Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Desenvolvedores do kernel Linux divulgam documento conjunto sobre a GPLv3

Renomados desenvolvedores apontam questões sobre a versão atual dos rascunhos da GPLv3, e elas não se restringem ao já desgastado debate sobre DRM e patentes.


“Um grande grupo de desenvolvedores do kernel Linux (incluindo figurões como Andrew Morton, Greg Kroah-Hartman e Dave Jones) divulgou publicamente hoje a sua posição quanto à GPLv3 em elaboração. O documento fala sobre o relacionamento entre as liberdades específicas da GPLv2 e o sucesso do Linux (e, por conseqüência, da expansão do código aberto) nos últimos 15 anos, sobre a inexistência de 'bugs' na versão atual que levem à necessidade de uma reescrita profunda, e vários outros temas interessantes.

Um dos aspectos que mais me chamou a atenção em todo o texto foi a menção ao combate à proliferação de licenças, e o sucesso que a GPLv2 vem obtendo em alcançar uma posição dominante que inclusive facilita a vida de quem empacota ou distribui software livre, pois aí tem de lidar com menor quantidade de licenças diferentes e às vezes incompatíveis entre si.

Mas o núcleo da argumentação apresentada, na minha opinião, foi a lembrança do compromisso que a FSF mantém com todos os que licenciam softwares sob a GPL, de que o espírito da licença será mantido em versões posteriores. A possível 'incompatibilidade de espírito' entre a GPLv2 e uma nova versão que acrescente restrições adicionais incompatíveis com os seus próprios termos é algo que merece ser debatido e investigado.

A posição de James E.J. Bottomley, Mauro Carvalho Chehab, Thomas Gleixner, Christoph Hellwig, Dave Jones, Greg Kroah-Hartman, Tony Luck, Andrew Morton, Trond Myklebust e David Woodhouse aponta outras questões sobre a versão atual dos rascunhos da GPLv3, e elas não se restringem ao velho debate sobre DRM e patentes.

Como o tema foi exposto publicamente, torço para que o debate destas idéias no âmbito da FSF e da comunidade como um todo seja elevado e mantenha o foco na busca de uma licença livre que atenda aos interesses de todos os envolvidos.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de leonardo_lopes
a GPLv3 marca o racha: a GPLv3 marca o racha definitivo entre open-source e Free Software.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de Covarde Anonimo
Uma licença não precisa agradar todos.: Uma licença não precisa agradar todos. Quem quiser algo mais flexível pode usar BSD ou Artistic, por exemplo.

A GPLv2 está obsoleta pois não contempla novas novas tecnologias que reduzem a liberdade (como DRM) e que foram criadas, entre outras coisas, para prejudicar o software livre.

Minha visão é que os desenvolvedores do kernel deveriam estar mais preocupados com o que fazer quando certas empresas insistem em manter drives de kernel proprietários e transformam o sistema numa Torre de Babel.

Comentário de brain
drivers proprietarios: O Greg Kroah-Hartmann, um dos desenvolvedores à frente deste manifesto, é também uma das vozes mais ativas contra os drivers proprietários linkados ao kernel.
Comentário de leonardo_lopes
Isso não significa: Isso não significa absolutamente nada. O fato de ele ser contra drivers proprietários, não faz dele um defensor das liberdades do usuário. caso contrário ele não seria "pró-DRM".

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de brain
significa sim: significa a resposta ao comentário acima do meu.
Comentário de leonardo_lopes
Comentários ao texto: 1. Linux and GPLv2
A versão atual possui problemas, como ignorar Patentes e DRM. Ela não é uma licença elaborada para ser aceita globalmente. Então esse argumento de que a GPLv2 está adequada para todas as realidade é falso.

2. Linux, the Kernel and the Open Source Universe
É considerável, mas inevitável, que existam conflitos de licenças. Mas considerar esse argumento acima da defesa da liberdade é algo arriscado. pois se quisermos um ambiente sem problemas de licenças, deveríamos todos largar a GPLv2 e usar a LGPL ou qualquer outra licenças menos restritivas.

3. Linux and Freedom
A GPL, enquanto licença da Free Software Foundation, tem a intenção de defender 4 liberdades que são consideradas pela mesma, fundamentais. A idéia da GPL é ser um modelo de licença Copyleft. Não é de defender a liberdade que todo mundo achar que deve defender. Não que eles não tenham direito de considerar as opiniões dele, mas não coloca-las como ponto fundamental da GPLv2.

