Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Sérgio Amadeu ataca a ABES e a Microsoft em artigo

A manifestação de Sérgio Amadeu é bem-vinda, e estou na torcida para que seja a primeira de muitas oriundas dos proponentes do projeto, e que o conjunto delas sirva para lançar luz sobre o que será melhorado no programa, para que os usuários tenham mais chance de manter instalado o software livre nos computadores.


“O PSL-Brasil publicou hoje uma mensagem de Sérgio Amadeu que, embora seja a pretexto da pesquisa recentemente divulgada pela ABES concluindo que a maioria absoluta dos consumidores do Computador para Todos com Linux desinstala o software livre e o substitui por cópias piratas do Windows, não trata diretamente da pesquisa nem responde a ela, mas sim se ocupa de atacar as motivações da ABES, e aproveita para atacar também a Microsoft, que ele chama de M$.

Segundo ele, o Computador para Todos foi um sucesso e fez baixar os preços das licenças do software proprietário, o que incomodaria a Microsoft. Agora prestem atenção na próxima cadeia de argumentos, porque é longa: segundo ele, esta concorrência com o software livre faria a Microsoft intervir em campanhas de publicidade de seus clientes fabricantes de hardware, para exibirem a mensagem de que apóiam a Microsoft - e com isso, considerando a diferença entre o que estes fabricantes pagam pelos softwares da Microsoft e quanto a Microsoft os paga para exibir a mensagem, o produto da Microsoft acabaria saindo quase de graça para o fabricante, o que configuraria uma prática anti-concorrencial (contra o software livre, que geralmente pode ser obtido de graça?). Então ele lança a pergunta: o CADE não vai intervir?

Ele aproveita para convidar o CONAR a intervir em uma propaganda recente da Microsoft contra a pirataria, e lançar uma série de questionamentos sobre as motivações da ABES, incluindo a razão de ter lançado só agora uma pesquisa feita em junho, por que a pesquisa se restringiu ao Computador para Todos, e por que a amostra foi definida na forma como descrita. Termina convidando uma série de órgãos de fiscalização a agir.

Aproveitando para incluir minha humilde opinião, acho que antes divulgar uma pesquisa com alguns meses de atraso do que não fazer nenhuma, e se uma decisão de projeto falha em 73% dos casos, há realmente algo a ser pesquisado, seja qual for a motivação. A solução passa por vários caminhos (inclusive pesquisas adicionais, se necessário), mas não por simplesmente deixar de comentar o que já aflorou, por discordar do objetivo.

Ainda, acho que chamar a Microsoft de M$ é uma legitimação dos apelidos negativos dados ao software livre também, e que já vimos respostas mais diretas e objetivas a observações dos usuários em outras ocasiões. Com sorte ainda veremos uma boa avaliação das razões pelas quais as pessoas não permaneceram com o software oferecido a elas, ou mesmo por que não havia homologação de distribuição, ou mecanismos para incentivar o fabricante a realmente se esforçar para que o usuário ficasse satisfeito com o produto que recebia.”


Enviado por Helge Panzer Kampfwagen - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Manoel Pinho
Em mp3: O idgnow também fez um podcast com o Sérgio Amadeu sobre isso. Vale a pena ouvir.

http://idgnow.uol.com.br/podcast

ou o link direto para o mp3

http://idgnow.uol.com.br/idgestaticas/podcasts/sergio_amadeu_281106.mp3



------------------------------
Usuário Linux #100343
Participe da Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
Comentário de asfonseca
Comentários do Sérgio Amadeu: Amigão,

Nem sempre concordo com tudo o que o Sérgio Amadeu diz, muito menos com o tom usual das falas dele, mas dessa vez acho que você está de má vontade em relação ao cara.

Especificamente essas opiniões são bastante pertinentes sim, por favor!

Antonio Fonseca
http://antoniofonseca.wordpress.com
Comentário de vmedina
Passou da cota mensal de apoio ao SL: Agora é hora do pessoal começar a povoar as notícias com ataques à GPL v3, FSF, RMS, Computador para todos e outras máximas do SL.

