Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

PC popular com Linux e "pirataria" institucionalizada

O leitor Renato Luís Provazi enviou o seguinte testemunho: "Sou morador da cidade de Campinas - SP, pólo tecnológico, possuo uma pequena empresa de informática e identificando o Linux como o futuro do software no Brasil e no mundo, tenho voltado meus esforços para trabalhar com este sistema, que alem de ser excelente, é tambem democrático. Ao visitar a loja de um conhecido hipermercado em Campinas, como sempre dei uma passada no setor de informática para dar uma olhada, estava olhando o computador para todos vendido lá, um equipamento da Novadata oferecido por R$ 1099,00 e com sistema operacional Linux, quando fui abordado por um vendedor. Ao indagá-lo sobre o sistema Linux tive uma surpresa com a resposta, o próprio vendedor se ofereceu para ir até a minha casa para apagar o linux e instalar uma versão pirata do windows e pacote office caso eu comprasse o computador, tudo por R$ 80,00. A pergunta que fica é a seguinte: Como uma pequena empresa de informática ira concorrer em um cenário desses? onde até mesmo os Hipermercados, e seus funcionários oferecem sistemas piratas? Ao final da conversa o vendedor me deu um cartão do hipermercado com seu nome impresso e marcou a caneta o seu celular. Lamentável!"

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de John Doe
Eu disse que isso ia acontecer!!: Eu profetizei isso!!



Agora é só esperar...
Publicado por John Doe (não confirmado) em Qui, 2005-03-24 12:45.

...daqui a uns 6 meses os malucos fazendo "Install Fests" do "Windão XP Pirata Edition" comprado a 5 reais nos camelôs (a tendência é que o preço baixe ainda mais...). Consigo imaginar a cena:

-Ô pai.
-Que qui é muléqui?
-Por que o "Queiqui" não roda nesse computador pai?
-Não sei Credinelson Júnior... Essa porcaria de "Guinu Linuquis" que veio nesse joça computador que você fez eu comprar por causa daquela propaganda na Televisão não roda o "Queiqui" nem o "Córeudró" nem o "Ofissi Xispê". Pior que eu vou ter de ficar pagando isso até o final de esse computador até o final de 2007...
-Mas pai, o Joicecleimar, filho da dona Rosicreidi joga o "Queiqui" no computador dele pai!! E é iguau ao meu!!
-Joga?!?
-Joga sim pai!! Ele comprou um CD do "Uindus Xispê" daquela banquinha lá na praça perto da igreja.
-Mas deve ser caro mulequi. Nun tenho mais dinheiro!
-Não pai, baratinho pai... Ele pagou 5 reau. Se comprar pacote com o "Queiqui" e o "Ofissi Xispê" junto custa 10 reau tudo. Compra pai, compra!!
-Tá Credinelson Júnior, amanhã eu compro...

É exatamente isso que vai acontecer. O legal é que isso vai ajudar a fomentar o mercado... o mercado da pirataria é logico. Até vai gerar mais empregos. A demanda de mão de obra "especializada" será muito grande. Vai ter muita gente instalando Windão por "10 reau" (incluindo o CD...). Isso inclusive vai ajudar a reeleger o Lula por que ele gerou novos empregos!!

Ahh, ainda vai ter a comunidade!! É capaz dos malucos se organizar e fazer o um grande Install Fest. Já teria até um nome: FNISPPC "Festival Nacional de Instalação de Software Pirata no PC Conectado". O Windão vai ser o "Software Livre" da vez. :D

Hehehehe, quem deve estar rindo de tudo isso é o Bill. A MS pode até ganhar nada com isso por enquanto, mas *certamente* a base de computadores com Windão no Brasil vai aumentar, e muito.

Hehehe. Temam o futuro meus caros... +_+

[]s

John Doe

http://www.johndoeonline.com



E ai, que voces me dizem? O Governo "Loolalá" queria inclusão digital, agora eles tem. A parte massa é que tão usando grana de nossos impostos para subsidiar isso. Nós estamos pagando isso para os caras usarem Windão Pirata. Sem comentários...

John Doe
Comentário de adilson
Era caso de chamar o gerente e reclamar no SAC: O que não podemos é deixar isso barato.
___
Nullum magnum ingenium sine mixtura dementiae fuit - Seneca
Comentário de Carlao Bazuca
Possiveis soluções:: Fiquei sensibilizado com o caso do amigo de Campinas e tenho sugestões de possíveis soluções:

1- Se o cara está instalando Windão à 80 contos coloque um anuncio no Jornal e faça por 70,00.
2- Se isso não funcionar, denuncie ele para a ABES (procure o numero do disc cagueta em algum lugar).

