Warren Woodford, fundador da distribuição MEPIS, preferiria concentrar-se em aperfeiçoar sua próxima versão. Ao invés disso, sua atenção está desviada por uma notificação oficial da Free Software Foundation de que, como a MEPIS não fornece o código-fonte para os pacotes já disponíveis na distribuição em que ela é baseada -- anteriormente Debian, e agora Ubuntu -- está em violação da GNU GPL. Woodford pretende corrigir a situação, mas preocupa-se sobre como esta exigência pode afetar todas as distribuições derivadas de outras distribuições -- especialmente aqueles mantidas por uma ou duas pessoas em seu tempo livre. Veja o texto completo em
NewsForge | A GPL requirement could have a chilling effect on derivative distros.
O NewsForge encontrou algumas distribuições derivadas que são exemplares em sua política de disponibilização de código-fonte recebido sem alterações: Knoppix, CentOS, PCLinuxOS e Damn Small Linux; em compensação, verificou que há muitos casos de violações similares entre as distribuições 'pequenas' listadas entre as mais populares no Distrowatch.
Como sempre, é bom ver exemplos do papel que a FSF exerce na defesa do software livre e promoção do seu avanço por iniciativas da comunidade!
O Debian tem o pacote Xmms e disponibiliza o código-fonte do mesmo, respeitando a GPL. Aí, no desenvolvimento do Knoppix, é incluído esse mesmo pacote do Xmms que o Debian usa, sem qualquer alteração no fonte, ou seja, o pacote continua o mesmo. Então, pela lógica, não é preciso disponibilizar no site do Knoppix o fonte do Xmms, pois é o mesmo do Debian. Seria disperdício em hospedagem de pacotes idênticos.
Existem umas 50 distros que se baseiam no Debian e, portanto, usam os mesmos pacotes, já pensou se todos fossem hospedar os fontes? Só aqui no Brasil seria o Kurumin, Kalango, Dizinha, BigLinux etc.
Filipe Batista (Lipse)
Jabber ID: lipse@jabber.org