Manter o BR-Linux me leva a ser bastante bem provido no que diz respeito a conexões com a Internet, mas ao ler hoje no blog da
Garota sem Fio que ela pretendia testar no Linux uma das atuais placas Vivo Zap 3G, fiquei tentado a acelerar os mesmos testes por aqui, apesar da disponibilidade plena de conexões de maior desempenho.
Eu já havia usado o Vivo Zap no Linux anteriormente (antes do lançamento dos novos serviços 3G - veja
como usar o Vivo Zap no Linux com placas Growell iCard800) e estava com uma destas placas 3G em mãos por outros motivos, então foi fácil colocar em prática os planos.
Histórias sem dificuldades são monótonas, e esta é uma delas: tudo funcionou na primeira tentativa. Inseri a placa no slot de um notebook HP DV 4000 rodando o Ubuntu 6.10, segui o
tutorial do Ricardo Macari para a placa Kyocera KPC650 (a mesma da foto), menos a parte de criar os dispositivos com o comando mknod, porque o sistema operacional fez isto automaticamente por mim, e tudo funcionou.
Aqui na região onde estou (Lagoa da Conceição - Florianópolis) não há disponibilidade de conexão EVDO (que teoricamente poderia passar de 2 Mb/s), mas a conexão CDMA 1x funciona bem e sem quedas. Fiz todas as atualizações noturnas da edição da manhã de quinta-feira do BR-Linux conectado via Vivo Zap a 144Kbps sem maiores sustos. Para quem precisa de mobilidade com conexão, recomendo testar.
Outros artigos sobre o assunto:
-
Vivo Zap no Linux - Vivo Zap no Kubuntu usando kppp e cartão YiSO c893 ou Kyocera KPC650
-
Como usar o Vivo ZAP no Linux - placa Growell iCARD800 (sem antena aparente)
-
Notebook + LG Chocolate como modem banda larga + Ubuntu = mobilidade completa novamente!
-
Notebook + Nokia E62 funcionando como modem banda larga = mobilidade completa