Se nada disso der certo, tente mudar de ramo. :)

Carlao
Comentário de puelocesar
Opa, peraih, o programa tem p: Opa, peraih, o programa tem problemas sim, mas criticar a redução de impostos???? Reduzir impostos é de longe uma coisa ótima, e outra, sob esse ponto de vista seu quem está sendo prejudicado é o mercado de softwares, pq o mercado legalizado de computadores tem aumentado bastante.

O que é lamentável é que instalem sistemas tão limitados e façam configurações tão ruins nestes computadores.

Se montassem computadores como esse www.koobox.com muitos iriam preferir continuar com o linux

Ah, e com relação aos jogos, esses computadores teriam que vir com o Kurumin Games numa segunda partição ;)

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Joao do pulo
O engraçado dessa história: O engraçado dessa história toda é o Sérgio Amadeu ter sido indagado sobre isso e rir na cara de quem perguntou fazendo demagogia dizendo que a pirataria não seria o que esta acontecendo com o pc conectado.

Cômico ... queria ver o que ele fala hoje sobre esses depoimentos de todo canto do país.
Comentário de Joao do pulo
Isso me faz lembrar a respost: Isso me faz lembrar a resposta da mesma pergunta do maddog no fisl ...

"ou você dá ao usuário uma interface gráfica livre de dores e sofrimento ou você exige que o processador seja um powerpc"

show de visão em relação aos demagogos do governo lula.
Comentário de spook
Queiqui no Linux: Quake roda sim no Linux
=P
Comentário de puelocesar
não precisa de um powerpc pa: não precisa de um powerpc para rodar um sistema bonitinho

meu computador é um lixo e eu rodo um monte de coisa tranquilamente (gnome, xgl, compiz)
http://www.gnome-look.org/content/show.php?content=35834

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de jonata
Exactamente: Exatamente, bem q poderiam colocar um powerpc ou um processador AMD 64, sei lá, mas q o cara ia tentar colocar o xpiratao e iam se da mal... o q será q o carinha iria explicar? "Ah, eu não consegui instalar o xp aqui porque o cd ta riscado" "Ah, o xp não roda nesse pc pq falta o microfone"
Comentário de Milton Ferreira da Silva
puelocesar, nào adianta fica: puelocesar, nào adianta ficarmos aqui lamentando. Volte ao mercado, e grave com um mini gravador, mp3 player ou sei lá o que, e denuncie.Só combatendo é que vamos resolver.
Comentário de Renato luís Provazi
Foi comigo que aconteceu...: O ocorrido aconteceu comigo, informo a comunidade que as configurações daquele PC era um processador celeron 2.26ghz, 128 de memória, HD de 40, gravador de CD, gabinete de 2 baias, monitor de 15" e placa omboard, provavelmente uma PC-chips ou coisa do genero.
Hoje 01/03/2006 entrei em contato com o SAC do Hipermercado, e foi aberta uma ocorrencia para averiguar o ocorrido, a promessa do Hiper é de entrar em contato comigo nos próximos 3 dias, dexei bem claro que a minha intenção não era prejudicar o vendedor, e sim denunciar para que ações deste tipo "não virem moda!"

Bem ou mal, o computador para todos é uma chance de disseminação do Linux, "uma propaganda gratuita" digamos, não podemos deixar que coisas tão pequenas acabem contudo, lembro que os famosos camelódromos comessaram com poucas barracas, e hoje parecem até shopings...
Comentário de Renato
O nome disto é cultura!: Gente, não adianta ficar reclamando. A cultura nacional é esta. Coisa que os fornecedores de software adoram. Por que usar o novo? Todo mundo usa o windows, o coreldraw, o autocad, etc, etc. Virou um mania, portanto não trocarão o certo pelo duvidoso.
Por outro lado, o clima de impunidade é tão grande, que nada acontece. O que o funcionário do hipermercado está fazendo é apologia ao crime. Sabe o que vai acontecer com ele? Nada!
O linux é muito bom, já estou usando a dois anos, mas quando me veêm usando-o me chamam de louco e outras coisas. Tudo por que resolvi desafiar a lógica instalada. Por incrível que pareça, para as minhas atividades de pesquisa, criação de textos, transparências, internet, messenger, voip, etc, o linux me satisfaz.
Mas, como convencer um mané (recuso-me a usar a palavra usuário, por que ele não o é) que pode-se migrar para outro SO? Assim como o funcionário, tem muito técnico de informática que ganha a vida instalando windows pirata.
Outra coisa, da grande massa de proprietários de computador, quem realmente precisa (e usa) todas as funcionalidades do word, do excell? Por que usar o coreldrw, ou melhor para quê? A grande maioria dos usuários poderia fazer exatamente a mesma coisa que faz usando programas mais simples. As vezes recebo email com um arquivo anexado em powerpoint com um simples aviso, que se estivesse no corpo do email teria o mesmo efeito!

