Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Os curiosos bastidores da matéria da Information Week sobre a GPLv3

Um dos jornalistas da equipe da Information Week publicou um pequeno artigo sobre os bastidores da matéria que a publicação está preparando sobre o terceiro rascunho da GPLv3 e as novidades que serão introduzidas no que diz respeito a DRM, pactos sobre patentes (no estilo Novell) e outros temas interessantes.

A IW foi atrás do que qualquer jornalista em busca de informações diretas e completas busca: declarações de uma fonte primária. Mas a história é longa e chega até a ser divertida. Resumindo, esta foi a seqüência de contatos:

1. consulta ao Software Freedom Law Center, que informou que Eben Moglen não poderia atender por estar fora do país, e aproveitou para expor ao repórter as diferenças entre o movimento pelo software livre e pelo código aberto;

2. Envio de e-mail a Richard Stallman convidando para uma entrevista;

3. Resposta de Stallman perguntando se a entrevista seria sobre a GPLv3 ou sobre as opiniões de Linus Torvalds sobre ela; ele aproveitou para esclarecer ao repórter as diferenças entre o movimento pelo software livre e pelo código aberto, e se oferecer para responder, desde que o repórter prometesse não cometer alguns erros, como referir-se ao Linux sem mencionar o GNU como prefixo, dada a importância do sistema operacional livre fundado pelo próprio Stallman;

4. Resposta do repórter informando que ele e a Information Week reconhecem o débito que o Linux tem em relação a todo o código do GNU, mantido pela FSF desde antes do surgimento do próprio Linux.

5. Stallman responde, informando o repórter que ele havia chamado o sistema de Linux, e que dizer que o sistema está em débito com o GNU não é suficiente para reconhecer a importância devidamente. Desta forma, Stallman declina de conceder a entrevista sobre o terceiro rascunho da GPLv3.

6. O jornalista persiste, e entra em contato novamente com o Software Freedom Law Center, desta vez avisando que um fotógrafo da IW havia acabado de tirar uma foto de Eben Moglen, então eles não poderiam voltar a dizer que ele não estava no país. Ele poderia falar sobre a GPLv3?

7. O Software Freedom Law Center responde: ordinariamente Moglen ficaria feliz em cooperar, mas Richard Stallman instruiu que ele não o fizesse - e o SFLC precisa atender a solicitação de seu cliente.

O interesse da imprensa é compreensível: o terceiro rascunho da GPLv3 estava originalmente previsto para janeiro, e a versão definitiva desta licença seria publicada em março. Os eventos do final de 2006 (especialmente o acordo relativo a patentes de software no Linux, entre a Novell e a Microsoft) geraram adiamentos, controvérsia, silêncio e a sua conseqüencia usual: a especulação.

Saiba mais (informationweek.com).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Hugo do Prado
Respeito muito o que: Respeito muito o que representa o Stallman, mas isso é ridiculo:

"Stallman responde, informando o repórter que ele havia chamado o sistema de Linux, e que dizer que o sistema está em débito com o GNU não é suficiente para reconhecer a importância devidamente. Desta forma, Stallman declina de conceder a entrevista sobre o terceiro rascunho da GPLv3."

Só por que chamou UMA vez de linux sem o gnu antes ele recusa a entrevista.... AH stallman, vá arrumar o q fazer.... na década de 80 vc tinha, mas agora está cada vez mais dificil chamar a atenção sendo cada vez mais ofuscado.
Comentário de Leonardo
Ridículo:
Algumas pessoas do software livre têm uma posição ridícula, irracional, acho que alguém devia pegar esses caras e dar umas chineladas REALMETNE fortes neles.

Beiram a estupidez infantil com esses pedidos e opioniões.

São como religiosos que acham que quem não segue a religião deles vai pro inferno e fod@-s& o resto.

O mercado é gigantesco, temos bilhões de pessoas no nplaneta, se tem gente que quer softwre proprietário, software GPL, software BSD, o escambau, DEIXEM USAR!!!!

Que é isso?

Dizer que o próprio modelo é lindo e maravilhoso e que quem discorda deve derreter é discriminação! É burrice.