Fazer o quê né?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de darkmagus
Só para adicionar[off-topic]: Estou um pouco cansado de ouvir falar da Microsoft, indiferente de eu ser contra ou a favor da Microsoft.

Só que eu entro de informações sobre Linux, e tem 18 citações a Microsoft na página inicial, contra 14 de Linux :D(tirando o nome br-linux)
---------
Eu sei que tais assuntos tratados são de extrema importância para a comunidade como um todo, só estou dizendo que estou cansado...
Comentário de brain
Relembrando: VMedina, a tua opinião não está na capa do site principalmente porque tu não a enviou.

E já que falou em ataques, eu li o texto publicado e li também o que saiu no softwarelive.org, e devo dizer que concordo que:

- chamar a Microsoft de M$ legitima quem usa apelidos similarmente negativos pra falar do Linux,
- fazer pesquisa para avaliar o resultado de programas públicos é melhor do que não fazer, divulgar agora é melhor do que não divulgar,
- vários questionamentos relevantes da própria comunidade sobre a razão da taxa negativa de 73% continuam ser sem respondidos por quem disponha dos dados,
- discordar do objetivo da pesquisa não é razão para não se utilizar dos números dela para aprimorar o que não está se alcançando,
- Convidar o CADE, o CONAR e o Ministério Público a agir é importante, mas não responde aos questionamentos que tem sido comuns, alguns deles mencionados no texto mesmo.

Mascarar isso tudo como se fossem ataques a alguma coisa parece artimanha para desvalorizar o que está sendo perguntado, mas acho que cabe a nós insistir nas perguntas, afinal já passaram 10 dias e ainda não começaram a aparecer respostas, nem os números apresentados foram substituídos por outros.
Comentário de vmedina
Os questionamentos do Amadeu são válidos.: A metodologia da pesquisa é meio esquisita mesmo (502 para avaliar algumas dezenas de milhares?!?!?!!?), nisso tem que dar o braço a torcer para o Amadeu, de quem eu não sou nenhum fã (para ficar claro), fora os outros argumentos, que também são bem válidos.

Minha opinião não vai ser enviada, pq eu não tenho a menor vontade de fazer isso. Precisamos entrar nisso OUTRA VEZ?

Essa história de contar dias também ficou velha já... Pra que responder uma pesquisa da ABES? No final das contas, o programa vai continuar conforme tem ido. Ninguém liga para a pirataria. Ei, a comunidade não é "chata"? Tá na capa também... Para que responder esses chatos?

Eu acho interessante, que a voz da comunidade só é representada quando bem interessa.

Bem, mas é isso... só mais do mesmo, de ambos os lados né?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de brain
Questionamentos válidos: Claro que questionamentos são válidos, mas também são válidos os da notícia. Foi você que entrou por esta seara de que o apoio ao software livre foi substituído por ataques.

Ainda, segundo o artigo do Rafael Evangelista no Dicas-L, publicado ontem aqui no BR-Linux também, a margem de erro da pesquisa é inferior a 5 pontos percentuais, o que indica que o tamanho da amostra não é nada pequeno para a população sendo analisada.

Eu não acho que seja necessário o governo responder à pesquisa da ABES. Ele tem que responder é pelo sucesso ou não de suas políticas e programas, e neste caso especificamente, uma resposta cairia muito bem. Infelizmente, até o momento tem surgido bemmais tentativas de desqualificar a pesquisa do que posições afirmativas analisando as razões do estado atual e propondo melhorias para o futuro. E não acho que seja errado esperar por isso só porque a pesquisa que gritou que o rei estava nu era da ABES, a não ser que se demonstre claramente que os resultados estão errados - mas não parecem estar.
Comentário de Laerte Leal Levy Lombardi
Pesos e medidas: considerando a diferença entre o que estes fabricantes pagam pelos softwares da Microsoft e quanto a Microsoft os paga para exibir a mensagem, o produto da Microsoft acabaria saindo quase de graça para o fabricante, o que configuraria uma prática anti-concorrencial

Ué, e Linux custa quanto para o fabricante? Por que Linux pode sair de graça para o fabricante e Windows não pode?

