Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

LWN: 'Debian enterra a si mesmo em resoluções gerais'


“O LWN cobre a situação atual da política interna do projeto Debian, que propôs a si próprio a meta de lançar a sua nova versão ainda em 2006, e cujos desenvolvedores estão - nas palavras do artigo - enterrados em propostas de resoluções gerais pendentes de votação por todos os participantes da comunidade.

Entre as propostas de resolução geral mencionadas no texto de Jon Corbett, estão uma para destituir o atual Debian Project Leader, Anthony Towns, devido à sua participação no projeto Dunc Tank (cujo primeiro experimento é 'arrecadar doações para patrocinar o trabalho de dois 'release managers' do projeto Debian com o intuito de assegurar que o projeto consiga lançar sua próxima versão estável, de codinome Etch, ainda este ano, no mês de Dezembro'); outra proposta pretende reafirmar o apoio ao mesmo Anthony Towns, e há até mesmo uma proposta de resolução geral cujo objetivo é congelar todas as resoluções gerais.

As questões políticas internas do projeto Debian não maculam o brilho dos seus produtos nem a sua importância no cenário do código aberto. Ainda assim, cabe acompanhar com atenção e sempre refletir sobre as situações em que aspectos políticos internos possam se colocar no caminho da eficiência e dos objetivos gerais.

Para mim foi impossível não lembrar do que o desenvolvedor Matthew Garrett desabafou no momento de seu desligamento voluntário do Debian, há algumas semanas. ”


Enviado por Julio Pacheco - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de flamer
E enquanto isso, Slackware: E enquanto isso, Slackware 11 aparece no horizonte!
Viva Patrick!!!
Comentário de brandizzi
Ê, complicação...: O Projeto Debian deve ter algum distúrbio de personalidade :) Primeiro, o atraso do Sarge, agora estes problemas internos.

Eu suspeito que houve toda uma pressão para liberarem o Etch como estável ainda em 2006. Só que sabemos que o "Debian está pronto quando está pronto". Note, porém, que isto é só uma suposição simples de um não-desenvolvedor: posso estar sendo muito injusto, assim como, mesmo que seja verdade que houve esta pressão, certamente isto não seria o único motivo para os problemas do Debian.

Bem, bem... Toda distro tem o seu inferno astral, não é verdade? :) Vou esperar passar ansiosamente e - oh, quem sabe? - ajudar no que for possível, como um bom usuário Debian :)

--
Adam Victor Nazareth Brandizzi
Site: http://brandizzi.googlepages.com
"Real programmers don't use Pascal: just the integer ones can do it."
Comentário de leonardo_lopes
Não entendo pq fazer: Não entendo pq fazer votações signifiquem problemas internos... É impossível não termos opiniões diferentes sobre um mesmo tema, então quem é contra colocou uma resolução contra o cara, quem é a favor, colocou uma a favor... Por aí vai.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de leonardo_lopes
Claro, uma distro feita por: Claro, uma distro feita por uma única pessoa não tem como ter divergÊncias :p

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de wrochal
hum???: Caro,

Me diz uma coisa em quantas plataformas o Slackware tem suporte?

Grato,

William Rocha Lima
wrochal(@)Linuxit.com.br
www.linuxit.com.br
blog.linuxit.com.br
wrochal.linuxit.com.br
Comentário de pizza
Parece o nosso congresso nacional: Nada contra as resoluções, mas é preciso votá-las para que as coisas andem. Fazer resoluções e empilhá-las não é um modo muito prático de fazer um projeto andar.

Será que eles andaram se espelhando nos nossos políticos?! :-)


Comentário de popolony2k
Debian ------------> Brasil ???????????: "...e há até mesmo uma proposta de resolução geral cujo objetivo é congelar todas as resoluções gerais."

Hummmmmmm....esse Debian, politicamente falando, tá com cara de Brasil, a única diferença é que da politicagem do Debian nascem coisas uteis.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de xultz
Democracia demais não faz: Democracia demais não faz bem...
O Linux, por exemplo, é um sucesso em grande parte por ter a frente um ditador. Os geeks colaboradores preferem programar do que tomar decisões políticas...
Comentário de popolony2k
Democracia e produção de Software: Não sei se o conceito de Democracia pode ser aplicado a produção de software (livre ou proprietário). Apenas a questão de realizar debates deve ser aproveitada da Democracia, o resto....não tenho certeza.


Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004