Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Um bolo para registrar os primeiros 30 dias sem uma reação oficial ao Windows imprevisto no Computador para Todos

O bolo, alegremente consumido depois da vitória do Brasil neste domingo, estava gostoso - mas todos por aqui prefeririam não ter tido razão para acender a velinha em cima dele que registra o primeiro mês sem reação oficial ao imprevisto dual boot de Windows XP no Computador para Todos.

Como comentei no editorial desta sexta no BR-Linux:

Quando completar o primeiro mês, vamos organizar uma festa? Já faz 27 dias que foi divulgado ao público em geral que havia uma iniciativa (que na verdade começou em fevereiro) para comercializar micros com Windows XP (e Linux em dual-boot) com as vantagens e benefícios do programa Computador para Todos, criado pelo governo federal com bastante fanfarra como sendo um programa de apoio ao software livre, de forma exclusiva.

Na semana passada a primeira destas máquinas chegou ao mercado, com aprovação expressa do MCT (que concedeu a mesma aprovação também a outros fabricantes). Na ocasião, a ComputerWorld obteve a declaração, por parte de um dos coordenadores do programa, de que 'o tema do dual boot foi debatido exaustivamente ao longo de um ano e meio da elaboração do programa'. Mesmo assim, este tema exaustivamente debatido não foi mencionado na norma que instituiu o programa, e agora o resultado está aí: o MCT diz que pode, e a única resposta até o momento foi a de algumas outras autoridades dizerem que não pode - mas à imprensa, e não de forma oficial.

Quando se completou a terceira semana desde a divulgação pública do assunto, a mesma ComputerWorld divulgou declaração de que o assunto seria tema de uma reunião ministerial 'provavelmente até esta semana', e que só após esta reunião seria possível divulgar uma posição sobre o assunto.

Hoje é dia 16. No dia 18, se ainda não houver esta posição, vou comprar um bolo e uma velinha para marcar o primeiro mês ;-) E torcer para em 18 de julho não ter de comprar mais uma!


E aí está a foto para a posteridade:



Se completarmos mais uma semana sem reação oficial a este imprevisto, sem saber quem fez não constar na norma o assunto do dual boot, que segundo as autoridades responsáveis foi extensivamente discutido nas reuniões com os fabricantes enquanto se preparava o texto, sem uma demonstração efetiva por parte dos órgãos que afirmam que o dual boot permitido pelo MCT viola as regras existentes, estou pensando em organizar um bolão. O que vocês acham?

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de nemesis
acho que uma pizza combinava: acho que uma pizza combinava melhor com a cerveja e a situação... :)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de brain
não esqueça de mandar uma foto: Pizza com velinha fica meio estranho, mas se você for fazer, mande o link pra uma foto aqui nos comentários...
Comentário de dermeister
Brain...: Brain, você é de uma genialidade cruel (ou de uma crueldade genial..) ;)

Comentário de bebeto_maya
Software Livre enchendo linguiça: __Prometi a mim mesmo que não iria mais perder meu tempo discutindo esse assunto do PC para Todos, que já encheu. Todo mundo sabe que o Software Livre só enche linguiça nesse PC, ele vem mal configurado e o usuário não tem acesso a um curso de treinamento, pra completar nossa cultura de formação de técnicos induz o formando a "formatar e instalar o WIndows", sequer usam os termos corretos, apelando sempre para internet com Internet Explorer e edição de texto virando Word mesmo...

__Sabe, é normal ver novatos cometendo esses erros, mas é um absurdo quando você entra nesse ou naquele "maior site de informática da América Latina" e o sujeito escreve uma matéria sobre redes, e enfoca apenas Windows, ou empurra um Internet Explorer goela abaixo do estudante.

__Com uma cultura predatória colonizada e passiva, como a nossa, SOftware Livre, com ou sem dual boot, vai do computador para a lixeira, via "fdisk" de algum disco de Boot...E nós todos sabemos como é esse dual boot: Um disco de 40Gb com 1 GB para o Linux e 39Gb para o WIndows, além de um manual escrito apenas para o Windows...Lastimável, que o PC para Todos esteja transformando um sistema operacional tão bom quanto o Linux num ¨S.O. que ninguém quer."
________________________________
Arte com Linux e Software Livre:
http://inteligencianatural.sites.uol.com.br
Comentário de Ricardo Wong Jin Bom
Pegando a deixa de Ronald: Pegando a deixa de Ronald Reagan ( o ator que fez comédia em Washington ), o governo não é a solução do problema, mas sim parte do problema. O que esperava-se em um ano de eleição, onde uma contribuição cx2 anônima para causas do partido pode realizar milagres.

Existem empresas que vendem máquinas com Linux, mas o foco é o mercado corporativo, simplesmente porque no Brasil apenas o governo e o mercado corporativo compram licenças da M$ e portanto se beneficiam com a troca. Enquanto o mercado doméstico tiver o suporte dos shoppings populares, e a cultura geral ser que democratização da informática ser dar acesso a internet e a um editor de textos para moradores de áreas carentes, não há muito o que ser feito, além de tornar público todas correções factíveis no CP. Me atrevo a dizer que é melhor que o CP não esteja rodando o linux que rodando mal.