Aproveitando, a M$ foi acusada de prática desleal quando incluiu o Internet Explorer no Windows. Mas por que Linux (inclusive as distros comerciais) podem incluir navegador, OpenOffice, mensagem instantânea, e mais um monte de programas? E por que a Apple também pode incluir iLife (incluindo iTunes, iPhoto, iMovie HD, iDVD, iWeb, GarageBand) e sei lá mais o quê? Por que só a M$ não pode?

Aproveitando de novo, por que foi que mudaram tantas regras na temporada 2006 do campeonato de Fórmula 1? Será que o Schumacher estava ganhando demais com as regras velhas?

Espere aí! Acho que estou vendo alguma relação...
Comentário de bogus
Pirataria: Para ser sincero, o rei não está nú. Não que o resultado da pesquisa me cause espanto, mas certamente não concordo com as conclusões a que chegou a ABES diante da analise dos dados. Existe a possibilidade que o número de 73% de substituições seja até inferior ao que na realidade acontece, dai a dizer que o programa do governo é um incentivo a pirataria é forçar a barra em defesa de interesses próprios.

Convenhamos, 73% dos entrevistados terem admitido por telefone que infringiram a lei não deixa muitas mais alternativas além de ser um sinal de estupidez ou ignorância. Desconhecer a lei ou os aspectos técnicos envolvidos não tem peso no incentivo a copia ilegal de software. Tivesse o governo optado por software proprietário e os resultados seriam parecidos, por ignorância a pirataria continuaria alta.

Em 2004, ou seja, bem antes do início do programa PC Para Todos, pesquisas da própria ABES indicavam que o índice de pirataria tinha subido para 64%. Perceba bem, não estamos falando apenas de computadores vendidos no varejo para uso doméstico. Empresas e governo que normalmente têm que seguir a lei estão incluídos nesses números. Por mais vago que seja e sem valor científico, tente deduzir o número de amigos e familiares que usam software proprietário e têm instalado algum software adquirido de maneira ilegal, alto não? Sendo bonzinho arriscaria dizer que está acima dos 90% para uso doméstico.

Para terminar e só apara esclarecer uma dúvida Augusto, no texto das notícias publicadas no br-linux, o que é de tua autoria e o que é da pessoa que envia o artigo?
Comentário de bogus
Que tal óculos novos?:
Ué, e Linux custa quanto para o fabricante? Por que Linux pode sair de graça para o fabricante e Windows não pode?


Vejamos, tenho um computador aqui que veio com Linux instalado e apesar de não ser do programa PC Para Todos serve perfeitamente como exemplo. Eu aqui, substitui a distribuição original por uma de minha preferência, mas ainda assim o suporte de um ano e direito a atualizações no período certamente têm um custo.

Por falar em atualizações, a distribuição que recebi com o micro até hoje nunca lançou nenhuma correção. Diria que estão nessa só para tirar proveito do momento favorável, mas isso é assunto para outro comentário.

Aproveitando, a M$ foi acusada de prática desleal quando incluiu o Internet Explorer no Windows. Mas por que Linux (inclusive as distros comerciais) podem incluir navegador, OpenOffice, mensagem instantânea, e mais um monte de programas?


Deve ser porque a MS na verdade foi acusada de abuso de monopólio e porque no caso do Linux, além da variedade de opções, por escolha do usuário o navegador e demais softwares podem ser removidos e trocados por outros.


Comentário de hamacker
Aproveitando, a M$ foi: Aproveitando, a M$ foi acusada de prática desleal quando incluiu o Internet Explorer no Windows. Mas por que Linux (inclusive as distros comerciais) podem incluir navegador, OpenOffice, mensagem instantânea, e mais um monte de programas? E por que a Apple também pode incluir iLife (incluindo iTunes, iPhoto, iMovie HD, iDVD, iWeb, GarageBand) e sei lá mais o quê? Por que só a M$ não pode?

A microsoft foi acusada de pratica desleal pelos concorrentes porque os concorrentes não tem como concorrer com algo que já vem instalado e configurado dentro do Windows. Na minha opnião a Microsoft tem a liberdade de usar o SO dela como quiser, mas o lado comercial que protege empresas menos favorecidas acha que não.

