Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Relato sobre o primeiro debate com a Microsoft em um evento internacional de software livre no Brasil (atualizado)

"Libertas quae sera tamen", gritava Richard Stallman, sem sapatos, em frente ao estúdio do InfomediaTV no FISL, enquanto se realizava o primeiro debate público com a presença de nossa maior rival em um evento internacional de software livre sediado no Brasil. A manifestação de Stallman deu a Cesar Brod, participante da mesa e finalista do prêmio anual da Free Software Foundation que homenageia contribuições excepcionais ao software livre, o ensejo de apontar que a própria presença da Microsoft em um evento como este, discutindo abertura de código e padrões abertos, era em si uma vitória. Roberto Prado, Gerente de estratégias de mercado da empresa e o executivo responsável pelas suas relações com o código aberto no Brasil, assentiu e disse que sem dúvida trata-se de um reconhecimento à existência de uma comunidade forte e atuante no Brasil. Sobre o lema da inconfidência mineira, ele comentou: "espero que a liberdade não seja tardia, e é para isso que estamos aqui hoje." Prado aproveitou a oportunidade para lembrar que a manifestação da comunidade era sempre bem-vinda, uma vez que a natureza dos debates, antes inexistentes, neste momento ainda é de antagonismo.


"Libertas quae sera tamen", gritava Stallman enquanto
assistia ao debate no estande da InfomediaTV (foto de Hélio Castro)

 

Outro momento importante do debate foi o reconhecimento, por Prado, de que o seu grande desafio neste momento é conquistar a confiança do público, nos mercados onde a presença do código aberto é considerável. Iniciativas como Shared Source (que ele reconhece ser profundamente diferente de GPL e BSD) foram um primeiro passo, a disponibilização no SourceForge de softwares genuinamente livres desenvolvidos pela Microsoft para uso em sua própria plataforma (como o IronPython) é outra, e outros ainda estão por vir - foram dadas algumas pistas de que o próximo anúncio deve ter relação com um portal estimulando o desenvolvimento aberto e colaborativo entre os desenvolvedores da plataforma Microsoft - no estilo do SourceForge, do Savannah ou do brasileiro CódigoLivre. Ele esclareceu que trata-se de uma resposta natural ao que o mercado exige - e se o mercado exige padrões abertos, interoperabilidade, software sendo comercializado como serviço e abertura de código, a indústria naturalmente precisa se adaptar a esta realidade.

Perguntas enviadas por pessoas da comunidade (incluindo participantes do BR-Linux, como Manoel Pinho e Vinícius Medina) foram respondidas ao vivo, com graus maiores ou menores de evasivas.

Uma pergunta não assinada questionou por que a Microsoft veio para o stand da InfomediaTV neste ano, mas recusou os convites oficiais do evento em anos anteriores e também no deste ano. Roberto Prado disse estar nesta função há um ano, e que ele seria a pessoa a quem este tipo de convite deveria ser endereçado em contatos com a empresa - e que não havia recebido nada. Esclareceu ainda ter conversado com o presidente da organização do FISL, Marlon Dutra, para se certificar de que sua presença seria bem-vinda - pois em outra hipótese jamais viria. César Brod encerrou sua participação agradecendo a honra de ter sido escolhido para participar deste debate inédito, e parabenizando o InfomediaTV pela iniciativa. Roberto Prado agradeceu o convite e a oportunidade, disse que a MS estará também no evento LinuxWorld, em São Paulo, e comentou como foi positivo ter tido possibilidade de encontrar e conversar com pessoas envolvidas de fato e na prática com o ideal do software livre, como o César Brod, o Cláudio Matsuoka, o Hélio Castro e a Sulamita Garcia.

Uma nota negativa, que não posso confirmar ainda mas pretendo apurar (e espero que não seja verdade, pois vai completamente contra o espírito da colaboração) é que a Solis, cooperativa presidida por Brod, teria sido abordada por pessoas dizendo falar em nome da organização do evento, e recebido a informação de que sua participação no evento sofreria cortes por ele ter aceitado participar do debate. Conheço os organizadores do evento e acredito na sua integridade, portanto espero em breve poder noticiar que as pessoas que procuraram a Solis o fizeram por sua própria iniciativa e não falavam em nome da organização, ou que estavam apenas fazendo uma brincadeira de mau gosto. Informarei quando tiver mais dados. (atualização, 18h30: enviei e-mail ao presidente da organização do evento pedindo a ele uma declaração sobre o assunto)

Às 15:30 inicia novo programa ao vivo no estúdio do InfomediaTV no FISL, falando sobre administração de ambientes heterogêneos. O representante da Microsoft vai debater com Marcone Thiesen, também da Solis. Perguntas do público podem ser enviadas pelo e-mail carlos_augusto?infomediatv.com.br.

