Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

O perigo das patentes se aproxima do software livre

Bruce Perens alerta para o perigo que patentes representam para o software livre através de 2 exemplos recentes: um contra a RedHat pela tecnologia Objeto-Relacional Hibernate desenvolvida pela JBoss (comprada por ela) e outra contra o desenvolvedor de uma tecnologia chamada JRMI. Artigo bem elaborado. ” A nota foi enviada por nemesis (namekuseijinΘgmail·com), que enviou este link para mais detalhes.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Lucas123
Daqui a pouco vão processar: Daqui a pouco vão processar quem usar lista encadeada.
Comentário de The Darkness
Existe um ditado que diz:: Existe um ditado que diz: "Vai melhorar, mas antes de melhorar ainda vai piorar muito".
E o movimento Open Source está exatamente tentando nos livar da parte ruim desse ditado.
Com o Open Source está se tentando evitar a situação caótica que poderá haver em um futuro não tão distante, onde grandes corporações dominarão o mundo utilizando essas leis malucas para derrubar qualquer um que entre no caminho.

E até mesmo nesse combate nós somos afetados pelo ditado, porque até que nós consigamos derrubar esse modelo idiota de "patentes de idéias" ainda teremos muitos problemas como esses.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de nemesis
vc sabia que o método para: vc sabia que o método para se exibir objetos gráficos se sobrepondo na tela -- uma mera operação XOR -- era patenteado? felizmente, já expirou faz longos anos.

O perigo das patentes é ser usado para se trancar as idéias mais óbvias. Nada tenho contra patentes para se proteger poderosos e modernos algoritmos de encriptação ou de compressão de dados, pois elas são exatamente a razão original das patentes: garantir um pequeno monopólio temporário para o criador de métodos originais e criativos de modo a promover inovação e pesquisa, ao invés de servir como arma contra qualquer um que se atreva a implementar a mesma idéia óbvia.

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Lauro
Duração da proteção: "garantir um pequeno monopólio temporário para o criador de métodos originais e criativos de modo a promover inovação e pesquisa..."

O problema é a duração desse tempo (Não lembro ao certo quanto é). 10 anos, por exemplo, não eram muita coisa até a metade do século passado, mas hoje em dia é praticamente uma eternidade...
Comentário de FLIP
E registrar palavras: OI, VIVO, CLARO, RAPADURA, CACHAÇA?: E registrar palavras: OI, VIVO, CLARO, RAPADURA, CACHAÇA?
Comentário de Ark
Concordo: Concordo com este propósito: ao inventor 5, no máximo 10 anos, de ganho com sua invenção útil a humanidade. Só.
Comentário de Oceanos
Tá aí uma coisa que eu: Tá aí uma coisa que eu sempre quis saber. A lei permite isso? Como funciona?
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004