Por outro lado nas distribuições Linux, quem não entrou na distro simplesmente não reclama porque os softwares lá dentro são todos livres. Para uma distro livre (linux, bsd,...) usar software proprietário pode causar o famoso "lockin" que poderia decretar o fim dela.
Comentário de brain
A nudez do rei: Bogus, eu me incomodo pouco com a pirataria neste caso. Acho que é um problema sério e tudo, inaceitável como resultado majoritário de um programa público, mas ela não é meu foco. Na minha opinião, o problema realmente sério é que há um programa governamental que em tese estaria ajudando a popularizar o Linux, e a pesquisa demonstra que ele objetivamente não está alcançando nem de longe essa meta - e ainda contribuiu para mais uma vez dar margem e motivo para danos à imagem do software livre.

Até o momento eu também não consegui encontrar nenhum exemplo de pessoa que tenha adquirido o Computador para Todos e mantido o software que veio nele. E faz vários meses que a comunidade aponta problemas, só que não é ouvida, por diversas razões. A ABES gritou mais alto, por seus próprios objetivos, e aí a nudez foi de fato exposta. E isso pode ser bom para alguma coisa, se servir para haver revisão. Se ficar tudo como está, aí vamos saber que realmente ninguém se importa.

Quanto às notícias, a parte que está fora das aspas é minha. A parte dentro das aspas e identada é de quem submete, embora freqüentemente com modificações editoriais (correção, estilo, tamanho, factual). O formulário de indicação de notícias tem mais detalhes sobre as edições que eu faço ordinariamente.
Comentário de CPolegatoJr
"Aproveitando, a M$ foi: "Aproveitando, a M$ foi acusada de prática desleal quando incluiu o Internet Explorer no Windows. Mas por que Linux (inclusive as distros comerciais) podem incluir navegador, OpenOffice, mensagem instantânea, e mais um monte de programas?"

Ela foi acusa de disponibilizar o IE e não aceitar que outros navegadores fossem junto, então seria, fica em aberto ou não coloca o IE. As distros são abertas, isto é, se a MS se sentir lesada por isso, que faça um IE para Linux de código aberto e tal e obrigue judicialmente que seu produto esteja presente em toda distribuição que se propõe a distribuir com navegador. Aí sim acho válido! ;)

Falando agora sobre a pesquisa, acho que deveria ser comparado com os que compram micro apenas com Windows e que trocam para outra versão de Windows e também quais softwares instalaram no Windows e quanto pagaram por ele. Aí sim teríamos um parâmetro para dizer "quem" incentiva a pirataria! ;)


Atenciosamente
Claudio Polegato Junior
Eng. Autônomo - Rib. Preto e Região
Ms. Física Aplic. Medicina e Biologia - USP
Eng. Computacional e Eletrônico - USP
http://cpolegatojr.no-ip.org
Um peregrino de problemas; Um pergaminho de soluções!

Comentário de José Pedro
porque não arranca: O programa PC PARA TODOS é uma ótima alternativa, mais foi simplismente exposto, não há um suporte coerente da distribuição que está no computador, alguns programas mal resolvidos, exemplo: o cidadão cresceu usando Windows, Office, msn, windows media, e etc. Demora algum tempo para ele se acostumar com o Linux, não acham. E se tudo é oferecido “de graça” através da pirataria, ele não vai nem pensar duas vezes em trocar sua distribuição por uma cópia pirata (inclusive o cara já compra o computador nesta intenção), outra situação a pesquisa também tem que analisar as pessoas que tem Windows original e dentro deste SO, qual a percentagem de programas piratas, em se tratando de usuário domestico eu arrisco 100%. Dado todos os comentários que já li e vi, no Brasil a Microsoft incentiva sim a pirataria, o linux não! Isso é ponto comum acho. Quando houver uma legislação dura que puna realmente a pirataria, e uma investigação forte, e os fabricantes de computadores colocarem distribuições que tenham um suporte eficiente, isso vai mudar, enquanto não muda estamos em um mar infestado por navios piratas
Comentário de darkmagus
Sim, a Microsoft incentiva a: Sim, a Microsoft incentiva a pirataria... todo mundo sabe.
Tomando mediadas contra a pirataria em si seria muito melhor do que falar do programa do governo que o pessoal tah colocando software indevido...

