Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Stallman: pessoa e idéia - há algo de errado em cobrar por autógrafos e fotos?

Ontem estive no 'Churrasco dos Nerds' e presenciei a ira geral dos participantes contra a atitude antipática do Stallman de cobrar por seus autógrafos e fotos. Como forma de protesto, ficou marcada para 15:00 de 22/04 uma espécie de leilão inverso - quem paga menos - pelo autógrafo do RMS - o lance inicial é 1 centavo. Isso me levou a uma reflexão com Lucius Curado, que participa do PSL-DF e está organizando a recepção da palestra do Stallman em Brasília e também revoltado com a 'pessoa' Stallman: - até que ponto podemos separar a pessoa da idéia?  

É muito difícil separar a obra do autor, da música e do cantor, do trabalho e do profissional, da proposta política e do político. Somos seres humanos, onde o emocial está muito ligado ao racional e frequentemente não conseguimos separar a idéia e a pessoa como duas dimensões completamente separadas.  



Stallman chocou os costumes culturais locais - a atitude de alguém tão admirado cobrar por foto ou autógrafo é uma ofensa para os 'fãs' brasileiros. Muitos esperavam encontrar alguém tão simpático como o compatriota americano John 'Mad Dog', mas foi completamente o contrário e isto chocou muito mesmo. Friamente, sabemos que é do direito do Stallman cobrar ou não; a imagem é dele, ele cobra o que quiser.   É importante sabermos separar a pessoa e da idéia, Stallman é um pensador, que 'vende' idéias; não uma estrela da mídia, que vende sua imagem. Nietsche, por exemplo, desprezava qualquer 'fã' da *pessoa* dele, pois ele achava que aquele que tem maior valor é aquele que o pudesse superar ou contribuir em idéias.   Nota zero para a *pessoa* e dez para as *idéias* do Stallman.
” A nota foi enviada por Marcelo Akira Inuzuka (marcelo·akiraΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes. O texto também foi publicado na cobertura oficial do evento.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de philippe
muito nobre: Isso demostra que a motivação dele é o o Software Livre e não ser idolatrado. Tem atitude mais nobre do que isso?
Sería mais facil fazer o papel politico de ficar sorrindo para as cameras e que todo mundo pense "Ohh, que cara legal", mas isso sería se vender, e vai contra os principios dele.
Tamos cheios de politicagem, precisamos gente que faça! Parabens! Isso demostra por que do seu radicalismo com o GNU3, que mesmo eu não concordando, não posso criticar porque ele está fazendo isso convencido, e não ha nada mais justo que deixar as pessoas fazerem o que acham correto.
Comentário de Venom
Prefiro fotografar a Ana Hickman: Prefiro fotografar a Ana Hickman! :-)
Comentário de Edison Souza
Tem que pagar caro!: Mas tem que paga caro mas muito caro mesmo a pessoa que querer um autografo de um nerdão como Stallman. Assim aprende a não ser intrometido.

Ele ta certo em cobrar.

ps. Autografo bom seria de uma das coelhinhas da playboy... ;)
Comentário de welrbraga
Lembro de uma vez lido que: Lembro de uma vez lido que em determinado evento pergutaram ao RS como se ganhava dinheiro com Software livre e a resposta dele foi bem fria e direta: "Com paletras como essa que você está assistindo"

As pessoas ainda esquecem-se que o desenvolvedor de software live, por mais nerd que seja ainda não consegue sobreviver puramente de bits e elétrons.

Concordo plenamente com ele cobrar pela imagem.

---
Dar boot no Windows é humano, Insistir em usar é burrice!
User Linux: #253605
Comentário de jose
Pirataria.: A cobrança é uma das origens da pirataria. Quanto tempo levará para saírem as primeiras fotos piratas com o RS ? :-)
Comentário de Koolosh
dinheiro para a FSF: O dinheiro não é pra ele e sim para a FSF, que tem que sobreviver, como pelo jeito não sobrevive de doações expontâneas, então que cobre uma pequena quantia para manter a Fundação que tanto fez para o Software Livre.
Mas prefiro doar o dinheiro e não receber um papel com um autografo, pra mim fale mais o que ele ja fez e continua fazendo.
E vamos lá gente, o que são 10 reais? podem acreditar que juntando tudo pode ajudar muito.
Comentário de Anonimado
PARA ISSO EXISTEM AS FOTOS OPEN SOURCE: i
Comentário de leonardo_lopes
Só por curiosidade, alguém: Só por curiosidade, alguém aqui se deu ao trabalho de perguntar qual o motivo da cobrança? Teorias podem existir muitas...

1) Evitar que pessoas peçam seus autógrafos
2) Ficar rico
3) Ajudar a FSF

Sinceramente, não acredito que o problema seja antipatia, nunca tive qualquer problema com ele relativo a comunicação por e-mails.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de thebluesgnr
Não é tão simples assim: Antes de dar nota "*dez*" para as idéias você deve ter gastado um bom tempo para conhecê-las. No entanto, você não conhece a pessoa Stallman. Conhecer uma pessoa é, inclusive, muito mais demorado do que conhecer idéias como as da FSF.

O Stallman já chegou a contratar uma pessoa para digitar código para ele, porque ele escrevia tanto que acabou prejudicando seus pulsos. Até hoje ele usa um teclado especial em seu laptop.

Dar autógrafo é um saco. Eu desafio você a assinar seu nome 100 vezes numa folha de papel. O que você terá ao fim disso? A mão cansada e um pedaço de papel inútil.

Não é algo muito gentil cobrar por um autógrafo, mas vir a julgar uma pessoa por fazer isso eu já acho demais. Ao invés de pedir um autógrafo, que tal conversar um pouco com ele sobre software livre? :)

Comentário de TheNullPointer
Posso não sobreviver de: Posso não sobreviver de bits, mas certamente vivo uns 100 anos me alimentando de quarks.

Se ele quer cobrar pela imagem, foda-se. Imagina 5k pessoas pedindo para tirar foto com o cara? Haja saco mesmo.
Comentário de Zyk
Demanda X Oferta.: Demanda X Oferta.

Cada um faz o seu preço. O cara já fez muito pela comunidade. Agora querem que a imagem dele de graça; amanhã vão exigir que ele doe todos os seus bens, raspe a cabeça (e a barba), entre para um monastério...

Esses xiitas viciados em "tudo_de_graça"...

Cobrou pouco. Deveria ter cobrado muito mais.
Comentário de cesarkallas
É impossível agradar a todos: O Stallman não cobra pela foto e nem pelo autógrafo, ele pede uma doação para a Free Software Foundation.

Eu tirei uma foto com ele, ele me pediu a doação de R$ 5,00 e eu doei R$ 10,00. Esse valor não é nada perto do que ele já doou para a comunidade software livre.

Ninguém tira foto com ele por achá-lo bonito e sim como uma forma de homenagiá-lo (e pela gratidão) do que a pessoa dele já fez.

Doei e doaria muito mais se tivesse condições para a FSF, porque vocês não vão reclamar do imposto que o governo cobra ?
Comentário de TUdenski
Off: so para corrigir, eh Nietzsche e nao Nietsche.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004