Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Slashdot: 'Stallman vendendo autógrafos'

Continua a repercussão internacional dos eventos da semana passada em Porto Alegre. Um dia depois do artigo do NewsForge com uma declaração de Richard Stallman sobre o protesto contra a sua política de cobrar por autógrafos e fotos durante o FISL, o assunto repercutiu na capa do Slashdot.

A notícia em si não acrescenta nada ao artigo do NewsForge, mas há várias considerações interessantes nos comentários dos leitores, incluindo um testemunho de que em um evento em Singapura Stallman cobrava US$ 10,00 por autógrafo (mas não cobrava nada por fotos), e um longo comentário de Kent Pitman, que traz um ponto de vista diferente sobre o assunto: a visão de alguém que já organizou um evento com a presença de Stallman. Na opinião dele, que se refere ao evento que ele organizou, uma vez que o palestrante recebeu para participar do evento, seu tempo já estava sendo pago - e se ele tentasse cobrar pelo uso de seu tempo novamente, diretamente das pessoas que já haviam pago para estar presentes, não seria mais bem-vindo por lá. É uma forma diferente de encarar.

Tem outro comentário interessante lembrando da importância histórica de Richard Stallman para o movimento do Software Livre, que não é de forma alguma reduzida por sua política de cobrar por autógrafos e fotos junto com os integrantes da comunidade que contribui e forma este mesmo movimento e desejam ter uma recordação do momento em que estiveram na presença do seu fundador.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dm7
Segundo o comentário de: Segundo o comentário de Kent Pitman, então ele está pagando pelo tempo e não pela conteúdo da palestra? Ih, vamos precisar ler as letras miúdas do contrato... :(
Comentário de brain
pagando o que: Olha, pra mim não tá bem claro. Segundo a manifestação dele, quando ele pagou estava pagando pelo tempo. Tem uma mensagem detalhada e meticulosa do Stallman (datada de 2002) em que ele explica como prefere ser pago, e suas condições e preferências pra participar de eventos, e lá ele diz que espera ser compensado por atividades fora da sala de conferência também (tipo o valor que ele gastar pra baixar os e-mails dele no hotel, por exemplo). Mas lá ele também deixa bem claro que precisa ter bastante tempo pra fazer suas atividades diárias no laptop, e talvez fosse isso que o pessoal que importunava ele pedindo autógrafo ou foto enquanto ele participava do evento estivesse atrapalhando.

Eu perguntei isso tudo em um e-mail pra ele, se ele responder e me autorizar a publicação, conto pra vocês.
Comentário de Dm7
Incrível!: É verdade! Tanto é que ele pede pra ser avisado com antecedência sobre cada palestra, reunião ou outra atividade que tome tempo, adiantando que pode dizer sim ou não ao pedido.
Realmente poderíamos chamá-lo de meticuloso ao extremo! Demonstra uma organização e uma tentativa de se planejar com antecedência realmente louváveis no campo profissional, porém detalhista demais no pessoal, porque precisa demonstrar como deve ser agradado em outras situações. Uns podem chamá-lo de chato, outros provavelmente agradeceriam o tempo ganho com as informações que ele dá.
Comentário de vmedina
Meticulosidade essa que nos deu a GPL: Que é sempre elogiada pela meticulosidade em que mantém toda uma forma bem amarradinha de não permitir que alguém escape por uma brecha.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
putz!: eu não estava mais querendo me envolver nessa discussão besta, mas vc garimpou o comentário do Pitman sabendo que ele é um dos papas do Lisp e que eu ia ter que comentar algo, né? ;)

*edit*
ok, agora que li os comentários dele, parece que ele é um daqueles ressentidos com o modo de pensar do Stallman, com sua advocacia contra software proprietário, algo que muitos de seus ex-colegas do do lab de A.I. do MIT sairam para realizar enquanto ele permaneceu no Lab. Isso fica evidente em seus comentários.

além disso, nesse aqui, ele parece basear toda sua argumentação contra o Stallman na base de software grátis, não livre. Acho que vou alertá-lo de que não são a mesma coisa...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Manoel Pinho
Viram isso ? O Stallman: Viram isso ? O Stallman quase foi preso por protestar contra a ATI

Protest against ATI nearly led to the arrest of RMS

http://www.fsf.org/blogs/community/rms-ati-protest.html


------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de vmedina
Ví...: Muito legal não?

Este tipo de atitude não vemos muito por aí. Só pessoas interessadas em fazer petições virtuais.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de o Heremita
Free não é grátis: Não seria a conclusão disto tudo, bem mais simples.
O Stallman vive dizendo, que free não é grátis.
Ele quer que tudo seja livre, mas que seja pago.

-------
Sincero Zeferino Filho (O Heremita), Linux User 318644, Slackware 10.2 BrOffice 2.0
Comentário de
protestos e petições virtuais: Na verdade as petições e abaixo-assinados também têm seus lugares, embora às vezes sejam mal utilizados. Recentemente você enviou aqui pro BR-Linux uma notícia sobre uma petição virtual a favor de um projeto de lei carioca que eu achei muito apropriada, por exemplo. Também recentemente a comunidade brasileira organizou um protesto (incluindo passeata), mostrando que está disposta a se organizar para trazer visibilidade a suas opiniões. Espero que esta semente germine.

Sobre a notícia do protesto do Stallman contra a ATI ocorrido logo após seu retorno do Brasil, vale destacar que seu posicionamento foi silencioso, respeitando de forma exemplar a palavra que estava com seus oponentes e não lhe foi concedida. Outro ponto interessante foi a postura, também exemplar, da polícia do campus, que rapidamente percebeu que havia sido chamada em vão, pois nenhuma violação estava sendo cometida, e reconduziu Stallman e seu cartaz ao ambiente da palestra da ATI.
Comentário de nemesis
achei interessante algumas: achei interessante algumas coisas sobre a notícia:
* usaram Inkscape para produzir o letreiro. nem poderia ser diferente, né? :P
* um jornalista brasileiro estava ao telefone com Stallman pouco antes. estaria perguntando sobre cobrança de autógrafos? ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de escovadordebit
Interesse: Quando acessei o slashdot haviam 236 posts.
Parece que não é só por aqui que o assunto desperta interesse.

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de RockerTux
Esse número é normal pro: Esse número é normal pro Slashdot :-P

Anyway, isso tá enchendo o saco já. Tá parecendo revista de fofoca.

--
Jabber: rockertux [spammer] gmail [maldito] com
Comentário de Copernico Vespucio
Certo e Errado: Últimas atitudes do "hirsuto decano":

Sobre o cartaz versus ATI e a defesa de padrões abertos:

Muito correto. Embora pouco efetivo, na minha opinião.

Sobre a cobrança de seu "tempo":

Errado.

Autografe com um pedido embaixo: "Por favor, doe para FSF através de...", etc.

Ou simplesmente não autografe (geralmente autores autografam seus livros... Eu também acho que autografar crachá é sacanagem) Mas não cobre.

Tirar uma foto com cada um do evento eu tb. não tiraria (o cara não é papai noel pra tirar foto com os meninos no colo). Mas eu tiraria uma ou algumas fotos com o pessoal todo (ou grandes grupos). Ajuda a divulgar o movimento e incentiva os estudantes a participarem.

Se o RMS escrevesse uma pequena resenha autografada sobre a história do SL segundo sua visão e vendesse no evento por 50 mangos, até eu compraria (mesmo não gostando de certas coisas que ele faz).

Mas esse negócio de cobrar foto e autógrafo é mesquinho, narcisista e desnecessário.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004