Enquanto esta cultura do Gerson estiver prevalecendo esqueçam. Ou se implanta tolerância zero ou vai ser daí para pior.

P.S. Quer ver coisa mais nojenta do que estes camelôs vendendo cd, dvd pirata pelas ruas das cidades?
Comentário de puelocesar
acho que você se confundiu c: acho que você se confundiu com alguma coisa amigo, não fui eu que fiz a denúncia :P

Meu post basicamente diz que não é preciso um computador de última geração para se ter desktop bonito e funcional

E para exemplificar eu postei um screenshot do meu desktop, que roda Xgl mesmo sendo um computador antigo

Espero ter esclarecido :)

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Carlos Vitoriano
Eu tenho um...: Neste exato momento estou utilizando um "Computador para Todos" da Positivo vendido pelo Magazine Luiza. Meu irmão que é gerente indicou este para o Meu Pai (O PC é do meu pai, e ele tem 69 anos e é viciado nos joguinhos de carta da M$).
Junto com o PC, meu pai comprou uma Multifuncional da HP uma PSC 1510.

Depois de quase 3 semanas, o PC chegou. Meu pai mesmo montou.
(Não tem mistério como ele mesmo me disse!)

Quando ele Ligou o Equipamento, um programa pediu que meu pai digitasse a senha do root e escrevesse no cartão que veio com os manuais, a senha digitada. Meu Velhão tirou de letra e iniciou o Conectiva 10. (Eu achei que seria o Inside... Mas tudo bem).

Ele Adorou o Visual, conseguiu encontrar os jogos de Carta. E para meu espanto, (Coisa que nem eu mesmo sabia, pois não jogo.) Ele encontrou quase 20 tipos de jogos de carta. Ele foi a loucura, ele me disse:

- "Gostei dos tipos de jogos. O que eu gostei mesmo é das cartas mexendo. Tem uns tipos dificeis, mas já estou entendendo o espirito do jogo."

Bom, até ai uma maravilha!
Bom o problema foi a internet ADSL (Pelo menos o modem discado estava configurado e pronto para usar. Parabéns à Positivo.), não tinha em lugar nenhum dizendo como configurar (Eu sei como, mas meu pai não. E meu pai ODEIA pedir ajuda, ele gosta de se virar.)
E a impressora então..... Não tinha os drives instalados. Sem mencionar o SCANNER.

Ai eu apelei, peguei com um amigo o Kurumin 5.0

Pensei comigo: Problema resolvido! Que nada!!!!

Com a resolução 1024x768 ficou horrível! Parecia que a configuração era para um monitor de 21". E o Monitor era de 15, só se via um pedaço da tela. Reiniciei e coloquei a opção fb800x600. Bom, ficou funcional.
Encontrei o drive da placa de video (CHIPSET i845G) no CD que veio (Em RPM), usei o Alien para passar para deb, instalei, e tinha que compilar um negócio também (Ativar o 3D) e pronto! Funionou perfeitamente.

http://forumgdh.net/viewtopic.php?t=277399

A multifuncional, eu até reportei no forum Kurumin como fazê-la funcionar 100% no Linux.

http://forumgdh.net/viewtopic.php?t=277846

Agora o "Computador para Todos" funciona 100% aqui em casa e meu pai nem me chama mais para ajudar a usar o PC. Ele já conhecia o OpenOffice e Mozilla (A Associação dos Aposentados, da qual ele participa usa os 2 no Windows).

Ele achou muito mais fácil mexer no Kurumin do que Windows. Achou mais rápido e gostou do Visual. Ele só Scannea Fotos antigas da época em que trabalhava (Serviço para a Associação). Achava complicado usar o Photoshop, e adorou o Xsane. A opnião dele sobre o Xsane: "Não tem frescura, e é rápido."
Gostou muito do Clica-aki, principalmente a instalação de Programas, ele instalou sozinho sem minha intervenção o Khangman (tipo jogo da forca), e o Ktouch (Pra treinar a digitação, pois ele cata milho ainda...)
Agora o novo vicio dele é o Frozen-Bublle e o Ibreakout.