Veja abaixo outro relato sobre o debate, enviado pelo leitor Pierre Freire.



Estou acompanhando o FISL pela Tv e pelo INFOMEDIA. Estou te mandando um relato do debate entre o representante da MS e o CEsar Brod. Se achar util e quiser publicar.


Estava morrendo de vontade de participar do FISL, mas não pude ir a Porto Alegre, mas graças a TV Fisl e a INFOMEDIATV, estou ligado no evento. Acabei de assistir ao tão esperado debate entre o Roberto Prado Gerente de Estrategias da MS e o conhecido Cesar Brod da SOLIS.

Sou péssimo para relatar, mas vou tentar descrever um pouco do que ocorreu.

O representante da MS falou bastante sobre a licença SHARE-SOURCE que a Microsoft usa, em seus produtos citou governos, universidades onde a Microsoft mostra o código aos clientes sobretudo em relação ao fator segurança. Cesar Brod da SOLIS, fez uma colocação muito importante em relação aos novos rumos da tecnologia, sobretudo com a adventos dos softwares que rodarao remotos via WEB, onde o fator serviço vai pesar muito mais do que a licença.

*** Houve uma manifestação de usuarios acompanhando Stallman gritando: "LIBERTAS QUE SERA TAMEN" Liberdade ainda mesmo que tarde. Frase simbolo da incofidência mineira, o detalhe é que hoje é 21 de abril.
** Richard Stallman assiste a palestra ( Eu não vi na telinha, poderiam ter dado um close nas barbas do Richard)

O Roberto Prado da Microsoft disse também que assumiu a um ano este cargo e se preocupou bastante com o distanciamento da Microsoft em relação a comunidade, fato que lembrou os primordios da internet, onde quase a Microsoft perdeu o bonde da história. Disse que reconhece a força do movimento de software livre no Brasil e reconhece a grande base instalada. Confirmou a presença da MICROSOFT na Linuxworld Brasil assim como participaram na de Los Angeles e me parece que a Microsoft vai falar sobre o tema a coexistência e formas de gerenciar ambientes heterogeneos e tambre sobre o virtual server.

O tema que mais se falou foi sobre SOFTWARES NA WEB COMO SERVIÇO ou seja no futuro você usar o editor de textos no seu BROWSER.

O representante da Microsoft falou rapidamente sobre as iniciativas da MICROSOFT neste sentido como os serviços:
- OFFICE LIVE
- WINDOWS LIVE
Apenas em fase de testes.

O CEsar Brod, citou os rumores sobre o Google entrar em um projeto com a comunidade para lançar o OPENOFFICE neste modelo. Cesar citou também que o MIOLO um framework livre cronstruido e disponibilizado pela SOLIS também caminha neste sentido implementando recursos com AJAX. Citou também um caso interessante e cenario de um futuro nao muito distante. A possibilidade de um cliente em .NET por exemplo esta usando remotamente programas livres.

Para quem gosta de novidades o gerente da Microsoft falou rapidamente sobre o projeto CODLAB ( Acho que o nome foi este ) que na realidade é uma plataforma que a MICROSOFT quer disponibilizar para os desenvolvedores armazenarem os códigos dos produtos que desenvolvem, algo simular ao sourceforge.

O apresentador nao perdeu a deixa e perguntou ao Cesar Brod, o que ele achava desta iniciativa e que impacto ela traria a comunidade?

O Cesar Brod lembrou que no Brasil temos o projeto codigo livre com um repositorio com mais de mil projetos atualmente. E recebe com louvou esta atitude da Microsoft, que mostra uma maturidade em relação ao software Livre. Disse que vê sucesso pois não se pode nagar a grande base de usuarios da Microsoft no mundo.

Bem, cheogu a horas das perguntas enviadas pelo público:

Se prestei bem atenção, o amigo Manoel Pinho e o Vinicius Medina mandaram perguntas.

Vou tentar transcrever mais ou menos a pergunta do MANOEL PINHO.

1 - Com a tendência das empresas ganharem dinheiro com serviços e o uso intensivo dos protocolos abertos e a possivel falência do modelo de licenças proprietárias, como a Microsoft vai atuar? RESPOSTA DO ROBERTO PRADO / MICROSOFT: Ele disse que a Microsoft usa bastante padroes abertos sempre esta antenada com o mercado citou XML, WEBSERVICES, SOAP. Quanto a politica de cobrança ela vai adaptar as mudanças de mercado se eles realmente existirem neste sentido e atenderem os desejos do clientes caso estes achem que o modelo de licenças nao seja mais interessante.

