Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Câmera IP rodando Linux é solução para vigilância

As câmeras IP, dispositivos de vigilância que podem ser conectados a uma rede IP para disponibilização de suas imagens, estão longe de ser uma novidade. Mas o novo modelo de referência que está sendo lançado (e licenciado) pela Nuvation tem vários diferenciais interessantes.



Para começar, trata-se de uma câmera IP das mais compactas, e mesmo assim tem capacidade de manter um stream de 720x480 a 30fps, já sobre Ethernet. Além disso, ela tem um processador ARM9 de 300MHz capaz de rodar o Linux, o que abre muitas possibilidades para os desenvolvedores de aplicações de vigilância e monitoramento. Decisões hoje tomadas por softwares no servidor de monitoramento, a partir de um feed contínuo de imagens, podem passar a ser tomadas na própria câmera, sem necessidade de transmissão contínua e conseqüente ocupação de banda - por exemplo, em aplicações que detectem movimentos do ambiente.

Ela pode ser alimentada diretamente a partir da rede local (Power over Ethernet), e tem saída de vídeo analógico e USB como alternativas.

Saiba mais (linuxdevices.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Edcrypt
BTW, um video interressnte...: ... (e bem produzido) sobre vigilância e privacidade:

http://www.boingboing.net/2007/03/09/big_brother_state_ge.html
http://youtube.com/watch?v=jJTLL1UjvfU
http://www.bigbrotherstate.com/

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004