Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Opinião do Leitor - Libervis: "Sobre hipocrisia e a FSF"


“O Libervis, um de meus sítios favoritos para informações sobre a luta contra DRM e contra outros cerceamentos de direitos digitais, publicou um artigo que me fez parar para pensar, e achei que valia a pena compartilhar as minhas dúvidas.

A FSF é mesmo muito importante, tanto pelo seu histórico como hoje em dia, nos seus gloriosos embates para tornar mais sólida e incontornável a nossa liberdade. Mas o que fazer quando temos a impressão de que esta organização pode ter se firmado uma vez ou outra em bases menos sólidas?

E não estou falando do recente caso em que o fundador da organização afirmou em um evento dela que o Linux viola patentes de software, e para isso se apoiou em um relatório velho de uma empresa cujo negócio é vender seguro protegendo empresas contra a possibilidade de patentes embutidas em softwares livres. Ele merece nossa compreensão e apoio por ter chegado onde chegou, e todos os seus eventuais aparentes deslizes sempre podem ser facilmente explicados analisando a solidez de sua base filosófica e da sua orientação sempre clara para todos.

O caso de hoje, colocado em debate pelo Libervis, é o das distribuições oficialmente sancionadas e recomendadas pela FSF, por estarem de acordo com os seus cânones. São elas: gNewSense, Ututo, Blag, Dynebolic, GNUStep e Musix. Eu acho fora de série a FSF ter uma posição tão firme e definida sobre quais as distribuições que ela recomenda e apóia, e sempre que vejo alguém defendendo radicalmente as posições dela tenho a certeza de que esta pessoa certamente usa uma destas distribuições com a chancela oficial. Faz parte da integridade deles seguirem as orientações na íntegra, do vocabulário à escolha de licenças, sem deslizes nem nos menores detalhes, e eu sempre os admiro por isso.

Mas aí é que vem o outro pé: o articulista do Libervis foi verificar qual a distribuição que sustenta o site da FSF, e é a não-sancionada Debian. A mesma tão criticada por incluir repositórios não-livres - isto apesar do contrato social dela ser tão estrito no que diz respeito à liberdade de software a ponto de rejeitar a licença FDL, da própria FSF.

Talvez achando que pudesse ser algum engano ou distração, o articulista foi questionar o próprio Stallman, que confirmou e achou tudo normal, já que a FSF não instala os softwares não-livres dos repositórios do Debian. Ah, assim pode? Não, ele teve o cuidado de acrescentar que não pode incluir o Debian na lista das distribuiçÕes recomendadas ao público, pois outras pessoas poderiam instalar os softwares dos repositórios não-livres.

A princípio eu fiz um paralelo com o pastor de uma comunidade que atuava em um ex-cinema ao lado do meu escritório lá por 1993, que acabou fechando quando descobriram que ele proibia os fiéis de assistir televisão, mas aí descobriram que ele tinha uma TV enorme no quarto dele, e assistia a novela das 8 todos os dias. Saiu até no jornal a explicação dele, dizendo que ele assistia porque sabia que devia desligar quando passasse material impróprio, mas não podia deixar os fiéis assistirem porque ele não podia confiar que eles saberiam reconhecer e resistir à tentação.

Mas logo essa comparação saiu da minha cabeça, pelas razões já explicadas acima: certamente Stallman tem uma razão mais forte para declarar o que disse, e defender não apenas o seu uso de uma distribuição não-sancionada, como ainda o simultâneo não-uso das distribuições recomendadas. E se esta razão não é óbvia para mim, é porque eu não conheço o contexto suficientemente bem, e certamente alguém saberá explicar por que isso não é contraditório e muito menos uma amostra de hipocrisia, como disse o articulista.

Mesmo assim, acho que é uma questão que merece debate, porque pra mim parece que o Debian e sua grande linhagem já fizeram mais pelo avanço (e não só pela popularização) do software livre do que algumas das distribuições que ostentam o selo de pureza oficial da GNU. O que o público do Br-Linux acha?”


Enviado por Ademir Silveira - referência.

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Gustavo Barboza De Melo
Opinião do Leitor - Libervis: "Sobre hipocrisia e a FSF": Concordo INTEGRALMENTE! Para o site deles o Debian é bom , para apoiar não ?

A comparação com o tal pastor é perfeita.
Comentário de Bruno Gonçalves
...: Faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço?