Bom, eu recomendo o Kurumin para quem não conhece o Linux, mas gosta de aprender um pouco. Meu pai tem 69 anos, nunca tinha usado o Linux, agora é fã de carteirinha. Hoje eu instalei para ele o IRPF 2005, ele mesmo declara e gostou da interfase, achou prática.

Ai eu espliquei pra ele por que o Computador para todos era barato, e o por que do Linux e não o Windows. Ele até simpatizou um pouco com o Lula, e reconheceu a importancia do Programa Computador para Todos.

Bom, meu pai está totalmente satisfeito com o Kurumin e ele hoje até indica o Kurumin para os colegas dele!!!!

Para quem não conhece o Hardware do "Compuador para Todos" vendido pelo Magazine Luiza - Marca Positivo - Com 128 Mb de RAM, achei que ia ficar lerdão, mas não ficou. Tá perfeito para o meu pai.

Resposta da lspci
*********************
0000:00:00.0 Host bridge: Intel Corp. 82845G/GL[Brookdale-G]/GE/PE DRAM Controller/Host-Hub Interface (rev 03)
0000:00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corp. 82845G/GL[Brookdale-G]/GE Chipset Integrated Graphics Device (rev 03)
0000:00:1d.0 USB Controller: Intel Corp. 82801DB/DBL/DBM (ICH4/ICH4-L/ICH4-M) USB UHCI Controller #1 (rev 02)
0000:00:1d.1 USB Controller: Intel Corp. 82801DB/DBL/DBM (ICH4/ICH4-L/ICH4-M) USB UHCI Controller #2 (rev 02)
0000:00:1d.2 USB Controller: Intel Corp. 82801DB/DBL/DBM (ICH4/ICH4-L/ICH4-M) USB UHCI Controller #3 (rev 02)
0000:00:1d.7 USB Controller: Intel Corp. 82801DB/DBM (ICH4/ICH4-M) USB2 EHCI Controller (rev 02)
0000:00:1e.0 PCI bridge: Intel Corp. 82801 PCI Bridge (rev 82)
0000:00:1f.0 ISA bridge: Intel Corp. 82801DB/DBL (ICH4/ICH4-L) LPC Interface Bridge (rev 02)
0000:00:1f.1 IDE interface: Intel Corp. 82801DB (ICH4) IDE Controller (rev 02)
0000:00:1f.3 SMBus: Intel Corp. 82801DB/DBL/DBM (ICH4/ICH4-L/ICH4-M) SMBus Controller (rev 02)
0000:00:1f.5 Multimedia audio controller: Intel Corp. 82801DB/DBL/DBM (ICH4/ICH4-L/ICH4-M) AC'97 Audio Controller (rev 02)
0000:01:01.0 Communication controller: Conexant: Unknown device 2702 (rev 01)
0000:01:05.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8139/8139C/8139C+ (rev 10)
*********************
Comentário de rafa
trabalho da abes: colegas, acho que não devemos nos preocupar tanto com isso.
deixemos que ABES e companhia tomem conta de ir atrás de punir esses capangas.

é o trabalho deles, afinal!
Comentário de Job
Essa é a Lógica por isso: Essa é a lógica, por isso somos subdesenvolvidos, Pra que fazer se alguem ja fez.
Pra que comprar se podemos roubar sem medo.
Nunca me esqueço de ver num forum de .pt,
"aqui em Portugal só não se importam os prédios."

A grande diferença entre um país desenvolvido e um sub
é o respeito a Lei.

Por sinal o nome de civilização vem de "Civilis Domini"
Dominio da Lei.

E no Brasil, não temos isso, não adianta, é podre o Judiciário,
ou acha que em algum país decente alguem pode sacar dinhriro de sua conta corrente, como foi feito no Plano Collor.
Ou "Vender" uma empresa como a Vale do Rio Doce por 3Bi quando a mesma tinha 10bi em caixa. e ai vão todas as "privatizações".

Somos um país de marginais, quem nunca pecou que atire a primeira pedra.

Não é a toa que os USA é o mairo usuário de Linux, pois lá as pessoas fazem contas, seguem leis, e buscam o novo.
Aqui só se busca uma nova forma de burlar a lei.

E agora com o Vista, o Linux morre de vez no Brasil,
pois um dos grandes argumentos como segurança, ira por agua abaixo.
Pois o Vista terá um esquema de segurança muito bom.

Mas, vou continuando aqui com meu Linux e Feliz.

