Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Um dia na cooperativa Solis - Relato e fotos sobre uma das principais iniciativas brasileiras de software livre

No fisl7.0 eu convidei a Mariana para fazer uma cobertura fotográfica do evento, e acabei surpreendido ao perceber que os comentários objetivos dela nas legendas das fotos que ela mesma tirou e selecionou formaram a notícia mais lida entre as publicadas após o evento. Eu a conheci em 2004 ,no próprio FISL, quando ela tinha 9 anos e provavelmente era uma das mais jovens usuárias de Linux no Brasil. Hoje, com 11 anos, ela acompanha ativamente a cena de software livre brasileira, a partir de sua base de operações em Porto Alegre, e freqüentemente me manda boas pautas e comentários para o BR-Linux.

Recentemente eu circulei um convite para que os interessados fizessem pequenas matérias descrevendo o que acontece em iniciativas de software livre na sua região. Na semana passada este convite foi tornado público, portanto se você tiver interesse em contribuir também, entre em contato! Mas a Mariana foi a primeira a atender, e aproveitou uma providencial carona para ir a Lajeado (distante pouco mais de 1h, de carro, da capital do RS) conhecer a pioneira cooperativa Solis, que há anos gera o sustento de diversos desenvolvedores a partir de programas exclusivamente licenciados pela CC-GPL.

Veja abaixo o texto completo enviado pela Mariana e mais a galeria de fotos que ela enviou. Não alterei nem editei nada, para preservar a atmosfera original.



Um dia na cooperativa Solis - Relato sobre uma das principais iniciativas brasileiras de software livre



por Mariana Iglesias


Hoje tive o prazer de conhecer a Cooperativa Solis. Aproveitei a carona de minha mãe que foi visitar uma empresa parceira, a Dobro (http://www.dobro.net/), que tem uma sede muito legal também em Lajeado (demoramos um pouco mais de uma hora de carro desde Porto Alegre) e me receberam com pão de mel.

Fomos almoçar com o presidente da Solis e seu diretor comercial, Junior Alex e Marcone, e o clima foi legal. A filha mais nova do Cesar Brod foi também, e descobri que os comentários dos filhos que tem pais nerds são sempre os mesmos. Sempre assim, compilar kernel em tudo, abrir Konsoles em qualquer ocasiao...E nunca, nunca abrir o msdos no windows, é mais grave que repetir o ano na escola. S_S

Cheguei na Solis logo depois do almoço. A sede é aconchegante ^^. Me deparei com um ambiente agradável. Conversei com o pessoal que gerencia e coletei alguns dados, que pra mim eram novos. Por exemplo a história do começo da Solis, como me explicou o Junior (presidente \0/): "No final de 99, a Univates, Centro Universitário, precisava atualizar seu sistema de gestão acadêmico. Cesar Brod, então consultor de tecnologia, achou interessante a construção de um gestor na forma de Software Livre. Nasce o Sagu. O sistema foi desenvolvido pela equipe do CPD da Univates em tempo recorde, cerca de 6 meses. Com a adoção ao Software Livre, outras instituições, espalhadas pelo Brasil, quiseram adotar a mesma solução, gerando uma demanda para a Univates fora do escopo de negócio dela. No inicio de 2003, nasce a Solis para atender a esta nova demanda. Atualmente contamos com 39 prestadores de serviço, sendo 25 cooperados, 10 estagiários e 4 funcionários".

Você já deve ter ouvido da Solis. Chama a atenção a boa imagem que toooodos têm da cooperativa, e não é a toa. A Solis é pioneira em negócios exclusivamente em Software Livre. Este pioneirismo fez com que este nicho de mercado ficasse a disposição da cooperativa. A Solis também é bem vista por disponibilizar todos os produtos desenvolvidos por eles sob licença CC-GPL. Acho legal isso, além de evitar a ira do GNU/Deus (piadinha x.x).

