O bolo, alegremente consumido depois da vitória do Brasil neste domingo, estava gostoso - mas todos por aqui prefeririam não ter tido razão para acender a velinha em cima dele que registra o primeiro mês sem reação oficial ao imprevisto dual boot de Windows XP no Computador para Todos.
Como comentei no
editorial desta sexta no BR-Linux:
Quando completar o primeiro mês, vamos organizar uma festa? Já faz 27 dias que foi divulgado ao público em geral que havia uma iniciativa (que na verdade começou em fevereiro) para comercializar micros com Windows XP (e Linux em dual-boot) com as vantagens e benefícios do programa Computador para Todos, criado pelo governo federal com bastante fanfarra como sendo um programa de apoio ao software livre, de forma exclusiva.
Na semana passada a primeira destas máquinas chegou ao mercado, com aprovação expressa do MCT (que concedeu a mesma aprovação também a outros fabricantes). Na ocasião, a ComputerWorld obteve a declaração, por parte de um dos coordenadores do programa, de que 'o tema do dual boot foi debatido exaustivamente ao longo de um ano e meio da elaboração do programa'. Mesmo assim, este tema exaustivamente debatido não foi mencionado na norma que instituiu o programa, e agora o resultado está aí: o MCT diz que pode, e a única resposta até o momento foi a de algumas outras autoridades dizerem que não pode - mas à imprensa, e não de forma oficial.
Quando se completou a terceira semana desde a divulgação pública do assunto, a mesma ComputerWorld divulgou declaração de que o assunto seria tema de uma reunião ministerial 'provavelmente até esta semana', e que só após esta reunião seria possível divulgar uma posição sobre o assunto.
Hoje é dia 16. No dia 18, se ainda não houver esta posição, vou comprar um bolo e uma velinha para marcar o primeiro mês ;-) E torcer para em 18 de julho não ter de comprar mais uma!
E aí está a foto para a posteridade:
Se completarmos mais uma semana sem reação oficial a este imprevisto, sem saber quem fez não constar na norma o assunto do dual boot, que segundo as autoridades responsáveis foi extensivamente discutido nas reuniões com os fabricantes enquanto se preparava o texto, sem uma demonstração efetiva por parte dos órgãos que afirmam que o dual boot permitido pelo MCT viola as regras existentes, estou pensando em organizar um bolão. O que vocês acham?
;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")