-------------------
www.biglinux.com.br
www.programaslinux.com.br
Comentário de Marcelo Ulianov
Não acredito em gurus. Eu: Não acredito em gurus. Eu traço o meu caminho. Uso o que eu quiser, até mesmo windows, se me der na telha...
Comentário de Sandro R. de Souza
Discussão muito importante: Caros colegas.
Este assunto é muito importante. E nosso colega Ademir Silveira fez bem em trazê-la a este "fórum". A posição de Linux Torvalds é bem menos extremista que a de Stallman pois não podemos criar uma ditadura no mundo da informática. As ditaduras promovem exatamente este tipo de coisa. Os "líderes" podem usufruir do poder e os subordinados ficam como coadjuvantes. É preciso sim continuar lutando pela liberdade que o Software Livre nos proporcionou, mas sem perder de vista que existem universos paralelos a estes e que são tão importante quanto.
Comentário de Pedro de Medeiros
Sobre o Debian e a FSF.: A FSF chegou a sancionar a distribuição Debian em seu início. Vai ver os servidores da FSF foram instalados nessa época e depois disso nunca mudaram, só atualizaram pacotes.

Sobre o artigo, repare que "recomedar" é bem diferente de "proibir", como no caso do pastor citado. Por exemplo, diversas empresas recomendam produtos ou serviços de uma ou outra empresa em especial, mas geralmente seus serviços ou produtos funcionam com os de muitas outras, acho que é o mesmo caso.

E os servidores da FSF provavelmente nem usam coisas do non-free (e até por serem servidores web apenas).
Comentário de victor bogado
linhas politicas.: Cada pessoa tem a sua linha política e as suas crenças. Nunca devemos seguir cegamente um pastor ou um guru. O FSF e o Stallman são conhecidos pelas suas posições irredutíveis. Por exemplo o FSF condena o fedora, apesar do fedora ter uma posição clara de não colocar nenhum software que não seja "open source" na distribuição. O problema é que a definição usada pelo fedora é a do movimento open-source e não do FSF.

Mas o que importa é que cada um deve ver as suas linhas de pensamentos. O Debian é muito forte nas suas crenças e realmente acho que ele deveria ser recomendado pelo FSF, mas o próprio FSF é muito "cabeça dura" também, como o próprio texto que você lincou aqui mostra.

Na minha opinião ambos perdem com estas posturas, ninguém mais ouve o FSF e o Stallman sem um pitada de sal. O GPL3, que tem várias coisas boas na minha opinião está sendo super criticado e sendo tratado como um cavalo de tróia por alguns dos membros da comunidade, exatamente por causa desta alienação auto provocada do FSF.

O software livre já ganhou muito espaço, mas ainda tem que andar muito . As patentes de software, por exemplo, são um perigo muito grande para as nossas liberdades, o Linux e muito provavelmente todos os programas um pouco mais complexo que um hello world estão violando patentes alheias, simplesmente por que é impossível fazer um programa complexo sem infringi-las pois elas são muitas, obvias e genéricas.
Comentário de Terramel Pagliacci_
Sancionar distros...: Admiro muito o Stallman e tudo o que ele fez até hoje... Mas sinceramente acredito que seja muito infeliz essa história da FSF de sancionar distribuições GNUliticamente corretas. Mais errado ainda do que isso é deixar de fora desta seleção a Debian pelo simples fato de eles terem repositórios não/livres. Na minha opinião a Debian é a distro mais livre e completa que tem. Um verdadeiro orgulho para o Software Livre.....

Sou um grande fã do Stallman e admiro muito seu trabalho e o que ele fez pelo SL! Nunca considerei o cara doido ou algo do tipo como muitos consideram! Considero ele O CARA! Mas sinceramente. Com esta história de fazer lista de distribuições (e ainda deixar o Debian de fora [e ainda por cima usar sendo que deixou de fora de sua própria relação indo, dessa forma, contra o que ele mesmo diz)], acredito que ele esteja perdendo muitos pontos ;/

Comentário de FlavioMachado
Violação de Patentes: Acredito que o que o Stallman queria dizer é que com 99% de certeza o Linux viola alguma patente de software. Com o tanto de patentes esquisitas e extremamente abrangentes que existem, até eu posso dizer isso.

O que ele não falou é que quase qualquer software na face da terra também viola. É comum ele deixar esse suspense por alguns dias para o pessoal pensar. Pessoalmente acho isso muito danoso à imagem do Linux mas o que podemos fazer contra isso.

