As câmeras IP, dispositivos de vigilância que podem ser conectados a uma rede IP para disponibilização de suas imagens, estão longe de ser uma novidade. Mas o novo modelo de referência que está sendo lançado (e licenciado) pela Nuvation tem vários diferenciais interessantes.
Para começar, trata-se de uma câmera IP das mais compactas, e mesmo assim tem capacidade de manter um stream de 720x480 a 30fps, já sobre Ethernet. Além disso, ela tem um processador ARM9 de 300MHz capaz de rodar o Linux, o que abre muitas possibilidades para os desenvolvedores de aplicações de vigilância e monitoramento. Decisões hoje tomadas por softwares no servidor de monitoramento, a partir de um feed contínuo de imagens, podem passar a ser tomadas na própria câmera, sem necessidade de transmissão contínua e conseqüente ocupação de banda - por exemplo, em aplicações que detectem movimentos do ambiente.
Ela pode ser alimentada diretamente a partir da rede local (Power over Ethernet), e tem saída de vídeo analógico e USB como alternativas.
Saiba mais (linuxdevices.com).
http://www.boingboing.net/2007/03/09/big_brother_state_ge.html
http://youtube.com/watch?v=jJTLL1UjvfU
http://www.bigbrotherstate.com/