado aos kernels 2.6, que apesar de já suportados nas versões anteriores (atraves do uso de bibliotecas diferentes quando se utiliza cada um dos kernels). Essa mudanca é um passo para que a próxima versão [especulacao] utilize somente kernels 2.6 [/especulacao], visto que novas versões do modelo de threads da glibc e mudancas do gcc exigem funcionalidades presentes apenas nos kernels 2.6

E parabéns ao Patrick (e também a Andrea, a mulher dele que compila os kernels) pelo excelente Slack 11!!
Comentário de Animal-X®
Fazer melhor?: Nao preciso fazer nada melhor, ja existem muitas distros andando por ai, mais uma nao seria interessante, jah que sou a favor da distro unica !!!
Quanto ao gnome, ja sabia muito bem que desde a versao 10 (nao a 10.2) nao vinha mais, tb nao gostei do freerock e nem do gware.
Quanto a falar que Ubuntu soa as melhores, tente usar essa tranqueira em ambiente corporativo pra vc ver o quanto de dor de cabeca ele vai te dar, migrei recentemente um cliente meu todo para ubuntu e me arrependi amargamente !!! Ziloes de problemas e alguns nao resolvidos ate hj como o cups fucado deles...
----------------------------------------------------------------------
Sergio Augusto Vladisauskis (Animal-X®)
Jabber: sergiovl@jabber.org | gTalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | Linux, OpenSolaris, BSD's & Haiku
http://sergiovl.sytes.net

Comentário de hamacker
KDE 3.5.x tá muito: KDE 3.5.x tá muito complicado em 800x600, dá para trabalhar porque dessa vez tem barra de scroll (lateral e vertical) em praticamente todas as telas, mas é irritante.

A cada versão do KDE ele fica mais espaçoso na tela e na memória. :)
Comentário de Ednei Pacheco
Não estou reclamando pelo: Não estou reclamando pelo fato do Slackware ter engordado: pelo contrário, estou satisfeitíssimo que ele tenha mais pacotes. E como não há distro perfeita, minha ÚNICA insatisfação com o Slackware é não ter um repositório de pacotes mais "polpudo". Fora isso, acho a distro maravilhosa, especialmente para aprendizado! &;-D

D-Bus, HAL, UDEV, Xgl... como estou feliz com o Tux! &;-D

Att., Ednei Pacheco,
Linux /home!
Comentário de timm
Realmente, ficou muito bom!: Valeu a espera. Comecei a baixar ontem as 09:15 da manhã num mirror bom, e as 13:30 eu já estava instalando (com os três primeiros CDs). O Slackware realmente engordou um pouco, seguindo o exemplo das outras distribuições. Mas a seleção de pacotes melhorou bastante, ele até agora está bem estável, e até eu que não gosto muito do KDE estou usando.

Muito melhor que o 10.2!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004