Então a mensagem deveria ser algo mais do tipo: "Qualquer software viola patentes e isso é ruim. Não dá para desenvolver nada nem inovar nesse ambiente. Exatamente o contrário do que o discurso pró-patentes prega." Conhecendo um pouco o histórico dele, essa declaração só virá depois.

----
A wise man once said:
"The man who knows HOW will always have a job;
The man who knows WHY will be his boss"
Comentário de popolony2k
Free Software Foundation....: ...uma fundacão que prega basicamente as vantagens da liberdade de conhecimento e tecnologias em software e que utiliza o Debian, não sancionado por eles.....perfeito !!!

A LIBERDADE É UMA BENCÃO !!

Leidson - Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org - Java Universal Messenger
FreeBSD/OpenBSD user
Politics is showbiz for ugly people !
Minhas Charges

http://blog.planetagol.com.br/category/blog-do-leidson/charges/
Comentário de Eudes Cruz
Equilíbrio: Por mais que alguém consedere o Stallman um radical, ainda assim precisamos dele. Não é questão de concordar, é questão de equilíbrio. As idéais dele, radicais, com as de outros, moderados e liberais, por assim dizer, por fim nos leva a ter um quadro completo das coisas.

Toda organização precisa de pessoas delirantes e outras pé-no-chão e ainda aquelas que pendem para um lado ou para outro, de acordo com a conveniência, são flexíveis. Estes últimos são aqueles que, geralmente, têm poder de tomada final de decisão, os chamados CIOs.

É assim. Equilíbrio.
Comentário de blackcloud
Isso é liberdade.: Pra mim, isso é liberdade. O direito de fazer o que mais gosta, o que mais é adequado. A opinião própria, sem ser o "faço porque os outros mandam" ou "faço pra me sentir inserido".
Comentário de leonardo_lopes
Na verdade, existem planos: Na verdade, existem planos para migrar os servidores da FSF para gnewsense, mas isso não é uma coisa das mais simples. Pergunte o que Stallman usa em seu notebook, talvez faça mais sentido aí.

A FSF jamais escondeu que usa debian em seus servidores, e isso já tem anos, provavelmente desde a época que o Debian era uma distribuição livre patrocinada pela mesma.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de leonardo_lopes
Da mesma forma que você ou: Da mesma forma que você ou qualquer outra pessoa faz recomendações de distros, a FSF também tem o direito de fazê-las. Eles não colocam "use essa distro" ou "distros que você deve usar", eles simplesmente colocaram "distros que apenas possuem softwares livres", a Debian não está nessa lista, seja pela sessão non-free ou por firmwares non-free no kernel.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de leonardo_lopes
ps.: eles usam o Debian: ps.: eles usam o Debian desde a época que o Debian era patrocinado por eles.

"Be realistic, ask for the impossible."
Leonardo Lopes Pereira
Comentário de giganttee
Falácia: Esse texto não passa de pura falácia. O fato de a FSF usar um das distros não "abençoadas" não quer dizer nada. O fato de eles "errarem" não torna o que eles pregam falso ou errado. Já ouviram falar de "Argumentum ad hominem"? É isso a que o texto se resume.
Comentário de Cesar Brod
Liberdade, escolha, lucidez e coerência...: Ademir, parabéns por seu texto e pela referência. Ainda que eu não use diretamente o Debian (uso o Kurumin em casa e o Slackware em meu notebook), acho que a sociedade Debian é um dos mais lúcidos exemplos de exercício da liberdade que conheço. Eles definem e colocam para quem quiser aceitar o que eles definem como liberdade e, ainda assim, aceitam a máxima verdade que a liberdade de um termina ao podar a liberdade de outro. Prova maior disto é que o Debian é, visivelmente, o substrato para as distribuições mais populares.

Recentemente conheci a distribuição Linux Mint. Baseada no Ubuntu, que por sua vez é baseado no Debian, a Linux Mint anuncia-se como um "Ubuntu sujo", pois ao ser instalada toca MP3 e DVDs criptografados de múltiplas regiões. Seria muito legal que todos os formatos de áudio e vídeo fossem livres, mas não é isto que temos hoje. Eu quero ter meu MP3 player, baixar músicas da web, ouví-las em meu computador. Quero pegar na locadora um DVD e ouvir em meu notebook. Sou contra restrições ao livre acesso ao conhecimento e ao mesmo tempo contra a patrulha sobre o que eu faço ou deixo de fazer.