"Saia da Grades #"
"Há felicidade fora das Janelas"
"A Verdade esta lá fora"









Comentário de Connochaetes Taurinus
Quanta babaquice...: O que o usuário final vai fazer com sua máquina não é responsabilidade de governo algum. Se este instalar um Windows pirata, é ato de sua inteira responsabilidade. À ele, os rigores da lei, e talvez estja aí a maior falha do governo, a falta de fiscalização e maior combate à pirataria.

Não creio que estejamos pagando para usarem "Windão Pirata". Pagamos pelo incentivo à industria, e creio ser este o objetivo maior do governo federal, aquecer o mercado, aumentar a produção e vendas de computadores no país. Isto gera empregos e impostos. Software livre é secundário nessa questão.

Enquanto fizerem isso, têm meu apoio. Lamento que o governo não faça isso em maior escala, atingindo outros setores da economia, reduzindo juros e melhorando o sistema tributário.
Comentário de Job
Humm: Olhei o Koobox, sim muito legal.

E o Linspire é muito bonito, elegante.
O Everaldo fez um trabalho muito bom de icones, sin, etc.

Pra variar no Brasil tudo é feito pela metade ou mal feito.

Mas, felizmente tem empresad um pouco mais sérias,
copo a HP que vem com o Mandrina, bem configurado.
Que estão trabalhando na Interface para ajudar o usuário.
Se viesse com o Mercury, tb ajudava, ai o cara não se sentiria tão longe do MSN.




Comentário de Job
Sim é responsável o Usuário: Mas se nossos governantes, juízes, etc nos dão exemplos ...

porque o cidadão será diferente????


Os governantes são responsáveis sim, são o exemplo,
como qq pessoa expoente.
Comentário de mrecondo
Talvez: E agora com o Vista, o Linux morre de vez no Brasil,
pois um dos grandes argumentos como segurança, ira por agua abaixo.
Pois o Vista terá um esquema de segurança muito bom.


Olha, acho que na realidade vai dar é uma segurada na MS, já que as configurações de hardware pra rodar o Vista são totalmente incompatíveis, por exemplo, com os PCs populares.

Mínimo de 512MB de RAM, placa de vídeo com (se não me engano) 128MB e etc não é bem assim, principalmente para este mercado de inclusão digital.

Mas, primeiro o tal do Vista tem que ser lançado, e isso ainda não tem data certa, então...

E eu também vou continuando aqui com o meu Linux e feliz.

Michel Recondo
http://michel.recondo.nom.br/
Comentário de puelocesar
Podiam usar o Kalango nessas: Podiam usar o Kalango nessas máquinas, que une a facilidade do kurumin com uma interface simples, bonita e funcional

Quanto a pirataria, acredito que se o governo estivesse preocupado com ela tomaria medidas de verdade para coibí-la

Sou a favor da apreensão e destruição imediata de todos os CDs piratas encontrados. E de uma mega operação da polícia para localizá-los e apreender tudo.

pensando bem, mega operação não é necessário... é só ir nos Shoppings Centers da pirataria (camelódromos) e passear pelos calçadões
Veja só, seria até um divertimento para os policiais ;)

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
A ABES parece mais preocupada: A ABES parece mais preocupada em defender os interesses das grandes empresas de software do que fazer valer a lei

Pirataria no Desktop é vantagem pra Microsoft, eles nunca vão correr atrás de coibir isso

Alguém aqui poderia se candidatar a presidente, e como primeira medida fazer um combate sério a corrupção, a pirataria e todas essas putarias que acontece no nosso país.

É claro, o cara não viveria por muito tempo, mas seria um herói :P

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de puelocesar
Nossa, isso é uma boa idéia: Nossa, isso é uma boa idéia para um jogo não acham?
Um pinguim justiceiro que combate contrabandistas e destrói os cds piratas

Nossa, eu até investiria num jogo assim, pena que iriam pirateá-lo também

www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de CWagner
Mas a ABES é justamente isso: Mas a ABES é justamente isso, Associação Brasileira das Empresas de Software, e não um órgão público que faz valer a justiça.

Logo eles irão defender quem os mantém, e não o interesse da população, que na maioria não está nem aí pra essa "balela" de Software Livre x Software Proprietário.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de lupos
aaaffff: em topicos

1) tirou o distro original de fabrica " Perdeu a garantia total"

2) esse vendedor devia ser mandado embora e ser processado por pirataria

3) independente do linux instalado, ele nao pode ( o vendedor) dar palpites de modificação do produto.

pessimo profissional este vendedor....

sem +
Comentário de lupino
aaaffff: em topicos

1) tirou o distro original de fabrica " Perdeu a garantia total"

2) esse vendedor devia ser mandado embora e ser processado por pirataria

3) independente do linux instalado, ele nao pode ( o vendedor) dar palpites de modificação do produto.

pessimo profissional este vendedor....

sem +
Comentário de Joao do pulo
Cara o PowerPC não é pra de: Cara o PowerPC não é pra desempenho

É PRA NÃO RODAR WINDOWS !

