Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A semana no BR-Linux: Silêncio, desmentidos, GPL 3 e... chuva no desfile da Novell

Recuperando o dinheiro do Windows pré-instalado em computador da Dell - O texto conta como o autor fez para receber de volta da Dell no Brasil o preço da licença do Windows que veio instalada em seu computador.

Em alguns países da Europa, o Firefox já ultrapassa Internet Explorer - O Firefox já é o navegador mais usado em alguns países da Europa como a Finlândia e a Eslovênia, onde sua participação no mercado já ultrapassa os 40%, superando seu maior rival, o Internet Explorer, da Microsoft.

Yahoo Tecnologia: "Vale a pena comprar PC com Linux?" - "Em meio a avalanche de polêmicas, boas notícias e outras nem sempre agradáveis, os entusiastas de tecnologias livres podem comemorar, ao menos um pouco, o progresso visionário da mídia em relação ao uso do Linux no dia-a-dia do brasileiro leigo em informática, ou quase isso."

Yahoo desmente ter trocado Red Hat por Oracle Unbreakable Linux - O Oracle Unbreakable Linux está demorando para "pegar", e esta semana o CEO da empresa, Larry Ellison, aproveitou uma conferência com a imprensa para mencionar um cliente de peso que teria substituído o Red Hat Enterprise Linux pelo modelo genérico da Oracle - e este cliente seria o Yahoo. Mas o Yahoo desmentiu...

Site de Web 2.0 brasileiro quer encurtar tamanho de URLs - Um dos sites brasileiros da web 2.0 mencionados na lista do IDGNow é o Peqno.com, cuja proposta é oferecer URLs alternativas (e curtas) para páginas cujos endereços sejam muito grandes ou pouco práticos de digitar, enviar em um e-mail ou publicar - a exemplo do que já fazem diversos outros serviços internacionais.

"Chuva no desfile da Novell" - Bruce Perens monta evento paralelo para jornalistas que a Novell havia convidado - Evento paralelo de Bruce Perens sobre liberdade de software ocorreu do lado de fora de apresentação da Novell em Salt Lake City.

Qual é o seu? Microsoft divide empresas usuárias de Linux em 5 grandes grupos - Uma das estratégias para uma empresa procurar obter avanços em um nicho dominado por produtos concorrentes é dividir os consumidores deste nicho em categorias, de modo a identificar quais os que têm maior potencial de vir a trocar de fornecedor.

Você já ouviu falar no Mozilla Desktop Environment? - Esta é uma daquelas idéias que surgem ciclicamente: obter integração de aplicações estendendo softwares existentes de modo a torná-los responsáveis por um número maior de tarefas.

A entrevista que Stallman recusou: Entendendo a controvérsia sobre a GPLv3 - A Information Week fez uma longa e interessante matéria sobre o estado atual da comunidade interessada na próxima versão da GPL, a mais popular entre as licenças livres e de código aberto, e que em sua tradicional versão 2 (datada do início da década de 1990) é adotada por projetos tão relevantes quanto o Linux, o MySQL e o Samba - bem como por 72% dos mais de 140.000 projetos hospedados no Sourceforge.net.

Sun contrata Ian Murdock, fundador do Debian - Foi anunciada a contratação de Ian Murdock para ser o responsável pela evolução das estratégias da Sun no que diz respeito ao Solaris e ao Linux.

OSNews analisa versão preliminar do Ubuntu Feisty 7.04 - e gosta - Eugenia Loli-Queru, integrante da equipe do OSNews, andou testando e em conseqüência publicou uma análise de versão preliminar do Ubuntu Feisty Fawn, cujo lançamento está agendado para daqui a cerca de um mês.

Lembra da "montanha de código" que a SCO dizia ter sob sua propriedade no kernel Linux? - Trezentas e vinte e seis linhas. Isso mesmo.

Gravação de CDs e DVDs: Lançada a versão 1.0 do K3b - Para saber mais sobre a nova versão, veja a recente análise de uma versão preliminar em Gravação de CDs e DVDs: Linux.com apresenta o que será o K3b 1.0.

SwfDec: Flash player de código aberto já é capaz de exibir vídeos do YouTube - O SwfDec é uma biblioteca alternativa e em código aberto para exibir conteúdo em Flash.

Como instalar o Ubuntu em um pen drive USB de 1GB - Este tutorial explica passo a passo como instalar o Ubuntu em um pen drive.

E mais:



Recordar é viver: A semana no BR-Linux: Summer of Code, dribles na imprensa, conexão por celular e... código aberto na novela da Globo


BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004