Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

TCU diz que há descompasso entre a retórica e a prática do governo federal quanto ao Governo Eletrônico


“Relatório de avaliação do TCU realizada em 2005 vem a público apontando inefetividade e descompasso entre a retórica e a prática do governo federal no que diz respeito a Governo Eletrônico, afirma que as causas incluem a "perda de interesse político na questão nos últimos anos" e a "concorrência no exercício do poder" entre a SLTI (Ministério do Planejamento) e a Subsecretaria de Comunicação Institucional da Presidência da República, e sugere que seja estabelecido e divulgado um cronograma de implantação das iniciativas de Governo Eletrônico.

Segundo notícia do IDGNow, com base em informações da Agência Brasil, o relatório de avaliação do TCU sobre o programa Governo Eletrônico aponta que "há descompasso entre a retórica e a prática do governo federal". A avaliação foi feita no segundo semestre de 2005, mas por alguma razão só está vindo a público agora.

Um trecho pinçado no relatório permite perceber o tom da avaliação: "há descompasso entre a retórica e a prática do governo federal que, apesar de anunciar a integração de ações na área digital em 2004, ainda não apresentou resultados relevantes que demonstrassem uma política integrada de inclusão digital”.

Na avaliação do ministro-relator, houve “perda de interesse político na questão nos últimos anos, o que acarretou perda de efetividade da estrutura de funcionamento do Programa na forma prevista na legislação”.

Segundo o IDGNow, o relatório aponta ainda "sobreposição de funções e concorrência no exercício do poder na condução da política do sistema, compartilhado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (Ministério do Planejamento) e pela Subsecretaria de Comunicação Institucional da Presidência da República". E afirma que seria esta "a razão para a dificuldade do desenvolvimento do sistema de Governo Eletrônico”.

A recomendação do TCU é a de que a Casa Civil da Presidência da República institua portal único de governo eletrônico, cujas alterações de conteúdo, relativas aos serviços, estejam sob a responsabilidade de uma única unidade governamental. Outra sugestão é que seja definido cronograma de implementação do Plano Nacional de Desenvolvimento de Governo Eletrônico, com os serviços prioritários que devem ser implementados ou reformulados.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Walter Cruz
Um pouquinho de edição: Descompasso pra qui..descompasso pra lá ....Haja descompasso!

[]'s
- Walter
Comentário de Night64
Marketing é tudo igual: Seja no governo, seja na iniciativa privada, o marketing vende aquilo que a tecnologia ainda não produziu.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004