O Open XML é um bom exemplo do compromisso da Microsoft com a interoperabilidade. Na última reunião do grupo da ECMA, o Jody Goldberg, mantenedor do Gnumeric, fez uma demo do Gnumeric abrindo uma planilha no padrão OpenXML. Este filtro já está incluído na versão 1.7.0 pré-release (disponível wm www.gnumeric.org), e esperamos que outros projetos possam seguir esta iniciativa e também suportarem o padrão Open XML.
Note que o formato OpenXML está licenciado com um Covenant Not to Sue, o que significa que você não precisa assinar nada para usar a licença, e que nos comprometemos irrevogavelmente a não processar ninguém com base nas patentes que temos sobre estes formatos, exceto se você nos processar primeiro. Esta é a mesma abordagem usada pela Sun para o OpenDocument, e por isso estamos confortáveis em dizer que ao nosso conhecimento não vemos impedimento para que projetos de código livre também usem estes formatos.
A Microsoft está participando, junto com Apple, Intel, Toshiba e outras empresas, do grupo de trabalho da ECMA para tornar o Open XML em um padrão internacional aberto, sob coordenação da British Library. Respeitamos o trabalho da OASIS, mas acreditamos que a diversidade e a liberdade de escolha são positivas, e não que importa se temos mais de um padrão contanto que sejam ambos abertos. A riqueza de opções competitivas no mercado é boa para nossos usuários e para a indústria como um todo.
A nossa implementação aberta do framework .NET, chamada Rotor ou Shared Source Common Language Infrastructure, na verdade é oferecida tanto para FreeBSD quanto para Mac OS X. Ambos são sistemas bastante populares, em especial na comunidade acadêmica, e acreditamos que para os propósitos deste projeto foram boas escolhas.
Respeitamos o trabalho da OASIS, mas acreditamos que a diversidade e a liberdade de escolha são positivas, e não que importa se temos mais de um padrão contanto que sejam ambos abertos.
Eu acho que a escolha do FreeBSD foi excepcional. É um SO aberto, estável e com uma grande comunidade em volta. Tinha que ser em Linux porque é mais popular? Eu respeitosamente discordo.
Interessante como as pessoas em um fórum de Linux tentam tirar suas dúvidas quanto ao Windows (querem saber como tirar o IE e o WMP).Interessante...se não fosse cômico.
FALA SÉRIO!
"Compromisso com a interoperabilidade"?
É ofensivo o conjunto de respostas aé agora, IMHO...