;)
Comentário de Joao do pulo
De que adianta voce dizer que: De que adianta voce dizer que a responsabilidade é do cidadão se ele nem tem a minima educação para saber que a responsabilidade é dele ?

Do que adianta o governo lançar programa demagogo e aumentar a pirataria indiretamente e depois ter que torrar dinheiro em fiscalização ?
Dinheiro nosso ainda por cima ! Pra implementar e pra fiscalizar.
Comentário de xmanun
Já vi isso acontecer antes...: Isso, infelizmente, não é raro de acontecer, muito pelo contrário, é quase uma regra...

Um certo dia, estava eu, fazendo compras em um famoso supermercado aqui em São Paulo, fui dar uma olhada nos micros e veja só o que encontrei: um "Novadata", no pequeno sumário colado do lado no gabinete havia uma citação: "Sistema: Linux"... Curioso, perguntei a um vendedor qual era a distribuição, o cara sem entender disse:
"Senhor! como assim distribuição?", então expliquei que se era um Linux deveria haver um distribuidor, etc, etc, etc... Mesmo assim, o cara desistiu e chamou uma promotora da "Novadata", que veio logo dizendo:
"È que esse Linux ai, é um programa que é grátis, se baixa da internet e instala!"
Ainda tentei explicar que era possível comprar um pacote de um distribuidor, mas depois desisti...
No final, o vendedor disse:
"Não, mas não se preocupe. Você pode instalar o Windows nele depois."

Depois de uma semana, não sei porque, a opção de PC com Linux não estava mais na prateleira...

O que deu para perceber é que nem mesmo o pessoal que tem que vender esses computadores estão treinados para tal, lamentavelmente.
Comentário de puelocesar
A Microsoft não é brasileir: A Microsoft não é brasileira.

Eu disse que eles defendem os direitos das empresas grandes, quer dizer, muito grandes, e não das empresas pequenas/médias, que são a grande maioria no Brasil.



www.darwinawards.com
We salute the improvement of the human genome
by honoring those who remove themselves from it.
Comentário de Webmarlin
Dificuldades maiores: O Vista, apesar do nome, é pimenta na VISTA dos usuários. Não sei como funciona a questão de softwares assinados digitalmente, mas me parece que o usuário final vai ter a vida bem complicada. Sabe aquele programinha útil, free, feito em fundo de quintal, que vc simpatizou com ele e que te quebra um galho naquela determinada tarefa? Pois é! Será que vai rodar? Sem querer entrar naquela polêmica idiota de:

"Ah! Mas o que se pode fazer no windows que não se faça no Linux?"
(não estou falando de vc, mrecondo... é que tem uns aqui que são meio bitoladinhos)

Não é bem por aí. O pessoal do SL tem que entender que existe um fenômeno que influencia muitas decisões no livre comércio: a fidelização do cliente. Tem gente que é fiel a um determinado produto ou loja, ainda que saiba que possa existir algo melhor e de custo mais baixo. Sabe aquele sabão em pó que acompanha vc desde a infância e vc viu a sua mãe usando aquilo a vida inteira? E o cara que adora fusca, quando existem carros como o CROSSFOX com motor Flex? Os motivos para a fidelização são vários, a explicação para isso, às vezes, pode ser nenhuma e muda de intensidade até de cultura pra cultura. O árabe, por exemplo, depois de conquistado, saiba que será um freguês para o resto da vida. E ser fiel a um determinado produto, muitas vezes, é questão até moral. Isso é uma característica humana, pareça ela incoerente ou não. Todo mundo admite ter isso, lógico, se fugirmos um pouquinho do bitolado mundo da informática e daquela filosofia barata comprada em banca de jornal e que diz: "Não podemos ter medo das mudanças!" E não podemos mesmo, porém, temos que entender que tradição faz parte do caráter humano e todos, sem exceção, terão as suas tradições. Se é Linux, se é windows ou se é Bombril, não é isso que estamos discutindo aqui. [pior é que sei que tem gente que não vai entender isso, mas tudo bem...]

