“Foi disponibilizado às 07:20hs o download do Ubuntu 6.06 em http://www.ubuntu.com/download
As notas de lançamento podem ser lidas em http://www.ubuntu.com/download/releasenotes/606
Agora é a hora da diversão começar!” A nota foi enviada por Carlos Mafort (carlos·mafortΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.
Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Estou rodando o beta há um mês num notebook toshiba.: O beta já estava incrivelmente redondo, muito mais estável do que várias versões finais de outras distros (ALÔ FEDORA!!!). Na verdade o update de pacotes final veio no início do dia de ontem... de lá pra cá o update manager ficou paradinho no canto dele.
Um detalhe interessante que pouca gente mencionou: o Ubuntu 6.06 vem por default com o kernel PREEMPT, excelente para aplicações multimídia e desktop em geral. A galera que trabalha com áudio está fazendo a festa (JACK em realtime sem ter que recompilar o kernel! Lindo!).
velocidades de download: alô, amigos.
têm sido relatadas velocidades baixíssimas tanto de ftp ou http como de torrents. o torrent mais confiável, até agora, é, segundo relatos, da finlândia e outro do japão.
ou então aguardem outro dia para fazerem o download, que é o que farei.
qualquer coisa, dêem uma olhada na comunidade ubuntu br.
http://ubuntu.linuxval.org.
Alô Fedora ?: Vou usar o mesmo argumento que você, uso o Fedora 5 desde o lançamento e não tive problemas de estabilidade com ele. Já o Ubuntu 5.10 (não testei a versão atual, ainda não terminou de baixar) teima em zicar o disco toda vez que uso o "suspend", tanto que parei de usar este recurso no Ubuntu. Cadê a estabilidade ? Alô Ubuntu ? :)
O bom é que agora temos duas grandes distros competindo de verdade por usuários, estabilidade, e softwares novos. Isso, a meu ver, só traz vantagens para nós.
Vamos ver o que o novo Ubuntu trás de bom e quem sabe eu escreva um review para ele no final de semana :)
Concordo. O tema padrã é: Concordo. O tema padrã é horrível! Mas tem quem goste e a distro é muito boa. Ainda bem que o problema do tema padrão é facilmente contornável ;)
http://www.gnome-look.org/
Eu particulamente gosto do temas T-ish para GTK/Metaticy, e do tema OSX para os ícones.
Comemore a chegada do Dapper: Usuários do Ubuntu e interessados no sistema estão se reunindo em várias cidades para comemorar a chegada do Dapper em clima de confraternização.
Veja o calendário:
Salvador - 01/06 @ 19h
Rio de Janeiro - 02/06 @ 19h
Foz do Iguaçu - 02/06 @ 19h
Belo Horizonte - 03/06 @ 12h
Brasília - 03/06 @ 16h
E ainda estas sendo organizadas em:
São Paulo, Americana/SP e Maringá/PR.
Para maiores informações, confira http://wiki.ubuntubrasil.org/FestaDapper
FC5: Realmente, não cheguei a usar o FC5. Desisti do Fedora no FC3 depois daquele episódio patético do MD5 errado nos CDs e DVDs de instalação. Baixei os discos três vezes por conta disso antes de colocarem o erro no site - aliás, foi isso que me fez pular para o Ubuntu, sem vontade de olhar para trás.
Mesmo antes disso achava o FC2 bem fraco (o FC1 nem conta de tão ruim). Bom saber que melhorou depois disso.
Quanto ao suspend (ou será hibernate?), você precisa ter um swap um pouco maior do que o total de RAM para que ele funcione, isso independente de distro.
É alternate sim.: Eu já baixei a versão "Alternate" quando ainda estava em "Release" e instalei em dois Pc's e um notebook. Eu só não estava lembrado se o nome era esse mesmo (já conferi, e é). A versão "server", como o próprio nome já diz é destinada a servidores.
Espelho rápido para Universidades: Para quem estiver numa universidade (baixa bem rápido caso a mesma esteja ligada na Rede Nacional de Pesquisa) ou tiver muito problema com os Torrents, pode baixar daqui:
http://espelhos.edugraf.ufsc.br/ubuntu-releases/dapper/
The desktop CD allows you to try Ubuntu without changing your computer at all, and at your option to install it permanently later. This type of CD is what most people will want to use. You will need at least 192MB of RAM to install from this CD.
-Server install CD
The server install CD allows you to install Ubuntu permanently on a computer.
-Alternate install CD
The alternate install CD allows you to perform certain specialist installations of Ubuntu. It provides for the following situations:
* creating pre-configured OEM systems;
* setting up automated deployments;
* upgrading from older installations without network access;
* LVM and/or RAID partitioning;
* installs on systems with less than about 192MB of RAM.
Dúvida....: Interessante... O arquivo .iso da Versão server tem apenas 432M, será que nele estão incluídos os pacotes do gnome também?
Como disse, baixei o iso da versão alternate e instalei em três máquinas e o modo de instalação e os pacotes seguem o padrão do antigo Install CD do Ubuntu 5.10.
De qualquer forma, obrigado!
=========================================================
Pesquisando mais um pouco...: Descobri isto:
"Desktop
A standard desktop box, including a full desktop environment, sound, office suite, email clients, etc. You'll need about 3 gigabytes of hard drive space.
