Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Richard Stallman lê sobre si próprio no BR-Linux - e... é contra

Segundo o relato abaixo, o BR-Linux (ou pelo menos uma notícia que publiquei aqui) entrou para a categoria dos itens que Richard Stallman não aprova - ao lado da OSI e da marca Creative Commons, para ficar entre os itens já mencionados por ele hoje.

Estava agora há pouco utilizando um dos computadores do telecentro do fisl7.0 quando fui interrompido por uma senhora, que pediu gentilmente que emprestasse o computador por um momento. Ela me disse que só queria mostrar uma página a um amigo. Sai da frente do computador e abri espaço pra ela. Foi neste momento que percebi que o amigo dela era o próprio Richard Stallman. Os dois estavam conversando em espanhol. A maior surpresa no entanto não foi a presença dele. Quando ela digitou o endereço do site surgiu o BR-Linux na tela. Enquanto eu associava as idéias ela achou a notícia que queria mostrar: http://br-linux.org/linux/stallman_pessoa_e_ideia (aquela sobre a cobrança por fotos e autógrafos)

Ele leu (aparentemente ele entende português) e depois de um tempo comentou com ela que não concordava com a notícia, que ele tinha o direito de agir daquele jeito. Virou as costas e saiu sem dizer mais nada. Pensei até em tirar uma foto da cena, mas e se ele resolve cobrar?
” A nota foi enviada por Marco André Lopes Mendes (marcoandreΘgmail·com), que acrescentou este link da fonte para maiores detalhes.

A feliz coincidência é que o professor Marco André estava justamente conversando comigo no Jabber, para me relatar as palestras do Miguel de Icaza e do pessoal do Google, quando foi interrompido pela mulher que fala espanhol. Quem seria ela?

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Brunno Gomes
Direiro realmente ele tem...:
Ele leu (aparentemente ele entende português) e depois de um tempo comentou com ela que não concordava com a notícia, que ele tinha o direito de agir daquele jeito. Virou as costas e saiu sem dizer mais nada.


Também acho que ele tem o direito de agir dessa maneira, apesar de não concordar em hipótese alguma. Mas, já que o episódio foi tão alardeado, acho que ele poderia explicar o porque de sua atitude (não que ele tenha obrigação alguma de fazer isso, mas acho que serviria para acalmar os ânimos).

Pensei até em tirar uma foto da cena, mas e se ele resolve cobrar?


Gostei do comentário. E a julgar pelo que está acontecendo achei muito sábia sua decisão. :)

-
Primeiro eles te ignoram...
Depois eles riem de você...
Então eles lutam contra você...
Aí você vence...
Comentário de vmedina
Cara... que doidera.: hehehehe isso foi algo muito louco hein! :)

Mas agora, depois das dúvidas do debate temos mais um mistério: Quem é a mulher que fala espanhol? :P

Esse FISL tá mais parecendo LOST :P

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Roger Yoda
Feedback: "Ele leu (aparentemente ele entende português) e depois de um tempo comentou com ela que não concordava com a notícia, que ele tinha o direito de agir daquele jeito."

Creio que o espaço é aberto. Se ele não gostou do que leu poderia muito bem responder ao post. Se acha que a imagem dele está sendo denegrida de alguma forma ou que houve qualquer injustiça... que responda.

Realmente torço para isso... gostaria de entender exatamente o que ele acha a respeito.
Comentário de renata
O que ele esperava?: Que dissessem que cobrar por autógrafos é suuuuper cool, que ele é lindo e maravilhoso e tem odor de rosas?
http://renata.org
Comentário de Imperador
Cometários criativos: Cada vez os comentadores daqui do Br-Linux estão ficando mais criativos. Já começa pela notícia:

"Pensei até em tirar uma foto da cena, mas e se ele resolve cobrar?"

Depois o comentário do vmdina:

"Mas agora, depois das dúvidas do debate temos mais um mistério: Quem é a mulher que fala espanhol? :P

Esse FISL tá mais parecendo LOST :P"

Muito bom.

Agora, comentando o fato. Também acredito que ele tenha o direito de cobrar e fazer o que quiser com a assinatura dele. Mas, levando em conta que ele é uma pessoa pública e representante de um movimento que cresce cada vez mais (apesar de como lembrou o Brod no FISL, a comunidade Linux é anárquica, no sentido positivo da palavra, é autogerida...) é importante que exponha os motivos de tais atos que possam parecer "contraditórios". Pois, essa atitude lembra muito mais a cobrança por licença de software, ele cobra pelo seu autógrafo.

Eu não o idolatro e não pagaria pelo autógrafo dele, nem de ninguém. Eu apóio o Software Livre, independente dos seus criadores.

Vlw.
____________________________________
http://pt.wikipedia.org/wiki/Adriano
Comentário de nemesis
mera curiosidade: vc fala espanhol? ;)

;; ((lambda (x) x) "Isto é um comentário e não será executado nunca")

Comentário de renata
Eu não fui ao FISL: Estou no Rio de Janeiro e falo pouco espanhol.

http://renata.org
Comentário de dermeister
"Esse FISL tá mais: "Esse FISL tá mais parecendo LOST :P"

E quem seria o Stallman em "Lost"? Hurley? ;)
Comentário de Webmarlin
Só temos uma diferença: Combinamos em muitas coisas, exceto uma: eu prefiro o Ice Tea de pêssego. Pena que pela foto vc aparenta ser muito mais nova do que eu!
Comentário de vmedina
uau! :P: Que lingua afiada moça! ;)

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de vmedina
Eu não o idolatro e não:
Eu não o idolatro e não pagaria pelo autógrafo dele, nem de ninguém. Eu apóio o Software Livre, independente dos seus criadores.

Eu tb admiro muito, mas pegar autógrafo? Passei dessa época! :P

[]s!

Vinícius Medina
Usuário Linux 383765. É um também? Mostre a sua cara!
Comentário de Thomas TS
A misteriosa mulher junto com Stallman: A moça que acompanha o Stallman é a "namorada" dele. Eu mesmo a encaminhei para o hotel no dia em que chegaram no FISL e ela estava muito cançada e não queria acompanhar o Satallman na balada...
Comentário de escovadordebit
Organização do FISL 2007: Caso o Stallman venha a confirmar presença no FISL 2007, sugiro aos organizadores a criação do vale foto com o Stallman e do vale autógrafo.

Ja que ele é americano, (para se sentir em casa) poderia ser organizada uma sala "tire sua foto com o Stallman". Do tipo que o Mickey tem na Disney.

Será que a moça que fala espanhol não é a fotógrafa oficial? Ou seria a garota "livro caixa"?

Cara... isso é patético :D

Linux user #226380
"Linux é amigável... Ele apenas sabe escolher os amigos."
Comentário de grab
$$$$$ $$$ $$$$: Torvalds cobrando royalties ate de Web sites por usar o nome Linux. RMS vendendo suas proprias fotografias por 2 dolares.

Parece que precisam aprender como ganhar dinheiro com software livre.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004