Um dia na cooperativa Solis - Relato sobre uma das principais iniciativas brasileiras de software livre
por Mariana Iglesias
Hoje tive o prazer de conhecer a Cooperativa Solis. Aproveitei a carona de minha mãe que foi visitar uma empresa parceira, a Dobro (http://www.dobro.net/), que tem uma sede muito legal também em Lajeado (demoramos um pouco mais de uma hora de carro desde Porto Alegre) e me receberam com pão de mel.
Fomos almoçar com o presidente da Solis e seu diretor comercial, Junior Alex e Marcone, e o clima foi legal. A filha mais nova do Cesar Brod foi também, e descobri que os comentários dos filhos que tem pais nerds são sempre os mesmos. Sempre assim, compilar kernel em tudo, abrir Konsoles em qualquer ocasiao...E nunca, nunca abrir o msdos no windows, é mais grave que repetir o ano na escola. S_S
Cheguei na Solis logo depois do almoço. A sede é aconchegante ^^. Me deparei com um ambiente agradável. Conversei com o pessoal que gerencia e coletei alguns dados, que pra mim eram novos. Por exemplo a história do começo da Solis, como me explicou o Junior (presidente \0/): "No final de 99, a Univates, Centro Universitário, precisava atualizar seu sistema de gestão acadêmico. Cesar Brod, então consultor de tecnologia, achou interessante a construção de um gestor na forma de Software Livre. Nasce o Sagu. O sistema foi desenvolvido pela equipe do CPD da Univates em tempo recorde, cerca de 6 meses. Com a adoção ao Software Livre, outras instituições, espalhadas pelo Brasil, quiseram adotar a mesma solução, gerando uma demanda para a Univates fora do escopo de negócio dela. No inicio de 2003, nasce a Solis para atender a esta nova demanda. Atualmente contamos com 39 prestadores de serviço, sendo 25 cooperados, 10 estagiários e 4 funcionários".
Você já deve ter ouvido da Solis. Chama a atenção a boa imagem que toooodos têm da cooperativa, e não é a toa. A Solis é pioneira em negócios exclusivamente em Software Livre. Este pioneirismo fez com que este nicho de mercado ficasse a disposição da cooperativa. A Solis também é bem vista por disponibilizar todos os produtos desenvolvidos por eles sob licença CC-GPL. Acho legal isso, além de evitar a ira do GNU/Deus (piadinha x.x).
A Solis trabalha com desenvolvimento e infra-estrutura. Na área de desenvolvimento o destaque é o Sagu (http://sagu2.solis.coop.br), em sua segunda versão, o Gnuteca ( http://gnuteca.solis.coop.br), o Agata Reports (http://agata.solis.coop.br) e o Fred (http://fred.solis.coop.br ), na área de infra-estrutura o Tabserver (http://tabserver.solis.coop.br), entre outras soluções, como auditoria de segurança, roteador, proxy, servidor de e-mail e arquivos, enfim, uma infinidade de soluções que permite administrar redes de maneira ágil e segura. Para saber mais sobre as soluções, visite: http://www.solis.coop.br/handler.php?module=sites&action=view§ion=8&sitesdbname=solis
A cooperativa pensa em expandir sua área de atuação pelo brasil, deixando de ser exclusividade dos pampas xD. Em parceria com a InfomediaTV, vão inaugurar um escritório em Porto Alegre, que permitirá ampliar os contatos na capital, e tomar como base este trabalho para entrar em outras capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro ou até Brasília.
Drops:
1 - Falta empreendedorismo e vontade de fazer entre membros da comunidade SL Brasil. Na Solis eu consegui ver gente vestida normalmente, do jeito que o mercado espera. Nada contra roupas bizarras, cabelos estranhos, mas na hora de ser profissional isso passa a ter lugar e hora. Estranho é que eles (todos os Solianos) são "normais" e mesmo assim não perderam a capacidade técnica. Devem ser developers mutantes xD!!!!
2 - Eles tomam mais chimarrão que cafezinho!
3 - As Gnurias estavam todas trabalhando. Não quis incomodar! Da próxima vez elas não me escapam 0.0 Vão dar entrevista!!!
4 - Tinha uma camiseta do Slackware com a assinatura do Patrick Volkerding. Muuuuuuito legal, queria pegar ela, mas tava todo mundo me olhando 0_o
5 - O Junior me mostrou o gnome com 3D. \0/ Eu achei legalzinho, embora sem muita utilidade. Mas ele fazia muita balaca[1] (dito pela Josi) com o negócio :-) Segundo o Carlos (InfomediaTV) era viadagem o_O
6 - Ahhhh!!! Lá na solis tem KDE e Gnome e rodam em varios SO diferentes :D. Não percebi aquela patetice de *briguinha de torcida organizada*. Ufaaaa que sorte! Acho patético isso. ^^
7 - Quando chegamos na cidade percebi que Linux é conhecido por todos. Graças as divulgações feitas nos carros deles... xD (ver foto)
8 - Quando eu for pra universidade, vou querer trabalhar na Solis :D
9 - Pena que são poucos os sites que dão espaço pra todos como o BR-Linux. O resto tem muita politica. Seria legal se as iniciativas de *desenvolvimento* fossem apoiadas, até pq o governo ou empresas nem conseguem funcionarios. Parece que todo mundo só quer ir a eventos! (PS: Espero convite, passagens e hotel para ir ao Conisli xP)
10 - Espero que ninguém fale bobagem nos comentários . Isso desistimula qualquer um. Muitos da Komunidade atacam, criticam e gastam digitos e digitos escrevendo sempre o mesmo discurso porque *precisam* mostrar que têm uma opinião. Conselho [off] Usem os digitos para documentar, produzir e fazer algo útil!
Seja também um *polaquinho*
[1] Balaca: palavra oriunda do vocabulário gauchês. Significa fazer firula, coisinhas e tals para se exibir.
Nome: Junior
Idade: 26
Cargo: Presidente (uuui)
Desde quando vc trabalha na Solis? 2003.
"A Solis é um sonho que se realiza e tenho muito orgulho de fazer parte dela."
Nome: Marcone
Idade: 26
Cargo: Diretor comercial.
Desde quando você trabalha na Solis? Desde que ela existe.
"A Solis já é uma realidade, agora os sonhos são bem maiores."
Nome: Tiago
Idade: 24
Cargo: Coordenador de infra-estrutura e suporte.
Desde quando você trabalha na Solis? Fundador \o/
"A Solis foi um sonho nosso, que acreditamos que ia dar certo. Trabalhamos e hoje deu certo."
Nome: Josi
Idade: 25
Cargo: Comercial / Conselho Administrativo
Desde quando você trabalha na Solis? Desde a fundação.
"É muito bom fazer parte da Solis, porque além da realização profissional existem aqui fortes laços de amizade. A Solis é uma cooperativa, de fato, onde os principios de democracia e auto-gestao acontecem."
Falta empreendedorismo entre membros da comunidade SL Brasil? Qual o segredo da Solis que esbanja conhecimento sobre modelo de negocios nesta área? (seria um segredo dos *polaquinhos*?) xD
Além do pioneirismo, citado antes, podemos dizer que outro fator importante no sucesso da Solis é a união do grupo. As pessoas que formam nosso negócio têm um grande espírito de trabalho conjunto e empreendedor, além é claro, de conhecimento técnico. Este conhecimento técnico, só chegou a este nível por trabalharmos com Software Livre.