Comentário de nemesis
poucas vezes: "Existem empresas que vendem máquinas com Linux, mas o foco é o mercado corporativo, simplesmente porque no Brasil apenas o governo e o mercado corporativo compram licenças da M$"

poucas vezes vi um comentário tão lúcido quanto o seu por aqui...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de renattolima
Ano de campanha...: Bom, eu acho que esse computador só saiu porque estamos em ano de campanha eleitoral. Não vi nenhum comprometimento maior do governo em relação ao projeto. Mas uma coisa estou seguro, ele será usado e muitas vezes para tentar trazer alguma glória ao governo, posso até ver o slogan: "Inclusão digital, um compromisso do nosso governo". Infelizmente a massa não conhece a verdade, causa da nossa indignação, e será por esta falta de informação e consequente inércia, que o projeto não andará mais do que já caminhou até aqui. Espero que eu esteja errado, mas o cheiro de pizza me deixa ainda mais incrédulo.

Abraço a todos.
Comentário de Fernando Augusto Bender
Dual Boot para todos: Colega,

Sugiro que um advogado seja consultado sobre como proceder juridicamente neste caso. Existem leis claras no país que nem sempre são devidamente observadas e cumpridas, por cidadãos e autoridades. Qualquer pessoa pode questionar a validade de uma medida. Tive sucesso com este tipo de experiência e recomendo.

Saudações.
Comentário de The Darkness
Temos que mudar o foco da discução: Temos que tirar a discução do "LINUX x outros" e focar no custo que é onde o problema realmente está.

Como já postei em outro artigo, o problema não é o Dual-Boot em sí. O problema na verdade é que o custo do sistema operacional é subsidiado com verba pública (nosso dinheiro) e na troca do LINUX por outra alternativa, quem paga a diferença somos todos nós.
Se as concorrentes quisessem competir nessa área deveriam oferecer seus produtos sem custo, nesse caso eu apesar de não concordar não reclamaria.
Cada usuário tem o direito de escolher o sistema que vai colocar na máquina, mas se sou eu quem ajuda a pagar, aí ele vai usar o que for mais barato, ou então pagar a diferença por conta própria.

[ The Darkness ]
[ Jorge Bastos ]
Usuário Linux 407232
É Usuário de Linux? Apareça !!!
Comentário de brain
Outra visão: Eu vejo o problema de outra forma, ainda. Acredito que o governo deveria poder fazer programas de incentivo ao que ele quiser incentivar.

A questão que eu identifico aí é que neste caso foi divulgado que a intenção é de incentivar exclusivamente o software livre, e que o dual boot foi discutido e negado nas reuniões de preparação da norma vigente. Entretanto, neste momento o MCT diz o contrário , e nenhuma providência foi tomada (ou ao menos divulgada) para identificar a razão de um aspecto tão vital não ter constado na norma de forma clara, ou para reverter esta situação.

Em resumo, meu ponto de vista é que eu não acharia isto um problema, se fosse intencional e divulgado como tal. Sendo um "acidente" e tendo sido divulgado de outra forma, deveria haver uma apuração, reação e resposta - com clareza, transparência e celeridade.
Comentário de BlackLotus
Vendo aquele note perto da: Vendo aquele note perto da bebida me dá calafrios... já perdi um assim... uma formiga tropeçou no copo e PUM! Uma formiga de cinco dedos, não meus, claro.
Comentário de Eje del Mal
Perde a Garantia!: Se instalar Windows pirata perde a garantia; Se vier com XP Homer Edition e instalar Office pirata perde a garantia. Mas se for instalar, fala com o meu primo, que ele cobra só R$ 50,00. Baratinho.
Comentário de CWagner
Sempre foi assim e será: Sempre foi assim e será até que criemos vergonha na cara e elejamos verdadeiros representantes do povo, e não das elites.

Em se tratando de Brasil mada mais comum que se encontre brechas em leis (agora está claro como esses verdadeiros vertedouros de dinheiro surgem do nada) que possam levar a alguma vantagem para alguém. Infelizmente esse alguém nunca é povo, mas vá lá: "Todo povo tem o governante que merece", visto que esse povo pouco se importa com questões como liberdade de software ou software livre ou código aberto. A grande maioria está mais preocupada em comprar um computador, seja para ajudar nos estudos dos filhos, seja para aprender a mexer com o bicho, seja pra usar a tal da Internet, que seja. Tudo menos usar programas livres.

Por mim acabava-se com computador conectado para todos e abria-se linhas de créditos para quem tivesse capacidade de oferecer um equipamento decente para ser utilizado para a maioria dos casos.

Com ou sem Linux, o que interessa é levar computador para o povão. Se um dia alguém se interessar, muda para Linux, BSD, Haiku ou qualquer outra coisa que não seja Windows, mesmo porque essas máquinas não vão agüentar o Vista, dificilmente terão mais que dois de atualização do XP, etc.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Orvalho J Augusto
Isso de dual boot difama: Isso de dual boot difama linux.
Ca em Mocambique (Sul de Africa) vi um projecto cujo objecto era dispor material didactico para as escolas primarias para os 5 a 7 anos de escolaridade. Tal material didactico deveria baseaiar-se me Software Livre. Na cabeca dos engenheiros que implementaram foi: em cada umas das escolas contempladas haveriam maquinas windows rodando aquilo que ja sabemos da casa do M$ e um servidor de conteudos (ou uma coisa parecida) com Linux (em dual boot) e outros partidos similares.
Os tipos configuraram aquilo em meses longos (pelo menos 3) e deixaram linux mal que o todo mundo reclamou por windows! E como ja la estava... Imaginem!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004