“Você sabia que o projeto Debian foi iniciado sob o patrocínio da Free Software Foundation? Este patrocínio durou até 1995, e não demorou muito até que representantes da FSF começassem a afirmar que (apesar de o projeto seguir as DFSG) o Debian não mais poderia ser apoiado por ela porque não era uma distribuição livre. O restante da história é conhecido, e tem passagens interessantes, como o momento em que Richard Stallman defendeu o argentino Ututo como a única distribuição realmente livre, ou quando o projeto Debian rejeitou os documentos sob a licença GNU FDL (da FSF), por não considerá-la livre.
Com todo esse histórico, não deixa de ser irônico ler o anúncio da FSF de que ela está apoiando outra nova distribuição - e ela é derivada do Ubuntu, que é diretamente derivado do... Debian!
O gNewSense é um projeto dos irlandeses Brian Brazil (foto à direita) e Paul O'Malley, e segundo o anúncio original dos desenvolvedores trata-se de uma derivação direta do Ubuntu Dapper, mas com remoção dos arquivos sem código-fonte disponível (essencialmente os firmwares para suporte a dispositivos como placas de rede sem fio, suportados hoje tanto pelo Debian quanto pelo Ubuntu).
Naturalmente esta não é a única alteração em relação ao Ubuntu 6.06. A página oficial lista os outros avanços do gNewSense, que são:
• firmware removido do kernel
• remoção do Restricted
• substituição dos logos do Ubuntu
• repositório Universe habilitado por default
• inclusão dos pacotes emacs, bsdgames, nethack e build-essential como parte da instalação default.
O gNewSense também não usa o Launchpad como ferramenta de integração entre os desenvolvedores, devido ao seu licenciamento. Mas não se preocupe: se você quiser contribuir com o esforço dos autores (oficialmente aprovado pela FSF, portanto deve ser bom), basta acessar http://bugs.gnewsense.org/ e ver como você pode contribuir.
Segundo Ted Teah, mantenedor do diretório de softwares livres da FSF, o gNewSense é a mais avançada das distribuições comprometidas a manter-se 100% livres.
Entusiasmado? A versão 1.0 já está disponível, faça seu download agora mesmo!
Veja também: Ututo, Debian X GNU FDL, Savonarola.”