A segunda pergunta nao me lembro quem fez. [nota do editor: foi o RockerTux] 2 - A opção de suportar a VIRTUALIZAÇÃO DO LINUX no Windows com o Virtual Server, foi algo para agregar funcionalidade ao sistema, ou mais uma maneira de denegrir a imagem do Linux, porque a virtualização vai mostrar uma performance muito baixa do sistema e será mais uma arma de marketing para MS? RESPOSTA DO ROBERTO PRADO / MICROSOFT: Devido aao ambiente diversificado nas empresas, foi um movimento de mercado visando agregar valor para os clientes, é uma tendencia.

Neste momento o rapaz responsavel pela area de segurança da MS e especialista em Linux, o nome dele é Dennis, completou: O recurso foi solicitado por vários clientes que usam Linux.

O Cesar Brod, comentou também que isto acontece do lado contrário, ou seja, servidores LINUX rodando WINDOWS com VMARE e a virtualização é um processo lento, mas depende muitas vezes do hardware instalado. E disse que nao vê problemas, pois se isto é bom para o cliente, o onus da lentidao as vezes é aceitavel. Tudo é uma questao de escolha.

A terceira pergunta foi formulada pelo Vinicius Medina.

3 - Basicamente ele perguntou se a Microsoft nao respeita padrões? RESPOSTA: A Microsoft respeita os padroes e sempre esta de acordo as normas dos orgãos mundiais que cuidam destas tarefas. Ela participa e apoia "ativamente". Ele disse também que alguma coisas não estão 100%, mas isto não acontece apenas com a MICROSOFT. "Esperei ele falar quem são os outros, mas nao deu nomes aos bois".

Perguntaram também, porque a MICROSOFT nao tinha aceitado convites anteriores. RESPOSTA: Ele disse que trabalha a um ano e nunca chegou um convite antes e que adorou a oportunidade.

Chegou a hora das CONSIDERAÇÕES FINAIS:

*** CESAR BROD: O debate mostoru maturidade, disse que no software livre nao existe lideres, todos são lideres , recebeu com orgulho o convite e que foi um momento historico para o software livre e em nenhum momento se sentiu constrangido no debate, achou muito valido.

*** ROBERTO: Agradeceu a todos e achou importante, disse sempre estar aberto ao dialogo e aproximação com a Comunidade.


Bem, pessoal, eu fiz apenas um resumo do que assisti, posso nao ter sido muito preciso no relato. Mas é isto ai. Um abraço a todos.

Pierre







Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de RockerTux
"Perguntas enviadas por: "Perguntas enviadas por pessoas da comunidade (...) foram respondidas ao vivo, com graus maiores ou menores de evasivas."
Acho que minha pergunta foi a que recebeu a resposta menos evasiva, apesar de eu ainda estar repetindo "me engana que eu gosto"

BTW, eu sou o Arthur Miranda e mandei a pergunta sobre a virtualização e a perda de desempenho do GNU/Linux =P

--
Jabber: rockertux [spammer] gmail [maldito] com
Comentário de Manoel Pinho
Minha pergunta do jeito: Minha pergunta do jeito exato que foi enviada, apenas para complementar a notícia daqui:

Com a tendência cada vez maior das grandes empresas de informática ganharem dinheiro com a venda de serviços, o crescimento acelerado do linux e dos softwares livres em geral, como a Microsoft pretende continuar com as velhas práticas de cobrança de licenças de software proprietário e o uso de protocolos proprietários, não documentados e não interoperáveis com softwares e sistemas não produzidos pela Microsoft ?


------------------------------
Participe (finalmente inaugurado):

Comunidade de Usuários do Mandriva Linux no Brasil
http://mandrivabrasil.org
Comentário de vmedina
Não foi isso exatamente o que perguntei.: A minha pergunta foi:

"Gostaria de saber qual será o respeito dispensado pela Microsoft com os padrões abertos, como os do W3C, visto que vários produtos dela notóriamente desrespeitam os mesmo, como o Internet Explorer."


Ou seja, apartir de agora os produtos irão respeitar padrões abertos? Se quisesse reduzir bem poderia dizer "A MS irá respeitar padrões?". Nada a ver com o que foi descrito.

Esse não foi propriamente dito o primeiro debate. Houve outro na 1ª Conferência Internacional de Software Livre, em 2003 na cidade de Curitiba-PR, a Microsoft estava presente e Iniciou um debate com o Maddog no meio do evento. Teve rodinha para ver e etc. Claro que a retórica da MS era "vocês estão errados" e não "nós fazemos tb".

