Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

FSF anuncia o gNewSense - distribuição derivada do Ubuntu

Nova distribuição é baseada no Ubuntu Dapper e conta com o apoio da Free Software Foundation.


“Você sabia que o projeto Debian foi iniciado sob o patrocínio da Free Software Foundation? Este patrocínio durou até 1995, e não demorou muito até que representantes da FSF começassem a afirmar que (apesar de o projeto seguir as DFSG) o Debian não mais poderia ser apoiado por ela porque não era uma distribuição livre. O restante da história é conhecido, e tem passagens interessantes, como o momento em que Richard Stallman defendeu o argentino Ututo como a única distribuição realmente livre, ou quando o projeto Debian rejeitou os documentos sob a licença GNU FDL (da FSF), por não considerá-la livre.

Com todo esse histórico, não deixa de ser irônico ler o anúncio da FSF de que ela está apoiando outra nova distribuição - e ela é derivada do Ubuntu, que é diretamente derivado do... Debian!

O gNewSense é um projeto dos irlandeses Brian Brazil (foto à direita) e Paul O'Malley, e segundo o anúncio original dos desenvolvedores trata-se de uma derivação direta do Ubuntu Dapper, mas com remoção dos arquivos sem código-fonte disponível (essencialmente os firmwares para suporte a dispositivos como placas de rede sem fio, suportados hoje tanto pelo Debian quanto pelo Ubuntu).

Naturalmente esta não é a única alteração em relação ao Ubuntu 6.06. A página oficial lista os outros avanços do gNewSense, que são:


• firmware removido do kernel
• remoção do Restricted
• substituição dos logos do Ubuntu
• repositório Universe habilitado por default
• inclusão dos pacotes emacs, bsdgames, nethack e build-essential como parte da instalação default.

O gNewSense também não usa o Launchpad como ferramenta de integração entre os desenvolvedores, devido ao seu licenciamento. Mas não se preocupe: se você quiser contribuir com o esforço dos autores (oficialmente aprovado pela FSF, portanto deve ser bom), basta acessar http://bugs.gnewsense.org/ e ver como você pode contribuir.

Segundo Ted Teah, mantenedor do diretório de softwares livres da FSF, o gNewSense é a mais avançada das distribuições comprometidas a manter-se 100% livres.

Entusiasmado? A versão 1.0 já está disponível, faça seu download agora mesmo!

Veja também: Ututo, Debian X GNU FDL, Savonarola.”


Enviado por Helge Panzer Kampfwagen.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de rafaelmb
Brian Brazil?: Essa figura é a cara do Aurélio www.aurelio.net

Comentário de nemesis
seja como for, são umas: seja como for, são umas figuras! :D

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de nemesis
estou de saco cheio do: estou de saco cheio do Stallman e da FSF e acho que esse sentimento se alastra entre outros pró-Stallman também. Como bem disse o Ulianov, ele parece um daqueles paletrantes motivacionais e vive disso, de blablabla. Eles deviam se preocupar em completar seu kernel HURD para ter seu sistema operacional completo do que ficar perdendo tempo com ainda outra distribuição Linux redundante com ícones próprios e Iceweasel...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de Jose Dulci
Liberdade: A tal liberdade é uma busca estranha do ser humano. É interessante a incessante busca por um sistema operacional completo e livre totalmente de condições comerciais.

Agora, a figura mantenedora é curiosa: Assina Brazil e parece com Lampião, vulgo herói da caatinga brasileira que vivia livre pelo Nordeste, em busca, quem sabe, de liberdade. De quê? É cíclico.
Comentário de leonardo_lopes
> estou de saco cheio do: > estou de saco cheio do Stallman e da FSF e acho que esse
> sentimento se alastra entre outros pró-Stallman também.

Não ache, pois isso é falso. Se você discorda de mim, prove o que diz ;)

> Como bem disse o Ulianov, ele parece um daqueles paletrantes
> motivacionais e vive disso, de blablabla.

Ele é mais ou menos isso mesmo, a diferença é que palestrantes motivacionais falam de modo a fazerem as pessoas se conformarem com uma situação, ele quer que as pessoas mudem a situação.

> Eles deviam se preocupar em completar seu kernel HURD para
> ter seu sistema operacional completo do que ficar perdendo
> tempo com ainda outra distribuição Linux redundante com
> ícones próprios e Iceweasel...

1) O kernel Hurd a muito é um projeto "low priority" para a FSF, pois já temos kerneis livres o bastante para rodar o SO GNU.

2) O GNU já está completo através do GNU/Linux, e, em breve, quem sabe teremos o GNU/FreeBSD 100% funcional também.

3) Para a FSF é de extrema importância a existÊncia de distribuições 100% livres. Além disso, a FSF não manda ou desmanda ninguém fazer ou deixar de fazer algo, se alguém tem a iniciativa de criar uma distribuição 100% livre, ela tem o direito e o dever de apoia-los.