4. Pivotal Role of the Free Software Foundation
A filosofia da GPLv3 é a mesma da GPLv2 para garantir a liberdade do software. Eu já assinei papeis para contribuição para a gLibC, GNU Hurd e GNU Mach. O texto é simples, ele fala que a FSF vai sempre manter seu código livre e disponível. A GPLv3 garante tudo isso da mesma forma.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de vmedina
Oras o de sempre...: Eles estão apoiando o patrão ué.

Eu não entendo, como essas pessoas podem ser tão cegas assim. A GPL v2 não tem bugs? Ela não deixa certas coisas descobertas? Oras, tão de brincadeira.

Sem falar em como consideram o trabalho do time do Kernel mais importante que o pessoal dos programas, ambientes gráficos e etc. Meus caros, vocês poderiam fazer o melhor Kernell do mundo, mas dependem de projetos como o GNOME, de utilitários como as GNU-Utils e sem mencionar o GCC. Como sempre eles exageram na própria importância.

A justificativa sobre a DRM é tãoooo esquisita: "Nós não gostamos da DRM malvada que magoa os usuários, mas também não queremos nada pra proteger os usuários dela".* Ou pior: "Não nos importamos de usarem nosso trabalho em produtos com DRM."*

Mais risível ainda é a das patentes: "Patentes de software são más, a menos que sejam as dos nossos amiguinhos, aí elas são boas e tem que se deixadas em paz"*

Alguém mais acha isso muito errado??

[]s!

*: minha própria interpretação.

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Terramel Pagliacci_
Concordo com VMedina: Meu querido. Concordo plenamente com o que vc falou. Infelizmente a criançada noob insiste em ficar brincando de moderar negativamente os comentários dos outros só ;/

Mas realmente é assim mesmo e infelizmente os desenvolvedores do kernel se acham mais importantes que os outros. Realmente eles sao muito importantes mesmos, mas nao devem esquecer que sem o resto dos programas GNU o Kernel não é nada...
Comentário de popolony2k
Concordo....: ..com o vmedina e com você sobre a moderação e é mais grave ainda pois moderei você positivamente e seu comentário não ficou moderado positivamente (não, o mesmo não estava moderado negativamente antes).

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de popolony2k
Quanto aos comentários do vmedina...: ...coitado, os comentários dele já entram negativos como parâmetro default.

kkkkk.

É sábado, no stress.

Leidson C.A.F (Popolon Y2k)
PlanetaMessenger.org (Java Universal Messenger)
Comentário de vmedina
já até me acostumei...: Pensar fora do que os outros (quem vestir a carapuça que se explique) vomitam como sendo a verdade é moderado para baixo.

Afinal, a MS é amiga do Software Livre, o mundo é interoperável e quem acha que isso tudo não é verdade deve ser apenas um Troll.

Como diria Alfred E. Neuman:"Quê, eu me preocupar?" ;)


Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Realmente... o lance é que são trabalhos complementares.: Mas não é todo mundo que tem a clareza de pensamento para chegar até essa percepção.

Na maioria das vezes o pessoal pensa em RMSxLinus, quando lance é GNU+Linux. Brigas a parte, o lance de GNU/Linux, ou Linux/GNU se preferir, é o que ocorre realmente.

Quanto a moderação negativa, só posso dizer que é uma pena que as pessoas não gostem de pessoas que pensam além do que lhes regurgitam através da mídia. Para mais sobre isso, veja resposta abaixo. :)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de nemesis
sTalMann iS TEH suX!: como o medina disse, faça o que o patrão mandar. IBM, Novell e companhia se sentem obviamente incomodados com uma licença anti patentes e DRM...

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de CWagner
Sou apenas eu ou o pessoal: Sou apenas eu ou o pessoal esquece que na época do lançamento da GPL2 não havia DRM?

Sabem o que acontece com sistemas operacionais à medida que um equipamento vai evoluindo, ganhando novas funcionalidades e possibilidades de uso? Ele evolui junto, adicionando novas chamadas de sistema, novos device drivers, etc...

O mesmo deve acontecer com as licenças, sejam elas quais forem. Mesmo as licenças de aquisição de mídias: CDs, DVDs, fitas, etc... devem se atualizar e contemplar as novas funcionalidades e limitações dos meios de distribuição e comércio.

Creio que o para o Linus seria mais viável, para agradar a quem quer que seja, adotar outra licença ou criar uma que seja mais compatível com as idéias dos mantenedores e programadores do Linux.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

Assista e divulge: documentário sobre os poderes da Rede Globo, produzido pela Channel 4, de Londres (Obrigado,jm)
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/08/260618.shtml
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004