A Solis trabalha com desenvolvimento e infra-estrutura. Na área de desenvolvimento o destaque é o Sagu (http://sagu2.solis.coop.br), em sua segunda versão, o Gnuteca ( http://gnuteca.solis.coop.br), o Agata Reports (http://agata.solis.coop.br) e o Fred (http://fred.solis.coop.br ), na área de infra-estrutura o Tabserver (http://tabserver.solis.coop.br), entre outras soluções, como auditoria de segurança, roteador, proxy, servidor de e-mail e arquivos, enfim, uma infinidade de soluções que permite administrar redes de maneira ágil e segura. Para saber mais sobre as soluções, visite: http://www.solis.coop.br/handler.php?module=sites&action=view§ion=8&sitesdbname=solis

A cooperativa pensa em expandir sua área de atuação pelo brasil, deixando de ser exclusividade dos pampas xD. Em parceria com a InfomediaTV, vão inaugurar um escritório em Porto Alegre, que permitirá ampliar os contatos na capital, e tomar como base este trabalho para entrar em outras capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro ou até Brasília.

Drops:



1 - Falta empreendedorismo e vontade de fazer entre membros da comunidade SL Brasil. Na Solis eu consegui ver gente vestida normalmente, do jeito que o mercado espera. Nada contra roupas bizarras, cabelos estranhos, mas na hora de ser profissional isso passa a ter lugar e hora. Estranho é que eles (todos os Solianos) são "normais" e mesmo assim não perderam a capacidade técnica. Devem ser developers mutantes xD!!!!

2 - Eles tomam mais chimarrão que cafezinho!

3 - As Gnurias estavam todas trabalhando. Não quis incomodar! Da próxima vez elas não me escapam 0.0 Vão dar entrevista!!!

4 - Tinha uma camiseta do Slackware com a assinatura do Patrick Volkerding. Muuuuuuito legal, queria pegar ela, mas tava todo mundo me olhando 0_o

5 - O Junior me mostrou o gnome com 3D. \0/ Eu achei legalzinho, embora sem muita utilidade. Mas ele fazia muita balaca[1] (dito pela Josi) com o negócio :-) Segundo o Carlos (InfomediaTV) era viadagem o_O


6 - Ahhhh!!! Lá na solis tem KDE e Gnome e rodam em varios SO diferentes :D. Não percebi aquela patetice de *briguinha de torcida organizada*. Ufaaaa que sorte! Acho patético isso. ^^

7 - Quando chegamos na cidade percebi que Linux é conhecido por todos. Graças as divulgações feitas nos carros deles... xD (ver foto)

8 - Quando eu for pra universidade, vou querer trabalhar na Solis :D

9 - Pena que são poucos os sites que dão espaço pra todos como o BR-Linux. O resto tem muita politica. Seria legal se as iniciativas de *desenvolvimento* fossem apoiadas, até pq o governo ou empresas nem conseguem funcionarios. Parece que todo mundo só quer ir a eventos! (PS: Espero convite, passagens e hotel para ir ao Conisli xP)

10 - Espero que ninguém fale bobagem nos comentários . Isso desistimula qualquer um. Muitos da Komunidade atacam, criticam e gastam digitos e digitos escrevendo sempre o mesmo discurso porque *precisam* mostrar que têm uma opinião. Conselho [off] Usem os digitos para documentar, produzir e fazer algo útil!

Seja também um *polaquinho*

[1] Balaca: palavra oriunda do vocabulário gauchês. Significa fazer firula, coisinhas e tals para se exibir.



Perfil dos entrevistados




Nome: Junior
Idade: 26
Cargo: Presidente (uuui)
Desde quando vc trabalha na Solis? 2003.
"A Solis é um sonho que se realiza e tenho muito orgulho de fazer parte dela."

Nome: Marcone
Idade: 26
Cargo: Diretor comercial.
Desde quando você trabalha na Solis? Desde que ela existe.
"A Solis já é uma realidade, agora os sonhos são bem maiores."