4) Quanto ao IceWeasel, não entendo pq ser contra um projeto que pretende melhorar o Firefox em uma direção pelo qual o Firefox não permite ser melhorado mantendo o nome. Ninguém está errado, a Mozilla tem o direito de manter sua marca, e a FSF tem o direito de melhorar o firefox onde a Mozilla acha que não é necessário, mesmo que para isso seja necessário fazer um fork.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de thebluesgnr
Esta distribuição foi: Esta distribuição foi criada por dois irlandeses há algumas semanas, e agora está sendo anunciado que a FSF resolveu apoiá-los (doação de uma máquina, por exemplo).

Não vejo nada absurdo na FSF apoiar o desenvolvimento de uma distribuição totalmente livre e que não promova o uso de software proprietário. Por que você está tão indignado? Com ou sem apoio da FSF, os irlandeses iriam continuar com o gNewSense.

(que fique bem claro, o Ubuntu não só distribui software proprietário como possivelmente viola a GPL ao distribuir módulos do kernel sem o código fonte).



Comentário de gatompachi
Quais módulos?: Quais módulos do kernel o Ubuntu distribui sem disponibilizar o código-fonte?
Comentário de ricardomoc
Não deu: Desculpem-me, mas não deu para entusiasmar não. Vou ver o site e talvez, quem sabe...


-------------
Nossa Senhora Rosa Mística
Rogai por nós.

Comentário de giganttee
nvidia por exemplo?: nvidia por exemplo?
Comentário de Douglas Augusto
Êxitos à gNewSense: A idéia é interessante ao meu ver. É uma nova distribuição com um propósito ideológico bem claro --ser absolutamente livre--, e vem, aproveitando-se da estrutura do Debian/Ubuntu, oferecer uma excelente alternativa para aqueles que assim preferem/requerem.

Frente a isso é mais do que natural a FSF apoiar a iniciativa (inclusive com incentivo financeiro/material), já que a distribuição cumpre perfeitamente seus ideais. Embora já existisse a Ututo, obviamente a FSF agora torna-se muito mais à vontade em recomendar a gNewSense, por tratar-se de uma distribuição 100% livre nivelada com Debian e Ubuntu.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de John Doe
gNonSense: Concordo. Os caras da FSF parece que não tem o que fazer. Agora começaram com essa de lançar um fork atrás do outro. Quero ver eles terem gente e grana para manter isso. O Stallman vai ter de começar a fazer hora extra na venda de autógrafos e fotos dele para bancar tantos forks.


Comentário de Animal-X®
Mais uma distro?: NÃO OBRIGADO !!! Prefiro ficar somente nas básicas...
Essa de ficar querendo criar distro em cima de distro já tá virando palhaçada e degradando o SL.
----------------------------------------------------------------------
Sergio Augusto Vladisauskis (Animal-X®)
Jabber: sergiovl@jabber.org | gTalk: sergiovl@gmail.com
Linux User: 305281 | Linux, OpenSolaris, BSD's & Haiku
http://sergiovl.sytes.net


Comentário de leonardo_lopes
De fato, pra que Ubuntu se: De fato, pra que Ubuntu se já tinhamos Debian? (Sem contar no Suse, Fedora e Mandriva)

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Renato
Tem razão!: Foram separados no berço.
Comentário de The Darkness
A liberdade só pode ser entendida se for usada !!!: A liberdade só pode ser entendida se for usada !!!

Também não sou a favor da enxurrada de forks que tem aparecido, mas isso faz parte do processo de construção do SL.

No final apenas os fortes sobreviverão.

Se a FSF não tivesse começado a vários anos a sua luta, muito pouco do que temos hoje estaria aí para que nós pudéssemos usar.

Não pretendo mudar de distro somente porque surgiu uma nova distro que é apoiada pela FSF ou por qualquer outra entidade.
O que me faz escolher uma distro é o fato de ela atender as minhas necessidades, e me passar uma sensação de tranquilidade sobre o futuro próximo.

Se a gNewSense conseguir atender minhas necessidades, e me passar essa sensação posso até vir a usá-la, mas mesmo que ela não me atenda tenho certeza que ela vai atender a necessidade de alguém.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de nivel9
Muito programador e nenhum designer: Como eu imaginava...
http://www.ehomeupgrade.com/asset/3448.jpg
http://www.desktoplinux.com/files/misc/gnewsense-splashscreen.jpg
Comentário de Douglas Augusto
Do jeito que você avalia: Do jeito que você avalia até parece que "design" é uma ciência exata e objetiva.

Particularmente gostei, está alinhado com o "estilo" GNU, fazendo referência às savanas; com ainda o papel de parede trazendo talvez uma paródia sutil ao visual "teletubbies" do Windows XP --ah, sim, esse de fato uma obra prima do design! :-) Senti falta de um Gnu perambulando por ali, no entanto.

--
GAFFitter: a file fitter powered by a genetic algorithm.
Comentário de nivel9
Não é exata, mas as cores: Não é exata, mas as cores tem q combinar pelo menos né...
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004