Acho que o movimento de software livre perde MUITO por causa dessa palhaçada de alguns, infelizmente alguns de renome internacional.

Concordo com toda filosofia de software livre, acho que o software fechado tem muitos problemas, mas não sou RADICAL a favor ou contra nenhumd dos dois.

Por causa disso vão me taxar de traidor?

Patético.
Comentário de phantomx
E se existem pessoas: E se existem pessoas ridículas, deixe-as serem ridículas.

--
Linux User #399643
Tudo que postei acima é minha opinião. :)

Comentário de maiconfaria
Eu não sei por que as: Eu não sei por que as pessoas comentam as próprias elocubrações, e não o assunto da notícia.
Comentário de yamane
Autógrafos, entrevistas e afins: O Stallman ralmente é um babaca!
Depois dele cobrar R$10 por cada foto no FISL 7.0, ele tem mais é que sumir do mapa com as frescuras dele!
Stallman, go to hell!
Comentário de Jorge
Ainda precisamos: do Stallman?
Qual a função dele ATUALMENTE para o S.L?
Na minha opinião ele só denigre a imagem do S.L, pois extremismo geralmente não é saudavel.
Comentário de Marcelo Ulianov
Futebol: Stallman hoje em dia está como os Inglêses para o futebol: Eles inventaram o jogo, mas quem o pratica melhor, somos nós... Stallman perdeu o bonde da História, e, felizmente, já não faz a menor diferença. Pode ser engraçado ou exótico, mas deixou de ter importância.
Comentário de angustiado
Eu li na VEJA que...: Patético mesmo é dar credibilidade a uma notícia cuja intenção é preparar a porrada que virá na reportagem sobre a GPLv3, atendendo os patrocinadores (indústria "do DRM")... mas fica muito fácil mesmo quando tem trocentos otários que caem na conversa "RMS é um fnático e...". Dói muito ver isso aqui neste sítio. Mas é a vida, não é.

Só para complementar, não acho "errado" ter essa notícia, aqui, só acho muito angustiante ver esse comentários. Até porque o próprio Augusto parece que coaduna com essa visão, pelo menos parcialmente. Mas aí já estou entrando em um terreno minado e teria que explicar muita coisa que agora não estou com saco de tratar. Estou apenas angustiado...
Comentário de Copernico Vespucio
Apenas a boa e velha...: ... Egolatria, "A La Stallman".

Ainda isso... Já perdeu a graça a muito tempo e já tá ficando irritante.

Quando é que ele vai entender que, de acordo com a própria licença que ele mesmo criou, o Linux não deve NADA a ele? Assim como ele também não deve NADA a todos os contribuintes nos repositórios do Savanah?

Se eu fizer uma contribuição decisiva para o Gnome, por exemplo, duvido que ele vá passar a chamar a interface de Copérnico-Gnome por causa disso.

Mas é claro, o sucesso muda as coisas, né? Se o Linux não tivesse feito sucesso, poderia se chamar até "Monkey-OS" que a FSF não ia nem sequer tomar conhecimento dele (assim como muitos outros softs que usaram códigos de seu repositório e não tem prefixo GNU-). Bastou o Firefox chegar onde está e logo inventaram um "Ice Weasel" (por que eu tenho de aturar no meu desktop um Firefox com apenas ícone e nome diferentes? Desinstalei.). O Apache WebServer poderia ter tomado o mesmo caminho, mas ops! Nem GPL ele é...

Parece que a FSF gosta de embarcar no sucesso dos outros, não é de hoje.

Acho que isso já nem é mais uma questão legítima, mas apenas a velha artilharia do RMS para "evitar" entrevistas (quando se reduz a oferta a procura aumenta) e aproveitar a oportunidade para irritar um pouco mais o Linus (acho até que sem sucesso, nessa altura do campeonato).

Em suma: frescura para acariciar o próprio ego e chamar um pouco mais de atenção.

O Linus e a FSF poderiam fazer MUITO juntos, se esta última soubesse ouvir e trabalhar com os outros. Ao invés disso, sua principal atividade tem sido nos proporcionar essa já requentada pantomima na mídia.

