Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Conselheiro jurídico da FSF recusa pedidos para esclarecer relacionamento entre GPL v2 e GPL v3

Eis uma pergunta que vale a pena ser respondida, e não precisaria demorar.


“O News.com informou que um conjunto de representantes de empresas que participam do mercado de software livre, criando ou contribuindo com projetos existentes, se reuniu durante 2 dias desta semana com Eben Moglen, o conselheiro jurídico da Free Software Foundation, para discutir aspectos sobre a nova versão da GPL.

Após 9 meses de debates sobre a nova licença, a questão em destaque desta reunião, segundo informado, foi uma bastante específica: como irão coexistir os softwares GPLv2 com os softwares GPLv3? Esta é uma dúvida que eu também tenho, e compartilho com os participantes da reunião o interesse em ver respondida.

Mas tanto eu quanto os participantes da reunião continuamos na expectativa: Eben Moglen preferiu não responder, e afirmou ao News.com que é prematuro tratar deste tema agora, e que para ele isto não chega a ser uma questão.

Para mim parece que o fato de haver a dúvida, de ela ser manifestada durante os procedimentos normais do processo de desenvolvimento da licença, e de ser algo pertinente às decisões dos desenvolvedores deveria justificar uma resposta clara e imediata do ponto de vista do conselheiro e da instituição sobre o assunto. Não imagino que vá haver alguma incompatibilidade ou restrição adicional para a combinação de trechos sob a GPLv2 e a GPLv3 no mesmo produto, mas se for este o caso, não custa nada esclarecer - e logo.”


Enviado por André Cruz - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de leonardo_lopes
As duas vão ser: As duas vão ser incompatíveis pelo fato da GPLv3 tratar de pontos ignorados pela GPLv2 e a mesma não permite adição de restrições.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de MisterTC
GPL: Por curiosidade, alguém saberia me dizer se realmente a licença GPL tem alguma validade no Brasil ?
Pois posso estar enganado, mas no site da GNU a versão em pt-BR da licença é uma tradução não oficial ?
Mas já no site SoftwareLivre.Gov.BR, encontra-se uma tradução oficial e de acordo com o ordenamento jurídico brasileiro... a Creative Commons GNU GPL [Brasil] !
Será que alguém poderia me explicar melhor ?

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004