Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

A semana no BR-Linux: Summer of Code, dribles na imprensa, conexão por celular e... código aberto na novela da Globo

Os curiosos bastidores da matéria da Information Week sobre a GPLv3 - Um dos jornalistas da equipe da Information Week publicou um pequeno artigo sobre os bastidores da matéria que a publicação está preparando sobre o terceiro rascunho da GPLv3 e as novidades que serão introduzidas no que diz respeito a DRM, pactos sobre patentes (no estilo Novell) e outros temas interessantes. A IW foi atrás do que qualquer jornalista em busca de informações diretas e completas busca: declarações de uma fonte primária. Mas a história é longa e chega até a ser divertida.

Estudantes já podem se inscrever no Google Summer of Code 2007, colaborar com projetos livres e ganhar US$ 4500 - Estão abertas as inscrições para estudantes que desejarem participar do Summer of Code do Google este ano.

Aprenda a programar em dez anos - tradução do texto Teach Yourself Programming in 10 Years para português.

Audacity: Software livre na novela da Globo - Acredito que pouca gente na audiência do BR-Linux acompanhe as novelas da rede Globo, mas ainda assim a presença de um software livre como coadjuvante na trama de uma delas é uma variação interessante em um mundo dominado por merchandisings de concorrentes.

Conectando o Linux à Internet via celular GSM ou CDMA com cabo USB - André Tomasi escreveu um relato de como conectar à internet através do celular, e outras opções de uso.

HSBC afirma que TCO do Windows é menor que o do Linux, e a Novell assina embaixo - O Newsforge traz link para a matéria Novell linked to 'Windows cheaper than Linux' statement, publicada pela ZDNet.

"Não venderemos nossa alma como fez a Novell", diz executivo da Red Hat no lançamento do RHEL5 - - Representante da empresa diz que a Novell traiu a comunidade open source por US$ 500 milhões, critica promessas parciais de interoperabilidade e minimiza as ameaças das patentes da Microsoft.



Linutop: PC minúsculo e silencioso roda Linux no desktop - O Linutop é este PCzinho da foto, medindo 9,3 x 2,7 x 15 cm, com um processador AMD Geode LX700 (x86), 256 MB de RAM, 4 portas USB 2.0, saídas de áudio e vídeo e conexão Ethernet.

Dell pede que usuários detalhem laptops e desktops com Linux que desejam - A Dell estreou nesta terça-feira (13/03) uma pesquisa online onde compradores em potencial podem definir qual modelo de computador gostariam de comprar com sua distribuição de Linux preferida pré-instalada e configurada.

ISO coloca o Microsoft OpenXML em procedimento acelerado, apesar das manifestações de seus integrantes - Notícia do Slashdot: “Groklaw informa que o padrão Microsoft Office XML foi colocado em fast track na ISO apesar das queixas detalhadas dos ’standards bodies’ nacionais.

Como instalar um servidor de acesso a rede sem fio com o Ubuntu - Este tutorial ensina passo a passo como o seu autor transformou um micro comum (Celeron 400MHz) em um servidor/gateway/access point de rede sem fio.



Parlamentares franceses vão usar Ubuntu a partir de junho- Migração para Linux já está contratada e irá ser posta em prática no retorno do recesso parlamentar.

OLPC x Intel? Revista Info de Março coloca lado a lado o XO e o Classmate - A Info de março, edição dedicada às tecnologias e ao mercado de VoIP, me chamou a atenção especialmente por uma nota de rodapé na capa: eles receberam um XO (o laptop de 100 euros do OLPC) e um Classmate (o concorrente da Intel), testaram ambos e publicaram os resultados lado a lado - mas sem um comparativo direto, porque as duas maquininhas para uso na educação ainda estão em estágios muito diferentes de seu desenvolvimento - o Classmate já existe como produto, tem preço definido, etc.

Linux kernel 2.6.20.2 já está disponível - Lançado nesta última Sexta-feira, dia 9 de Março, o kernel Linux 2.6.20.2 conta com uma lista enorme de bugfixes e atualizações de segurança, sendo fortemente recomendada aos usuários da série 2.6.20 a sua atualização.

E mais:



Recordar é viver: A semana anterior no BR-Linux: DRM, LG Chocolate, Dell & HP, e... um cluster de videogames


Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de lscalado
Comunidade que so faz críticas e nada faz...: NOTA: Desculpem está fazendo esse desabafo aqui e novamente, sei que parece está fora do contexto desse post mas o coloquei um outro que já estava na página 2 e com certeza não seria mais visitado e acredito que seja importante refletirmos um pouco sobre. O post em questão é sobre os avanços no Mono.

