“O LWN cobre a situação atual da política interna do projeto Debian, que propôs a si próprio a meta de lançar a sua nova versão ainda em 2006, e cujos desenvolvedores estão - nas palavras do artigo - enterrados em propostas de resoluções gerais pendentes de votação por todos os participantes da comunidade.
Entre as propostas de resolução geral mencionadas no texto de Jon Corbett, estão uma para destituir o atual Debian Project Leader, Anthony Towns, devido à sua participação no projeto Dunc Tank (cujo primeiro experimento é 'arrecadar doações para patrocinar o trabalho de dois 'release managers' do projeto Debian com o intuito de assegurar que o projeto consiga lançar sua próxima versão estável, de codinome Etch, ainda este ano, no mês de Dezembro'); outra proposta pretende reafirmar o apoio ao mesmo Anthony Towns, e há até mesmo uma proposta de resolução geral cujo objetivo é congelar todas as resoluções gerais.
As questões políticas internas do projeto Debian não maculam o brilho dos seus produtos nem a sua importância no cenário do código aberto. Ainda assim, cabe acompanhar com atenção e sempre refletir sobre as situações em que aspectos políticos internos possam se colocar no caminho da eficiência e dos objetivos gerais.
Para mim foi impossível não lembrar do que o desenvolvedor Matthew Garrett desabafou no momento de seu desligamento voluntário do Debian, há algumas semanas. ”
Viva Patrick!!!