Visite também: UnderLinux ·  VivaOLinux ·  LinuxSecurity ·  Dicas-L ·  NoticiasLinux ·  SoftwareLivre.org ·  [mais] ·  Efetividade ·  Linux in Brazil ·  Floripa  

Linux kernel 2.6.20.2 já está disponível


“Lançado nesta última Sexta-feira, dia 9 de Março, o kernel Linux 2.6.20.2 conta com uma lista enorme de bugfixes e atualizações de segurança, sendo fortemente recomendada aos usuários da série 2.6.20 a sua atualização. Falando em números, são mais 100 patches neste update. Vide changelog.”


Enviado por Tiago Veloso (tiagovelosoΘhotmail·com) - referência (kernel.org).

Comentários dos leitores

Os comentários abaixo são responsabilidade de seus autores e não são revisados ou aprovados pelo BR-Linux. Consulte os Termos de uso para informações adicionais. Esta notícia foi arquivada, não será possível incluir novos comentários.
Comentário de Dyego Leal
que raios esta acontecendo ?: Po meo... que que anda acontecendo com o kernel do Linux? a cada release vc tem que rezar para que as coisas funcionem... O que esta acontecendo com o linux ?
Comentário de brain
Novo modelo de desenvolvimento: Sem série "devel" (ímpar), com alterações efetuadas diretamente no kernel mainline, e contando com os distribuidores para aparar as arestas e prover estabilidade para os usuários finais que não estejam interessados em participar dos testes.

Referência: http://kerneltrap.org/node/3513
Comentário de Dyego Souza Dantas LEal
Porcaria de modelo hein ?: Porcaria de modelo hein ? sou muito mais o modelo de versoes impar...
Comentário de brain
Questão de ponto de vista: Acho que vem atendendo bem à maioria dos usuários, que hoje obtêm kernels de boa qualidade diretamente de suas distribuições.

E quem quer acompanhar a série de desenvolvimento para auxiliar nos testes sabe que está sujeito a chuvas e trovoadas.
Comentário de MARCELO2007
Não é bem assim: A cultura da informática simplesmente não admite comportamento conservador, e é bem radical no conceito de "conservador". Até 2.6.18 já é visto como velharia. Experimente pedir ajuda num fórum ou canal de IRC e ter que dizer qual kernel está usando. Se não for a última edição da mais nova versão do que há de mais recente nas tendências da estação, você corre risco muito alto de ter como resposta "vai fazer um upgrade e depois a gente conversa".

Resultado: é grátis, mas tem que servir de cobaia, tem que fazer upgrade sempre, tem que recompilar tudo que pára de funcionar com a troca de kernel, tem que separar um dia inteiro, tem que rezar muito pra nada parar de funcionar... Um saco.
Comentário de brain
Experiências diferentes: Eu uso kernels mantidos pelas distribuições, e sempre fui bem atendido em todos os recursos de suporte da comunidade em que procurei orientação.

Tenho a impressão, também, que para a maioria dos usuários que procuram ajuda em recursos de ajuda comunitária, a versão do kernel que estão usando não é tão relevante para a análise.


Comentário de CWagner
Fácil de resolver.: Fácil de resolver.

Se não podes mudar o que está acontecendo troca de S.O. e deixa o povo matar cabeça. Afinal de contas ninguém obriga ninguém a fazer upgrade de kernel, apenas "recomenda".

Engraçado que ninguém fica tão "nervoso" assim com governos que decidem sobre aspectos que influenciarão nossas vidas por anos, mas recompilar um kernel é uma prova hercúlea da qual todos os administradores de sistemas devem se ver livres, afinal de contas temos que mais o que cuidar... mas "peraí" isso "faz parrrte" (como diria a Sabrina Sato :) do trabalho de todo Administrador de sistemas que deve saber quando e se vale à pena atualizar kernel e/ou serviços.

Bom... se me dão licença tenho que fazer testes com um novo kernel.

"Té mais, povo"
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de MARCELO2007
Usuário não conta?: Que administrador de sistemas, cavalheiro? Estou falando do meu desktop. Desktop também tem problemas. Principalmente desktops. Principalmente com drivers, que é o que mais se afeta com troca de kernel. Eu nem imaginaria um administrador de sistemas mendigando ajuda em fóruns e IRC.

Você certamente não pretende insinuar que eu tenho que contratar um administrador de sistemas para manter Linux no meu desktop, está? Aposto que não.

Já cansei de ver me negarem ajuda só porque eu usava kernel de 2 ou 3 versões mais antiga que a que tinha saído na semana passada.
Comentário de vrl
Participar!: Se, a partir de um modo de vista, não conhecendo uma maneira melhor de participar (programando... corrigindo...), para mim pode-se sim se arriscar com testes e usufruir de correções. Não parece bem promissor apenas gozar do bom lado das situações? Enquanto isso, se não podem **ajudar**, visto que não é obrigatório atualizar o kernel, para quê então gastar tempo e energia em busca de explicações relacionadas a inutilidade de questionamentos sobre "atualizar ou não"?
Comentário de popolony2k
Duvido ....: ....que exista tantas alterações drásticas na camada drivers assim em versões de kernel da mesma série a ponto de quebrar tudo.

Já atualizei e compilei kernel cuja distância de versão para a minha versão era de quase uma eternidade.........e tudo funcionou como "nunca antes na história desse País"

#.D
#.D
#.D

E tem mais......usuário não atualiza kernel !

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de vrl
Concordo!: com o Popolony2k!!! Além do mais, da maneira que falam, parece mais um fardo testar uma melhoria do SO que tanto usam e estimam. Afinal... Não é possível bootar com outras versões de Kernel? (retórica :P)
Comentário de Zé
Já cansei de ver me negarem: Já cansei de ver me negarem ajuda só porque eu usava kernel de 2 ou 3 versões mais antiga que a que tinha saído na semana passada.

Talvez porque seu problema tenha sido resolvido numa versão mais nova?

Outra pergunda: conhece Ubuntu? Debian? Fedora? Suse? Mandriva? Pois é, um monte de distribuição que empacotam um kernel p/ você não se preocupar em compilar nada, com ferramentas de instalação/atualização que mantém tudo redondinho, e você aí com as mãos na cabeça correndo em círculos em torno de si mesmo gritando: "AI MEU DEUS! UM KERNEL NOVO! VOU TER QUE ATUALIZAR!"... tenha dó, né camarada?
Comentário de Zé
Ué, as tags de itálico: Ué, as tags de itálico não tão funcionando? O primeiro parágrafo era para sair em itálico... ou eu devo ter feito caca sem perceber, hehehe...
Comentário de hamacker
Voce é um cara de sorte,: Voce é um cara de sorte, porque eu experiementei compilar uma versão mais recente para meu notebook centrino e foi até fácil, a dificuldade foi o wifi Intel Corporation PRO/Wireless 3945ABG onde precisava visitar o site da Intel baixar arquivos de firmware, licença,... para fazer funcionar.

O kernel customizado pela distro, nada disso era necessário.
A grande maioria que precisa trocar de kernel são apenas por causa de drivers/modulos, seria otimo se um dia kernel e drivers fossem coisas separadas. simplificaria bastante.
Comentário de popolony2k
Mas no seu caso .....: ...sorte não tem nada a ver com isso, considerando que o Linux ainda é fraco no suporte nativo a Wireless de qualquer fabricante.

Até mesmo porque a grande maioria dos drivers de wireless ou rodam via NDiswrapper (drivers compilados para Window$) ou não fazem parte dos módulos distribuidos juntamente com o Kernel, portanto não Open Source.

No caso do meu notebook, nenhuma distro possui driver para meu PCMCIA DLink wireless, sendo que consegui o driver em um projeto open source no SourceForge para compilar e instalar.

Isso não tem nada a ver com instabilidade do Kernel ou com o fato dele quebrar com drivers existentes.

Como citei no primeiro post, com a estabilidade dos processos empregados no desenvolvimento do Linux, acho muito dificil ocorrer alterações estruturais no tratamento de módulos e drivers em uma versão de kernel da mesma série, a ponto de que tudo se torne instável.

Pra mim o pessoal tá chiando "de grátis".


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de popolony2k
Sem contar que .....: ....no seu caso, vc precisou baixar Firmware, código do driver e arquivos de licensa......ou seja, teve que se submeter às regras de instalação e uso dos drivers impostas pela fabricante de sua placa, o que exime ainda mais o Kernel do Linux no seu caso específico.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de hamacker
O ponto em questão é que: O ponto em questão é que não é tão fácil assim querer compilar o kernel, alias fácil até é, mas não garante que seja fácil a instalação de módulos alienigenas ao kernel como foi o seu caso e o meu caso. Normalmente o kernel da distro já está com tudo pronto, nvidia, wifi, broadcom, radio,... o que dispensa procurar sarna.
Comentário de popolony2k
O que valida o que eu citei ......: ....anteriormente !

Usuário não compila/instala Kernel.

--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de MARCELO2007
Detalhes: "Duvido que exista tantas alterações drásticas na camada drivers assim em versões de kernel da mesma série a ponto de quebrar tudo."

Ai ai. Lá vou eu discutir com o cara mais mala sem alça do BR-Linux.

Eu concordo com o que você disse e eu citei aí em cima. Minha queixa é outra, é sobre a percepção exagerada dos nerds e exigência de upgrades constantes. Quem aparece num grupo com kernel "antigo" é muitas vezes tratado com estranheza ou descrédito, como se não sair correndo para baixar e instalar o último kernel fosse algo muito errado ou inadequado. Quem nunca tem nenhum problema não sofre essa discriminação porque nem precisa pedir ajuda. Mas se precisar, pode ser intimado a encarar uma compilação de kernel *só para receber a devida atenção*. Mesmo quando essa troca de kernel nem é necessária, como você mesmo disse.

Não posso explicar melhor que isso.

Trocar de kernel é um fardo sim. Não sou o único que acha. Já presenciei discussões violentas em canais repletos de nerds, geeks, administradores e aquela fauna toda. Tem sempre um grupo que diz que compilar kernel é moleza e outro grupo que diz que é um pé no saco para um usuário comum. Basta a etapa do xconfig: ZILHÕES de opções em linguagem muito técnica. Eu até entendo mais de 90% daquilo tudo, mas só o tempo de abrir item por item e selecionar as coisas certas já é uma tortura. E a maioria das pessoas não tem a menor idéia do que deve selecionar naquele mar de opções.

Daí vem um cretino (nem lembro mais quem foi) que diz: usuário comum não compila kernel. Comentário ignorante ou mal intencionado ou as duas coisas. Eu quase sempre encontro solução para o que eu quero no Google, e estimo que pelo menos 20% dessas soluções exigem recompilação do kernel.

Mas nem era essa a minha queixa. Tem vezes em que trocar o kernel é necessário mesmo. Um saco, mas necessário. Minha queixa tratava de gente muito metida a arrojada que nem quer saber de ouvir o problema de alguém que pede ajuda só porque a pessoa não está usando o último kernel. Atitude parecida com aquela de quem discrimina gente que não se veste de acordo com as tendências apresentadas no último desfile de Paris.
Comentário de popolony2k
Confissões de um mala sem alça cretino !: Primeiramente, quando vc se queixa que é tratado com estranheza ou descrédito quando solicita informações sobre um Kernel antigo em um grupo de discussão ou forum de nerds malditos, a minha impressão inicial de que vc era um peixe fora dágua deixa de ser apenas impressão, pois primeiramente em foruns extremamente técnicos, os participantes tem esse perfil natural de ignorar outros participantes, talvez pelo fato dessas pessoas acreditarem que muita informação já deveria estar implicita na discussão, como por exemplo, que todos tenham a última versão do Kernel.

Segundo motivo é que pelo fato do kernel ser algo complexo, qualquer pessoa iria lhe sugerir baixar última versão do kernel e instalar para ver se resolve seu problema, pois ninguém é obrigado a saber todas as alterações minuciosas realizadas em cada versão do kernel, por mais irrelevante que seja.

Quanto a essa estranheza, ou descrédito, que vc tanto reclama, mesmo eu que sou desenvolvedor que já
contribuí (e continuo contribuindo quando posso) com código para alguns projetos open source, como o FlightGear, sei que essa estranheza que vc tanto reclama não passa de um grito por atenção por parte de um usuário, pois todos que participam dessas discussões e listas de desenvolvimento estão concentrados analisando diversas informações e requisições e infelizmente é impossível responder a todas elas............mas nada melhor que uma pergunta inteligente e bem formulada para atrair a atenção dos nerds malditos nessa hora !!!!

"Daí vem um cretino (nem lembro mais quem foi) que diz: usuário comum não compila kernel. Comentário ignorante ou mal intencionado ou as duas coisas."

E o cretino aqui volta a lhe dizer que não é nenhuma coisa nem outra, nem as duas e ainda ratifica que usuário não compila kernel mesmo, pois quando o faz tem uma forte tendência a ficar agressivo, cuspindo fogo no Sistema Operacional e pior....atacando outros membros em blogs e listas de discussão.....

Hummmmm...tá explicado porque ninguém te responde nos foruns. :.P


--
Popolon Y2k
PlanetaMessenger.org
FreeBSD/OpenBSD/Linux - My dream team

Comentário de CWagner
Ok, desculpe.: Ok, desculpe.

Pensava que você estava falando apenas de você e não do mítico e intocável end homer user, que nada sabe, mas tudo quer do seu computador.

Geralmente eles nem sabem o que tem instado em seus computadores, quanto mais saber que devem atualizar o kernel de seus S.Os.

Acho que isso se deve ao excessivo tempo de exposição de alguma radiação de uma paisagem verde e azul de um certo sistema operacional proprietário, que tal qual propraganda subliminar lhes repete insistentemente que não devem se preocupar com nada mais que usufruir de toda comodidade que as produtoras de software, com toda sua benevolência, apreço e atenção disponibilizam com seus programas intuitivos, contanto que você use apenas determinado S.O. MicroProgramas Janelas.

E não! Nao estou insinuando que você deva contratar um Administrador de Sistemas para compilar o kernel Linux no SEU computador, mas se necessitas realizar algo semelhante, deve, no mínimo saber que não é uma tarefa pertinente ao mundo colorido e iluminado do usuário-leigo-final-que-nada-deve-saber-além-de-mover-mouse-e-clicar-em-ícones.

Talvez se procurasses em outros fóruns tivesse sido mais feliz em sua busca. Pelo menos não ficastes parado, esperando uma resposta cair do céu. Tenho certeza de que tivestes boas informações em tua procura.

Só mais um esclarecimento: driver não é da alçada do S.O., mas do fabricante do dispositivo que deve saber acessar ou disponibilizar serviços do, e para o kernel. Infelizmente os fabricantes de periféricos estão acordando agora para S.L., mas talvez tenhamos algo mais prático apenas em alguns anos, apesar dos esforços da comunidade de DESENVOLVEDORES.

Mas tenho quase certeza de que você sabe do que estou falando. Afinal de contas, você não precisa de um Administrador de Sistemas para o seu computador.
-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
Carlos Wagner - São Luís / MA
Comentário de emanuelsan
Últimas versões:
Lá vou eu discutir com o cara mais mala sem alça do BR-Linux.


E eu que pensei que atualmente o título era seu! :)

Eu já partipei de lista de discussão por muito tempo e acho que a melhor tática para ser ouvido é sentir o ambiente primeiro, tentar ler FAQs e pesquisar no histórico as mensagens sobre o que se está procurando.

Só depois o cara pode começar a perguntar.

É a mesma coisa com grupos no mundo real, vc não vai chegando numa turminha e querendo se enturmar a força, se não tiver jogo de cintura não vai ser bem visto. É uma questão de tato. Imagina um aluna da 5a série e se meter com o pessoal da 8a?!?

Quanto a compilações de kernel, prefiro usar o que vem na distribuição, sempre o último é claro. Atualizações são importantes para corrigirem bugs, se vc não tá com a última versão então pode estar com problemas em algo que já foi corrigido.

Agora se está pegando updates mais novos do que sua distribuição possui vc estará num outro nível e terá menos pessoas com estas versões de ponta para tirar dúvidas. Aí é melhor dar um passeio nas listas dos desenvolvedores, e estes com certeza vão cobrar a última versão estável disponível independente de qual distribuição vc tenha, pois não dá para ficar de olho simultâneamente em diversas versões do mesmo programa. Mas ao mesmo tempo esses caras não têm tempo para ficar perdendo com qq um não pareça saber o que está fazendo, vai chegar a hora que vão ter que escolher entre desenvolver uma nova feature ou corrigir um bug e nivelar um novato... e com sempre há muitos novatos que desenvolvedores o tempo seria todo consumido com eles. Cabe aos "novatos" irem se graduando em listas mais gerais e mais básicas antes de chegarem nas especializadas de desenvolvedores.

BR-Linux.org
Linux® levado a sério desde 1996. Notícias, dicas e tutoriais em bom português sobre Linux e Código Aberto. "A página sobre software livre mais procurada no Brasil", segundo a Revista Isto É.
Expediente
Sobre o BR-Linux
Enviar notícia ou release
Contato, Termos de uso
FAQ, Newsletter, RSS
Banners e selos
Anunciar no BR-Linux
BR-Linux apóia
LinuxSecurity, Tempo Real
Suporte Livre, Drupal
Verdade Absoluta
Pandemonium
Efetividade, Floripa.net
sites da comunidade
Ajuda
Moderação
Flames: não responda!
Publicar seu texto
Computador para Todos
Notícias pré-2004
Tutoriais, HCL pré-2004