Um esforço como o mono e todas as ferramentas que estão sendo desenvolvidas sobre essa plataforma sempre são muito criticados por todos que nunca devem ter colaborado nem ao menos com um comentário construtivo. Isso mostra o quanto falta união a essa "comunidade". É cada um jogando a favor de seus próprios interesses. Ajudar ninguém o faz é difícil. Mas criticar seja por qualquer motivo for todos fazem. Infelizmente estamos distantes em termos de desktop de uma distribuição que bata de frente com o Windows, isso sem precisar de nenhuma configuração extra. Na minha visão isso ocorre por que há sempre muita discussão em torno de qualquer coisa, por exemplo a inclusão do repositório comercial no Ubuntu, drivers fechados uma API para isso no Kernel e etc. Gente existem modelos de negócios onde softwares são fechados por diversos motivos patentes e etc. Nunca vai existir um mundo utópico onde tudo é livre!

Devemos sim todos parar de criticar e ajudar seja com uma tradução, correção, funcionalidade e etc. Temos que fazer algo, ver o que há de bom em todas as distros, deixar de fazer um fork por motivos bestas. O que mais tem no source forge são forks de aplicações pelo simples motivo de uma funcionalidade que não foi bem discutido no projeto original e gerou um fork. Há esforços duplicados perda de tempo e falta de motivação por parte de quem participa do projeto.

Outra coisa, também não sabemos agradecer pelo que conseguimos até então sem esfoço nenhum de outras pessoas que dedicaram noites acordadas, horas de seu dia de folga em um projeto. Quantas vezes algum desses membros da "comunidade" enviaram um email para agradecer? Dizer "parabéns", "obrigado pelo esforço investido a aplicação está muito boa". Acho que poucos. É mais fácil criticar, apontar defeitos e não sugerir correções, como acontece sempre.

Não somos grandes corporações nem acredito que tenhamos dinheiro suficiente para investir em algum projeto open-source. Mas uma ação simples motiva quem já está dentro e pode atrair novos. Isso as vezes é tão importante quanto dinheiro. Oferecer para traduzir uma aplicação, criar uma documentação, manter uma Wiki ou fórum, oferecer algum espaço em disco para isso, são coisas pequenas que cada um pode de alguma forma ajudar. Mas preferem ficar à espera de uma nova versão que mesmo utilizando no dia-a-dia criticam sempre.

Devemos parar é pensar um pouco se realmente fazemos alguma coisa para ajudar. Se realmente queremos que os softwares distribuídos livremente alcancem uma qualidade incontestável por quem quer que seja. Que o sistema tornando-se fácil para o usuário que está chegando é vem de um ambiente que infelizmente "tudo funciona" para o usuário mesmo com vírus e spywares e etc. Funciona.

Somos uma comunidade maior, mais forte que só precisa unir seus esforços para que esse bem comum seja alcançado e a opção para o usuário que acabou de comprar seu computador não perca em nada para a opção proprietária.

Abraço a todos.

Essa semana achei uma distribuição que simplesmente funciona, queria compartilhar com vocês. O Foresight Linux, ele vem com todos os codecs um sistema de pacotes lógico é funcional e com uma tradução impecável e possui um desempenho muito bom. Mesmo em computadores mais antigos. Faço o convite a todos para testar, irão ficar tão impressionados como eu fiquei após o boot dessa distro que felizmente está indo no caminho correto.
Comentário de Copernico Vespucio
Mono?:

O post em questão é sobre os avanços no Mono.

Um esforço como o mono e todas as ferramentas que estão sendo desenvolvidas sobre essa plataforma sempre são muito criticados por todos que nunca devem ter colaborado nem ao menos com um comentário construtivo.


Não acho que o trabalho desenvolvido no Mono ou a competência daqueles que o fazem esteja realmente sendo questionado.

O que é geralmente questionado é a *utilidade* desse trabalho, ou seja, se vale a pena correr eternamente atrás de uma especificação controlada por uma empresa proprietária, sem a participação da comunidade e inimiga do Linux e do Software Livre.

Acredito que chamar a atenção da comunidade para esses fatos já seja em si um comentário construtivo.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004