Chego a divertir-me quando ouço discursos inflamados de pessoas que se recusam a ouvir MP3, visualizar Flash em seus navegadores e, ao mesmo tempo, terem em suas casas DVD players que usam softwares e mecanismos de criptografia protegidos por patentes, andam de um lugar para outro em aviões que têm em sua cabine de comando softwares proprietários ou fazem vídeos em suas máquinas fotográficas em formatos wmv.

Mas só pra terminar, as patentes de software simplesmente se tornarão ineficazes pelo simples motivo de que é impossível se criar algo novo e funcional sem que algumas centenas de patentes possam ser infringidas. Houve um abuso ao se permitir patentear coisas absurdamente comuns.


Comentário de Oceanos
Mas o texto não tentou: Mas o texto não tentou provar que o Stallman está errado, o texto só tentou mostrar que a FSF pode estar sendo hipócrita. Ponto. É exatamente um tu quoque ad hominem, mas, está explícito o objetivo de sê-lo. Não é uma falácia.


Anyway, direito deles serem livres para serem hipócritas.
Comentário de lxoliva
Re: linhas politicas: > Por exemplo o FSF condena o fedora,

De onde veio essa conclusão disparatada?

> apesar do fedora ter uma posição clara de não colocar nenhum software que não seja "open source" na distribuição.

E, de fato, até onde sei, a última versão do Fedora não contém nenhum pacote não-Livre também. Então por que não é promovida como outras? Porque não tem o compromisso público de incluir somente Software Livre. Ao contrário das distros promovidas, Fedora dá margem para inclusão de software que seja open-source mas não Livre.

Por isso, se promovêssemos Fedora com a política que tem hoje, poderíamos nos ver promovendo software proprietário, se por ventura um software não livre viesse a ser silenciosamente incluído na distro com base na previsão da política publicada de incluir software cuja licença seja aprovada pela OSI. Há licenças aprovadas pela OSI que não são livres. Temos conversado com o projeto Fedora no sentido de orientá-los sobre como modificar a política a fim de que possamos nos apoiar mutuamente, mas o processo tem sido lento.

> O Debian é muito forte nas suas crenças e realmente acho que ele deveria ser recomendado pelo FSF

Infelizmente não podemos recomendar Debian, porque Debian contém software não livre. É simples assim. Podemos usar o que há de livre nele, mas não podemos recomendar o todo.
Comentário de Me
Liberdade!: o DEBIAN é tão livre que não tira o direito se você quer usar software livre ou não... Alias, como descrito na própria página, se você necessita (seja por trabalho, especificação, lei regional ou até uma deficiência especial particular) e só existe o aplicativo não-livre, o que você faz? Usa por necessidade, ou fica esperando até que TODOS os softwares no mundo cumpram a "Revolução GNU".

Por favor, né. Cada caso é um caso e ninguém tem o direito de julgar.
Isso é o que defende o Debian, muito corretamente na minha opinião. Coisa que MUITA gente que nem a documentação leu insiste em querer discutir.
Comentário de lxoliva
Patentes são territoriais: > ouço discursos inflamados de pessoas que se recusam a ouvir MP3, visualizar Flash em seus navegadores

MP3 é um formato coberto por patentes em alguns países. Portanto, em alguns países, o software que decodifica esse formato, mesmo que seja aceitável no sentido de ser livre, é ilegal.

Visualizar Flash usando software livre não tem nada de errado, mas há novamente ressalva: o formato de áudio especificado no padrão Flash é MP3, portanto é impossível ter um Flash player livre completo legalizado, nos países em que a patente sobre MP3 vigora.

Você pode escolher dar dinheiro àqueles que vendem produtos que exigem licenças de patentes de software. Pode até usar software livre para acessar o conteúdo. Mas deve lembrar que exercer seu direito de escolha hoje, em prol da sua conveniência pessoal e em detrimento de outros que não podem ter essa conveniência, vai levar a um mundo em que ninguém tenha essa conveniência e você não tenha mais o direito de escolha, porque as alternativas pereceram. De que lado você está?
Comentário de 2
alem de que ultimamente o: alem de que ultimamente o FSF esta mais preocupada em "obrigar" a tudo e todos a ser do jeito dela, do que dar o direito de escolha! isso nao eh liberdade, eh autoritarismo!
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004