Claro que isso não ofusca o momento, mas não foi tão inédito.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Henrique Vicente.
Não gostei da pergunta: Não gostei da pergunta sobre os padrões...

Deveriam ter dado ênfase às normas da W3C.
Comentário de oigreslima
Relato do Pierre: Eu não assisti o debate nem pelo streaming, portanto achei o relato super interessante e completo!


Sérgio F. Lima
Usuário Linux 297246

Comentário de nemesis
putz!!: cara, essa deve ter sido d+!! como gostaria de estar aí!

"'Libertas quae sera tamen', gritava Richard Stallman, sem sapatos, em frente ao estúdio do InfomediaTV no FISL"

cara, essa cena deve ter sido indescritível! :))

imagino que nessa hora, nossa amiga Sulamita deve ter coberto a cara de vergonha e pensado "Ele é realmente louco, engulam essa!", o cara da Microsoft deve ter dado um sorrisinho torto irônico a la Bill Gates e deve ter dado mais motivos ao Copérnico Vespúcio em sua cruzada anti-GNU... :D

eu levaria um bonequinho vudu com M$ escrito e faria coro com o Stallman enquanto espetava fundo... :))


;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de RockerTux
Eu tava acompanhando pelo: Eu tava acompanhando pelo site e ouvi os caras gritando, pena que a câmera não mostrou =(

--
Jabber: rockertux [spammer] gmail [maldito] com
Comentário de Mundo Cao
Eu estava lá, o tal: Eu estava lá, o tal Stallman é patético, fedido, de meias, falando um monte de coisas sem nexo. QUe direitos ele tem de vir ao Brasil e querer parar um debate??
Comentário de Bruno Gonçalves
Todo: Todo o direito, como cidadão livre.

Todo direito por saber que a Microsoft so está lá para fazer propaganda e ofuscar quem deveria ser o verdadeiro brilho do evento, quem desenvolve software livre.

Deram foi sorte do pessoal que estava lá ser muito civilizado, devia ter tido vaia naquelas palestras do começo ao fim.


-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de bebeto_maya
Não se saiu bem! Enganou bem!!!: __Acho que ele não se saiu bem...Enganou bem! Muitos partners da Microsoft recebem prêmios dela própria, tendo esses mais de 100 erros de código de acordo com o W3C, é o caso da DirecTV, que foi reconhecida pela Microsoft, mas tinha um sítio muito imcompatível.

__Ou seja! A Microsoft evita usar código sujo, mas estimula que se use código direcionado a seus produtos em serviços de terceiros, é o famoso bode expiatório!

__Não podemos nos esquecer do Baboo. Um verdadeiro evangelizador da Microsoft...Que xinga, cospe e estimula todo tipo de ojeriza direcionada ao Usuário Linux/S.L...Pois é, ele também é reconhecido como um puxa-sacos oficial pela própria Microsoft, que o contratou.

__Então, acho que poderia retrucar o dia todo as colocações de Prado...Porque foram simplesmente falácias bem colocadas.

________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de vmedina
Esperava outra coisa?: Tudo Beleza bebeto? Como vai esse pioneiro das artes digitais? :)

__Não podemos nos esquecer do Baboo. Um verdadeiro evangelizador da Microsoft...Que xinga, cospe e estimula todo tipo de ojeriza direcionada ao Usuário Linux/S.L...Pois é, ele também é reconhecido como um puxa-sacos oficial pela própria Microsoft, que o contratou.


Eu prefiro o Stallman, que pelo menos é ético. Pode ser todo Hippie, mas é muito melhor do que ser um engravatado metido, ou como diria o ESR: "macaquinho".

__Então, acho que poderia retrucar o dia todo as colocações de Prado...Porque foram simplesmente falácias bem colocadas.


A melhor forma de fazer isso que eu já li sobre, e foi aqui certa vez, é continuar perguntando até ele responder. Sempre tira o outro lado do sério! :P

A MS poderia começar a debater de forma mais desarmada. SL é o futuro e só se caminha nessa estrada desarmado.

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
mirror: "QUe direitos ele tem de vir ao Brasil e querer parar um debate??"

o mesmo direito que a M$ tem de vir ao Brasil em um evento de software livre para fazer propaganda, espalhar FUD e tentar atrair para o lado negro da força algumas mentes fracas como a sua...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de vmedina
não só isso: Que direitos eles tem para fazer isso debaixo dos panos entrando de penetra no evento.

Para eles foi ótimo não reconhecem o evento, só o canal de (web)TV que eles já apoiam, e ainda dão uma de bonzinhos. Triste isso né?

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004