Será que não chega disso não?

Como última possibilidade, a razão da comédia pode ser muito mais simples: ocultar o fato de que a FSF simplesmente *não sabe mais o que fazer para fechar o rascunho* e uma resposta simples do tipo "Fica pronto quando ficar" pode não ter sido considerada adequada.
Comentário de Copernico Vespucio
Nem tanto...: O exército mundial de tietes Gnus vai bem, obrigado...
Comentário de maiconfaria
Sucesso de ambos, Linux e: Sucesso de ambos, Linux e GNU, se fosse simplesmente pelo kernel não usaria Linux, usaria mac*!
Por isso respeito Stallman pois o vejo como responsável pela a agrega?ão de desenvolvedores e usuários em torno do Linux através da GPL!

Tudo pode passar, o GNU fica...!
Comentário de Copernico Vespucio
Concordo 1/8: Reconheço a utilidade e a importância das ferramentas do RMS. Por exemplo, o código do Emacs é até hoje utilizado como boa fonte de estudo.

No entanto, discordo quanto a absolutamente todo o resto. Eu uso Linux por causa do Kernel, sim. Por causa da arquitetura de micro-kernel que torna fornece módulos fáceis de carregar, o reconhecimento do meu hardware, a agilidade no escalonamento dos processos, a estabilidade. O usuário Win não muda de SO por causa do find e do ls.

E, principalmente, sua comunidade. Uma comunidade que sabe trabalhar em conjuto na solução de problemas, ao invés de se dissolver em egolatria, disputas, briguinhas e irrelevâncias.

Na verdade, é o Kernel (e a sua agressiva atualização) o responsável pela posição que o Linux ocupa hoje.

É ele que ganha uma ou duas novas versões, realmente significativas, por ano. Enquanto "outros projetos" não recebem uma atualização digna de nota a anos.

Sem ele, vc. não precisa usar o Mac, pode baixar, compilar e usar o HURD com as ferramentas GNU e tirar o Linux da sua máquina. Interessado?

Sucesso do Linux, sim. As GNU-Tools ajudam, mas são commodity.

E, finalmente, mesmo que não fosse como é. Se eu pego um projeto GPL pronto que vc. escreveu e que não "emplacou", altero algumas dúzias de linhas e essa nova versão faz sucesso, o mérito é meu, foi o meu trabalho que fez a diferença. E, pela GPL eu não tenho nenhuma obrigação com o autor original.
Comentário de emanuelsan
Péssima comparação: Em se tratando do fiasco da Copa da Alemanha, esse seu "quem o pratica melhor" ficou meio sem sentido, não acha?!?!

Quanto ao Stallman, ele foi o arquiteto da GPL v2, se ele não se aposentou, nada mais natural que também contribua para uma nova versão.

Pq de uma nova versão? O mundo muda, novas tecnologias, novas maneiras de pensar, ao se verificar que os ideais da 2 estavam sendo "by passados", o jeito é fazer a 3, para consertar estas falhas.

O Stallman não pode obrigar ninguém a licenciar seja numa ou noutra versão. Isso fica a cargo do(s) desenvolvedor(es). Mas o trabalho dele ele está fazendo, lutar por uma nova versão. Se ele é exótico ou não, para mim não vem ao caso, afinal, de médico e louco todos temos um pouco.


Comentário de Copernico Vespucio
A Liderança da qual precisamos: Seria melhor se ele trabalhasse como um líder, ao invés de ditador. Consultasse e ouvisse o resto da comunidade (não o resto do mundo: o resto da comunidade *livre* já seria suficiente), reconhecesse suas necessidades e fizesse seu trabalho baseado nisso.

E parasse de torrar a paciência com essa palhaçada de GNU-Linux e a diferença entre Software Aberto e Livre (que todo mundo sabe que existe, mas cuja insistência em citar provoca discórdia e impede boas pessoas de trabalharem em conjunto).

Software Livre se baseia em *colaboração*. E a intolerância é inimiga da colaboração. Eu mesmo aprendi isso aqui no BR-Linux.
BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004