“
No início um pequeno contratempo: a reunião teve de ser transferida de local. Estava previsto o uso de um pequeno laboratório e fomos para um auditório em função das dezenas de pessoas que apareceram para participar e debater. Belo contratempo, não?
A participação foi muito interessante, com bastante gente já bem informada do andamento das coisas e que já participa das listas de discussão oficiais e extra-oficiais sobre o projeto OLPC. Soubemos que em Floripa há, no mínimo, 4 kits de desenvolvimento, o que vai permitir bastante troca de informações.
O Helber Guerra, que desencadeou esta reunião, apresentou os conceitos básicos e as idéias do projeto e expôs o kit de desenvolvimento para os interessados, detalhando os componentes e capacidades disponíveis.
O pessoal da Fundação Certi (instituição de pesquisa e desenvolvimento), que participou de estudos encomendados pelo governo federal, apresentou informações interessantes, desde questões de custos básicos, avanços técnicos do projeto, até a questão de prazos em que os equipamentos deverão estar prontos e novas características que se imagina incluir no laptop.
O prof. David Jourdain, da FAMEG, responsável pela distribuição FAMELIX, também veio de longe e contribuiu significativamente com idéias, propostas e disposição para fazer do laptop uma realidade adaptada ao nosso país.
O Marcus e o Gian Carlo (do Grupos.com.br) receberam um (ou dois?) kit de desenvolvimento e estão trabalhando para colocar o FreeBSD para funcionar na placa (já deram o primeiro boot e estão avançando).
Por volta das 20h30 (tínhamos começado às 18h30) tentamos encerrar a reunião que já havia sido bastante produtiva, mas ninguém arredou pé. Muitos estavam interessados em ver a coisa funcionando de perto, outros em debater distribuições e possibilidades. E assim ficamos até perto das 22hs.
Há uma lista criada no Grupos (olpc@grupos.com.br) para os interessados em conversar sobre o projeto, ver snapshots e fotos, enfim curiosear...
Palavras do Helber: 'O maior ganho é a troca de informação e experiência em nossa 'pequena' comunidade de Florianópolis ou mais.'” A nota foi enviada por José Eduardo De Lucca (deluccaΘinf·ufsc·br), que acrescentou este
link da fonte para maiores detalhes.
http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI1081183-EI4801,00.html
:-(