Server
This is a small server profile, which provides a common base for all sorts of server applications. It's minimal and designed to have the desired services added on top, such as file/print services, web hosting, email hosting, etc. For these services at least 500MB of disk space will suffice, but consider adding more space depending on the services you'd like to host with your server."
Também foi direto da fonte, mas, desculpe, sou leigo e não sei como incluir o link de uma forma que ele não pareça uma frase de tão grande. http://www.ubuntu.com/download/releasenotes/606#head-98bba8309c3e5b82c749a8c8d139243eb18c07f6
KDE 3.5.3 no Ubuntu Breezy: Só baixando os 600MB de pacotes para atualizar para o dapper para conseguir ter os pacotes do KDE 3.5.3? Alguém sabe de alguma repositório com o KDE mais novo para o Breezy?
Show de bola!!!: Instalei e atualizei. Hoje acabei de personalizá-lo com um tema novo e ícones a meu gosto. Simplemsente perfeito! Com meu iPod então... hmmmm maravilha. Nenhum problema de imcompatibilidade de hardware. Sem dúvida era tudo que eu estava precisando pra rodar no meu notebook. A galera da faculdade ficou maluca. Parabéns para a galera da Canonical. Mais uma vez demonstra seriedade e competência.
Show de bola: Instalei o meu essa semana. Baixei as atualizações e o mesmo está rodando como a versão final. Simplemente fantástico! Cutuquei meu iPod nele e batata! Já abriu o programa para a trabsferência de músicas. Reconheceu todo o hardware de meu note, incusive a plava de vídeo, que já havia medado uma dor de cabeça e tanto com outras distros. Acabei de personalizà-lo...enfim, melhor que isso, só dois disso. Parabéns pra equipe de desenvolvimento da Canonical. Mostrou muita maturidade com essa nova versão.
::: Mais valem as lágrimas de não ter vencido, do que a vergonha de
não ter lutado. :::
(off) Links com endereço encurtado: Uma forma de evitar endereços de páginas eletrônicas muito longos é usar um endereço mais curto que redirecione para o endereço original. Duas possíveis formas de fazer isso é através de:
Ipod Funciona no Ubuntu SIM: Eu uso ubuntu desde o comeco do beta com meu ipod funcionando 100% nele, quem quiser tem um tutorial que eu fiz sobre isso, e até como converter os vídeos pra ele ;)
http://wiki.underlinux.com.br/index.php/Tutoriais/Aplicativos/Ipod
gostaria de deixar meus parabéns a equipe de desenvolvimento do Ubuntu - realmente eles "se" superaram, essa versão 6.06 é a unica que até agora realmente impressionou, justamente por suas facilidades.
Apenas uma análise a "primeira vista"!
1 - O CD é tanto live como instalável, já não são mais distintos.
2 - Logo no menu de boot do CD é possível selecionar configurações como tipo de vídeo, língua, tipo de teclado, etc.
3 - sua inicialização por "live" é bem rápida.
4 - A instalação está bem mais rápida.
5 - A gama de aplicações permanece, mas os menus estão melhor dipostos o que facilita para o usuário.
Pontos fracos:
6 - Não é pedido a definição de senha para root, nem no período de instalação, nem ao inicializar o sistema pela primeira vez.
7 - Ao logar pelo shell, há uma mensagem em "inglês" dizendo que pode-se usar o comando "sudo" - mas o mesmo pede a senha do root.
De todo jeito, os "pontos fracos" são detalhes e mais uma vez parabéns para o projeto Ubuntu.
Quanto ao suspend (ou será hibernate?), você precisa ter um swap um pouco maior do que o total de RAM para que ele funcione, isso independente de distro.
Swap é o que não falta na minha máquina. Tenho 2 GB de swap para 512 MB de ram. Funciona no Fedora mas não no Ubuntu, que alias ainda não terminou de baixar em casa :/
:: Atualizei pelo Synaptic e tá 99%: Depois de perder alguns CDs e boots que não carrevagam o X, resolvi usar o UPGRADE. Levou 4h30 em uma conexão de 300k, mas fez tudo certo. Agora ele conseguiu colocar meu tablet Wacom pra funcionar sozinho :). Só não é 100% porque a caneta e ou mouse do tablet ficaram limitados em uma pequena área da tela, mas não deve ser difícil de arrumar.
Dois winmodens eu testei e: Dois winmodens eu testei e funciona, um atixp(algumacoisa) e o outro um ac97 de notebooks diferentes e ambos compátiveis com smartlink. Nos kerneis mais recentes é o modulo ALSA que faz a parte de softmodem.
Depois de instalado o ubuntu, procure por sl-modem-daemon e kernel-restricted-drivers.
Os winmodens compátiveis com smartlink tem a opcao do ALSA que se for compátivel com o seu modelo vai funcionar de primeira sem nenhuma compilacao. Se algo cheirar mal voce pode tambem compilar o driver sl-modem-source que também esta no repositório e pode ser compilado através do assistente module-assistant tool que também torna as coisas mais fáceis.
Tinha parametros no xorg de: Tinha parametros no xorg de outra pessoa que eu ví que delimitam a deadzone. Infelizmente não vou conseguir que parametros eram estes para voce, mas não deve estar díficil, logo, logo voce vai encontra-los.