Nome: Tiago
Idade: 24
Cargo: Coordenador de infra-estrutura e suporte.
Desde quando você trabalha na Solis? Fundador \o/
"A Solis foi um sonho nosso, que acreditamos que ia dar certo. Trabalhamos e hoje deu certo."


Nome: Josi
Idade: 25
Cargo: Comercial / Conselho Administrativo
Desde quando você trabalha na Solis? Desde a fundação.
"É muito bom fazer parte da Solis, porque além da realização profissional existem aqui fortes laços de amizade. A Solis é uma cooperativa, de fato, onde os principios de democracia e auto-gestao acontecem."


Galeria de fotos





Marcone - Diretor comercial da Solis. A maioria tem um note como o dele -.- Os adesivos também são iguais!



Eram 3 cartões de crédito de 3 empresas diferentes. O Júnior, como presidente da mesa, calculou a conta do restaurante. Depois de 20 minutos.



Marcone e Josi comigo. ^^



Tinha uma camiseta do Slackware com a assinatura do Patrick Volkerding. Muuuuuuito legal, queria pegar ela, mas tava todo mundo me olhando 0_o



Mídia alternativa. Linux por Lajeado!



Junior me mostrando o Gnome 3D, poderia ser Gnome xD.



Ambiente de trabalho \o/



Ambiente de trabalho, adesivos em notebooks, e ... Gnurias trabalhando quietinhas, achei uma! \o/~



Foto Kawaii. Não sei se o Tux ou o notebook *novinho* do Junior xP



Os meninos que cuidam dos servidores são Jedis.



Yeah!!!




Observação final - o valor do trabalho empreendedor em equipe



A Mariana me mandou também as anotações da entrevista que ela fez com o presidente da Solis, e que serviu como base para muitos dos detalhes sobre a cooperativa que ela incluiu em seu texto final. Uma pergunta em particular (e sua resposta) me chamou a atenção, e reproduzo aqui:


Falta empreendedorismo entre membros da comunidade SL Brasil? Qual o segredo da Solis que esbanja conhecimento sobre modelo de negocios nesta área? (seria um segredo dos *polaquinhos*?) xD

Além do pioneirismo, citado antes, podemos dizer que outro fator importante no sucesso da Solis é a união do grupo. As pessoas que formam nosso negócio têm um grande espírito de trabalho conjunto e empreendedor, além é claro, de conhecimento técnico. Este conhecimento técnico, só chegou a este nível por trabalharmos com Software Livre.




Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Paulo Junior
Verdade: Concordo plenamente com o item 10 dos Drops dela.

Comentário de Ramon Gadelha
Olá: Olá pessoal, vim aqui divulgar meu site blog linux, tou iniciando o blog ainda, espero apoio da comunidade para tal.
Link: http://linuxspeech.blogspot.com
Comentário de Toskinha
Linda linda linda: Esta menina vale ouro...
Parabéns Augusto, por ter estas idéias de trazer material informativo. Parabéns por lançar estes desafios para a Mari não perder tempo como tantas vezes a gente perde respondendo quem só quer distrair, e sim gerando conteúdo válido.
E parabens Mari! Fico muito orgulhosa de ti, continue com suas análises e puxando a orelha de todos, inclusive as nossas se precisar!
Comentário de Prefiro não dizer
quase aí: unm,
essa menina deu um show :P

mas, por favor Toskinha, não se coloque como a referência...

Admita que alguém que discorda de você pode estar certo, ainda que não esteja...

Agora fui que eu tou ocupado documentando...
Comentário de Lucas Willian Bocchi
Saber administrar: O segredo da Solis, além é claro do embasamento técnico, dá-se pela capacidade e inteligência desses gaúchos em gerenciar o seu negócio. Em resumo, de nada adianta eu ter uma Ferrari na mão se a estrada pela qual tenho que passar é uma estrada de terra toda esburacada! Se trocarmos em miúdos, de nada vale eu ter um baita conhecimento técnico se não tenho o "tino" ou "insight" pra saber quando, como e porquê usar uma determinada ferramenta em proveito do todo do projeto. Como gerente de TI da empresa onde trabalho, conheço muito bem esse problema, e por estar em contato com vários projetos ligados a Solis, também sei que, nesse quesito, a gauchada é show de bola. Parabéns pra eles!