Então não venha falar que o programa que incentiva, a própria Microsoft já faz isso a muito tempo de maneira mais eficás
Comentário de hamacker
Se o 'computador para todos': Se o 'computador para todos' vinhesse sem sistema operacional, a ABES iria dizer "Computador para todos incentiva a pirataria", mas como é Linux que está instalado, então "Linux incentiva a pirataria" fica melhor.

Pirataria no Brasil é um vício, as pessoas não fazem achando que vai lesar alguém, acham a comparação com o 'roubo','tráfico','máfia' um exagero.

Eu tenho uma teoria : Nós somos imediatistas. Não comprariamos o melhor televisor do mundo se soubessemos que teriamos de ler o manual para conseguir instalar, alias quando é mesmo que se lê um manual ? Além disso, as propagandas de religião fácil (Deus até parece um garson que fica servindo as pessoas), regimes milagrosos, cirurgias rápidas, aparelhos mirabolantes de ginástica que não cansam,... deixam claro que somos imediatistas. Pirataria é apenas uma continuação do enredo.

Se o computador para todos vinhesse com um curso grátis de linux, eu não dúvido que ainda assim a pirataria iria ocorrer, alias a quantidade de gente que iria ignorar o curso seria monstruosa. Agora se por outro lado, o 'computador para todos' acompanhasse um técnico que fornecesse 'n' horas de suporte ***em casa*** então seria um sucesso de vendas. É a lei do menor esforço.

Pirateamos por que é mais fácil assim. Não é apenas aqui, é também no resto do mundo.
Alguns países ricos são hipocritas porque induzem-na e depois fica jogando na cara que o 3o mundo é pirateiro.

Comentário de eje del mal
Soft de PC Marrom não é pirata: Logo ...
Comentário de Rafael Evangelista
Dados e extrapolações: De acordo com o documento original do Instituto Ipsos (http://www.abes.org.br/computadorparatodos.pdf), que acho que todos deveríamos ler e usar como fonte, a margem de erro é de 4,3%. Não é um número alto, mas vale somente para os estados amostrados, Paraná e SP.
Não sou exatamente um especialista, mas já fiz trabalhos de análise de opinião pública (percepção pública da ciência) e minha impressão é que há problemas metodológicos sérios com a pesquisa e com a exposição dos dados apurados. Acho que os dois (há outros) maiores são: em nenhum momento aparece a informação sobre quantas pessoas foram entrevistadas em SP e quantas no PR (em tese podem ser 1 pessoa ou 501); embora os dados falem de dois estados no relatório os dados são interpretados como nacionais. Certamente não dá para extrapolar os dados (o que não necessariamente é bom para o software livre, pelo contrário) para outras regiões.
Outro ponto importante: falta termos acesso ao questionário que foi aplicado, para sabermos mais exatamente como foram aplicadas as questões.


Comentário de espardo
"o cidadão cresceu usando: "o cidadão cresceu usando Windows, Office, msn, windows media, e etc."

Esse é outro ponto a ser analisado. Se a pessoa já usava algum outro sistema operacional antes. No meu caso, eu trocaria esse Metasys que vem em alguns PCs por alguma distro baseada em Debian (ou o próprio), simplesmente porque é a que estou mais habituado. Para a maioria das pessoas com meu perfil (preferência pelo Debian) a conclusão poderia ser: Metasys incentiva download de ISOs Debian. :-)

--
Direito de escolha combina com software livre. (Augusto Campos)
JID: emerson.pardo

Comentário de bebeto_maya
__Brilhante, ou seja, se eu: __Brilhante, ou seja, se eu uso a "distribuição" Windows Xp, por tabela, o Metasys que veio no meu PC incentiva a pirataria.

__Da mesma forma que todo mundo que usa Linux, trocou o Fenix e outros, pelo Ubuntu, Kurumin e distros de renome, o usuário leigo instalou a distro de "renome" que conhece...MOral da história:O custo é o mesmo, pois as distros linux cutam tanto quanto as distros "windows".
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004