“O News.com informou que um conjunto de representantes de empresas que participam do mercado de software livre, criando ou contribuindo com projetos existentes, se reuniu durante 2 dias desta semana com Eben Moglen, o conselheiro jurídico da Free Software Foundation, para discutir aspectos sobre a nova versão da GPL.
Após 9 meses de debates sobre a nova licença, a questão em destaque desta reunião, segundo informado, foi uma bastante específica: como irão coexistir os softwares GPLv2 com os softwares GPLv3? Esta é uma dúvida que eu também tenho, e compartilho com os participantes da reunião o interesse em ver respondida.
Mas tanto eu quanto os participantes da reunião continuamos na expectativa: Eben Moglen preferiu não responder, e afirmou ao News.com que é prematuro tratar deste tema agora, e que para ele isto não chega a ser uma questão.
Para mim parece que o fato de haver a dúvida, de ela ser manifestada durante os procedimentos normais do processo de desenvolvimento da licença, e de ser algo pertinente às decisões dos desenvolvedores deveria justificar uma resposta clara e imediata do ponto de vista do conselheiro e da instituição sobre o assunto. Não imagino que vá haver alguma incompatibilidade ou restrição adicional para a combinação de trechos sob a GPLv2 e a GPLv3 no mesmo produto, mas se for este o caso, não custa nada esclarecer - e logo.”
"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira