Um dos jornalistas da equipe da Information Week publicou um pequeno artigo sobre os bastidores da matéria que a publicação está preparando sobre o terceiro rascunho da GPLv3 e as novidades que serão introduzidas no que diz respeito a DRM, pactos sobre patentes (no estilo Novell) e outros temas interessantes.
A IW foi atrás do que qualquer jornalista em busca de informações diretas e completas busca: declarações de uma fonte primária. Mas a história é longa e chega até a ser divertida. Resumindo, esta foi a seqüência de contatos:
1. consulta ao Software Freedom Law Center, que informou que Eben Moglen não poderia atender por estar fora do país, e aproveitou para expor ao repórter as diferenças entre o movimento pelo software livre e pelo código aberto;
2. Envio de e-mail a Richard Stallman convidando para uma entrevista;
3. Resposta de Stallman perguntando se a entrevista seria sobre a GPLv3 ou sobre as opiniões de Linus Torvalds sobre ela; ele aproveitou para esclarecer ao repórter as diferenças entre o movimento pelo software livre e pelo código aberto, e se oferecer para responder, desde que o repórter prometesse não cometer alguns erros, como referir-se ao Linux sem mencionar o GNU como prefixo, dada a importância do sistema operacional livre fundado pelo próprio Stallman;
4. Resposta do repórter informando que ele e a Information Week reconhecem o débito que o Linux tem em relação a todo o código do GNU, mantido pela FSF desde antes do surgimento do próprio Linux.
5. Stallman responde, informando o repórter que ele havia chamado o sistema de Linux, e que dizer que o sistema está em débito com o GNU não é suficiente para reconhecer a importância devidamente. Desta forma, Stallman declina de conceder a entrevista sobre o terceiro rascunho da GPLv3.
6. O jornalista persiste, e entra em contato novamente com o Software Freedom Law Center, desta vez avisando que um fotógrafo da IW havia acabado de tirar uma foto de Eben Moglen, então eles não poderiam voltar a dizer que ele não estava no país. Ele poderia falar sobre a GPLv3?
7. O Software Freedom Law Center responde: ordinariamente Moglen ficaria feliz em cooperar, mas Richard Stallman instruiu que ele não o fizesse - e o SFLC precisa atender a solicitação de seu cliente.
O interesse da imprensa é compreensível: o terceiro rascunho da GPLv3 estava
originalmente previsto para janeiro, e a versão definitiva desta licença seria publicada em março. Os eventos do final de 2006 (especialmente o acordo relativo a patentes de software no Linux, entre a Novell e a Microsoft) geraram adiamentos, controvérsia, silêncio e a sua conseqüencia usual: a especulação.
Saiba mais (informationweek.com).
"Stallman responde, informando o repórter que ele havia chamado o sistema de Linux, e que dizer que o sistema está em débito com o GNU não é suficiente para reconhecer a importância devidamente. Desta forma, Stallman declina de conceder a entrevista sobre o terceiro rascunho da GPLv3."
Só por que chamou UMA vez de linux sem o gnu antes ele recusa a entrevista.... AH stallman, vá arrumar o q fazer.... na década de 80 vc tinha, mas agora está cada vez mais dificil chamar a atenção sendo cada vez mais ofuscado.