Porém, estou achando que vem um trem de incompatibilidade pela frente e acho que a falta de aceitação daquele pessoal que tinha o 98 e teve que migrar pro XP vai ser maior ainda pelo Vista, principalmente, como vc falou, pelo hardware, mas também por tradição. Aí, é hora do Linux mostrar serviço.
Comentário de Leonardo_original
Quer dar uma lição?: SIMPLES.

Denuncie à ABES, à puliça, e a algum jornal da região.

Te garanto que o impacto vai ser positivo no médio prazo...
Comentário de eje del mal
Firefox: Tem uma extensão do Firefox chamada Cards...
Comentário de sri_canesh
Agora, cá entre nós...incr: Agora, cá entre nós...incrível a capacidade "empreendedora" do brasileiro...consegue achar formas de ganhar um extra em tudo

Cássio R. Es_kelsen

Comentário de marcosalex
A raiz do problema está aí:: A raiz do problema está aí: a Positivo, ou mesmo o distribuidor Linux, deveriam estar mais preparados para dar treinamento pros vendedores e a desenvolver um versão mais bem configurada pra vir instalada na máquina. Tem muitos programas que nao vem instalados ou que não vem configurados. Intalar um scanner por exemplo, deveria ser natural, como no Windows.
Uma coisa que acho interessante colocar, é o Wine ou algo parecido pro usuário conseguir rodar algum CD de um amigo emprestado.
Haskell developer
Comentário de Allanvaliati
Meu pc conectado nem ubuntu roda !: Rídiculo. Comprei um pc conectado e me surpreendi com a bagunça de tudo. Eles simplesmente enfiaram o kurumin 4.2 lá dentro. Formatei de cara, e, para minha surpresa muitas distros não funcionaram ! Se não fosse pelo preço que paguei estaria seriamente arrependido. Viva o Brasil !

Vai aqui a lista das distros que não "rodaram" no meu pc (pode ser que forçar até funcione, mas devemos levar em conta a finalidade do programa do governo): Ubuntu, Ubuntu 64, Xandros, Vector, Kalango e PclinuxOS...
Comentário de Connochaetes Taurinus
Está bem, então. Melhor o g: Está bem, então. Melhor o governo ficar de braços cruzados e não fazer nada. Como disse no comentário anterior, acho que o software livre é secundário no caso do PC-Conectado. O objetivo principal não é divulgar e aumentar a base de usuários de SL, mas aumentar o número de pcs produzidos e vendidos, fomentar a indústria.

Em minha opinião dinheiro gasto em fiscalização não é dinheiro "torrado". Diria que é muito bem aplicado. Uma das razões dos altos índices de pirataria, entre tantos outros, é justamente a falta de fiscalização, o que gera uma sensação de impunidade daninha a qualquer sociedade.

Não creio que o cidadão não tenha educação para não saber o que faz. Muito pelo contrário, sabe muito bem o que está fazendo, sabe o que é certo e errado. E sabe que pirataria é errado, mas faz por achar isso um "mal menor", para ele, um "pequeno deslize" é perdoável.

Para mim isso é o reflexo da impunidade e conseqëntemente, da falta de fiscalização. Daí a um governo não tomar uma iniciativa porque em algum ponto da cadeia há um elo podre é pedir demais.

Ah, antes que me esqueça, não há governo que não lance programas demagogos.



Comentário de CWagner
A ABES tem aproximadamente 60: A ABES tem aproximadamente 600 associados, entre eles nomes com AutoDesk, Conectiva (?!?!?!), Adobe do Brasil, Microsiga, Novell, Oracle, Phillips, SAP, IBM, etc...

Ou seja, algumas GRANDES, como você disse, mas a maioria é desconhecida do grande público. Creio que nem seja pelo tamanho em si, mas pelo fato de atenderem nichos e não desenvolverem programas de uso "geral".

Seja qual for a natureza da Associação, não vejo com bons olhos a idéia deles fazerem vistas grossas para apenas alguns "contravenções". Primeiro, os caras não têm poder de polícia, daí precisarem de mandatos e oficiais de justiça e policiais quando fazem as suas "batidas". Segundo, os maiores "prejudicados" são os que mais lucram com a pirataria, pois ela server como disseminador e evangelizador das tecnologias vendidas e mesmo assim você não vê todo dia notícia de bancas de camelôs fechadas, equipamentos de pirataria apreendidos, "PIRATAS" presos,e tc... ou seja, se você não for uma grande empresa que usa mais de 100 licenças sem ter pagado um centavo, dificilmente verá alguém da ABES pra encher teu saco, cobrando o que você deveria ter pagado pelos produtos dos seus pobres associados.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA

P.S.: As palavras acima fazem parte da minha visão do assunto e não pretendem ser, de modo algum, a verdade absoluta sobre o mesmo.