Aproveitando, gostaria de parabenizar a Mariana pelo seu tino jornalístico: você realmente tem futuro, padawan! Se continuar assim, provávelmente veremos seu nome daqui a alguns anos nos textos das mais renomadas revistas sobre informática no País. E, antes que me perguntem: não, não vou dar parabéns para o Augusto. O bicho é um baita de um lambaio, e é como o pessoal da Solis: sabe administrar bem o seu negócio, pois engaja a pequena padawan de forma sutil e extremamente inteligente nele, dando oportunidade de uma nova cabecinha despontar no mundo do Software Livre. Quem sabe, sabe!
Comentário de jorgilson
solis: muito bom o artigo da mariana, esses cabas ai da solis sao uns cabra da peste sao arretados messmo, se fosse aqui na minha cidade ia convidar os cabras ai pra comer um bode assado, mesmo sabendo que o negocio deles e chimarrao e churrasco.

obs: gente educada e outra coisa.
valeu galera.
jorgilson cabral
petrolina-pe
Comentário de Lady Ju
Ela é minha menina!: Orgulho da titia!
A Mariana está de parabéns, guria tri inteligente!
Em um mundo onde a futilidade impera, é muito difícil encontrar pessoas que se interessem por obter conhecimento, compartilhar informação, etc etc etc, ainda mais na idade dela!
Beijocas da Tia!

Comentário de CWagner
Corujisse pouca é bobagem: Corujisse pouca é bobagem :)

Mas estás corretíssima em elogiar a guria.

Chega a ser impressinante o fato dela se interessar por assuntos avessos aos dominantes nas rodinhas de conversas de adolescentes.

Tomara que ela não perca o fôlego e se torne uma ótima profissional, seja em qual área for, e que continue com a sua curiosidade e força de vontade de fazer e ser diferente.

Parabéns à Mariana.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Guilherme
Bacana: Heim, bacaníssima a iniciativa, entrevistas e etc ...


Comentário de fmercurio
Muito Bom!!: Muito boa a matéria, contém todo o conteúdo necessário para uma boa notícia... informação, diversão e objetividade.

Parabéns Mariana!! Vai nessa que tu ainda vai contribuir muito pra comunidade SL.

P.S: Apesar de você ter achado o "Gnome 3D" (leia-se XGL+Compiz) firulisse você tem que concordar que impressiona não é mesmo? Mas pelo visto você curte mesmo é KDE... rs... Gnome nunca irá te impressionar... xP

Felippe Mercurio
Comentário de Filipelinux
Oi Mariana,: Oi Mariana,

como todos dizem, parabéns por sua iniciativa. Bom, não é só o br-linux que dá esta oportunidade, tem outros como a minha página que ainda está começando. Se quiser pode mandar também artigos, entrevistas e outros textos, pois toda a página é Creative Commons.

Abraço

Filipe

filipelinux(ARROBA)gmail(PONTO)com
técnico em eletrônica
Administrador júnior de sistemas Linux
Comentário de nemesis
o ambiente de trabalho: o ambiente de trabalho parece bem legal. Cooperativas parecem a direção certa para se ganhar dinheiro fazendo software livre.

hmm, minha guria ainda vai me dar orgulho assim... ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de o Heremita
Muito bem feito.: Obrigado por nos mostrar estes fatos, que acontecem lonje de nós.

Parabéns pela qualidade do que você escreve.
Muito boa sorte e muitas felicidades!!!
T+

----
Sincero Zeferino Filho (O Heremita), Linux User 318644, Slackware 10.2
Comentário de _mah_
Obrigada a todos!: Queria agradecer a todos que gostaram da matéria, comentaram, enfim! Obrigada!

Quero agradecer especialmente ao VMedina, que resolveu não *colaborar* neste tópico.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004