Obrigado!
Comentário de Marcelo Ulianov
Promotor de Vendas: Qdo eu era mais novo eu trabalhei como promotor de vendas de um empresa de hortifruticolas, e meu serviço era ajudar o cliente à escolher e a entender o nosso produto. Era a época dos Vegetais Hidropônicos, e eu tive um pequeno treinamento antes de ir às lojas, entre elas alguns grandes Hipermercados. Não sei qual é a dos "distribuidores" Linux, mas seria uma ótima maneira de criar uma imagem positiva de seu produto. Um promotor treinado, pronto à responder as questões levantadas pelos clientes, sem gaguejar e com firmeza. Não sai caro, e denota profissionalismo, algo que falta no mundi Linux. Temos que derrubar a imagem de " sistema para nerds, ou coisa de universitário", que perseue o Linux no Brasil.
Comentário de bebeto_maya
A receita do fracasso!: _A receita do fracasso da aceitação do Linux no desktop do PC Popular, passa por alguns pontos importantes.

*Monocultura intelectual- Díficil conquistar um usuário de WIndows a usar MacOSX o que dizer Linux, que não é díficil.

*Vendedores despreparados e corruptos- Como ficar com Linux no computador, quando vendedores "queimam" seu filme, por pura ignoräncia e por necessidade de faturar algum. Ás vezes acho que o Linux está ajudando até os tranbiqueiros...

*Falta de fiscalização- Se ninguém faz nada, e os vendedores continuam com esse esqueminha de lucro sujo, formatando HDs e pondo Sistemas Piratas, a tendência é continuar.

*Sistema mal configurado- Francamente, um HD de 40GB particionado em dois, com uma partição de 4GB pro Linux e outra de 36GB, convidando o WIndows XP pirata a ser instalado, incompatível ou de díficil manuseio, com um desktop tosco e ultrapassado, sem um corretor ortográfico esem um manual simples, são convites para formatar e pôr WIndows PirateX.

*Má vontade dos integradores- Não dão suporte, não configuram direito o equipamento e já pressupõem que o usuário fatalmente trocará de SO...

_Talvez um sistema voltado para pequenos empresários, com uma interface mais padronizada, seria melhor aceito, devido a questão econômica. Mas num país, onde um simples browser, como o Firefox, é recantado, fica difícil tentar qualquer manobra utilizando SOftwares Livres...A cultura por aqui, prova, inequivocamente, que o crime sempre compensa.
Comentário de Gato do Deserto
Voce NAO comprou um PC CONECT: Voce NAO comprou um PC CONECTADO

(do programa oficial)

Voce comprou um pc qualquer com linux (ainda que mal instalado)


Não misture alhos com bugalhos
Comentário de santo
È denunciar a loja: As lojas que vendem os pcs-conectados recebem financiamento para faze-lo se a loja está sabotando a parceiria firmada entre ela e o governo elas deveriam peder a isensão todo tipo de incentivo dado pelo programa
Comentário de hamacker
Um scanner no Windows também: Um scanner no Windows também não é natural.

Quando ainda era 95 tinha um scanner da HP que acompanhava uma placa scsi pci que vinha com o scanner, quando substituimos para win98, o driver nao funcionava, segundo a HP precisaria trocar de controladora por uma controladora scsi normal (pois a que acompanhava o scanner não era mais fabricada). Depois de um tempo, o scanner foi trocado por um genius hx slim, funcionou beleza, porém ao trocar para XP o danado do scanner só funciona em conta administrativa, é mole ? tem que ser administrador para usar um scanner!

Vai me desculpar, mas usar um scanner tá longe do esperado, no windows cada scanner tem sua propria janela de dialogo, seu driver específico que dependendo do caso poderá não ser mais compátivel com as versoes posteriores do windows. No linux é tudo sane e backends para cada modelo, nao tem tantos drivers quanto no windows, mas aos que funcionam bem, sempre funcionarão.
Comentário de andre luis neves da silva
Cara meu primo me xamol para: Cara meu primo me xamol para ir ate o supermecado big para comprar um pc e ver se valia apena chegando la a vendedora tabem me ofereceu uma opção parta ser instlado o windows xp na maquina por 40 pila em uma tecnica qualquer fiquei puto da vida mas levei o pc com ele bom vou ver se vou mais tarde de novo com um gravador e gravar a conversa dai vou ate um juizado especial e fazer a denuncia se foda estes capitalistas q naum tem consiencia do q é o software livre para humanidade e seus beneficios
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004